Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201512867816)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Se sou um industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável." (DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico.) Segundo Émile Durkheim, todo fato social apresenta três características principais: coercitividade, exterioridade e generalidade. A partir do fragmento acima, qual das características das alternativas abaixo está mais evidente?
		
	 
	Generalidade, pois todo industrial em qualquer parte do mundo pode se adaptar às regras impostas pelo sistema capitalista
	
	Generalidade, pois o capitalismo possibilita a todos os industriais a utilização de técnicas e métodos do século passado.
	
	Exterioridade, pois o capitalismo pune aqueles que não utilizam técnicas e métodos utilizados no século passado.
	
	Coercitividade, pois as regras do sistema capitalista exigem do industrial uma adaptação às transformações do mercado.
	
	Exterioridade, pois um industrial é livre para utilizar os processos e técnicas que bem entende.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512871167)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Emile Durkheim, em sua obra Da Divisão do Trabalho Social, analisa a divisão do trabalho como um fato social gerador da solidariedade social que:
		
	
	na sociedade moderna aumenta o grau de especialização dos indivíduos, o que os torna mais individualistas gerando assim uma solidariedade mecânica.
	
	na sociedade moderna , a partir das especializações, tem como função principal aumentar a produtividade e os ganhos econômicos
	 
	na sociedade moderna, estabelece entre os indivíduos uma relação de interdependência, comparável a de um organismo vivo, denominada pelo autor de solidariedade orgânica.
	
	nas sociedades tradicionais, possui como função principal fortalecer os laços sociais e aglutinar os indivíduos em torno de um mesmo objetivo, o desenvolvimento material da sociedade.
	
	nas sociedades tradicionais é um fenômeno natural sendo que os indivíduos se unem a partir de uma solidariedade mecânica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513508585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico, hoje batizada de liberalismo (COSTA, 2005, p.68). A teoria do darwinismo social:
		
	
	Defendia a liberdade política apoiado nos ideais contidos nas revoluções burguesas como: igualdade, liberdade e fraternidade;
	 
	Serviu como base teórica para justificar o colonialismo europeu, uma vez que a competitividade era um princípio agregador capaz de assegurar a sobrevivência do mais forte e adaptado. Assim, os países europeus se lançaram em uma ¿missão civilizatória¿ com o discurso que iriam elevar algumas nações a um estado mais desenvolvido.
	
	Acreditava que a cooperação era um princípio natural da condição humana, visto que precisamos viver em constante interação com o outro, dependendo disso nosso processo de socialização;
	
	Esta teoria compreendia que a ¿ação¿ era o grande fundamento de análise para o sociólogo;
	
	Partiu do princípio que as particularidades históricas das sociedades iria desenvolver análises sociais mais independentes das ciências exatas e naturais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512870438)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de sociedade e solidariedade.
		
	
	sociedade moderna e solidariedade mecânica
	
	sociedade moderna e solidariedade complexa
	
	sociedade simples e solidariedade orgânica
	
	sociedade mecânica e solidariedade simples
	 
	sociedade simples e solidariedade mecânica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513117481)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A Ilustração, movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, baseava-se na firme convicção da razão como fonte de conhecimento, nas críticas a toda adesão obscurantista e a toda crença sem fundamentos racionais, assim como na incessante busca pela realização humana." (COSTA, Cristina. Sociologia - Introdução à ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2005) É correto afirmar que o pensamento da ilustração defendia:
		
	
	A ideia de uma economia baseada no mercantilismo (ouro e prata) e regida pelas leis de mercado.
	
	A ideia de uma economia baseada na indústria sob a intervenção do estado.
	 
	A ideia de uma economia baseada na indústria ou na agricultura, mas regida pelas leis de mercado.
	
	A ideia de uma economia baseada na agricultura sob a intervenção do estado.

Continue navegando