Buscar

Avaliando o Aprendizado - Processo Penal II

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	
	1a Questão (Ref.:201701840192)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, o juiz
		
	
	poderá tomar o depoimento antecipado de testemunha nos casos de enfermidade ou velhice, mas não no de necessidade dela ausentar-se.
	
	poderá determinar a antecipação da prova testemunhal, produzindo-a apenas na presença do Ministério Público.
	 
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional, este regulado pelo máximo da pena cominada, segundo entendimento sumulado - STJ.
	
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional e decretar a prisão preventiva.
	
	poderá determinar a produção antecipada das provas, fundamentando a necessidade da medida no decurso do tempo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702160872)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No momento da prolação da sentença, o cabimento de nova definição jurídica ao fato imputado ao acusado, que não modifique a descrição fática, autoriza o juiz de direito a:
		
	
	a) Baixar os autos ao Ministério Público, a fim de que adite a denúncia, no prazo de cinco dias, remetendo os autos ao Procurador Geral de Justiça, na hipótese de não ser ofertado o aditamento.
	
	c) Notificar o acusado para se defender da nova classificação, dando vista à Defensoria Pública pelo prazo de dez dias, caso não se manifeste.
	
	d) Absolver o acusado, tendo em vista que os fatos imputados na denúncia não foram suficientemente demonstrados.
	
	b) Dar vista à defesa, para que se manifeste no prazo de cinco dias, apresentando novas provas, se a pena a ser aplicada for mais grave.
	 
	e) Proferir sentença de acordo com a nova definição, sem dar nova vista à defesa ou ao Ministério Público, mesmo que a pena a ser aplicada seja mais grave.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702233814)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Público Paulo foi denunciado pela prática do crime de roubo por ter, em 20/8/2012, mediante grave ameaça, subtraído um colar de pérolas pertencente a Clara. Oferecida e recebida a denúncia e, estando o réu preso, foi determinada a sua citação na pessoa de seu advogado, e foi designada audiência de instrução e julgamento. O representante legal do acusado não apresentou resposta à acusação, tendo a DP sido nomeada para defender os interesses do réu, apresentado defesa preliminar escrita e arrolado dez testemunhas de defesa, entre elas, a mãe e a irmã do acusado. O juiz rejeitou a defesa preliminar apresentada pelo acusado e determinou a intimação das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa. Na data agendada para a audiência, compareceram o acusado e as testemunhas, tendo a vítima e as testemunhas arroladas pelo MP manifestado receio de depor na presença do réu, que foi retirado da sala de audiências. Após a oitiva de todas as testemunhas, determinou o juiz a oitiva de outras testemunhas mencionadas, residentes em outro estado da Federação. Encerrada a audiência, foi expedida carta precatória para a oitiva das testemunhas faltantes, não tendo o réu sido requisitado para comparecer ao ato, a despeito do protesto da defesa para tanto. Com base na situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta a respeito do procedimento adequado no processo penal.
		
	
	O momento adequado ao recebimento da denúncia se dá após o oferecimento da acusação e da apresentação de defesa preliminar. Logo, em razão de ter recebido a denúncia antes mesmo de possibilitar a Paulo a apresentação de resposta à acusação, a decisão que recebeu a exordial acusatória é eivada de nulidade.
	
	A ausência de requisição de Paulo, réu preso, para a oitiva de testemunhas em comarca diversa constitui nulidade absoluta; por isso, são nulos os depoimentos das referidas testemunhas, devendo ser renovado o ato processual deprecado.
	
	De acordo com o CPP, a citação do réu preso pode ocorrer na pessoa de seu advogado, quando regularmente constituído nos autos, não havendo, portanto, qualquer vício no ato citatório de Paulo.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, a designação de audiência de instrução e julgamento somente pode ocorrer após o exame da defesa apresentada pelo acusado, sob pena de nulidade absoluta.
	 
	Na fase de instrução, poderão ser inquiridas até oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa, não estando compreendidas nesse número as que não prestem compromisso e as demais mencionadas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702239911)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Julgue as assertivas abaixo e assinale a afirmativa correta: I. É correto dizer que o conceito de processo e procedimento não se misturam, havendo uma separação nítida entre eles. II. O Procedimento comum é integrado pelo rito ordinário e sumaríssimo. III. No rito ordinário, recebida a denúncia se tem o primeiro marco interruptivo da prescrição da pretensão punitiva.
		
	
	Todas as assertivas estão corretas;
	
	As assertivas I e II estão corretas;
	
	Só uma das assertivas está correta.
	
	As assertivas II e III estão corretas;
	 
	As assertivas I e III estão corretas;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701881026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca de sentença penal, assinale a opção correta.
		
	
	Chama-se de sentença suicida a que não possui fundamentação.
	 
	Em crime de ação pública, o juiz poderá reconhecer agravantes na sentença, ainda que nenhuma agravante tenha sido alegada pelo MP.
	
	Ocorrerá a mutatio libelli sem aditamento quando o juiz der ao fato definição jurídica diversa da que constar na denúncia, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Não cabe emendatio libelli no segundo grau de jurisdição.
	
	Prevalece na doutrina o entendimento de que o réu em nenhuma hipótese pode apelar da própria sentença absolutória.
	
	
	1a Questão (Ref.:201702015528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito à prova no âmbito do direito processual penal, assinale a alternativa correta:
		
	
	De acordo com a jurisprudência firmada no STJ, o MP está autorizado, desde que para fins de instrução processual penal, a requerer, diretamente, sem prévia autorização judicial, a quebra de sigilo bancário ou fiscal dos agentes envolvidos em delitos sob investigação.
	 
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, desde que a decisão judicial que a determine esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	A gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, ainda que ausente causa legal de sigilo ou de reserva da conversação, é considerada prova ilícita.
	
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, mesmo que a decisão judicial que a determine não esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702060673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ MPE-RO/2010 -adaptada) Marque a correta.
		
	
	As sentenças de pronúncia e impronúncia são impugnáveis por recurso em sentido estrito.
	 
	O recurso em sentido estrito e o agravo em execução permitem que o magistrado exerça o juízo de retratação e devem ser interpostos no prazo de cinco dias.
	
	A renúncia do réu ao direito de apelação manifestada sem a assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta.
	
	De acordo com a Lei de Execuções Penais, das decisões proferidas pelo juiz das execuções caberá recurso de agravo no prazo de dez dias, com efeito suspensivo.
	
	Na atual sistemática processual penal, éprevisto recurso de apelação para impugnar decisão judicial que acolha ou rejeite a absolvição sumária.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702115043)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	3. JUIZ ¿ TJSC ¿ 2015. Em matéria de Recurso Extraordinário e Recurso Especial, é correto afirmar:
		
	
	a) Admitidos recurso especial e extraordinário, os autos serão remetidos tanto ao STJ quanto ao STF, simultaneamente.
	
	e) O recurso extraordinário poderá ser interposto pelo Ministério Público, pelo querelante, pelo réu, seu procurador ou seu defensor, mas não pelo assistente da acusação.
	
	d) Na hipótese de cabimento de embargos infringentes em Tribunal estadual não será cabível o recurso especial.
	 
	b) Das decisões de segundo grau de juizados especiais admite-se recurso extraordinário, mas não especial.
	
	c) Admite-se recurso especial das decisões proferidas pelo Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho, mas não do Tribunal Superior Eleitoral.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702008391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz de Direito - Goias - 2012/FCC) Em relação a prova no processo penal, e correto afirmar que:
		
	 
	não sendo possível o exame de corpo de delito, por haver desaparecido os vestígios, a prova testemunhal não poderá suprir-lhe a falta.
	 
	a confissão e divisível! e retratável.
	 
	a autópsia será feita ate 6 (seis) horas depois do óbito.
	 
	havendo mais de um acusado, serão interrogados conjuntamente .
	 
	o interrogatório do réu preso será realizado obrigatoriamente em sala pr6prln 1u1 estabelecimento em que estiver recolhido ou por sistema de videoconferência
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701840203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que concerne aos Juizados Especiais Criminais, considere as seguintes assertivas: I. a composição civil dos danos em todos os crimes de menor potencial ofensivo impede a propositura da ação penal; II. a sentença que decide pela aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa (¿transação penal¿) é irrecorrível; III. o rito procedimental admite oferecimento de denúncia oral por parte do Ministério Público. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a assertiva II está correta.
	 
	Apenas a assertiva III está correta.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	 
	Apenas as assertiva I e III estão corretas.
	 
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	1a Questão (Ref.:201702237814)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil (Art. 121, § 2º, II, do Código Penal). Logo após o recebimento da denúncia, o magistrado, acatando o pedido realizado pelo Ministério Público, decretou a prisão preventiva do acusado, já que havia documentação comprobatória de que o réu estava fugindo do país, a fim de se furtar de uma possível sentença condenatória ao final do processo. O processo transcorreu normalmente, tendo ao réu sido assegurados todos os seus direitos legais. Após cinco anos de prisão provisória, foi marcada a audiência no Plenário do Júri. Os jurados, por unanimidade, consideraram o réu culpado pela prática do homicídio supramencionado. O Juiz Presidente então passou à aplicação da pena e, ao término do cálculo no rito tri-fásico, obteve a pena de 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Sobre a hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O condenado deverá iniciar seu cumprimento de pena no regime inicial fechado e, passado o prazo de 1/6, poderá requerer ao juízo sentenciante a progressão para o regime mais benéfico, desde que preencha os demais requisitos legais.
	
	Somente o juiz da Vara de Execuções Penais poderá realizar o cômputo do tempo de prisão provisória para fins de determinação do regime inicial de cumprimento depena.
	
	a pena deverá ser cumprida em regime integralmente fechado por se tratar de crime hediondo
	
	O condenado deverá iniciar seu cumprimento de pena no regime inicial fechado e, passado o prazo de 1/6, poderá requerer ao juízo de execução a progressão para o regime mais benéfico, desde que preencha os demais requisitos legais.
	 
	O magistrado sentenciante deverá computar o tempo de prisão provisória para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701911399)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPE ¿ RO/2013 ¿ CESPE ¿ Promotor de Justiça) Acerca do desaforamento e de outras regras relativas ao procedimento do tribunal do júri, assinale a opção correta.
		
	
	Em regra, o julgamento pelo plenário do júri não será adiado se a testemunha não comparecer, exceção feita à testemunha indicada como imprescindível, ainda que a parte não tenha requerido sua intimação por mandado.
	 
	É nula a decisão que determina o desaforamento de processo de competência do júri sem audiência da defesa.
	
	Se o julgamento não puder ser realizado no prazo de seis meses, contado do trânsito em julgado da decisão de pronúncia, o desaforamento será obrigatório.
	
	De acordo com as regras processuais em vigor, não se exige o adiamento da sessão de julgamento do tribunal do júri na hipótese de não comparecimento do número mínimo de quinze jurados.
	
	A recusa imotivada ou peremptória de jurados, quando houver dois ou mais réus em julgamento, deverá ser feita pelos defensores de cada um dos réus, estando limitado, de qualquer modo, ao máximo de três o número de jurados por acusado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702336525)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos do Código de Processo Penal, acerca do procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá recurso em sentido estrito. 
	
	Não estão impedidos de servir no mesmo Conselho as pessoas que mantenham união estável reconhecida como entidade familiar. 
	 
	O Conselho de Sentença será constituído por 7 (sete) dos jurados sorteados dentre os alistados.
	
	Estão isentos do serviço do júri os cidadãos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos de idade que requeiram sua dispensa. 
	
	O sorteio dos jurados será realizado a portas abertas pelo juiz, cabendo-lhe retirar as cédulas até completar o número de 23 (vinte e três) jurados para a reunião periódica ou extraordinária.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702020983)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Tiago e Andrea agiram em concurso de agentes em determinado crime. O processo segue seu curso natural, culminando com sentença condenatória, na qual os dois são condenados. Quando da interposição do recurso, apenas Andrea apela. O recurso é julgado. Na decisão, fundada em motivos que não são de caráter exclusivamente pessoal, os julgadores decidem pela absolvição de Andrea. Nesse sentido, diante apenas das informações apresentadas pelo enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Andrea será absolvida e Tiago continuará condenado, devido ao fato de a decisão ter sido fundada em motivos que não são de caráter exclusivamente pessoal.
	 
	Andrea e Tiago serão absolvidos, pois os efeitos da decisão serão estendidos a este, devido ao fato de a decisão ter sido fundada em motivos que não são de caráter exclusivamente pessoal.
	
	Andrea e Tiago serão absolvidos, porém será necessário interpor Recurso Especial.
	
	Andrea será absolvida e Tiago continuará condenado, pois não interpôs recurso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702015539)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No procedimento do júri, depois de recebida a denúncia e concluída a instrução preliminar, o juiz proferirá sentença, na qual
		
	 
	se estiver convencido da materialidade do fato e da existência de indícios de autoria ou de participação, fundamentadamente, pronunciará o acusado,reconhecendo a competência do júri.
	
	não se convencendo da materialidade do fato ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação, fundamentadamente, absolverá sumariamente o acusado.
	
	manterá obrigatoriamente a prisão ou medida de liberdade anteriormente decretada.
	
	pronunciando o réu, mandará o processo ao Ministério Público para oferecimento de libelo acusatório no prazo de cinco dias.
	
	não precisará declarar o dispositivo legal em que julgar incurso o acusado nem especificar as circunstâncias qualificadoras e as causas de aumento de pena, pois estas são de competência do Juiz Presidente do Júri e dos jurados. P n se estiver convencido da materialidade
	
	1a Questão (Ref.:201702015528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito à prova no âmbito do direito processual penal, assinale a alternativa correta:
		
	
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, mesmo que a decisão judicial que a determine não esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	De acordo com a jurisprudência firmada no STJ, o MP está autorizado, desde que para fins de instrução processual penal, a requerer, diretamente, sem prévia autorização judicial, a quebra de sigilo bancário ou fiscal dos agentes envolvidos em delitos sob investigação.
	 
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, desde que a decisão judicial que a determine esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	A gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, ainda que ausente causa legal de sigilo ou de reserva da conversação, é considerada prova ilícita.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702085634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre alegações finais nos crimes de competência do Tribunal do Júri é CORRETO afirmar:
		
	
	pode o defensor pedir pela pronúncia do réu.
	
	o prazo de oferecimento das alegações é de 15 (cinco) dias.
	 
	as alegações são orais, concedendo-se a palavra às partes, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez).
	
	as alegações são orais, concedendo-se a palavra às partes, pelo prazo de 10 (dez) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez).
	
	o prazo de oferecimento das alegações é de 05 (cinco) dias.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702361652)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que julgar correta.
		
	
	Após ter findado o interrogatório do Réu é defeso ao juiz proceder a novo interrogatório de ofício ou a pedido fundamento de qualquer das partes;
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Curador é a pessoa que tem por função proteger e orientar o incapaz, tanto no interrogatório da fase policial, quanto no interrogatório prestado em juízo, suprindo as naturais deficiências trazidas pela situação de hipossuficiente, sendo assim, segundo a disposição expressa da lei obrigatória a sua presença quando o acusado for menor de 21 e maior de 18 anos
	 
	Havendo mais de um réu cada qual será ouvido separadamente. Entretanto, aqueles que já foram ouvidos, poderão permanecer na sala, ouvindo a declaração do co-réu, exceto se houver algum tipo de pressão psicológica quando então será tirado da sala de audiência
	
	Por ser o interrogatório um ato privativo do juiz é defeso facultar as partes que se manifestem esclarecendo ou formulando perguntas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701891944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Código de Processo Penal, aplicar-se-á o procedimento sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima:
		
	
	seja a pena de detenção.
	
	seja aquela correspondente às infrações de menor potencial ofensivo.
	
	seja pena inferior a dois anos de reclusão.
	
	seja pena superior a dois anos e inferior a quatro anos de detenção.
	 
	seja inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702333369)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa incorreta:
		
	
	No caso de mutatio libelli, se o juiz reconhece a possibilidade de nova definição jurídica, em conseqüência de prova de circunstância elementar não contida na denúncia é essencial o aditamento da denúncia pelo MP
	
	A emendatio libelli tem aplicação expressamente admitida pelo CPP, nos julgamentos feitos em segunda instância;
	
	No caso de emendatio libelli, o juiz dá ao fato definição diversa da que lhe dera a denúncia, sem necessidade de audiência do MP e do réu, ainda que tenha que aplicar pena mais grave;
	
	A emendatio libelli tem aplicação expressamente admitida pelo CPP, nos julgamentos feitos em primeira instância;
	 
	No caso de mutatio libelli, se o juiz reconhece a possibilidade de nova definição jurídica, em conseqüência de prova de circunstância elementar não contida na denúncia, deve ouvir apenas o réu, não sendo mister a oitiva do MP e o aditamento da denúncia, caso impossível aplicação de pena mais grave;

Continue navegando