Buscar

Avaliação Final Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)

Prévia do material em texto

1.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
(    ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
(    ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
(    ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 b)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 c)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	 d)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	3.
	Para que o sujeito possa ser considerado como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira especifica aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes sentenças:
I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município.
II- Prefeito e Presidente da República.
III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. 
IV- Governador do estado e prefeito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Estabelecidas as relações de consumo, os fornecedores têm responsabilidades quanto aos produtos e serviços que são disponibilizados para o mercado de consumo. Esta responsabilidade do fornecedor faz referência ao produto e ao serviço. Com relação a essa responsabilidade do fornecedor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os defeitos encontrados em razão de falhas de manipulação ou acondicionamento são reconhecidos como defeitos de fabricação.
	 b)
	A insuficiência de informações sobre os riscos do produto ou serviço identificam os defeitos de fabricação.
	 c)
	Os defeitos originados das falhas de projeto ou de fórmula são identificados como defeitos de concepção.
	 d)
	A insuficiência de informação sobre a utilização dos produtos ou serviços é reconhecida como defeito de fabricação.
	5.
	A partir do Código Civil de 2002, art. 889 § 3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve estar expresso na cártula a denominação "Nota Promissória".
(    ) Assinatura do credor e devedor.
(    ) O valor a ser pago e a quem pagar.
(    ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	A responsabilidade do fornecedor de serviços está vinculada à comprovação do efeito do serviço, levando-se em consideração que a prestação de serviços deve conter vícios. Com relação ao fornecimento de produtos e serviços, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Havendo disparidade entre a informação sobre a quantidade contida no recipiente e o peso indicado pelo fornecedor, estamos diante do vício de qualidade dos produtos.
	 b)
	Comprovando o fornecedor que não ocorreu defeito na prestação de seu serviço e que a culpa pelo defeito foi causada de forma exclusiva pelo consumidor, a responsabilidade não recairá sobre aquele.
	 c)
	A adulteração dos produtos e a existência de motivos que tornem os produtos inadequados ao consumo definem o vício da quantidade dos produtos.
	 d)
	A inadequação dos produtos quanto ao consumo, entendidos como adulterados, nocivos à saúde, temos caracterizado o vício de quantidade dos produtos.
	7.
	O conceito de fornecedor apresentado pelo Código de Defesa do Consumidor é bem completo, pois abarcou praticamente todas as formas de atuação no mercado de consumo. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- Pode ser considerado fornecedor somente quem produz ou fabrica algum produto.
II- Pode-se citar como exemplo de prestador de serviço as empresas de telefonia e os correios.
III- Além de produzir e fabricar, quem comercializa o produto também é considerado fornecedor.
IV- Somente as pessoas jurídicas são reconhecidas como fornecedores pelo Código de Defesa do Consumidor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Uma das obrigações do fornecedor é atender aos requisitos de qualidade nos seus produtos e serviços para que o consumidor possa recebê-lo com segurança e garantia de satisfação pelo produto/serviço contratado. O Código de Defesa do Consumidor trata dos casos em que o fornecedor realiza a entrega do produto e/ou serviço que possam apresentar defeitos. Assim, existem três modalidades de defeitos que geram a responsabilização do fornecedor. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Defeitos de fabricação dizem respeito àqueles produtos cujo defeito é decorrente do processo de fabricação, como um defeito na montagem, por exemplo.
(    ) Defeitos de concepção são aqueles gerados, por exemplo, por um erro na fórmula do produto.
(    ) Defeitos de comercialização são gerados por falta ou precariedade de informação acerca da utilização e cuidados com o produto.
(    ) Defeitos de reparação consiste na falta de assistência técnica para o conserto dos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	O Programa Preliminar da Comunidade Europeia, que integra a Política de Proteção e Informação dos Consumidores, precursores históricos do Direito do Consumidor, dividiu os direitos fundamentais em categorias. Sobre elas, analise as opções a seguir:
I- Proteção da saúde e da segurança do trabalho.
II- Proteção dos interessessociais.
III- Reparação dos prejuízos.
IV- Informação e educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	10.
	Determinados órgãos e mecanismos de defesa do consumidor, reconhecidos na esfera federal, estadual e municipal, são responsáveis pela tutela administrativa das relações consumeristas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre quais são elas, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Prezado(a) Cliente do Banco X, 
Temos uma novidade que vai aumentar ainda mais a sua tranquilidade. O Serviço de Proteção do seu cartão de crédito foi ampliado e, a partir do vencimento de sua próxima fatura, você contará com o novo Seguro Cartão.
Agora, além da proteção contra perda e roubo de seu cartão de crédito, você terá a mesma proteção para saques feitos sob coação em sua conta-corrente. 
E mais: com o Seguro Cartão, você contará com um conjunto de coberturas e serviços, como renda por hospitalização e cobertura por morte acidental e invalidez permanente em consequência de crime, além de serviços de táxi, despachante, transferência inter-hospitalar e transmissão de mensagens. 
Por apenas R$ 3,50 mensais, somente R$ 1,00 a mais do que você paga atualmente, você terá acesso a todos esses benefícios. 
Esta é uma segurança da qual você não deve abrir mão. Porém, caso você queira manter apenas a cobertura atual, basta que, nos próximos 30 dias, você entre em contato conosco por telefone e solicite o cancelamento do serviço. 
Cordialmente, 
FONTE: Disponível em: <http://www.migalhas.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015.
Considerando que entre os clientes e o Banco X, remetente da carta acima, há uma relação de consumo, protegida in totum pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, avalie as afirmações a seguir:
I- A carta remetida configura pequeno "abuso de varejo", tática empresarial dolosa de impingir pequenas perdas a centenas ou milhares de consumidores simultaneamente, que se enquadra na categoria dolus bonus, ou seja, dolo tolerável, que não torna anulável o negócio jurídico. 
II - Uma ação coletiva teria eficácia na resolução, in totum, do problema entre o Banco X e os clientes, conforme a legislação, doutrina e jurisprudência prevalentes, que consagram, em caso de procedência do pedido, que a condenação seja genérica, fixando a responsabilidade do Banco X pelos danos causados à clientela. 
III- As ações coletivas explicitadas pelo Código de Defesa do Consumidor não ensejam litispendência para as ações individuais, mas o efeito da coisa julgada erga omnes ou ultra partes, previsto no Sistema de Proteção ao Consumidor, não beneficiará os proponentes das ações individuais, se não for requerida a sua suspensão no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamento das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. 
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com relação a esse tema e à luz da legislação pertinente, assinale a alternativa correta:
	 a)
	A decisão de rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
	 b)
	As empresas de pequeno porte e as microempresas não podem ser beneficiadas pelo instituto da recuperação judicial, visto que o intuito do legislador ao normatizar a recuperação judicial foi auxiliar as atividades de médio e grande porte financeiro-econômico que mais interferem na economia do país.
	 c)
	Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
	 d)
	A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Continue navegando