Buscar

AV Seminário em Serviço Social (Março 2015)

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	
	Avaliação: SDE0563_AV_ » SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL 22160511
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: MARCOS MICELI LOPES
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,3        Nota de Partic.: 2        Data: 07/03/2015 11:14:19 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 179139)
	Pontos: 1,5 / 1,5
	De acordo com a abordagem histórico-estruturalista, o Movimento Operário Europeu se constituiu como legítima ação coletiva da classe trabalhadora na luta por seus interesses. Movimentos como o ludismo e o cartismo ilustram esse período efervescente de crítica social. Esta postura ativa influenciou outros movimentos sociais ao longo do processo histórico. Nesse sentido, explique as principais características específicas dos movimentos sociais, segundo a abordagem histórico-estruturalista.
		
	
Resposta: Segundo a abordargem histórico-estruturalisa, os movimentos sociais já se baseavam em uma ação coletiva das classes trabalhadoras, principalmente das classes mais subalternas da população. Os movimentos sociais antigos influenciaram os movimentos atuais, pois praticamente os interesses e os ideais são semelhantes. Como Marx já dizia, a história da sociedade sempre se atrelou a história da luta de classes, pois como de costume quem detém o lucro dos meios de produção ainda é a elite, que ainda são dominantes do mercado. E a classe trabalhadora é a "massa de manobra", e em troca de seu trabalho forçado, são os verdadeiros explorados e dominados da situação, pois não compactuam dos meios de produção.
	
Gabarito: Segundo a abordagem histórico-estruturalista, os movimentos sociais traduzem o desenvolvimento da consciência de classe e constituem formas de ação coletiva crítica sobre a realidade social opressora a fim de transformá-la.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 188849)
	Pontos: 1,3 / 1,5
	Comente sobre a importância das Ligas Camponesas.
		
	
Resposta: As Ligas camponesas surgiram em meados da década de 50, como formas de movimentos sociais, em protestos aos mandonismos patriarcais da época (e que até hoje ainda perpetuam, mas em menos quantidade), e em resposta aos meios condições precárias de seus locais de trabalho. Semelhante ao coronelismo, famílias "burguesas" mandavam e detinham o poder das regiões, aliados a interesses políticos.
	
Gabarito: na transição da Monarquia para República, o poder das oligarquias rurais contaminou a estrutura moderna do Estado brasileiro com o coronelismo e a política dos governadores. Assim, o quadro de exploração, o abandono e a miséria caracterizam a história sofrida da população do campo. Chamado de Modernização Conservadora, esse processo gerou mudanças no cenário das relações sociais e econômicas do campo. Dentre elas, a expropriação de terras dos camponeses e sua proletarização. Diante dessa intensa exploração, os trabalhadores rurais se mobilizaram e criaram as Ligas Camponesas e os Sindicatos Rurais como formas de luta contra a opressão do Capital no campo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 243598)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	A categoria movimentos sociais foi utilizada pela primeira vez em 1850 por Lorens Von Stein em seus estudos acerca dos conflitos entre capitalistas e operários na Europa, emergentes na consolidação da sociedade industrial. No que tange aos movimentos sociais é correto afirmar: I- São expressões das contradições existentes na sociedade II- É um importante objeto de estudo da sociologia. III-São formas de intervir criticamente na sociedade
		
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	Somente a afirmação II está correta
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 192813)
	Pontos: 0,0 / 0,5
	Os movimentos sociais ganham destaque em um específico contexto histórico. Qual seria?
		
	
	Na industrialização capitalista de Emergência
	
	No estágio monopolista do capitalismo
	
	Na industrialização concorrencial capitalista
	 
	Na transição do Feudalismo para o capitalismo
	 
	Emergência da sociedade industrial capitalista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 179103)
	Pontos: 0,0 / 0,5
	Nem todo comportamento coletivo pode ser classificado como movimento social. Alguns representam a situação de massa, como por exemplo:
		
	
	pessoas em passeata em defesa da valorização da educação e da saúde.
	 
	pessoas que assistem um show de música, interagindo com o artista no palco.
	
	pessoas que assistem uma peça de teatro, aplaudindo ou vaiando o espetáculo.
	 
	pessoas que assistem uma novela na televisão, rindo ou chorando com a história.
	
	pessoas que protestam contra o aumento do preço da passagem de ônibus.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 179131)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sob o olhar das elites, os movimentos messiânicos foram considerados retrógrados, pois encontravam fundamentos em valores ou sentimentos tradicionais. Foram tratados como manifestações irracionais de fanatismo e loucura coletiva. Além disso, devido seu crescimento e crítica à República, foram vistos como uma ameaça à ordem estabelecida. Por isso deviam ser radicalmente eliminados. A partir da abordagem da Professora Maria Isaura Pereira de Queiroz, é correto afirmar que os movimentos messiânicos possuem como característica:
		
	 
	o apelo a valores religiosos não seria uma atitude alienada, mas a expressão da revolta por meio do único canal possível no contexto cultural tradicional;
	
	os movimentos messiânicos são aberrações sociais, mas sim reações normais de sociedades tradicionais em momentos de crise;
	
	considerados retrógrados e anti - modernos, pois encontravam fundamentos em valores ou sentimentos tradicionais.
	 
	o apelo a valores religiosos não seria uma atitude alienada, mas a expressão da adequação por meio do um dos canais possíveis no contexto cultural tradicional;
	
	o apelo a valores religiosos seria uma atitude alienada, e não a expressão da revolta por meio do único canal possível no contexto cultural tradicional;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 179130)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	O termo "Movimento Social" foi instituído pela primeira vez em 1850 por:
		
	
	Karl Marx;
	
	Mikahil Bakunin.
	 
	Lorens von Stein;
	
	Émilie Durkheim;
	
	Max Weber;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 189023)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	Atualmente, as atividades relacionadas ao Terceiro Setor tem sido reguladas com legislações específicas. Podemos destacar dentre elas: a Lei 9.637/98, a Lei 9.790/99 e a Lei 12.101/09. Conhecidas como Leis do Terceiro Setor, elas são frutos dos debates públicos entre o governo e a sociedade civil organizada. Essas leis consagraram a importância das ONGs na configuração da sociedade contemporânea. Entre outras medidas, elas afirmam os Princípios da Transparência Administrativa e do Interesse Público com fundamentos para atuação do Terceiro Setor. A partir dessas normatizações, as ONGs assumem o caráter de:
		
	
	Empresa Pública
	 
	Organizações Sociais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
	
	Organizações Civis Filantrópicas e Organizações da Sociedade Civil Publica.
	
	Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Associações Sociais.
	
	Organizações Sociais e Empresas Publicas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 188992)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os movimentos sociais contemporâneos é correto afirmar que:
		
	
	Tais movimentos expressam a dinâmica da luta de classes, típica da concepção culturalista da sociedade pós-moderna.
	
	Tais movimentos representam a subordinação de uma determinada visão de mundo sobre outra nocontexto social presente cada vez mais heterogêneo.
	
	Tais movimentos expressam a dinâmica da luta de classes, típica da concepção histórica-estruturalista da sociedade moderna;
	 
	Tais movimentos representam a complexa dinâmica entre as diversas visões de mundo presentes no contexto social cada vez mais heterogêneo.
	
	Tais movimentos representam exatamente a dinâmica entre as ideologias burguesa e proletária presentes no contexto social cada contemporâneo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 243578)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	A articulação entre os assistentes sociais e movimentos sociais, justifica-se pois: I-Fortalece a luta pela efetivação dos direitos e um entendimento ampliado da luta popular, tendo em vista que é nas organizações populares que se encontram os protagonistas da luta emancipatória. II- O trabalho dos assistentes sociais nas organizações da classe trabalhadora é uma tendência da prática profissional, bem como do projeto ético político da categoria nesse momento histórico da sociedade brasileira, em face de dois aspectos centrais. III- Os assistentes sociais devem estar atentos as dinâmicas da sociedade civil perante a estrutura social, assim como compreender as relações entre Indivíduo- sociedade-Estado.
		
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	Somente a afirmação II está correta
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/03/2015 até 17/03/2015.
Parte inferior do formulário

Continue navegando