Buscar

teste de conhecimento historia da educação ...

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Aluno: DURVANIA RODRIGUES 
Disciplina: CEL1334 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.
O projeto de educação útil e de escola pública para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber significativo foi uma ideia educacional de um importante ícone da História, que faz a seguinte declaração sobre educação de crianças:
"Em minha opinião, nenhum pecado exterior pesa tanto sobre o mundo perante Deus, e nenhum merece maior castigo do que justamente o pecado que cometemos contra as crianças quando as educamos [...]. Para ensinar e educar bem as crianças, precisa-se de gente especializada"
A ideia acima sobre educação de crianças pertence a:
Descartes
	
Rousseau
Certo		
Martinho Lutero
	
Imanuel Kant
	
São Tomás de Aquino
Explicação:
A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero
2
Na transição do século XVI para o XVII, a história nos apresentou Iohannes Amos Comenius(1592-1670), que definiu a Didática como "a arte de ensinar", retomando os clássicos para construir sua própria Didática. A infância era a fase privilegiada para essa formação, pois partia da vivência e das experiências.Dessa forma, Comenius trouxe inúmeras contribuições para a formalização dos procedimentos de ensino com a produção:
	
desenvolvimento da teoria das múltiplas inteligências
Certo		
Didática
	
teoria liertária
	
manual político
	
de escrituras sagradas
Explicação:
A Didática de Comenius estava fundamentada nas artes liberais, que já foram estudadas nas aulas anteriores. De acordo com seu currículo, haveria o estudo disciplinas das artes liberais embutidas no nível equivalente ao Ensino Médio: gramática, física, matemática, ética, dialética e retórica, além das línguas clássicas e modernas. 
3.
Além de Galieli, Copérnico e Bacon, alguns nomes importantes marcaram a Revolução Científica, que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. São eles:
	
John Locke e Hobbes
Certo		
Giordano Bruno e Descartes
	
São Tomás de Aquino e santo Agostinho
	
Aristóteles e Platão
	
Carlos Magno e Sócrates
Explicação:
O método experimental, que instalou a Revolução Científica deu origem ao racionalismo e ao empirismo, que anunciaram novos paradigmas de conhecimento dos fenômenos. A teologia os envolveu, pois todos eles, de alguma forma, apresentaram elementos novos ¿ alguns buscando, inclusive, nas bases do cristianismo o respaldo para suas pesquisas. Além disso a filosofia natural nasceu, cresceu e fecundou-se nas bases do cristianismo ¿ época em que fé e razão conviviam naturalmente.
4.
Sabe-se que o período da Baixa Idade Média e início do Renascimento foi bastante conturbado pelas críticas realizadas à Igreja Católica. Tais críticas culminaram na reforma da Igreja e como respota a esta reforma a Igreja católica formou a contra reforma. Um dos grandes protagonistas para que houvesse a reforma da Igreja foi:
Frei Beto
	
Galileu Galilei
Certo		
Lutero
Homero
	
Newton
Explicação:
A Igreja Católica detinha a centralidade da fé e buscava maior expansão pelas descobertas ultramarinas, mas, apesar disso, já lidava com conflitos em seu cotidiano. As contestações tomaram força com a liderança de Lutero, que estabeleceu na Igreja Romana a maior crise da história ¿ aquela que geraria a Reforma Protestante. Newton e Galileu Galilei foram expoentes da revolução cinetífica. Já Homero o grande poeta da Grécia Antiga e Frei Beto no cenário brasileiro.
5.
O Ratio Studiorum foi o método de ensino instituído pelos:
	
protestantes
	
filósofos gregos
filósofos modernos
	
filósofos contemporâneos
Certo		
jesuítas
Explicação:
São muitas e fecundas as contribuições dos jesuítas à educação.
O Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis ¿ mais conhecido como Ratio Studiorum ¿ foi o método de ensino instituído pelo jesuíta líder da Companhia de Jesus (Inácio de Loyola), que também se baseava nas artes ensinadas nas escolas medievais:
Trivium ¿ gramática, retórica e dialética;
Quadrivium ¿ aritmética, geometria, astronomia e música.
O método estabelecia o currículo, as normas e as orientações nas atividades educacionais das escolas em qualquer lugar que estivessem.
6.
Sempre pelas manhãs, mestre e discípulos discutiam as questões filosóficas mais profundas ligadas à metafísica, à física e à lógica caminhando pelos jardins. Ao longo dos tempos, o método se difundiu para além do Liceu e passou a ser designação a todo aquele que tem o hábito de ensinar andando. Qual o método definido e quem éo seu criador?
	
Evolucionismo - Charles Darwin
	
Fenomenologia -Edmund Husserl
Maiêutica -Sócrates
	
Teorema de Tales - Tales de Mileto
Certo		
Peripatética - Aristóteles
Explicação:
Aristóteles também deixou de herança o método peripatético. No Liceu dava suas aulas caminhando pelo Peripatos, que era a alameda dos jardins. Sempre pelas manhãs, mestre e discípulos discutiam as questões filosóficas mais profundas ligadas à metafísica, à física e à lógica caminhando pelos jardins. Ao longo dos tempos, o método se difundiu para além do Liceu e passou a ser designação a todo aquele que tem o hábito de ensinar andando.

Continue navegando