Buscar

Aula07_Max weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1329_EX_A7_201801075115_V1 
	06/11/2018 21:14:27 (Finalizada)
	Aluno(a): ANA PAULA CRUZ
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	201801075115
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social, interpretando-a para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos.
		
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Émile Durkheim, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Joseph Schumpeter, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Karl Marx, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Pierre Bourdieu, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	 
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Max Weber, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Compromisso da Argentina na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, os Hermanos encaram a Nigéria, às 13h, na briga para terminarem a primeira fase na liderança do Grupo F. Com seis pontos conquistados até aqui, os argentinos precisam de apenas um empate para ficar no topo. Enquanto isso, os nigerianos podem jogar pelo placar igual para chegar às oitavas, mas aí terão que torcer por um tropeço do Irã frente a Bósnia.
Consciente, o técnico da Argentina, Alejandro Sabella, sabe que as duas primeiras apresentações de sua seleção deixaram a deseja, muito embora tenha resultado em 100% até aqui. O comandante acredita que as coisas melhorarão a cada jogo e não deixa que as críticas abatam seus jogadores. Para o confronto desta terça-feira, Sabella confirmou que manterá o esquema com quatro defensores, três homens de meio e três avançados. Assim, o volante Fernando Gago é praticamente presença certa entre os 11 iniciais.
¿É necessário melhor, mas não me preocupam as críticas. O único que me preocupa é seguir na disputa da Copa do Mundo. Ganhamos dois jogos e classificamos. É preciso olhar para essas duas coisas na análise. Não apenas o ruim. Os problemas, às vezes, tornam-se públicos. Outra não. Tenho confiança porque os jogadores dão 100% a cada treino¿.
http://www.df.superesportes.com.br/app/1,1195/2014/06/25/interna- noticia,287280/no-beira-rio-argentina-tenta-consolidar-100-de-aproveitamento-no-grupo-f-diante-da-nigeria.shtml. Extraído no dia 25/06/2014.
A partir do pensamento de Weber marque a ação que corresponde a ideia do texto acima:
		
	
	A ação afetiva.
	
	A ação tradicional.
 
	
	A ação racional com relação a um valor.
	
	A ação psicológica.
	 
	A ação racional com relação a fins
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja,
		
	
	fato social e burocracia.
	
	anomia e solidariedade.
	 
	ação social e racionalidade.
	
	classe e proletariado.
	
	cultura e tipo Ideal.
	
Explicação: Max Weber acreditava que as motivações das ações dos indivíduos praticavam em seu convívio diário eram os principais fatores que determinariam os rumos dos processos de mudança social. Partindo desse princípio, Weber elaborou o conceito de ¿ação social¿ que nortearia os seus trabalhos. Weber ainda faz referência a um fenômeno de grande importância do mundo moderno e que está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo: ¿a racionalização do mundo social¿, isto é, mudanças profundas como a gradual construção do capitalismo e a monstruosa explosão do crescimento dos meios urbanos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vemos, com frequência, nos noticiários, casos de homicídios praticados em decorrência de ciúmes entre casais. Na perspectiva de Max Weber, quando levado pelas emoções, o agente social está praticando uma ação:
		
	
	Tradicional.
	 
	Racional em relação a fins.
	
	Solidária.
	
	Racional em relação a valores.
	 
	Afetiva.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma ¿coisa¿ exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social:
		
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos padronizados que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo.
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	 
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O conceito de "ação social" foi concebido como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. O processo de comunicação estaria, portanto, intimamente ligado ao conceito de ação social. A manifestação do sujeito que deseja uma resposta é feita em função dessa resposta. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
		
	
	Comte
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Foucault
	
	Bachelard
	 
	Weber
	
Explicação:
A ação social é o assunto de pesquisa, isto é, o objeto de estudos da sociologia de Max Weber.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A ação guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta. Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social." O trecho acima destaca qual dos tipos de ação classificados por Max Weber:
		
	
	Ação Racional com relação a valores
	 
	Ação Afetiva
	
	Ação Social.
	
	Ação Racional com relação a fins
	
	Ação Tradicional
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O método compreensivo weberianode pesquisa é considerado antipositivista, e, uma consequência a crítica de Weber a limitação da teoria maxista as questões econômicas. Desta forma Max Weber constrói uma nova metodologia de psquisa que busca a :
		
	
	diagnosticar a hierarquia na sociedade e realizar intervenções.
	 
	a interpretaçãoe assim o sentido das ações sociais
	
	a interpretação subjetiva do pesquisador
	
	a liberdade na construção teórica
	
	a formação de modelos padronizados para garantir a ordem social

Outros materiais