Buscar

pâncreas morfologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Morfologia do pâncreas 
O pâncreas é uma glândula muito importante para o corpo humano, sendo responsável pela reprodução de hormônios como insulina e glucagon, e enzimas digestivas como a tripsina e a quimotripsina.
Anatomia
Ele possui um tamanho médio de 14 a 25 centímetros de comprimento, e fica localizado na região do abdômen, atrás do estomago, entre o duodeno e o baço, chega a pesa cerca de 100 grama e apresenta 3 regiões principais, que são: a cabeça, o corpo.
O ducto pancreático (que também conhecido como ducto de Wirsung) percorre todo o comprimento do pâncreas tendo o seu termino na segunda porção do duodeno, na ampola hepatopancreatica (ampola de Vater). O ducto biliar comum ou ducto colédoco (é um ducto que transporta a bílis) geralmente se une ao ducto pancreático. A outro ducto que muitas pessoas também possuem, como se fosse um pequeno ducto acessório, o ducto de Santorini, que se liga diretamente ao duodeno.
Arterias e veias
O pâncreas é vascularizado por artérias pancreaticoduodenais: A artéria mesentérica superior onde se origina as artérias pancreaticoduodenais inferiores, a artéria gastroduodenal que origina as artérias pancreaticoduedenais superiores e a artéria esplênica que possui origem das artérias pancreáticas 
Já a drenagem venosa é feita pelas veias pancreáticas, A veia portra hepática formada pela união da veia mesentérica superior e pela veia esplênica (veia lienal) e posteriormente ao colo do pâncreas. Já a veia mesentérica inferior se une a veia esplênica atrás do pâncreas, só que em algumas pessoas, ela simplesmente se une a veia mesentérica superior.
1: Cabeça do pâncreas
2: Processo uncinado do pâncreas
3: Pancreatic notch
4: Corpo do pâncreas
5: Superfície anterior do pâncreas
6: Superfície inferior do pâncreas
7: Margem superior do pâncreas
8: Margem anterior do pâncreas
9: Margem inferior do pâncreas
10: Omental tuber
11: Cauda do pâncreas
12: Duodeno
Como ele produz enzimas e hormônios, o pâncreas é considerado uma glândula mista, ou seja, apresenta duas funções, uma é a sua função exócrina que se relaciona com a produção do suco pancreático, sendo um produto rico em bicarbonato de sódio, enzimas digestórias (amilase pancreática, quimotripsina, tripsina, caboxipeptidase e lipase pancreática), sais minerais e agua. 
Essa secreção do suco pancreática esta sujeita a controle neuronal (caso o sistema nervoso) e hormonal (caso secretina e a colecistoquinina), sendo que esses hormônios são produzidos pela mucosa do duodeno que é estimulado com a chegada do alimento. 
E outra função é a endócrina, que corresponde a sua capacidade de produzir os hormônios insulina e glucagon, que são dois hormônios que controla os níveis de glicose no sangue, que são produzido em um aglomerado de células especiais denominadas de Ilhotas de Langerhans, que caso a vendo a saturação desta células pode levar o aparecimento de diabetes no pâncreas. 
Existe quatro tipos de células nas Ilhotas de Langerhans, elas são difíceis de diferenciar, mas ela podem ser classificadas de acordo com a sua secreção: 
	Nome das células
	Produto
	% das células da ilhota
	Função
	células betas
	Insulina e Amilina
	50-80%
	Reduz o nível de glicose no sangue ao induzir captação, armazenamento e glicólise da glicose. Estimula a formação de glicerol. Inibe a digestão de lipídeos pelos adipócitos.
	células alfas
	Glucagon
	15-20%
	Aumenta o nível de glicose no sangue. Induz a glicogenólise e gliconeogênese
	células delta
	Somatostatina
	3-10%
	inibe o pâncreas endócrino. Inibe a secreção de enzimas pelas células acinosas. Reduz a atividade do músculo liso do sistema digestório e vesícula biliar;
	células PP
	Polipeptídeo pancreático
	1%
	inibe a secreção do pâncreas exócrino
Doenças que podem afetar o pâncreas
O pâncreas pode ser afetado por muitas doenças, como a pancreatite, que ocorre a inflamação do pâncreas, que em na grande maioria dos casos, esta vinculada com o consumo assíduo de álcool, alguns sintomas da pancreatite dor abdominal superior, náuseas, vômitos, febre e Pele ou parte branca dos olhos com cor amarelada ou icterícia.
Temos também a adenocarcinomas, é uma neoplasia maligna, que tem o seu surgimento no tecido glandular do pâncreas, são comuns após os 60 anos de idade, e seus sintomas são perda de apetite, dores abdominais, emagrecimento, fraqueza, diarreia e tontura, o tratamento para esse tipo de câncer, é cirúrgica, havendo a retirada do tumor, e tem alguns casos que pode ser tratados com radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio que se encontra.

Outros materiais