Buscar

Adaptaçao de atividade nota 100

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	
Nome e RU: Fernando José Arnt RU: 1799284
Polo: Campo Novo- RS
	
Ano/Série e idade do aluno: 
8 º ano Ensino Fundamental, 14 anos.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
O aluno apresenta deficiência visual, de um total comprometido de sua visão 85 %, isto pressupõe que a este aluno deve-se ter certas adaptações bem especiais devido a sua necessidade, assegurando a ele total cuidado, monitorando suas atividades, e em sua inercia por onde anda ou se movimenta. Dai a necessidade de usar materiais didáticos adaptados para uma manipulação do mesmo para se ter um engajamento didático à sua aprendizagem. De todas as formas o aluno apresenta boa adaptação à escola, sabe onde estão os recintos de cada bloco, respeita as normas da escola e se relaciona de forma normal com os demais colegas e professores.
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( X ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Sendo o soroban um recurso essencial para o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual, comumente utilizado por alunos cegos devido à impossibilidade do registro das operações matemáticas em tinta por parte desses alunos. Não é só um instrumento de registro; o soroban é importante para o desenvolvimento do raciocínio, estimulando a criação de habilidades mentais, esse instrumento não é o responsável pelos cálculos, mas sim o praticante. O instrumento revela-se fundamental para o desenvolvimento das estratégias para o ensino das operações fundamentais a alunos cegos e com baixa visão. Operações imprescindíveis à resolução de problemas de diversas naturezas, de tal forma esse equipamento chamado de soroban, possibilitara que o aluno faça os registros numéricos, necessários para realizar assim as operações que se pedem na atividade matemática, todavia possibilitando ademais realizar as quatro operações fundamentais; com ele, também é possível avançar para as operações com números inteiros, racionais, raiz quadrada, cálculo do mínimo múltiplo comum (MMC) e máximo divisor comum (MDC). 
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Estimular o desenvolvimento do raciocínio.
Realização de operações matemáticas fundamentais assim pedidas na atividade proposta.
Realizar as quatro operações fundamentais com o auxilio do Soroban.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
De forma menos excludente, como um mero ouvinte, o aluno passa a ser um receptor de informações, tal qual poderá reproduzi-la através de atividades de operações matemáticas com auxilio do soroban.

Continue navegando