pericia
9 pág.

pericia


DisciplinaPerícia625 materiais2.554 seguidores
Pré-visualização3 páginas
PROVA 01
1º O que você entendeu sobre "Saber técnico-científico".
Além do requisito legal do registro nos órgãos fiscalizadores do exercício profissional, neste caso o Conselho Regional de Contabilidade, hoje exige que o Perito tenha formação universitária, ao seu lado também está à exigência do saber técnico-científico da matéria.
2º O que são os QUESITOS em uma perícia?
São as perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito. São questões formuladas pelas partes ou pelo juiz com a finalidade detentora da verdade.
3º Qual a importância do planejamento em uma perícia?
O planejamento é importante porque é a etapa em que o perito-contador e o perito-contador assistente fazem uma estimativa de prazos e uma relação dos procedimentos a serem desenvolvidos ao longo do curso do trabalho.
4º Qual a diferença entre Perito contador e Perito contador Assistente?
O perito é um auxiliar da justiça designado pelo juiz, enquanto o perito contador assistente é de confiança da parte envolvida no processo, sendo indicado e pago diretamente por ela.
5º O que você entendeu sobre o conceito de PERÍCIA:
Perícia é a forma de se demonstrar, por meio de laudo pericial, a verdade de fatos ocorridos contestados por interessados, examinados por especialista do assunto, e a qual servirá como meio de prova em que se baseia o juiz para resolução de determinado processo.
6º Qual a diferença entre perícia judicial e perícia extrajudicial. 
Na perícia judicial perito contador é nomeado por um juiz para analisar uma determinada causa e emitir seu parecer. No caso da perícia extrajudicial, ela serve para avaliar bens e direitos, cálculo de indenizações, divórcio, etc.
7º Qual a importância da elaboração do Laudo Contábil?
O laudo representa o produto de todo o trabalho pericial, e nele que existe a expectativa de encontrar subsídios para solucionar controversas. É no laudo, que o perito descreve todo o trabalho realizado, responde aos quesitos propostos e expõe a que conclusão chegou.
8º De acordo com o que foi estudado, é possível classificar as perícias em três grandes grupos gerais: Quais são elas?
Pericias judiciais, Pericias administrativas e Pericias especiais.
9º Levando-se em consideração os procedimentos da Perícia Contábil, afirma-se que:
d) A vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.
10º Quem é o perito contábil?
Perito é o contador, regularmente registrado no Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada.
11º Qual a importância da apresentação de propostas dos honorários em uma perícia:
Os honorários devem ser encarados de forma ética, levando-se em consideração a complexidade da matéria, as horas despendidas entre os outros elementos, para que os valores não venham a comprometer a isenção e perfeição da perícia.
12º Leia atentamente a questão abaixo:
A - Perito é o técnico contábil regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada.
B- Perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião mediante questão proposta. Para tal opinião realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em suma todo qualquer procedimento necessário à opinião.
Assinale a alternativa correta;
b) A primeira afirmativa esta incorreta e a segunda esta correta
13º A vistoria é a _________ que objetiva a _________ e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial. O ___________ é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério ____________.
a) diligência/verificação/arbitramento/técnico
14 - São provas periciais produzidas pelo perito: 
a) exame, vistoria, arbitramento e avaliação.
15º O profissional que executa a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades, entendidas como qualidade. Entre elas estão:
e) Todas alternativas corretas.
16º Realizada dentro dos procedimentos processuais do Poder Judiciário, por determinação, requerimento ou necessidade de seus agentes ativos. Tem por escopo trazer a verdade real, demonstrável cientificamente ou tecnicamente, para subsidiar a formação da convicção do julgador, estamos falando da perícia:
a) Perícia judicial
17º As afirmativas abaixo estão corretas, exceto
c) O perito-contador emite o parecer pericial contábil;
18 - O perito-contador deve declarar-se suspeito quando, após, nomeado, contratado ou escolhido, verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, desta maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão. Assinale a opção que apresenta uma situação que NÃO configura um caso de suspeição: 
c) O perito-contador não é especialista na matéria em litígio.
19º De acordo com a NBC TP 01 - Perícia Contábil, os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação. Diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial é:
b) Vistoria
20º De acordo com a NBC TP 01 - Perícia Contábil, os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação. Determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico é.
d) Arbitramento
21º De acordo com a NBC TP 01 \u2013 Perícia Contábil, os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação. Ato de atestar a informação trazida do laudo pericial contábil pelo perito-contador, conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
b) Certificação
22º Não havendo quesitos, a perícia será orientada:
c) Pelo objeto da ação
23º Leia atentamente a questão abaixo:
A -.A avaliação é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.
B- A mensuração é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia.
Assinale a alternativa correta;
d) Ambas afirmativas estão incorretas
24º Leia atentamente a questão abaixo:
A - A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil,em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.
B - O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial, que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito estabelece os procedimentos gerais dos exames a serem executados no âmbito judicial, extrajudicial para o qual foi nomeado, indicado ou contratado, elaborando-o a partir do exame do objeto da perícia.
Assinale a alternativa correta;
c) Ambas afirmativas estão corretas
25º A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados