Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

WINDOWS 10
AULA 1
INTRODUÇÃO AO WINDOWS 10
Olá, seja bem-vindo à primeira aula do Curso de Windows 10, a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. Explicarei primeiramente as funcionalidades da barra de botões localizada à direita, começando pelo botão 'Ajuda', que ao ser clicado indicará o local onde deve ser feita a ação. O botão 'Legenda' exibe o texto narrado em uma janela a direita. Com o botão 'Voltar', podemos voltar um passo atrás, e assim, repeti-lo. O botão 'Repetir' tem a função de repetir o passo atual. A opção 'Anotação', permite que você faça anotações em relação ao passo que você esteja, no decorrer da aula. Durante o curso além de conhecermos o Windows vamos abordar temas como empreendedores, através de grandes empoderamentos da atualidade e de temática socioeducativa, abordaremos modelos comportamentais para ser resiliente. Mas falaremos disso mais à frente, por enquanto vamos começar a nos aventurar pelo o Windows 10. Que tal começarmos pela 'Área de Trabalho'?! Então dê um clique em qualquer local da tela, para desbloquearmos.
Além dos PCs, o Windows 10 pode ser instalado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Durante o curso você vai perceber que a versão liberada para computadores une a interface clássica do Windows 7 com o design do Windows 8. Se você já usa o Windows 7 ou o 8 tem direito à atualização gratuita, porém existem dois requisitos importantes: seu sistema deve estar atualizado para receber a atualização, parece confuso, não é? Mas só parece, na prática é bem fácil, ele deve estar rodando o Windows 8.1 Update ou o Windows 7 SP1. Mas não se preocupe, vamos entender melhor durante as nossas aulas. Aqui está nossa 'Área de Trabalho', é nesta tela que as janelas dos aplicativos em execução serão exibidos, além da 'Barra de tarefas', localizada na área inferior da tela e da 'Área de notificação'. A área de trabalho é composta por uma imagem de plano de fundo e alguns ícones padrão, que você pode visualizar na lateral esquerda da tela. Neste momento temos a 'Lixeira' sendo exibida, porém também é possível adicionar outros arquivos e pastas e organiza-los do seu modo. Agora vamos aprender um pouco sobre a 'Lixeira', um item muito importante do Windows. Dê um clique com o botão direito do mouse sobre o seu ícone de atalho.
Muito bem! Quando um arquivo, como uma imagem ou uma pasta é excluído, ele não é removido definitivamente do disco. O sistema operacional armazena o item na Lixeira. Assim, se algo for excluído por acidente poderá ser recuperado. Perceba que entre as opções apresentadas no menu pop-up temos Esvaziar Lixeira, que pode ser útil quando temos certeza que desejamos excluir algum item. Por enquanto clique sobre a opção abrir.
Perceba que temos uma imagem que foi excluída e agora está na Lixeira. Mas saiba que iremos usar esta mesma imagem mais à frente em nossa aula, então clique com o botão direito do mouse sobre ela para ver nossas opções.
 Isso mesmo! Entre as opções temos 'Propriedades", onde obtemos informações sobre o arquivo, como tamanho e formato, temos a opção 'Excluir' onde apaga definitivamente o arquivo, a opção 'Recortar' onde apaga o arquivo, mas registrando ela na área de transferência e a opção 'Restaurar' onde restaura o arquivo da lixeira. Clique sobre a última opção citada para seguir, a opção 'Restaurar'.
Isso mesmo! Quando escolhemos essa opção o item que restauramos volta para seu local original, ou seja, o ultimo local onde ele estava antes de ser excluído. E se caso queira restaurar todos itens que estiverem em sua Lixeira de uma só vez, lembre-se de acessar a guia 'Gerenciar', pois vai encontrar esta opção. Bacana, não é?! Agora para fechar a janela da pasta 'Lixeira' leve o cursor do mouse até a parte superior direita da tela e clique sobre o botão fechar, este representado por um 'X'.
Muito bem! Agora vamos conhecer melhor outro item que compõe a nossa 'Área de Trabalho', a 'Barra de Tarefas'. Uma barra localizada por padrão na área inferior da tela e que exibe o 'Botão Iniciar', o 'Pesquisar' e os programas que estão sendo executados no momento. Cada janela aberta terá um botão correspondente nessa barra, podendo agrupar em um único botão os documentos abertos em um mesmo aplicativo. Esta barra também exibe a Área de notificação (a direita), onde são exibidos os ícones com os status de alguns programas, das configurações do computador e o relógio do sistema. Clique sobre ela com o botão direito do mouse.
Muito Bem! O Windows também permite alterar o modo como a 'Barra de Tarefas' é exibida. Vamos ver como fazer essa configuração? Clique sobre o botão 'Propriedades' para seguir.
Na janela 'Propriedades da barra de tarefas e do Menu Iniciar' temos algumas funções interessantes. Em 'Botões da barra de tarefas' a opção selecionada no momento e a que vamos continuar usando é: 'Sempre agrupar, ocultar rótulos', que significa que nesse modo de exibição, cada aplicativo é exibido em botões individuais, independente se existem mais janelas do aplicativo abertas no momento. Nessa janela de configurações também podemos alterar o local onde a barra de tarefas poderá ser inserida, para seguir clique sobre a caixa seletora da opção 'Local da barra de tarefas na tela'.
Vamos escolher a opção 'Direita' para ver como fica?! Clique sobre essa opção para seguir.
Isso mesmo! Agora para ver o resultado desta mudança clique sobre o botão aplicar, localizado na área inferior da janela.
Interessante não é?! Mas acho que prefiro do modo tradicional. Então vamos alterar mais uma vez e treinar mais um pouco essa modificação! Então clique novamente sobre a opção 'Local da barra de tarefas na tela' para continuar.
E agora clique sobre a opção padrão do local da barra de tarefas, para seguir.
Isso mesmo! Como já sabemos como ficará a 'Barra de Tarefas' no inferior da tela, para seguir basta clicar sobre o botão 'Ok', e confirmar a alteração.
Parabéns! Você está indo muito bem! Agora vamos aprender como personalizar o nosso Windows 10, começando por mais um item que compõe a nossa área de trabalho, quer saber o que é? Então com o botão direito do mouse sobre a área central da tela.
Isso mesmo! No menu pop-up que é exibido, temos algumas opções relacionadas a 'Área de Trabalho', mas como nosso objetivo é mudar a aparência, clique sobre a última opção, 'Personalizar'.
Muito bem! Estamos na tela do Windows 10 onde configuramos a personalização, especificamente na área de personalização da tela fundo, como é indicado na esquerda. A tela de fundo ou papel de parede é a imagem ou cor exibida na área de trabalho. Mas além de inserir uma nova imagem na tela de fundo, temos outras opções, vamos ver quais são elas? Então leve o curso do mouse ao centro da tela, e clique sobre a opção que está selecionada no momento como "Imagem", para abrir outras opções.
Veja que além da imagem podemos escolher um cor solida, ou mesmo criar uma apresentação de slides para nossa tela de fundo. Que tal escolhermos uma apresentação de slides? Então clique sobre essa opção para seguir.
Isso mesmo! Mas agora temos escolher as imagens que aparecerão em nossa tela de fundo, para isso clique sobre o botão 'Procurar'.
Veja que abrimos a nossa pasta de usuário, a pasta 'Aluno legal'. Aqui estão localizados todos os arquivos pertencentes a este usuário. Como estamos à procura de imagens para nossa tela de fundo, dê um duplo clique sobre a pasta 'Imagens'.
Muito bem! Agora perceba que em nossa pasta de imagens existe uma outra pasta chamada 'Telas de fundo', aqui estão as imagens que usaremos na apresentação de slides da nossa tela de fundo. Então clique sobre ela para seleciona-la.
Agora leve o cursor do mouse até a área inferior da janela, e clique sobre o botão 'Escolher esta pasta' para confirmar a seleção.
Isso mesmo! Aí está a tela de fundo da aula de hoje! É, eu sei que não dá para ver muito bem, mas não se preocupe, ainda vamos visualizá-la por inteiro nesta aula, por enquanto vou apenas revelar algumas dicas para você, masantes vamos definir o tempo que levará para imagem mudar. Como ainda não vemos esta opção, pois ela está localizada mais abaixo em nossa tela. Então, leve o cursor do mouse até a lateral direita da tela e dê um clique sobre a área mais clara da barra de rolagem. Caso necessite, clique sobre o botão 'Ajuda'.
Na imagem da tela de fundo, possui uma pessoa que se trata de um dos poucos empreendedores que teve a oportunidade de mudar o mundo duas vezes. A primeira, criando computadores pessoais, e a segunda, ajudando a resolver questões de saúde pública e educação, transformando-se no maior filantropo do mundo. Já sabe quem é? Vamos descobrir mais à frente quem ele é. Agora voltando a atenção para as opções em sua tela, o tempo de mudança para as imagens é de uma '1 minuto', clique sobre ele para você ver outras opções de tempo.
Muito bem! Aqui podemos ver que a imagens da nossa apresentação podem ser mudadas a cada, 1, 10, ou 30 minutos; em 1 hora, 6 horas ou a cada dia. Clique sobre a opção 1 dia, para continuar.
\Isso mesmo! Com esta configuração vamos ter uma imagem de fundo diferente por dia, bem legal, não é?! Mas não acabamos as configurações da nossa tela de fundo, ainda podemos escolher mais uma opção de ajuste da nossa tela. Por enquanto a opção selecionada é "Preencher", clique sobre ela, para vermos mais opções.
Além de preencher, podemos fazer a imagem se ajustar, ampliar, se repetir lado a lado, centralizar, ou se estender na tela de fundo. Deixe como está, pois as imagens de nossa pasta têm o tamanho ideal para nossa tela de fundo. Para seguir, clique novamente sobre 'Preencher'.
Muito bem. Agora que já definimos a nossa tela de fundo, vamos personalizar as nossas cores. Para isso leve o cursor do mouse até a área esquerda da tela e clique sobre 'Cores'.
Isso mesmo! A primeira opção que temos para personalizar as cores é "Escolher automaticamente uma cor de destaque em nossa tela de fundo", parece interessante, vamos ver como fica? Leve o curso do mouse até o pequeno botão, que no momento está no modo 'Desativado', e clique sobre a área branca dele para ativa-lo.
Certo! Agora antes de continuar as modificações, vamos visualizar melhor as opções que estão mais abaixo. Para isso clique sobre barra de rolagem lateral, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Veja que assim que escolhemos ativar a opção 'Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo' a tabela de cores que estava mais abaixo ficou oculta para nós e outras opções que estavam abaixo dela ocupam o seu lugar. A primeira delas, que no momento está modo desativado é: 'Mostrar cor em Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações'. E a segunda é: 'Deixar o menu Iniciar, a barra de tarefas e a Central de Ações transparentes'. Vamos ver como fica ao ativarmos a primeira opção citada?! Então clique sobre área em branco do botão 'Desativado' para seguir.
Muito bem! Essa opção espalha a cor selecionada por todas as áreas do Windows. Acho que não é muito legal. Que tal voltamos para o modo anterior? Então clique novamente sobre o botão da opção 'Mostrar cor em Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações', para desativa-lo.
Certo! Agora que tal nós escolhermos uma cor? Mas antes precisamos exibir a tela de cores novamente. Para isso, você deve desativar a opção 'Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo'. Então, faça isso para seguir.
Você está indo muito bem! Agora para ver a tabela de cores em sua totalidade, leve o cursor do mouse até a barra de rolagem, e dê um clique sobre a área cinza mais claro. Caso necessite, clique sobre o botão 'Ajuda'.
Excelente! O que acha de escolhermos uma cor alaranjada? Então na primeira fileira, clique sobre a terceira opção de cima para baixo.
Excelente! O que acha de escolhermos uma cor alaranjada? Então na primeira fileira, clique sobre a terceira opção de cima para baixo.
Perfeito! Perceba que a mudança já ocorreu. Ficou muito bacana, não é mesmo? Como já vimos as outras opções de mudança que estão abaixo da nossa tabela de cores, vamos ver agora como personalizar a tela de Bloqueio. Então leve o cursor do mouse até o menu de personalização, e clique sobre "Tela de bloqueio", para seguir.
Isso mesmo! Quando o seu computador ou dispositivo móvel está no modo bloqueio, automaticamente esta tela é mostrada. Para desbloquear é preciso realizar o login com a conta do usuário. Vamos alterá-la da mesma forma como fizemos com nossa tela de fundo? Mas ao invés de procuramos uma imagem no nosso computador, vamos escolher uma dessas opções sugeridas em sua tela. Então clique sobre a última imagem da esquerda para direita.
Isso mesmo! Veja que essa foi a imagem que nós restauramos da nossa lixeira! Uma imagem bem inusitada, não é? Mas saiba que esse é o mascote da Microsoft, isso mesmo, um gato ninja montado em um dinossauro, é o novo mascote da Microsoft! Se você quiser saber sobre isso não se esqueça de fazer as suas atividades! Bem, agora vamos ver outras configurações que podemos fazer na tela de bloqueio? Então leve o curso do mouse até a barra de rolagem, segure o botão do mouse e araste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Além de uma imagem que você goste, na tela de bloqueio você também pode escolher aplicativos para mostrar seu status detalhado e rápido na tela de bloqueio, veja que o calendário foi escolhido para exibir o status detalhado, e o e-mail foi escolhido para mostrar um status rápido. Que tal adicionar um aplicativo para essa opção? Então clique sobre uns dos botões que estão vazios, esses que têm um sinal de adição no centro, para seguir.
Muito bem! Dentre as opções, vamos escolher... Já sei! Clique sobre a opção 'Alarmes e Relógio'.
Ainda em 'Tela de bloqueio', temos mais duas configurações para realizar, 'Configurações de tempo limite de tela' e 'Configurações de proteção de tela'. A primeira vamos conhecer mais à frente, então enquanto isso clique sobre a segunda opção, 'Configurações de proteção de tela'.
A proteção de tela é uma ferramenta que preenche a tela dos monitores com imagens, animações ou textos, enquanto a máquina não está ativa, ou seja, não está sendo usada. E aqui vai uma curiosidade: Quando os monitores CRT, aqueles que utilizavam tubos de imagem, ficavam com uma mesma imagem estática sendo exibida a muito tempo acabavam perdendo seu revestimento fosforescente, causando assim uma espécie de sombra na tela, por isso a proteção de tela foi inventada. Mas hoje em dia com os monitores mais modernos as imagens não são mais produzidas por fósforo e a função da proteção de tela acaba sendo de entretenimento. Bem, agora vamos conhecer suas configurações. Clique sobre a caixa seletora que está exibindo a palavra 'nenhum' para seguir.
Aqui temos algumas opções de animação padrão e outras que podemos personalizar, como 'Fotos'. Vamos escolher a opções 'bolhas'. Então clique sobre esta opção para seguir.
Ok! Agora podemos alterar o tempo que a tela precisará ficar em pausa para essa função ser ativada. Dê um duplo clique sobre a caixa de texto da opção 'Aguardar' para selecionar o numeral '1'. Caso nesse clique sobre o botão 'Ajuda'.
Que tal mudarmos o tempo para 10 minutos?! Bem, mas antes temos que apagar o numeral que selecionamos anteriormente, localize e pressione a tecla 'Delete' do seu teclado.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite '10', e quanto terminar, clique sobre o botão 'Ok' para seguir.
Muito bem! Agora que configuramos a nossa proteção de tela, que tal conhecermos a nossa personalização de temas? Clique sobre 'Temas', localizado a esquerda da tela.Agora em 'Temas' clique sobre 'Configurações de temas'. A primeira opção de cima para baixo.Aqui podemos alterar a aparência e os sons do computador. Como já alteramos a tela de fundo e cores, vamos deixar como está. Então para seguir, clique sobre o botão 'fechar', simbolizado por um 'x' localizado no canto superior direito desta caixa de opções.Agora em configurações relacionadas, cliquesobre 'Configurações de ícones da área de trabalho'.
Perceba que só o ícone da 'Lixeira' está selecionado, por isso ela é único atalho que aparece na área e trabalho. Vamos selecionar Computador e Arquivos do usuário, para facilitar o nosso acesso. Primeiro clique sobre a caixa seletora da opção 'Computador'.
Isso mesmo! Agora clique sobre Arquivos do usuário.
Ainda na janela de configuração de ícones da área de trabalho, localize e pressione o botão 'Ok' para confirmar.
Muito bem! Por enquanto acabamos a nossa personalização. Sim, eu sei que ainda falta fazer as configurações da opção 'Iniciar', mas como ainda não conhecemos nosso menu iniciar, vamos deixar para configurarmos esta aba mais à frente. Agora para seguir, leve o cursor do mouse até a área superior direita da tela é clique sobre o botão 'Fechar', da tela de configurações.
Se você disse Bill Gates, fundador da Microsoft, você acertou. Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal. Agora leve o cursor do mouse até a área inferior esquerda tela e clique sobre o botão 'iniciar', este representado por um janela.
Muito bem! No Windows 8 o menu iniciar foi retirado, algo que gerou muita polêmica, mas agora ele voltou, e está agradando tanto quem gostou da mudança anterior, como os amantes deste menu. Vamos conhecer suas funcionalidades? Leve o cursor do mouse até a área onde estão os aplicativos mais usados, e clique sobre a pequena seta que fica ao lado do aplicativo do 'Google Chrome'.
Muito bem, todas as opção que tem esta seta terão mais detalhes para exibir, como os sites mais visitados, as páginas fechadas recentemente e as tarefas realizadas. Bem legal, não é? Vamos ver outras opções? Então clique com o botão direito do mouse, sobre o aplicativo 'Mozilla Firefox' para seguir.
Muito bem! Clicando em qualquer aplicativo com o botão direito do mouse temos as opções de 'Fixar no início', 'Fixar na barra de tarefas', 'Desinstalar', 'Executar como administrador', 'Abrir local do arquivo' e 'Não mostrar nesta lista', neste caso, na lista de mais usados. Que tal fixar ele no início?! Então clique sobre essa opção para seguir.
Excelente! Aí está o aplicativo do Mozilla Firefox fixado entre os blocos do início, podemos agrupa-lo da forma que quisermos, para isso, é só clique sobre o bloco arrasta-lo para onde deseja, depois soltar o botão do mouse, além disso você pode criar um novo grupo de aplicativos, e para ficar ainda mais fácil a sua localização podemos nomeá-lo da forma que lhe for mais prática. Vamos ver como proceder nessa opção? Leve o cursor até a área um pouco acima do bloco do Mozilla Firefox, e deixe-o descansar por alguns segundos.
Veja que os dizeres "nomear grupo" apareceram. Então clique sobre esta frase para apagar.
Isso mesmo! Agora, como podemos nomear este grupo?! Que tal 'Navegadores'!? Assim mais à frente podemos agrupar novos navegadores aqui. Então digite a palavra 'Navegadores', repetindo, digite 'Navegadores'. Assim que digitar, localize e pressione tecla 'Enter' do seu teclado.Isso mesmo! Bacana, não é?! Agora perceba que temos um bloco que está bem pequeno, ao lado do bloco 'OneNote', vamos ver como mudar isso e deixa-lo proporcional aos outros?! Então dê um clique com o botão direito do mouse sobre ele.Veja que aparece praticamente as mesmas opções que conhecemos a pouco quando clicamos sobre o Mozilla Firefox, mas agora também temos a opção 'Redimensionar'. Deixe o cursor do mouse descansar sobre esta opção para seguir.Veja que a opção 'Pequeno' está selecionada, então clique sobre 'Médio' para redimensionar este bloco.
Ótimo! Perceba que assim conseguimos ver o nome do aplicativo; o que é importante para nós que estamos na primeira aula e não conhecemos os aplicativos apenas pelos seus ícones. Bem, e falando sobre programas e aplicativos, vamos ver agora como localiza-los? Então leve o cursor do mouse até a área inferior esquerda do nosso menu iniciar e clique sobre a opção 'Todos os aplicativos'.
Está certo! Veja que os aplicativos ficam organizados em ordem alfabética, ou quando for o caso, também se classificam de zero a nove. Você pode localizar os aplicativos rolando a lista dos mesmos ou indo diretamente na letra que representa o mesmo. Não entendeu? Então clique sobre a letra A para entender melhor.
Muito bem! Assim que clicamos sobre qualquer letra ou numeral da nossa lista é exibida na cor branca todas as letras ou números no qual há algum aplicativo, e em cinza estão as letras e números em que não há aplicativos. Fácil, não é? Vamos ver se realmente funciona? Clique sobre a letra 'W' para seguir.
Veja que os aplicativos que são nativos do Windows, como Messenger, MovieMaker e outros, são exibidos na lista de aplicativos com a letra W! Bem, por enquanto não conheceremos nenhum deles, sendo assim leve o curso do mouse até a área inferior do menu iniciar e clique sobre a opção 'Voltar'.
Bem, agora que conhecemos o nosso menu iniciar, podemos entender melhor aquelas configurações de aparência da aba 'Iniciar' que não vimos anteriormente. Mas desta vez não vamos até lá clicando em nossa área de trabalho, vamos a partir do menu que acabamos de conhecer. Leve o cursor do mouse até a área inferior esquerda e clique sobre a opção 'Configurações'.
A partir de configurações podemos navegar pelas categorias ou usar a pesquisa para encontrar o que estamos procurando, incluindo opções avançadas no Painel de Controle. Como ainda não terminamos de fazer a 'Personalização', daremos continuidade. Então clique sobre esta opção para seguir.
Muito bem! Esta tela você já conhece, não é mesmo? Para seguir leve o cursor do mouse até a lateral esquerda da tela, e clique sobre 'Iniciar'.
Perceba que algumas opções que estão ativadas conhecemos no menu iniciar, como por exemplo, 'Mostrar aplicativos mais usados'. Agora leve o cursor do mouse até 'Usar tela inteira de Iniciar' e clique no seu botão para ativa-lo.
Vamos ver o resultado dessa alteração? Leve o cursor do mouse até o botão 'Iniciar', localizado na parte inferior esquerda da tela e dê um clique sobre ele.Quando o menu Iniciar estiver em tela inteira, selecione Menu no canto superior esquerdo da tela, onde encontramos a lista 'Todos os aplicativos', 'Mais usados' e o botão de energia. Mas se você desejar apenas redimensionar um pouco o menu Iniciar para torná-lo mais alto ou mais largo, basta selecionar a borda superior ou lateral e arrasta-la de acordo com a sua preferência. Para voltar a tela de configurações, leve o cursor do mouse até a Barra de Tarefas e clique sobre o ícone da engrenagem.Ok! Agora vamos desativar o modo tela inteira. Para isso, leve o cursor até esta opção, e clique sobre o seu botão.
Isso mesmo! Veja que ainda nas personalizações de 'Iniciar' temos uma opção chamada 'Escolher quais pasta são exibidas em Iniciar'. Dê um clique sobre essa opção para entendermos melhor.
Muito bem! Veja que as pasta que estão em modo 'Ativado' vimos a pouco na parte inferior esquerda do menu Iniciar. Não vamos ativar nenhuma, nem desativar as que já são exibidas. Sendo assim, leve o cursor do mouse até o botão 'Iniciar'Muito bem! Outra função importante presente no menu 'Iniciar' é o botão de Ligar/Desligar do sistema. Leve o cursor do mouse até esta função e clique sobre ela com o botão direito do mouse.
É importante desligar corretamente o computador para que dados sejam mantidos em segurança. Além de desligar o computador, você tem outras opções para encerrar o acesso ao sistema, como reiniciar o computador ou suspender a sessão. Ao reiniciá-lo, o Windows será encerrado e iniciado automaticamente logo em seguida, e durante o modo de suspensão o computador permanece ligado, porém consumindo menos energia. Vamos escolher esta opção, clique sobre 'Suspender' para seguir.Muito bem! E assim encerramos a nossa primeira aula do curso de Windows 10. Hoje conhecemos os principais elementos que compõea área de trabalho, o Iniciar e como personaliza-los ao seu modo; também conhecemos um pouco sobre o fundador da Microsoft. Espero que tenha gostado, mas ainda não terminou, não se esqueça de suas atividades e os exercícios de fixação. Para sair, clique sobre o botão de fechar do seu navegador. Até a próxima aula!
AULA 2
CONFIGURAÇÕES DE CONTA
Olá seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10. Hoje iniciaremos a aula com uma citação de Fred Smith: 'O medo da derrota nunca deve ser a razão para não tentar algo novo.". Smith é o fundador da FedEx, uma empresa estadunidense de remessa expressa de correspondência e outros serviços de logística, também considerada a 2ª maior empresa de transporte aéreo mundial. Por isso ele será o grande empreendedor que conheceremos hoje, além disso é claro, você vai aprender a fazer as configurações de contas da Microsoft e ver outro aspecto ligado a resiliência, autoconfiança. Para começar leve o cursor do mouse até 'Iniciar' e dê um clique sobre ele.
Bem, como mencionei, primeiramente vamos fazer as configurações de contas, então leve o cursor do mouse até 'Configurações' e dê um clique sobre esta opção para seguir.
Se você já usou o Outlook.com, Hotmail, Office 365, OneDrive, o Skype, Xbox ou o Windows, o endereço de e-mail e a senha que você usa para qualquer um desses serviços, é sua conta da Microsoft. Mas se você ainda não tem, ou quer criar outra conta no Windows 10, vai ver como fazer isso agora. Entre as opções apresentadas em configurações, clique sobre 'Contas'.
Isso mesmo! Com uma conta Microsoft você tem acesso a aplicativos e jogos da Windows Store, além de permitir que você veja suas configurações e outros conteúdos em vários dispositivos Windows. Mesmo que você ainda não tenha uma conta, clique sobre 'Entrar com uma conta da Microsoft' para continuar.
Agora para ver como criar uma conta a partir do Windows 10, clique sobre 'Crie uma!'.
Muito bem! Que tal criarmos uma conta chamada Aluno Legal, gostou da ideia? Então clique primeiramente sobre o campo 'Nome' para ativar a edição.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite, Aluno, repetindo, digite: Aluno. Assim que digitar localize e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado, assim completarei o restante dos dados para você.
Aí está, todos os dados da nossa conta! Para seguir, clique sobre o botão 'Próximo'.
Muito bem! Aqui podemos adicionar informações de segurança, elas ajudam a proteger a nossa conta, além disso, podemos usá-las para recuperar a senha e restabelecer a conta caso ela seja bloqueada. O Windows também garante que não usará essas informações para fazer spam. Além do número de telefone, podemos adicionar um e-mail alternativo. Para seguir a aula, não preenchermos com o nosso telefone, então clique novamente sobre o botão 'Próximo', para seguir.
Isso mesmo! Aqui neste local, podemos decidir o que é importante para nós. Como deixar que a conta Microsoft Advertising use as nossas informações para melhorar nossas experiências online, além de permitir que ofertas promocionais da Microsoft sejam enviadas, saiba que pode mudar estas configurações a qualquer momento, mas por agora vamos deixa-la marcadas. Clique sobre 'Próximo' para seguir.
Nesta etapa podemos definir o nosso pin. Saiba que usar um pin, ou número de identificação pessoal é mais rápido e seguro do que uma senha. Vamos ver como fazer isso? Clique sobre 'Definir um PIN' para seguir.
O PIN deve ter no mínimo quatro caracteres e no máximo vinte, vamos preenche-lo, clique sobre o campo 'Novo PIN' para ativar a edição.
Muito bem! Assim que o cursor começar a piscar digite os números: 1234, repetindo, digite os números: 1234, e assim que digitar clique sobre o campo 'Confirmar PIN' para seguir.
Agora vamos confirmar o nosso PIN, lembre-se que estamos criando este PIN como um exemplo, em seu computador você deve escolher o PIN de sua preferência. Digite novamente os mesmos números, então assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: 1234, e assim que digitar clique sobre o botão 'OK' para confirmar.
Isso mesmo! Veja que o e-mail da conta que criamos já está vinculado com o nosso usuário. Agora vamos ver como inserir uma nova imagem de usuário. O que é algo bem fácil, vamos ver?! Clique sobre o botão 'Procurar', abaixo da imagem atual para seguir.
Veja que temos uma imagem chamada 'Avatar' em nossa pasta. Vamos escolhe-la para ser nossa imagem de usuário. Então de um duplo clique sobre ela para continuar.
Muito bem! Aqui está a nossa nova imagem de usuário. Bem bacana, não é? para seguir, veremos quais outras mudanças são possíveis dentro das configurações da nossa conta de usuário. Leve o cursor do mouse até a barra de rolagem, clique, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Aqui vemos que além de inserir uma imagem salva em nosso computador, podemos criar uma imagem usando a câmera do computador. Além de adicionar outra conta da Microsoft, corporativa ou de estudante que você possua. Deixaremos como está, pois agora vamos ver como configurar contas de outros usuários. Quer entender melhor? Clique sobre a opção localizada na área esquerda, 'Família e outros usuário'.
Se você já compartilha ou pretende compartilhar o seu computador com outros membros da sua família, considere adicionar uma conta para eles, assim eles terão suas próprias credenciais e áreas de trabalho, também ajudando a manter a segurança das crianças com sites, limites de tempo em que elas usam o pc, além de ter opção de elas somente terem acesso a aplicativos e jogos apropriados. Bacana, não? Para ver como adicionar, clique sobre 'Adicionar um membro da família'.
Nesta etapa podemos escolher se o membro da família é uma criança ou adulto, vamos escolher a opção criança, assim você saberá como configurar uma conta segura para o membro mais novo de sua família. Então clique sobre esta opção para seguir.
Ótimo, muito bem! Agora temos que adicionar os endereços de e-mail, clique sobre a caixa de texto deste campo, para ativar a edição.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: criancalegal@outlook.com.br, mas lembrando, sem o 'Ç'. Repetindo, digite: criancalegal@outlook.com.br. E assim que digitar clique sobre o botão 'Próximo' para seguir.
Para confirmar a adição deste usuário, clique sobre essa opção, para continuar.
Veja que um convite foi enviado para 'criancalegal@outlook.com.br'. Até que ele entre no e-mail e aceite o convite enviado, ele poderá fazer logon neste dispositivo sem as configurações da família aplicadas a conta. Feche esta mensagem, para finaliza esta etapa.
Para continuarmos nossa aula, eu já aceitei o convite que foi enviado para a criança que adicionamos. Agora os adultos da família podem ver relatórios das atividades online da criança. Para ver como fazer esse gerenciamento, clique sobre: 'Gerenciar configurações de família online'
Muito bem! Veja que ao lado das informações do usuário Criança Legal, aparece a mensagem dizendo que assim que ele entrar no dispositivo Windows ele aparecerá aqui, lembrando que ele pode entrar de qualquer dispositivo. Mas enquanto isso vamos exibir e editar estas configurações, para isso selecione o usuário 'Criança Legal' para seguir.
A primeira opção que vemos é 'O sistema de relatório de atividades está ativado'. Para ver outras opções, leve o cursor do mouse até a barra de rolagem lateral, clique e segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Aqui serão exibidos os sites, aplicativos e jogos, e o tempo de tela da criança. Vamos definir horas permitidas para a criança usar o computador? Clique sobre 'Definir horários permitidos'
Isso mesmo! Agora vamos ativar a opção 'Definir limites para quando a criança pode usar dispositivos'. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Agora que ativamos, leve o cursor do mouse até a barra de rolagem lateral, clique, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Como você pode ver, aqui podemos definiros horários do usuário 'Criança Legal', das 7 às 22 horas e o limite de tempo por dia, de domingo a sábado. Não vamos alterar nada. Então para segui leve o cursor do mouse até o botão 'Fechar' das configurações online, caso necessite, clique sobre o botão 'Ajuda'.
Bem, agora vamos ver como permitir que outras pessoas que não fazem parte da sua família tenham suas próprias contas. Então para descobrir como funciona esta opção, clique sobre 'Adicionar outra pessoa a este PC'.
Nesta etapa é solicitado o endereço de e-mail ou número de telefone da pessoa que você deseja adicionar, mas como não temos estes dados, clique sobre a opção 'Não tenho as informações de entrada dessa pessoa' para seguir.
Isso mesmo! E aqui podemos adicionar o nome de usuário de quem usará este computador. Então para escrever clique sobre a caixa de texto desta opção para ativar.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar, digite: Amigo, repetindo, digite: Amigo. E assim que digitar, localize e pressione a tecla enter do seu teclado.
Bem, e para que você não tenha que criar uma senha e confirmar essa senha, clique em 'avançar' para seguir, mas lembre-se, em um ambiente real, todos estes dados devem ser preenchidos.
Muito bem! Veja que a conta do usuário Amigo, foi criada corretamente! Bem, como já vimos como fazer estas configurações seria importante que também conhecêssemos a nossa caixa de e-mail, assim poderemos usar tudo isso de forma mais efetiva. Para isso, leve o cursor do mouse até o botão 'Iniciar' e dê um clique sobre ele.
Entre os blocos de início, localize o bloco 'Email' e dê um clique para abri-lo.
Olha que bacana, aqui temos uma saudação de boas-vindas e uma mensagem avisando que através desta caixa de e-mail é possível reunir todos os seus e-mails aqui. Clique sobre 'Introdução' para seguir.
Aqui podemos adicionar outras contas de e-mails. Por enquanto você não fara isso, pois veremos esta mesma opção mais a frente, então eu adicionarei para você. Clique sobre o botão 'Tudo pronto' para seguir.
Aqui está nossa caixa de e-mail. Vamos conhecer suas ferramentas? Para visualiza-las de uma melhor forma, leve o cursor do mouse até o botão localizado na parte superior esquerda, este simbolizado por três linhas horizontais e dê um clique. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Muito bem! Assim podemos ver todas as ferramentas presentes na área esquerda. Começando de cima para baixo, temos o botão 'Novo email', usado quando queremos escrever um novo e-mail, 'Contas', onde você pode revezar entre suas contas, no caso, uma conta do outlook e do live. Mais abaixo temos as opções referentes a pasta, onde temos a caixa de entrada, os e-mails enviados, os rascunhos de e-mails e mais, onde há outras opções referente a pastas. Na parte inferior deste menu, temos outros botões, e agora vamos conhecer o primeiro deste botões, clique sobre o botão simbolizado por uma engrenagem para seguir.
Muito bem! É claro que a engrenagem é o símbolo do botão que nos leva as configurações da nossa caixa de e-mail. Clique sobre a opção 'Contas' e vamos conhecer suas configurações.
Isso mesmo! aqui o local onde podemos adicionar outras contas ao nosso e-mail. Como por enquanto não temos outra conta para adicionar, clique sobre o botão voltar, simbolizado por uma pequena seta, caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Agora, vamos ver a próxima opção, clique sobre 'Personalização' para seguir.
Em Personalização, podemos mudar as cores de destaque do e-mail, até escolher a mesma cor que escolhemos no Windows 10, também podemos mudar o tema para claro e escuro, e alterar a tela fundo. Que tal alterarmos esta opção? Clique sobre a imagem de fundo abaixo desta que está selecionada no momento.
E então, o que achou? Eu gostei, vamos deixar assim, agora para ver outras configurações de e-mail, clique sobre "voltar" para seguir.
Agora clique sobre 'Leitura' para ver suas configurações.
Muito bem! Em Leitura podemos fazer as configurações referentes a esta opção. Começando com Ativar ou não, a opção 'Abrir automaticamente o próximo item'. Já na opção, 'Marcar item como lido' podemos escolher entre as opções, 'Quando a seleção mudar', 'Não marcar automaticamente os itens como lidos' e 'Quando exibido no painel de leitura', nesta ultima podemos inserir os segundos de espera. Por ultimo, na parte inferior temos a opção que se ativada pode nos permitir usar o cursor do mouse para navegar no painel de leitura. Clique sobre "voltar" para seguir.
Isso mesmo! Agora vamos ver quais são as configurações do item 'Opções', clique sobre ele para seguir.
Antes de configurar o item 'Opções' você pode escolher qual e-mail em que quer que elas sejam feitas. No caso, estamos vendo as configurações do e-mail do Outlook. O primeiro item é Ações Rápidas, o segundo 'Configurações de Exibição e o ultimo Assinatura, todos eles estão ativados no momento. Clique sobre voltar para seguir.
Agora clique sobre 'Ajuda' em 'Configurações' para continuar.
Sempre que houver algo que não esteja ocorrendo da forma que você costuma fazer, você pode abrir ajuda. E ativando o Log de diagnóstico, você verá qual é o problema detalhadamente. Clique sobre o botão voltar para conhecermos outros itens.
Agora clique sobre 'Central de Confiabilidade'.
Aqui temos um item que também vem ativado, ele permite que o Office se conecte aos serviços online da Microsoft para fornecer funcionalidades relevantes para o seu uso e preferencias. Sendo assim vamos deixar como esta e seguir para outros itens. Clique sobre 'Voltar' para seguir.
Agora vamos ver outro item pertencente a configurações que é bem interessante. Clique sobre 'Comentários' para seguir.
Os comentários do Windows, também podem ser chamado de Windows Feedback, com ele você pode informar quais recursos você gosta, aqueles que poderiam ser descartados, ou melhorados. Clique sobre 'Ok" para seguir.
Neste primeiro momento podemos ver os comentários mais populares. Como este, onde um usuário comenta que seria importante integrar a agenda de contatos com e-mail, ele está entre os mais populares, com 85 votos. Bem bacana não é? E na área esquerda desta janela, também podemos escolher o aplicativo no qual queremos ler os comentários, ou digitar na caixa de pesquisa. Vamos usar as opções a esquerda, clique sobre 'Calendário' para seguir.
Muito bem, o comentário que vemos primeiro da categoria calendário está entre os mais populares, vamos ler do que se trata: 'Não há cores distinguindo os compromissos, o que dificulta muito identificar as prioridades do dia. Todos os calendários, do Google e da LG fazem a distinção entre os compromissos por cores e facilita muito, sugiro essa melhoria com urgência.' Interessante, que tal votar a favor, então clique sobre esta opção para seguir.
Muito bem! Veja que agora temos 26 votos para este comentário, bem bacana, não é? E já que estamos falando de calendário que tal conhecer este aplicativo nativo do Windows 10? Então clique sobre o botão fechar da janela 'Comentários' para seguir.
Para seguir até o 'Calendário' leve o botão do mouse até o menu lateral esquerdo, e clique sobre o ícone de um calendário para iniciar o aplicativo.
Isso mesmo! Como também é a primeira vez que entramos no aplicativo do calendário, aparece uma mensagem de boas-vindas. Clique no botão 'Introdução' para seguir.
Podemos adicionar outras contas de e-mail no calendário, mas como vamos deixar como está, clique sobre o botão 'Tudo pronto' para seguir.
Na área esquerda da janela calendário podemos adicionar um nono evento, alterar o mês de visualização e o e-mail selecionado. Mas agora vamos ver outra forma de visualizar o calendário na área principal. Leve o cursor do mouse até a parte superior da janela, ao lado do mês e ano representado e clique sobe os três pontinhos.
Muito bem! Os três pontinhos que mencionei é a opção 'Mostrar', sendo assim, podemos ver o calendário por dia, semana útil, semana e mês, como estamos vendo agora. Clique sobre semana para seguir.
Isso mesmo! O dia da semana destacadorepresenta o dia atual, que tal marcarmos um evento no sábado desta mesma semana? Então leve o cursor do mouse até sábado, dia 24, e dê um duplo clique sobre ele.
Veja que assim que clicamos, uma outra janela é aberta em nossa tela, aqui podemos criar de forma rápida um compromisso. inserir o nome, horário, local e escolher em qual calendário este evento deve aparecer, apenas na conta do Outlook ou no Live, ou ainda, em ambas. Que tal escrevermos que este evento é um churrasco? Então leve o cursor do mouse onde lemos 'Nome do evento' e dê um clique sobre ele para ativar a edição.
Muito bem! Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: churrasco, repetindo, digite: churrasco. Depois que digitar clique sobre o botão 'Concluído' para seguir.
Veja só, assim que o evento é criado outras opções aparecem para nós, como 'salvar e fechar', 'excluir', entre outras que você pode visualizar na parte superior. Mas a principal opção que temos aqui é convidar as pessoas. Como fomos nós que criamos o evento também aparecemos na lista. Bem bacana, não é? Para continuar clique sobre o botão 'salvar e fechar', localizado na parte superior do nosso calendário.
Isso mesmo! Veja que o nosso evento á marcado! Agora, o que acha de ver o que acontece caso desmarquemos 'Calendário de Aluno' da conta Outlook'? Realize essa ação para seguir. Caso necessite clique sobre 'Ajuda'.
Isso mesmo! Assim que desmarcamos, o evento que criamos não aparece na nossa semana, isso acontece pois criamos o evento especificamente no calendário da nossa conta do Outlook. Pode parecer confuso, mas é uma ferramenta importante, quando usamos além da conta pessoal uma conta corporativa. Bem, vamos deixar como está, pois agora vamos conhecer outra forma de proteger nosso computador. Clique sobre o botão 'Fechar' do calendário para seguir.
Agora vamos aprender outra forma de logar no computador. Clique sobre 'Opções de entrada' para entender melhor.
Isso mesmo! Temos uma senha, criamos um PIN, agora vamos cria uma senha com imagem, vamos lá? Leve o cursor do mouse até o inferior da tela e clique sobre 'Adicionar' da função 'Senha com imagem'.
Muito bem! Vamos usar para nossa senha a imagem do gatinho ninja da Microsoft, mas no seu p.c. você pode usar qualquer imagem de sua preferência. Clique sobre 'Usar esta imagem' para iniciarmos.
Agora começaremos a configurar os gestos sobre a nossa imagem, de um total de três gestos podemos fazer qualquer combinação de círculos, linhas retas e toques. Lembrando que o tamanho, posição e a direção dos gestos e a ordem em que são feitos torna-se parte da senha com imagem. O primeiro gesto que faremos é um toque com o mouse. Clique com o cursor do mouse sobre a ponta da calda do dinossauro.
O nosso próximo gesto será uma linha, faremos isso nas patas do dinossauro. Clique sobre uma pata segure o botão do mouse e arraste até a outra, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Nosso último gesto também será um toque, clique sobre a cabeça do dinossauro.
Muito bem! Você fez todos os gestos corretamente, para concluir a configuração da senha com imagem clique sobre 'Concluir'.
A nossa senha com imagem foi configurada corretamente. Clique sobre o botão fechar da janela de Configurações para seguir.
Aqui terminamos a nossa aula do curso do Windows 10. Hoje vimos como alterar a nossa imagem de usuário, criamos uma conta da Microsoft, também vimos como configurar um usuário no caso de ele ser uma criança. Conhecemos o Email e o Calendário, além de configurar uma senha usando uma imagem. Espero que tenha gostado, para encerrar, clique sobre o botão 'Sair' ou feche seu navegador de internet. Até a próxima aula!
AULA 3
CONECTANDO-SE
'Se você nunca quiser ser criticado, pelo amor de Deus, nunca faça algo novo.' Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10.Começamos nossa aula com uma frase bem bacana de Jeff Bezos, fundador da Amazon e outro grande empreendedor, além disso esta frase tem tudo a ver com a nossa aula. Quer saber porque? Leve o cursor do mouse até a área inferior esquerda da tela e clique sobre o botão 'Iniciar'.
Hoje vamos nos conectar, e vamos fazer isso através do 'Microsoft Edge' a maneira mais nova de navegar na internet. Vamos lá? Entre os blocos do início, clique sobre Microsoft Edge.
Para conhecermos de forma prática as funcionalidades do Microsoft Edge vamos fazer uma pesquisa. O que você acha de pesquisarmos outro aspecto da resiliência, lembrando que já vimos os tópicos 'encarar mudanças e forma positiva' e 'autoconfiança', sendo assim vamos ver o que é autoeficacia? Clique sobre a caixa de texto mais ao centro da tela para ativar a digitação.
Muito bem! Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: autoeficácia, assim que digitar clique sobre a seta para seguir, ou se preferir pressione a tecla e 'Enter' do seu teclado.
Ops! Acho que não conseguimos nos conectar, o Edge nos pede para verificar se os cabos de rede estão conectados, se estamos no modo avião, se o computador sem fio está ligado, ou ainda, se for caso, reiniciarmos o computador. Vamos iniciar as verificações, clique sobre 'Ir para configurações de rede' para continuarmos.
Muito bem! Perceba que nossa conexão de rede sem fio está no modo desativado. Esse é uma das causas para não conseguirmos acessar a internet. Vamos ativa-la leve o cursor do mouse até a área branca do botão e clique para ativar.
Assim que ativamos, vemos todas as conexões que estão disponíveis no momento. A primeira conexão é a que já estamos conectados, no seu computador caso não esteja conectado em nenhuma conexão sem fio, clique sobre ela e digite sua senha de acesso. Agora como solicitado, vamos ver se estamos em modo avião. No lado esquerdo da tela, clique sobre esta opção para seguir.
Aí está o outro motivo que causou nossa falta de conexão. Leve o cursor do mouse até modo avião e clique para desativar. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Muito bem! Vamos voltar ao Microsoft Edge e ver se deu tudo certo. Mas antes vamos ver como nos conectar através da área de notificação, de qualquer forma leve o cursor do mouse até a área superior da tela e clique sobre o botão fechar das configurações de rede e internet.
A área de notificação, é está localizada na área direita barra de tarefas, clique sobre a pequena seta que esta voltada para cima e dê um clique sobre ela. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Há muitos ícones na nossa área de notificação, mas aquele que nos interessa no momento é o segundo da primeira linha. Clique sore ele para seguir.
Muito bem, como você pode ver também podemos nos conectar por aqui. Como está tudo ok, vamos finalmente nos conectar, clique sobre o lado de fora da área de notificação para fechar a aba.
Agora leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e clique sobre o ícone do Microsoft Edge.
Isso mesmo! Perceba que assim que nos conectamos a página que estávamos pesquisando foi carregada. Antes de conhecermos as ferramentas do nosso navegador vamos clicar no primeiro resultado da nossa pesquisa.
Estamos no Wikipédia, uma enciclopédia livre, segundo ela a autoeficácia envolve a crença de que com empenho podemos governar acontecimentos gerando o efeito almejado. Antes de terminarmos de ler o artigo vamos conhecer a primeira ferramenta do nosso navegador. Localizado na parte superior direita da tela e clique sobre o ícone de uma estrela.
Sempre que quiser marcar uma página como favorita é só clicar sobre este ícone. Na aba aberta podemos editar o título da página favorita e ainda criar uma pasta para arquiva-lo, deixando assim, os seus favoritos organizados a sua maneira. Não vamos adicionar este artigo como favorito, mas sim a nossa lista de leitura, sendo assim, clique sobre esta opção para seguir.
Clique sobre o botão 'Adicionar'.
Muito bem! Agora o nosso artigo esta adicionado a nossa lista de leitura. E falando de leitura que tal continuarmos a ler o artigo, segundo ele a autoeficacia requer não apenas habilidades, mastambém força de vontade em acreditar na capacidade de exercer uma determinada conduta, o que é um importante elo entre o saber e o fazer. Refere-se as crenças que o indivíduo possui sobre seu valor e suas potencialidades. Agora, que tal conhecermos o Hub? Não sabe do que eu estou falando? Então clique sobre o ícone localizado ao lado estrela de favoritos.
Com o hub podemos ter todas as coisas que coletamos na web em um mesmo lugar, aqui podemos visualizar a lista de leitura, o histórico de navegação, os downloads atuais e nossos favoritos. Como ainda não temos nenhum favorito, esta parte está vazia, que tal importar alguns?! Clique sobre 'Importar favoritos' para seguir.
Vamos ver se temos algum item salvo como favorito no nosso antigo, Internet Explorer? Como esta opção já está marcada, basta clicar sobre o botão 'Importar' para seguir.
Muito bem, está tudo pronto! Para voltar a aba de favoritos, clique sobre o botão voltar, este representado pelas duas pequenas setas votadas para esquerda.
Aí estão os links favoritos que adicionamos: A pasta de favoritos, Links for Brasil e uma página do bing. Agora, vamos aprender como excluir um link ou pasta da nossa lista de favoritos. Clique com o botão direito do mouse sobre o link do bing para seguir.
'Abrir em nova guia', 'Criar uma nova pasta', 'Renomear' e por último 'Remover'. Estas são as ações que podemos fazer em qualquer favorito. Como o objetivo era remover o link, clique sobre esta opção para seguir.
Muito bem! Agora vamos conhecer o próximo item que compõe nosso Hub. Clique sobre o ícone da 'Lista de Leitura' para seguir.
Clique sobre o item arquivado hoje na nossa lista de leitura para seguir.
Assim que clicamos sobre o item, a aba do Hub é fechada automaticamente para a página arquivada para que a lista de leitura seja lida com clareza, como a mesma página em que estávamos, a página da lista de leitura apenas recarregou. Sendo assim vamos continuar a leitura. A teoria da autoeficácia refere-se a autoestima, em crer nas próprias habilidades. Não se tratando de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal (expectativa de resultado). Clique novamente sobre o Hub, para seguir.
Agora em destaque, está a última página que acessamos em nossa lista leitura. Para conhecer o próximo do Hub, clique sobre o ícone do histórico, este representado por um relógio.
Aí estão os links que acessamos nas últimas horas. Quando necessário, também é possível limpar este histórico. Clique sobre 'Limpar todo o histórico', para ver como fazer isso;
Isso mesmo! Todos os itens marcados nesta lista, como histórico de navegação, cookies e dados de sites salvos, dados e arquivos armazenados em cache, serão excluídos quando você fizer a limpeza. Mas além destes itens, há outros itens que ainda não é possível visualizar. Clique sobre 'Mostrar mais' para seguir.
Muito bem! Aí estão os outros itens, todos podem ser marcados quando necessário, para excluir nosso histórico de negação temos de clicar sobre o botão 'Limpar', e como ele está mais abaixo, clique sobre a barra de rolagem, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Clique sobre 'Limpar' para excluir nosso histórico.
Aí está! Nosso histórico limpinho, agora o que resta é conhecer o último item do Hub para seguir. Clique sobre o ícone de Downloads para continuar.
Da mesma forma que o nosso historio a nossa aba de downloads está fazia. Mas sempre que você iniciar qualquer download ele aparecerá aqui. Agora que conhecemos todas as ferramentas que compõe o Hub vamos conhecer outra função que também faz parte do Microsoft Edge. Mas antes vamos criar uma nova guia. Leve o cursor do mouse até a área superior da tela e clique no ícone de adição, localizado ao lado da guia atual.
Muito bem! Veja que com a conexão estabelecida a página de pesquisa fica bem mais recheada, com os principais sites, com o botão para personalizar estes sites, com nossa imagem de usuário e também a opção de exibir o nosso feed de notícias. Agora que tal fazer uma nova pesquisa. Clique sobre a caixa de pesquisa para ativar a edição.
Vamos pesquisar um blog chamado banana blog. Então assim que o cursor do mouse começar a piscar, digite banana blog, assim que digitar clique sobre a seta ir, ou localize e pressione a tecla enter do seu teclado.
Dentre os resultados da nossa pesquisa, clique sobre o primeiro da nossa lista.
Muito bem! O Microsoft Edge é único navegador que permite que você faça anotações, gravações, rabiscos e realces diretamente nas páginas da Web, também como salvar e compartilhar. Para conhecer esta ferramenta, leve o cursor do mouse até a área superior da tela e clique sobre o ícone de um lápis sobre um quadrado, este é o ícone da ferramenta 'Criar uma anotação Web'.
Muito bem! Assim que clicamos nesta ferramenta, a nossa tela muda para o modo de anotação na web, agora, que tal conhecer os itens que compõe esta ferramenta? Leve o cursor do mouse até a primeira delas, da esquerda para direita, a caneta. E dê um clique.
Estas são as cores que podemos escrever nas páginas da web usando a caneta, e abaixo temos os tamanhos dos traços da caneta, clique sobre o menor deles para seguir.
Agora vamos escolher uma outra cor, que tal escrevermos nesta página com a cor vermelha. Clique sobre esta cor para seguir.
Isso mesmo! Agora vamos conhecer a ferramenta marca-texto e suas opções, clique sobre o item ao lado da ferramenta caneta para seguir.
Para destacar nossos textos temos estas seguintes cores e tamanhos de traço. Vamos deixar o tamanho do traço como está, apenas clique sobre cor verde da ferramenta marca-texto, para seguir.
Antes de conhecermos as outras ferramentas, vamos utilizar a ferramenta que acabamos de conhecer, isso mesmo, vamos usar a ferramenta marca texto. Leve o cursor do mouse até o início da frase 'O que ninguém fala, quando falam sobre Marilyn Monroe.', dê um clique, segure o botão do mouse e arraste até o final da frase, depois solte o botão do mouse.
Veja como fica bacana. Vamos ver agora como funciona a ferramenta caneta, mas antes vamos mais abaixo nesta página, leve o cursor do mouse até a barra de rolagem, dê um clique, segure o botão do mouse e arraste até o centro da barra de rolagem, depois solte o botão do mouse. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Agora leve o cursor do mouse até a parte superior da tela, clique sobre a ferramenta caneta para ativa-la.
Isso mesmo, seguindo o traçado que inseri na imagem para você, clique sobre o ponto 1, segure o botão do mouse e arraste seguindo o contorno até o ponto 2. Depois solte o botão do mouse.
Muito bem! Bem bacana, não é? Agora que tal conhecer o próximo item que compõe esta ferramenta do Microsoft Edge, leve o cursor até a parte superior e clique sobre o item que está localizado do lado direito do marca-texto.
Esta é a borracha, agora que ativamos vamos usa-la. Leve o cursor do mouse até o círculo que fizemos usando a caneta e clique sobre ele.
Muito bem! Agora clique sobre a ferramenta que fica ao lado da borracha para conhece-la.
Este é o item 'adicione uma nota digitada', com ele você pode adicionar um comentário ou um lembrete em qualquer local em uma página da Web. Que tal escrevermos para lermos com mais atenção este trecho da postagem do blog?! Então assim que o cursor do mouse começar a piscar, digite: 'Ler com mais atenção', repetindo, digite: 'Ler com mais atenção'. E assim que digitar, clique sobre a último item que ainda não conhecemos.
Está é a ferramenta clipe, como você pode ver através da mensagem em sua tela, assim que você arrastar o cursor do mouse, a seleção que você fez será copiada. Vamos ver como isso funciona? Clique sobre a letra A que inseri, segure o botão do mouse e arraste até o ponto B, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Esta imagem que acabamos de criar foi copiada e podemos salva-la ou ainda compartilha-la. Vamos ver como fazer isso? Leve o cursor do mouse até a área superior direita datela e clique sobre a opção salvar, a primeira opção da esquerda para direita.
Podemos salva-la no OneNote, Favoritos ou ainda em Lista de leitura. Como já estamos em OneNote, clique sobre enviar para salvar nesta opção.
Aí está, a nossa anotação foi enviada. Para sair do modo clipe sobre a ferramenta caneta.
Muito bem! Acho que já conhecemos todos os itens da ferramenta 'Criar uma anotação Web'. Agora que tal conhecermos as configurações do navegador Microsoft Edge?! Para isso, clique sobre o botão sair da ferramenta 'Criar uma anotação Web'.
Na parte superior direita da tela, clique sobre os três pontinhos para abrimos a aba com mais ferramentas.
Entre as opções apresentadas, clique sobre configurações.
A primeira opção que vemos é "Escolha um tema", onde podemos escolher entre claro e escuro, deixaremos como está. A segunda configuração que podemos fazer é ativar ou desativar a opção 'Mostrar barra de favoritos', clique sobre a área branca do botão para ativar.
Perceba que os favoritos que importamos do Windows Explorer estão sendo exibidos na parte superior da tela, bem bacana, não é? Bem, além das opções que estão sendo exibidas agora na aba de configurações, temos outras mais abaixo, para visualiza-las, leve o cursor do mouse até a barra de rolagem, clique com o cursor do mouse, segure e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Na parte superior da aba de configurações vemos que na opção 'Abrir novas guias com', o modo selecionado é 'Melhores Sites', para ver quais opções temos neste item. clique sobre a opção selecionada.
Muito bem! As opções para novas abas são, 'Melhores sites e conteúdo sugerido', 'Melhores sites' e 'Uma página em branco'. Deixaremos como está, clique sobre a opção Melhores site para seguir.
Isso mesmo! Agora vamos ver as opções disponíveis na opção Estilo do modo de leitura, clique sobre 'Padrão' para seguir.
Nesta opção temos Padrão, opção selecionada atualmente, claro, médio e escuro. Clique sobre a opção de modo de leitura atual para deixarmos como está.
Ainda em modo de leitura temos o item tamanho da fonte que atualmente está em Médio, deixaremos está opção também como está, pois, agora vamos conhecer os itens em configurações avançadas. Clique sobre o botão 'Exibir configurações avançadas' para seguir.
Em configurações avançadas temos os itens 'Mostrar o botão da página inicial' que está desativado, 'Bloquear pop-ups' e usar o Adobe Flash Player' que estão ativados, e 'Sempre usar navegação por cursor' que está desativado. Para ver as configurações que estão localizadas mais abaixo, clique sobre a barra de rolagem, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Aqui temos as opções 'Salvar entradas de formulário' que está ativado e 'Enviar solicitações Não Rastrear' que está desativado. Mais abaixo temos as opções 'Pesquisar na barra de endereços com' que atualmente está selecionado para o Bing e 'Mostrar sugestões de pesquisa enquanto eu digito' que também está ativado. Clique novamente sobre a barra de rolagem, segure o botão do mouse e arraste para baixo, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! E por último em configurações do Microsoft Edge temos os itens 'Permitir que os sites salvem licenças de mídia protegidas no meu dispositivo', 'Usar previsão de página para acelerar a navegação, melhorar a leitura e tornar minha experiência geral melhor' e 'Ajudar a proteger meu computador contra sites e downloads mal-intencionados com Filtro SmartScreen' todas estas opções estão ativadas. Bem, conhecemos todos os itens mais importantes do Microsoft Edge. Clique sobre o botão fechar do navegador para seguir.
Muito bem! E assim terminamos a nossa aula, hoje vimos como nos conectar, conhecemos o Microsoft Edge e suas ferramentas. Espero que tenha gostado, não se esqueça dos exercícios e das atividades. Para sair clique sobre o botão 'Sair' ou feche seu navegador de internet. Até mais!
AULA 4
ARQUIVOS
"Acredite em você, sempre!"- Seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10. Começamos a nossa aula com uma frase de um empreendedor de sucesso, Robinson Shiba, fundador da China in Box. Na aula de hoje falaremos de arquivos e pastas, no Windows, um arquivo é qualquer item que armazena informações como imagens, vídeos, músicas, textos e outros, já as pastas são definidas como locais onde os arquivos ou outras pastas podem ser armazenadas. Vamos começar a aula?! Leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e clique sobre a pasta Explorador de Arquivos para seguir.
Perceba que assim que abrimos o Explorador de Arquivos entramos no Acesso rápido, aqui as pastas mais usadas e os arquivos usados recentemente ficam listados, desta forma, se você precisa procurar algo, não é necessário entrar em diversas pastas. Vamos ver quais opções temos quando clicamos com o botão direito sobre um dos itens listados no acesso rápido? Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta 'Imagens'.
Isso mesmo! Veja que a temos: 'Desafixar do Acesso rápido'. Se a escolhermos esta pasta será removida, mas isso não quer dizer que ela será excluída, apenas não aparecerá mais em acesso rápido. Clique sobre a 'Desafixar do Acesso rápido' para seguir.
Muito bem! Mas se ainda você desejar que os arquivos recentes ou pastas frequentes não sejam exibidos permanentemente também é possível. Quer entender melhor? Na parte superior você pode visualizar uma faixa, como se fosse um menu, ali temos diversas ferramentas e acima delas algumas guias, localize a guia 'Exibir' e dê um clique sobre ela.
Muito bem! Entre os grupos de ferramentas da guia exibir clique sobre 'Opções', localizado mais à direita.
Na janela que abrimos, localize a seção 'Privacidade', aqui podemos desmarcar as caixas de seleções para não mais exibir os arquivos e pasta, ou ainda, nesta mesma janela podemos alterar o local onde o explorador de arquivos é aberto. Quer entender melhor? Clique sobre a lista onde no momento está selecionado a opção 'Acesso Rápido. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Se você preferir que o Explorador de Arquivos seja aberto em Este Computador, faça este caminho e clique sobre aplicar, mas deixaremos tudo como está, então selecione novamente na lista a opção Acesso rápido, para seguir.
Isso mesmo! Agora clique sobre o botão fechar da janela Opções de Pasta.
Bem, perceba que no lado esquerdo da tela temos diversas pastas, entre elas também temos uma pasta chamada Documentos, umas das pastas padrão do Windows, dê um clique sobre ela, para seguir. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Aqui podemos visualizar cinco tipos de arquivo, uma pasta, uma 'imagem', um arquivo de 'Música', um 'Documento de texto' e um 'Vídeo'. Clique sobre a imagem para conhecermos algumas funções disponíveis na nossa faixa de opções.
Na 'Faixa de Opções' da guia 'Exibir' você pode visualizar na área superior esquerda a opção 'Painel de visualização', que já está selecionada. O painel de visualização exibe o conteúdo de um arquivo, como a imagem que vemos agora, no lado direito do Explorador de Arquivos, assim é possível ver os conteúdos sem ter a necessidade de abri-los em um aplicativo específico. Interessante essa opção, não é?! Agora clique sobre a opção 'Painel de detalhes'.
Muito bem! Como o próprio nome já diz, esta ferramenta mostra os detalhes do arquivo selecionado, no caso, uma imagem de 1024 por 768 pixels com um tamanho de 77,2 KB. Bem, além da pasta documentos o Windows possui mais três bibliotecas que podem ser usadas para organizar os arquivos por tipo. Vamos ver que bibliotecas são essas?! Mas antes vou explicar o que é a 'Barra de Endereços', essa opção que se localiza abaixo da faixa de opções e permite digitar ou selecionar um arqwuivo que deseja acessar. Leve o cursor do mouse até caixa da 'Barra de endereços' onde é exibido o endereço da pasta : 'Bibliotecas Documentos' e dê um clique sobre ela para seguir.
Agora clique sobre a opção 'Bibliotecas'.
Muito bem! Aqui podemos visualizaras quatro bibliotecas: a biblioteca 'Documentos', que é utilizada para organizar arquivos dos mais diversos tipos como, textos e apresentação de slides, por exemplo; a biblioteca 'Imagens', que é utilizada para organizar arquivos de imagens, da mesma forma é utilizada a Biblioteca 'Músicas' e a biblioteca 'Vídeos'. Vamos abrir a biblioteca músicas, dê um duplo clique sobre essa opção para seguir.
Isso mesmo! Aqui podemos visualizar duas pastas que podem conter arquivos de músicas. Dê um duplo clique sobre a pasta de nome 'Músicas Aluno Legal' para seguir.
Muito bem! Agora vamos ver as diferentes formas de selecionar arquivos e pastas, isso mesmo existe diversas formas de selecionar arquivos. A primeira forma que conheceremos será usando a 'Faixa de opções'. Mas antes temos que voltar até a guia início, leve o cursor do mouse até a área superior esquerda da tela e dê um clique sobre ela.
Para iniciar a seleção dos arquivos, vamos usar as ferramentas localizadas no lado direito da faixa de opções, onde você pode visualizar 'Selecionar tudo', 'Selecionar Nenhum' e 'Inverter seleção'. Vamos escolher a primeira opção e selecionar todos os itens, dê um clique sobre ela para seguir.
Isso mesmo! E agora para desfazer a seleção, clique sobre a opção 'Selecionar Nenhum'
Bem, a opção selecionar tudo seleciona todos os itens disponíveis, a opção selecionar nenhum desfaz a seleção, e a opção 'Inverter seleção'?! Vamos ver agora. Dê um clique sobre ela para seguir.
Isso mesmo! A opção 'Inverter seleção' desfaz a seleção dos itens atualmente escolhidos e seleciona aqueles que não estão selecionados dentro da pasta atual. Como desfizemos a seleção a pouco e inversão as selecionou novamente. Clique novamente sobre a opção 'Inverter seleção' para seguir.
Muito bem! Agora vamos ver como selecionar itens consecutivos, selecionando um intervalo de itens consecutivos dentro da pasta. Vamos lá?! O primeiro item que selecionaremos é o 02, de um clique sobre ele para seguir.
Muito bem! Agora com a tecla 'Shift' do seu teclado pressionada leve o cursor do mouse até o arquivo 10 e de clique sobre ele.
Isso mesmo! Pressionando a tecla 'Shift', não só o item 2 e o 10 foram selecionados, mas também os itens entre eles, ou seja, o intervalo entre eles. Vamos ver o que acontece quando clicamos na opção 'Inverter seleção' neste caso?! Clique em 'Inverter seleção'.
Veja o que ocorreu. Interessante, não é?! Agora clique sobre a opção 'Selecionar nenhum'.
Agora vamos ver como selecionar itens não consecutivos, ou seja, aleatoriamente, sem uma sequência definida. Clique sobre o primeiro item, o item 1.
Isso mesmo! Agora com a tecla 'Ctrl' pressionada clique sobre o item 4 para seguir.
Bem legal, não é?! Isso facilita na hora de fazer a seleção de arquivos em pasta. Bem, novamente vamos desfazer a seleção para seguir. Leve o cursor do mouse até a faixa de opções e clique sobre 'Selecionar nenhum'.
Além de selecionar itens aleatoriamente o Windows também permite selecionar grupos aleatórios, mas acho melhor a gente entender fazendo. Leve o cursor do mouse até onde estão itens e dê um clique sobre o item 1.
Com a tecla 'Shift' pressionada clique sobre o item 3.
Até aqui tudo ok, não é?! Essa é uma ação que fizemos a pouco. Bem, agora vou mostrar como selecionar outro grupo de itens ao mesmo tempo. Pressionando a tecla 'ctrl' do seu teclado clique sobre o item 7.
Para selecionar outro grupo pressione a teclas 'shift+ctrl' ao mesmo tempo e clique sobre o item 10.
Bem interessante, não é?! Bem, ao lado da 'Barra de endereços' há algumas setas que podemos usar para avançar, retornar e outras opções. A seta voltada para esquerda é o Botão de voltar, ela retorna até último local ou aos resultados da pesquisa. A seta voltada para direita é o botão de avançar, com ele podemos avançar até o próximo local ou aos resultados da pesquisa. A pequena seta voltada para baixo quando clicada exibe uma lista de pastas recentemente abertas. A seta voltada para cima abre o local onde a pasta atual está salva. Vamos usar um desses botões agora, clique sobre o botão voltar para seguir.
Agora clique sobre o mesmo botão mais uma vez.
Vamos conhecer agora a pasta 'Imagens' dê um duplo clique sobre ela para abrir .
Quando os arquivos ou as pastas estão selecionados, é possível recortar, copiar, excluir, renomear, compactar, imprimir, etc. Esses procedimentos poderão ser realizados tanto clicando com o botão direito do mouse quanto por meio da faixa de opções do Explorador de arquivos. Clique sobre o item Avatar para seguir.
Isso mesmo! A abertura de um arquivo ou de uma pasta é o primeiro passo para dar início ao gerenciamento de seu conteúdo. Para abrir um arquivo ou pasta, basta clicar duas vezes sobre ele. Mas agora clique novamente sobre o item Avatar com o botão direito do mouse para abrir um menu.
Através desse menu podemos escolher o aplicativo que em abriremos a imagem. Vamos ver?! Leve o cursor do mouse até a opção 'Abrir com' e deixe o cursor do mouse descansar por alguns segundos.
Aqui podemos visualizar todos os programas em que podemos abrir a imagem no momento. Não vamos abri-la, assim clique sobre qualquer área da tela para seguir.
Muito bem! Também a outra forma de visualizar em quais programas podemos abrir um arquivo. Vamos ver?! Dê um clique sobre a pasta 'Telas de Fundos' para seguir.
Clique sobre o item 1 para seguir.
Isso mesmo! Agora leve o cursor do mouse até a faixa de opções e clique sobre a opção 'Abrir', ela está localizada do lado esquerdo da opção 'Selecionar tudo'. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Aqui você também pode ver todos os programas em que podemos abrir as imagens. Também temos acesso a uma opção para definir qual programa padrão será usado para abrir o arquivo. Vamos ver? Clique sobre a opção 'Escolher outro aplicativo".
Perceba que na janela que se abriu a opção 'Sempre Usar este aplicativo para abrir arquivo png' está desmarcada, essa opção varia de acordo com o formato do arquivo que está selecionado. Também podemos usar essa janela para ver outras opções de programas sugeridos. Clique sobre Ok para seguir.
Muito bem! Agora vamos ver como criar uma nova pasta! Como eu disse, as pastas auxiliam na organização dos arquivos no computador, tornando mais fácil a diferenciação e a localização dos conteúdos desejados.' Clique sobre a tela com o botão direito do mouse.
Entre as opções deixe o cursor do mouse descansar sobre a opção 'Novo'.
Muito bem! Agora clique sobre 'Pasta'.
Como esse nome já está selecionado, para apagar basta localizar e pressionar o botão 'Backspace' do seu teclado.
Isso mesmo! Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite o nome da nossa nova pasta, ela se chamará 'Imagens Novas'. Digite 'Imagens novas' e clique sobre qualquer área da tela para seguir ou pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Bem, quando uma pasta ou um arquivo é copiado, automaticamente será criada uma cópia do item original na 'Área de transferência' do Windows. E quando recortamos tal arquivo ou pasta, o próprio item será movido para esse local. Vamos ver como fazer isso?! Clique sobre o item 5 para selecioná-lo.
Você vai clicar sobre ele mais uma vez, só que agora usado o botão direito do mouse.
Entre as opções clique sobre 'Recortar' para seguir.
Perceba que o ícone da imagem está transparente, isso acontece por que nós o recortamos, ou seja ele não será mais localizado nesta pasta, e sim onde colarmos. E vamos fazer essa ação nesta mesma página. Clique com o botão direito do mouse sobre a área branca da tela para seguir.
Entre as opções clique sobre 'colar' para seguir.
Além de usar os menus de contexto, esses que abrimos usando o mouse, também podemos mover, copiar, renomear e excluir usando a 'faixa de opções'. Vamos ver?! Clique sobre o item 1 para selecioná-lo.
Isso mesmo! Agora leve o cursor do mouse até a 'Faixa de opções' e clique sobre 'Excluir' para abrir suas opções.
Não vamos excluir esta imagem, então para seguir, clique sobre o botão fechar da janela 'ExcluirArquivo'.
Como mencionei, também podemos usar a faixa de opções para renomear um arquivo. Vamos ver?! Clique sobre a opção 'Renomear', ela está localizada do lado da opção 'Excluir'.
Veja que o nome da imagem está selecionado. Para apagar localize e pressione a tecla 'Delete' do seu teclado para seguir.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite o numeral '0' e clique sobre qualquer local da tela para seguir ou pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Bem, agora vamos ver como fazer com que arquivos e pastas ocupem menos espaço de armazenamento no disco do seu computador. E também permitindo que eles sejam transferidos mais rapidamente pela web. Vamos aprender como compactar e descompactar. Clique sobre a biblioteca 'Documentos' para seguir.
Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta do arquivo de documentos.
Quando um arquivo ou uma pasta é compactado, suas informações não são alteradas, mas o seu tamanho é reduzido, ocupando menos espaço no disco rígido do computador. Entre as opções deixe o cursor do mouse descansar sobre 'Enviar para'.
Clicando sobre a opção 'Pasta compactada' uma nova pasta compactada será criada no mesmo local e com o mesmo nome do arquivo. Clique sobre 'Pasta compactada' para seguir.
Aí está a cópia compactada da pasta. Bem, até aí tudo bem, não é?! Mas saiba que para utilizar o conteúdo de uma pasta compactada, será necessário descompactá-la. Vamos ver como fazer isso?! Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta compactada que acabamos de criar.
Muito bem! Entre as opções clique sobre 'Extract files'.
Na caixa de diálogo que está sendo exibida, podemos escolher o local onde o conteúdo será descompactado. Como não iremos realizar essa ação realmente. Clique sobre o botão 'Cancelar' para seguir.
Muito bem. Como você vem percebendo durante aula o Windows é um sistema grande e que depende de uma boa quantidade de arquivos e pasta para operar corretamente. E se uma dessas pastas importantes for excluída sem querer, isso não ia ser legal, não é?! Bem, para evitar que isso ocorra podemos ocultar qualquer pasta que você acha importante. Vamos ver como?! Vamos utilizar a pasta compactada, leve o cursor do mouse até a área superior da tela e clique sobre 'Propriedades' para seguir.
Clique sobre propriedades novamente.
No momento é exibida para você a caixa de propriedades da pasta. Vá com o cursor do mouse até a seção 'Atributos' da aba 'Geral' e clique sobre a opção 'Oculto' para marca-la.
Muito bem! Agora clique sobre o botão 'Ok' para confirmar.
Outro modo de ocultar itens é usando a aba 'Exibir' na 'Faixa de opções'. Vamos ver? Leve o cursor do mouse até 'Exibir' e dê um clique sobre ela para seguir.
Na área direita da 'faixa de opções', temos a opção 'Itens ocultos'. Essa opção quando está marcada deixa os arquivos ocultos com a aparência esmaecida, meio transparente. Clique sobre 'Itens ocultos', para seguir. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Isso mesmo! Quando a opção 'Itens ocultos' está desmarcada a pasta fica totalmente oculta. E claro, fora o modo oculto temos oito modos de exibir os arquivos dentro do 'Explorador de Arquivos'. Vamos mudar o modo exibição para seguir?! Leve o cursor do mouse até a 'Faixa de Opções' e clique sobre 'Ícones extra grandes'.
Também podemos mudar a exibição usando o botão direito do mouse. Clique sobre o espaço em branco com o botão direito do mouse.
Deixe o cursor do mouse descansar sobre 'Exibir' para seguir.
Entre as opções clique sobre 'Listas'.
Agora vamos fazer mais uma vez, só que usando a 'Faixa de opções'. Leve o cursor do mouse até a opção 'Ícones médios' e dê clique para selecionar.
Muito bem! Dentro do grupo de ferramentas Layout, temos outros modos de exibição que não conseguimos visualizar ainda, para isso, leve o cursor do mouse até a pequena seta voltada para baixo e dê um clique. Ela está ao lado da opção 'Detalhes'.
Nossa, hoje trabalhamos bastante, não é mesmo? Para seguir, vamos fechar o explorado de arquivos, dê um clique sobre o botão fechar para seguir.
Muito bem! Assim encerramos mais uma aula do curso de Windows 10, hoje conhecemos o 'Explorador de Arquivos', vimos como selecionar de diversas formas arquivos e pastas e muito mais. Espero que tenha gostado, não se esqueça de estudar e fazer os exercícios. Até a próxima!
AULA 5
PROGRAMAS
"Eu quero que todo mundo na Cacau Shows saiba que amanhã pode estar no meu lugar, desde que seja competente." Olá, seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10, hoje vamos falar de programas. Podemos definir como programa um grupo de instruções que determina como um computador executa uma determinada tarefa. E primeiro programa que vamos conhecer e que faz parte dos acessórios do Windows 10 é 'Bloco de Notas'. E vamos fazer isso através da caixa de pesquisa, então dê um clique sobre ela para seguir.
Muito bem! Como você pode perceber não estamos conectados à internet no momento, mas não há nenhum problema, pois vamos focar em conhecer os principais acessórios. Clique sobre 'Pesquisar na Web e no Windows' para ativar a edição.
Muito bem, assim que o cursor do mouse começar a piscar digite a letra inicial do programa que vamos conhecer, lembre-se que eu disse bloco de notas, então digite a letra B e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Isso mesmo! Veja que assim que digitamos a inicial, os programas, aplicativos e documentos que tem a inicial 'B' aparece nos resultados. Dê um clique sobre o programa que vamos abrir para seguir.
Muito bem! O Bloco de notas é um aplicativo de edição de textos simples, seu formato padrão é txt. Esse aplicativo nos permite formatar o texto alterando a fonte , tamanho e o estilo. E essa formatação, quando é realizada altera o conteúdo automaticamente. Vamos digitar?! Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite 'Aluno' e assim que digitar clique sobre o botão fechar do 'Bloco de notas'.
Isso mesmo, ali está o texto que escrevemos, não vamos salva-lo, então para seguir clique sobre o botão central da janela que apareceu na sua tela.
A maioria das atividades desenvolvidas no computador necessita de programas para serem realizadas. Vamos imaginar uma fotografia, ela necessita de um programa para ser editada, da mesma forma que uma pasta necessita de um programa para ser compactada ou descompactada. Mas onde estão estes programas?! Bem, todos os programas instalados no computador podem ser gerenciados pela opção 'Programas e Recursos'. E é essa opção que vamos localizar. Clique novamente sobre a lupa da nossa caixa de pesquisa.
Clique novamente sobre 'Pesquisa na Web e no Windows para ativar a edição.
A opção 'Programas e Recursos' está localizada no 'Painel de Controle'. Então assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: Painel de Controle, repetindo, digite: Painel de Controle. Assim que digitar localize pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Isso mesmo! Na área inferior esquerda localize a opção 'Programas' e dê um clique sobre ela.
Aí está! Temos 'Programas e recursos' e 'Programas padrão', que iremos conhecer mais à frente. Clique sobre, 'Programas e recursos' para continuar.
Está é tela da opção 'Programas e Recursos', aqui podemos desinstalar um programa, alterá-lo ou repará-lo. Essa tela também pode ser exibida de forma diferente, com blocos, por exemplo. No seu computador, escolha a maneira que facilitará a sua visualização. Quando um programa não for mais útil, podemos desinstala-lo e assim liberar mais espaço no disco. Vamos ver como desinstalar, mas antes, claro, temos que selecionar um programa, clique sobre o programa 'Audacity 2.0.3' para seleciona-lo.
Isso mesmo! Agora leve o cursor do mouse sobre a opção 'Desinstalar' e dê um clique sobre ela, para realizar a ação. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
'Você tem certeza que deseja remover completamente o programa Audacity e todos os seus componentes?' Clique sobre o botão 'Sim', para seguir.
Aí está! Veja a desinstalação foi concluída, e para confirmar clique sobreo botão 'ok' para seguir.
Vamos voltar para primeira página do 'Painel de Controle', leve o cursor do mouse até o botão 'voltar' e dê um clique sobre ele.
Bem, agora vamos falar sobre os 'Programas padrão'. Programa padrão é todo o programa que o Windows utiliza para abrir arquivos de um determinado formato. Vamos entender melhor?! Então clique sobre 'Programas Padrão' para seguir.
Quando um computador possui mais de um programa com a mesma finalidade, basta definir um deles como padrão. Vamos ver como fazer isso?! Clique sobre 'Definir os programas padrão' para continuar.
Entre a lista de programas localizada a esquerda, vamos escolher um programa. Que tal o 'Microsoft Edge'? Para localiza-lo clique sobre a barra de rolagem da lista de programas, segure o botão do mouse e arraste até o centro da lista . Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Muito bem! Clique sobre 'Microsoft Edge' para seleciona-lo.
Se definirmos o 'Microsoft Edge' como programa padrão. Sempre que clicarmos em um link, por exemplo, ele abrirá diretamente através do 'Microsoft Edge'. Como você pode ver no centro da tela, este programa já é definido como padrão em 3 das 7 opções. Vamos ver que padrões são esses? Clique sobre 'Escolher os padrões para este programa' para seguir.
Muito bem! Veja que o 'Microsoft Edge' é definido como padrão na extensão de pdf e para dois dos 4 protocolos. Clique sobre 'Selecionar tudo' para que 'Microsoft Edge' seja padrão em qualquer das sete opções.
Agora clique sobre o botão salvar para seguir.
Isso mesmo! E aqui vai um lembrete: As configurações de programas padrão que realizamos estará restrita apenas ao usuário atual. Agora clique sobre o botão 'ok', localizado na área inferior direita para seguir.
Bem, entre as opções que vemos na tela temos a 'Definir acesso a programas e padrões do computador', acessando essa opção é possível definir que todas as contas de usuário do computador utilizem a mesma configuração de programas padrão. Vamos entender melhor?! Clique sobre 'Definir acesso a programas e padrões do computador'.
Através dessa ferramenta também é possível especificar configurações de programas padrão diferentes para cada usuário. A primeira opção de configuração é 'Microsoft Windows', ela utiliza apenas os programas incluídos na instalação do windows como padrão; a opção 'Não-Microsoft', utiliza apenas os programas de outros fabricantes instalados no computador como padrão, e a ultima opção, que é a opção que está selecionada no momento, é 'Personalizada', ela utiliza a combinação de programas da 'Microsoft' e 'não-Microsoft'. Clique sobre a opção 'Personalizada' para abrir.
Para visualizarmos melhor, clique sobre o botão maximizar da janela para seguir.
Aqui podemos escolher um navegador, escolher um programa de e-mail, escolher um programa de media player, escolher um programa de mensagem instantânea e uma máquina virtual padrão para Java. Vamos deixar as opções como estão, então clique sobre 'Cancelar' para seguir.
Agora clique sobre o botão fechar da janela 'Programas Padrão'.
Bem, além dos programas como o 'Microsoft Edge' o Windows possui uma coleção de programas chamada 'Acessórios do Windows', que iremos conhecer mais detalhadamente agora. Clique sobre o botão iniciar para seguir.
Agora clique sobre a opção 'Todos os Aplicativos' para abrir a lista.
Os Acessórios do Windows auxiliam o usuário na execução de tarefas do dia a dia, agendamento de compromissos, gravação de áudios, captura de telas e etc. O primeiro acessório que vamos conhecer é o 'Conexão a área de trabalho remoto'. Então clique sobre Acessórios do Windows para seguir.
Muito bem! Clique sobre 'Conexão de Área de Trabalho Remota', o segundo acessório da lista de cima para baixo. Dê um clique para abrir.
Isso mesmo! Veja que além do programa 'Conexão de Área de Trabalho Remota', outros acessórios estão abertos em nossa barra de tarefas. Vamos conhece-lo um a um começando por este que está aberto em nossa tela. A 'Conexão de área de trabalho remota' é um recurso que permite ao usuário conectar-se pelo seu computador a outro computador local diferente, porém dentro da mesma rede ou Internet. Dessa forma, é possível conectar-se remotamente do seu computador doméstico ao computador da empresa, acessar um documento e imprimi-lo utilizando a impressora a ele conectada. Clique sobre a pequena seta da opção 'Mostrar Opções' para seguir.
Durante a conexão remota, todos os arquivos, os dispositivos configurados no computador remoto e os aplicativos nele instalados, estarão disponíveis para uso do mesmo modo como se você estivesse na frente do computador. Localizada ao lado da guia 'Geral', clique sobre a guia 'Exibição' para seguir..
Quando a conexão remota é estabelecida também é possível ser gravada, mas para que um computador seja conectado por meio da Conexão de Área de Trabalho Remota, alguns fatores devem ser observados: O computador remoto deverá estar ligado e possuir conexão de rede. Se o computador estiver com a seção atual suspensa, a conexão não poderá ser realizada; possuir acesso de rede ao computador e permissão para estabelecer a conexão. Agora que tal conhecer outro acessório do Windows? Clique sobre o botão fechar da janela aberta em sua tela para seguir.
Muito bem! Agora clique sobre o ícone do nosso próximo acessório, este que está localizado ao lado da pasta do 'explorador de arquivos'.
Muito bem! O aplicativo 'Diário do Windows' permite criar anotações escritas à mão, usando a caneta de um tablet ou um monitor touch screen. Na parte superior deste programa temos todas as suas ferramentas. A ferramenta selecionada no momento é a caneta com ponta de cinzel fino, mas temos outras opções, vamos ver?! Clique sobre essa ferramenta por alguns segundos para abrir as opções. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Muito bem! O aplicativo 'Diário do Windows' permite criar anotações escritas à mão, usando a caneta de um tablet ou um monitor touch screen. Na parte superior deste programa temos todas as suas ferramentas. A ferramenta selecionada no momento é a caneta com ponta de cinzel fino, mas temos outras opções, vamos ver?! Clique sobre essa ferramenta por alguns segundos para abrir as opções. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Cinzel fino', 'Ponta Fina', 'Ponta Muito Fina', 'Ponta Média' e 'Marcador de 2 mm', essas são todas as opções de pontas, mas também temos uma opção para configuração, a 'Configurações de Caneta...'. Além das opções de caneta, também podemos utilizar o marcador texto. Deixe cursor do mouse descansar sobre a ferramenta para seguir.
'Médio', 'Grosso' e 'Extra Grosso', essas são as espessuras dos marcadores de texto, mas como a ferramenta 'Caneta' o 'Marcador-texto' também pode ser configurado. Além das ferramentas que apresentamos, também podemos contar com o auxílio das ferramentas, borracha, ferramenta de seleção, inserir e remover espaço e sinalizador. Agora que tal testarmos um marcador? Clique sobre o marcador 'Grosso' para seguir.
Em um ambiente real não temos estas linhas que usaremos como guias para usarmos o marcador. Clique sobre o ponto 1, segure o botão do mouse e arraste até o ponto 2, depois ao ponto 3 e solte o botão do mouse.
Bem bacana, não é? Agora vamos conhecer outro programa, mas não vamos fechar o Diário do Windows pois ele vai no ajudar a conhecer a 'Ferramenta de captura'. Leve o cursor do mouse até a Barra de Tarefas clique sobre o ícone ao lado do ícone do Diário do Windows.
A ferramenta de captura cria um instantâneo da tela do computador, na integra ou parcialmente. E ainda permite adicionar notas, salvar o arquivo e enviar por e-mail. Na opção 'Novo' localizado na lateral esquerda da 'Ferramenta de Captura' podemos escolher que tipo de recorte fazer. Clique sobre 'Novo' para seguir.
O primeiro formato é o que está selecionado no momento: O 'Recorte de Formato Livre', com essa opção é possível desenhar à mão livre a área que deseja capturar na tela do computador. A Captura Retangular a Captura de janela e o recortede Tela Cheia. Vamos escolher a opções Captura Retangular, então clique sobre esta opção para seguir.
Vamos fazer o recorte do desenho que fizemos, clique sobre o lado esquerdo da tela, segure o botão do mouse e arraste até o lado direito, depois solte o botão do mouse.
Automaticamente depois que fizemos a captura, uma tela com a área de captura é aberta. Bem interessante essa ferramenta, não é?! Mas antes temos muitas outras para conhecer, clique sobre a opção 'Arquivo' para seguir.
Agora vamos salvar a captura que fizemos. Então clique sobre esta opção para seguir.
Isso mesmo! Antes de salvar podemos escolher o tipo de extensão, porem deixaremos como JPEG mesmo. Clique sobre salvar para seguir
Muito bem! Agora clique sobre o botão fechar, mas lembre-se, se você quiser fazer uma nova captura basta clicar sobre a opção 'Novo'..
Agora, antes de conhecer outro acessório do Windows vamos fechar o Diário do Windows. Clique sobre o botão fechar para seguir.
Como já salvamos o desenho que fizemos através da captura de tela, clique sobre 'Não' para seguir.
O próximo assessório que iremos conhecer é chamado de gravador de passos e para conhece-lo, assim como os outros, leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e clique sobre o ícone do aplicativo mais próximo da pasta do nosso 'Explorador de arquivos'.
Aí está o nosso gravador de passos. Sem muitas ferramentas e opções, esse aplicativo é bem útil e muito fácil de usar. Vamos testar?! Então muito bem, clique sobre 'Iniciar gravação'.
Muito bem! A área de trabalho como estamos vendo agora será a primeira tela gravada. Caso estiver usando dois monitores no mesmo computador ele também será gravado. Agora vamos fazer uma outra ação para que ela seja capturada. Leve o cursor do mouse até o ícone do Explorador de Arquivos, mais conhecido como 'MEU INICIAR' e dê clique.
Isso mesmo! Quando você for gravar passos no seu computador e surgir a necessidade de fazer uma anotação ou um lembrete, lembre-se que não é necessário parar a gravação para fazer isso, o aplicativo 'Gravador de passos' também tem uma ferramenta para adicionar comentário. Agora leve o cursor do mouse até a pasta 'Documento e dê um duplo clique para abri-la.
Agora vamos finalizar a gravação. Clique sobre 'Parar Gravação'.
Perceba que assim que clicamos em 'Parar Gravação', já aparece para você essa janela, onde contém todos os passos e informações que gravamos. E lembre-se: antes de salvar é muito importante revisar, mas agora vamos conhecer outro programa. Clique sobre o botão fechar da janela atual para continuar.
Isso mesmo! Agora clique sobre o botão fechar da nossa pasta de documentos.
Muito bem! O próximo acessório do Windows é chamado de Centro de mobilidade do Windows. Quer entender melhor? Leve o curso do mouse até a barra de tarefas e dê um clique sobre ele.
Através desse acessório você terá algumas das ferramentas mais importantes, referente as configurações básicas a sua mão. Como som, bateria, no caso de notebook, vídeo e sincronização, além do brilho da sua tela. Vamos testar essa última opção citada? Então leve o mouse até o cursor de brilho, dê um clique, segure o botão do mouse e arraste até o início. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Faça a mesma coisa, mas leve o cursor de brilho para direita.
Muito bem! Vamos conhecer o tão famoso Paint, ainda não conhece? Então clique sobre o botão fechar do acessório Centro de mobilidade do Windows para seguir.
Este aplicativo do Windows que permite tanto a criação de desenho, como a edição de imagens digitais. Vamos ver como funciona o 'Paint'. Leve o cursor do mouse até a 'Barra de tarefas' e clique sobre o ícone do 'Paint', esse é representado por uma aquarela.
Isso mesmo! Aqui já podemos visualizar as principais ferramentas do 'Paint', temos a aba 'Exibir' e a aba 'Início', que é a aba em que estamos agora. Nesta aba temos ferramentas como 'Colar', 'Selecionar', 'Pincéis, 'Tamanho do traço', 'Cor 1 e Cor 2' e outras. E a primeira edição que vamos fazer é selecionar uma outra cor para a cor 1. Leve o cursor do mouse até a paleta de cores e clique sobre a cor vermelha.
Veja que no grupo chamado ferramentas a ferramenta balde de tinta está selecionado. Para ver para o que ela serve dê um clique sobre área de desenho.Muito bem! Agora vamos mudar a cor mais uma vez, e como ela ainda está selecionada, para alterar clique sobre uma outra cor em nossa paleta. Dessa vez iremos utilizar o amarelo. Clique sobre ele para continuar.
Que tal escolhermos um pincel diferente?! Clique sobre o pincel para escolher a opção!
Agora clique sobre o pincel com efeito spray. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Assim como no acessório 'Diário do Windows' este pontos de indicação não aparecerão em um ambiente real, mas para desenharmos aqui você seguirá as indicações. Então leve o cursor do mouse até o ponto 1, dê um clique segure o botão do mouse, arraste até o ponto 2 depois ao ponto 3, e solte o botão do mouse.
E para concluir. Clique sobre o ponto 3, segure o botão do mouse e arraste até o ponto 4, depois solte o botão do mouse.Bem legal, não é?! Agora vamos conhecer um aplicativo, que diferente do bloco de notas, disponibiliza um conjunto maior de opções para formatação de textos. Mas antes temos que fechar o 'Paint', clique sobre o botão que corresponde esta ação para seguir.
'Deseja salvar as alterações em Sem título'. Clique sobre Não Salvar para continuar.Leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e clique sobre o ícone de uma folha de papel.
Esse é WordPad, além das ferramentas que são exibidas na área superior, ainda temos possibilidade de inserir elementos gráficos como ilustrações e imagens. Vamos ver como esse caminho até uma imagem funciona? Então entre o grupo de ferramentas inserir clique sobre 'Imagem' para seguir.
Super fácil, não é? E veja que bacana, a imagem que desenhamos e capturamos está entre as imagens que podemos inserir no Wordpad, mas não vamos fazer isso agora, porém você terá a possibilidade de treinar mais em nossas atividades e claro, no seu próprio Windows. Clique sobre o botão 'Cancelar' da janela 'Selecionar imagem'.Ufa! Vimos muitos acessórios do windows, não é?! Clique sobre o botão fechar de Wordpad para seguir.
Muito bem! Assim encerramos mais uma aula do curso de Windows 10. Hoje conhecemos os 'Programas', o que são e para que servem. Aprendemos sobre cada função daqueles aplicativos que são mais conhecidos com 'Acessórios do Windows'. Espero que tenha gostado, não se esqueça de estudar e fazer os exercícios. Para sair clique sobre o botão 'Sair' ou feche seu navegador de internet e até a próxima!
AULA 6
APLICATIVOS
"As frustrações, a hostilidade e a raiva geradas pela pobreza não podem garantir a paz.". Olá, seja bem-vindo a mais uma aula do seu curso de Windows 10, começamos a aula com uma frase de Muhammad Yunus, prêmio Nobel da paz e criador do conceito de microcrédito, bem você vai conhecer mais sobre ele em nossas atividades, agora, vamos a aula! Hoje vamos falar sobre os aplicativos que compõe este sistema operacional. E um deles é a loja de aplicativos. Vamos conhecê-la? Leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e clique sobre o botão iniciar.
Podemos localizar os aplicativos através da nossa caixa de pesquisa, da função 'Todos os aplicativos' ou através dos blocos de aplicativo, como vamos fazer hoje. Então assim que localizar o bloco aplicativo 'loja', dê um clique sobre ele para abrir.
Muito bem! Esta é a Pagina Inicial da nossa loja, aqui estão presentes as novidades e os aplicativos mais buscados. Caso você queira procurar algo específico você pode usar a caixa de pesquisa localizada na área superior direita, ou através das abas localizadas também na parte superior. Clique sobre a aba 'Aplicativos' para seguir.
Isso mesmo! Agora leve o cursor do mouse até a barra de rolagem, dê um clique, segure o botão do mouse e arraste até o centro da mesma, depois solte o botão do mouse.
Aqui podemos ver os aplicativos gratuitos em destaque, que tal baixarmosa Netflix. Então dê um clique sobre ela para seguir.
Se você ainda não conhece, saiba que a Netflix é um serviço de transmissão online de séries e filmes, além de produzir conteúdo próprio. Clique sobre o botão gratuito para seguir.
Bem, enquanto baixamos este aplicativo vamos conhecer outro aplicativo nativo do Windows 10. Leve o cursor do mouse até o botão iniciar e dê um clique sobre ele para seguir.
O próximo aplicativo que iremos conhecer é o OneNote. Dê um clique sobre o bloco correspondente para continuar.
Veja que bacana, antes de entrarmos no OneNote temos uma pequena apresentação do aplicativo. Com ele você pode anotar coisas, simplesmente para lembrar, clique sobre a seta para seguir.
Com o OneNote você não precisa salvar suas anotações ao sair do aplicativo, elas são salvas automaticamente. Clique novamente sobre a seta para seguir.
Muito bem! Agora clique sobre 'Começar a usar o OneNote'.
Isso mesmo! Veja que legal, o clip que fizemos em um blog ainda está salvo aqui. Agora que tal criarmos uma nova anotação? Na parte esquerda da tela, localize a opção '+ página' e dê um clique para abrir uma página em branco.
Muito bem! Antes de iniciarmos a aula, copiei um pequeno texto para nossa área de transferência. Então para seguir, clique com o botão direito do mouse sobre a tela.
Entre as opções clique sobre colar para seguir.
Muito bem! Além de copiar informações da internet, também podemos escrever, editar, desenhar e muito mais. Agora que tal inserirmos uma imagem para complementar a informação que inserimos na tela? Clique sobre a opção imagem para seguir.
Localize a imagem chamada teorema de Pitágoras e de clique sobre ela para inserir.
Como não precisamos salvar a nossa anotação. Clique sobre o botão fechar do aplicativo OneNote para sair.
Aí está! O nosso aplicativo foi baixado. Clique sobre abrir para seguir.
Veja que bacana, podemos testar o serviço da netflix por um mês sem pagar nada. Bem, mas não está na hora de assistir filmes. Então clique sobre o botão fechar da janela atual.
E agora para conhecermos outros aplicativos, clique sobre o botão fechar da nossa loja.
Isso mesmo, o próximo aplicativo que vamos abrir é o Groove Música. Leve o cursor do mouse até o botão iniciar e dê um clique sobre ele.
Muito bem! Agora localize entre os blocos de início o bloco Groove Música, assim que localizar clique sobre ele.
Com o Groove você pode ouvir as suas músicas e ainda, usando menu, localiza-las através das categorias Álbuns, Artistas, Músicas e o que está Reproduzindo no momento; clique sobre 'Músicas' para seguir.
Como você pode perceber, aqui temos algumas músicas, entre elas, uma que está selecionada para ser reproduzida, basta apertar o play. Então, clique para seguir. Caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Entre os botões que usamos para dar o play, temos os botões avançar e voltar, o botão de volume, reproduzir a lista de músicas aleatoriamente e loop, que é usado para reproduzir novamente a mesma lista ou música. Para seguir, clique com o botão direito sobre a música que estamos reproduzindo agora.
Agora vamos ver como criar uma lista de músicas personalizada, então deixe o cursor do mouse descansar por alguns segundos sobre 'Adicionar a' para seguir.
Entre as opções clique sobre 'Nova lista' para seguir.
Clique sobre a caixa de texto para ativar a edição.
Assim que o cursor do mouse começar a piscar digite: aluno legal, repetindo, digite aluno legal, assim que digitar clique sobre o botão salvar para seguir.
Muito bem, esta música foi adicionada a lista de reprodução que criamos. Bem bacana, não é? Agora que tal conhecermos outro aplicativo? Clique sobre o botão fechar do Groove para seguir.
E como na aula anterior, irei abrir todos os aplicativos que iremos conhecer, assim não teremos que fazer este mesmo caminho várias vezes. Agora leve o cursor do mouse a barra de tarefas e clique sobre o ícone do aplicativo Filmes e Tv, este localizado ao lado da pasta do Explorador de Arquivos.
Na categoria filmes você pode comprar e alugar filmes. Estes que você está visualizando os filmes que estão em alta no momento. Clique sobre a categoria TV para seguir.
Com os programas de tv é mesma coisa, mas só podemos adquiri-los na loja. Clique sobre a categoria vídeos para seguir.
Aqui ficam os vídeos que estão armazenados no nosso computador. Dê um duplo clique sobre o vídeo para iniciar a reprodução.
Bem simples e intuitivo, não é mesmo? Agora vou continuar te apresentando os aplicativos. Clique sobre o botão fechar para seguir.
Agora clique sobre o botão fechar do aplicativo Filmes e Tv para seguir.
Muito bem! Agora vamos conhecer o aplicativo de fotos, clique sobre ele para abrir.
As fotos também são organizadas por categorias, coleções, álbuns e pasta, assim você pode se organizar da forma que mais lhe agrada. Agora vamos ver como editar as nossas fotos. Isso mesmo! Com o aplicativo, fotos do windows 10, temos ferramentas básicas para edição, vamos conhece-las? Para isso temos que selecionar uma foto clique sobre aquela com ilustração do nosso mascote.
Na parte superior direita da tela temos o menu de ferramentas de edição. A primeira da esquerda para direita é a ferramenta compartilhar! Depois temos apresentação de slides e logo em seguida, aprimorar. Clique sobre aprimorar para seguir.
Perceba que já vemos alguma diferença na imagem, clique novamente sobre aprimorar para cancelarmos a edição.
Muito bem! As outras ferramentas são: Edição, Girar e Excluir, clique sobre 'edição' para seguir.
Na parte esquerda da tela temos as ferramentas de edição e na área direita as suas variações. A primeira ferramenta que estamos conhecendo é correções básicas, que está na lateral esquerda! E com ela temos as ferramentas: filtros, luminosidade, cor e efeitos. Clique sobre a ferramenta filtros para conhece-la.
Muito bem! Aqui, na parte lateral direita de sua tela, temos os filtros que podem ser aplicados em suas fotos. Agora, vamos conhecer outra correção básica. Clique sobre a próxima ferramenta para seguir.
Com a Luminosidade temos as ferramentas Brilho, contraste, realces e sombras. Agora clique sobre a ferramenta cor para seguir.
Isso mesmo! Com a ferramenta cor temos temperatura, tonalidade, saturação e explosão de cores. Agora clique sobre Efeitos para seguir.
Com esta ferramenta temos vinheta e foco seletivo. Que tal testarmos essa última ferramenta. Clique sobre foco seletivo para seguir.
Muito bem! Agora vamos diminuir o tamanho do foco. Leve o cursor até o círculo lateral esquerdo e dê um clique, segure o botão do mouse arraste um pouco para direita, próximo ao centro do círculo, indicado por uma cruz, depois solte o botão do mouse. Faça isso usando o botão ajuda.
Muito bem, agora clique sobre o centro da circunferência e arraste até o gato da ilustração ficar no centro, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Agora para confirmar a edição leve o cursor do mouse até o botão aplicar, localizado na parte superior direita da tela.
Muito bem! Agora vamos salvar uma cópia da imagem. Desta forma teremos a nossa imagem original e está modificada. Então leve o cursor do mouse até o botão salvar cópia e dê um clique. O ícone desta ferramenta é de um duplo disquete, que se encontra na parte superior direita de nossa tela.
Perceba que na parte superior o nome da nossa imagem foi modificado, isso acontece pois temos agora duas imagens, uma modificada e a nossa original. Clique sobre o botão fechar para seguir.
Agora vamos conhecer o próximo aplicativo. Leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e dê um clique sobre o ícone laranja, com dois bonequinhos para seguir.
Muito bem! Aqui ficam localizados todos os seus contatos, além do nome e do e-mail. Você pode editar estes contatos com outros dados! Bem simples, não é? Agora clique sobre o botão fechar para seguir.
O próximo aplicativo que iremos conhecer é muito útil no nosso dia a dia. Clique sobre o ícone após a pasta na barra de tarefas.
Através do aplicativo mapas, podemos pesquisar destinos,e muito mais. Vamos ver o que o menu deste aplicativo nos oferece? Clique sobre a parte esquerda da tela para abrir o menu.
Com o aplicativo mapas podemos pesquisar nossos destinos, ver o melhor trajeto, marcar os pontos favoritos! Assim você não precisa fazer sempre a mesma pesquisa e ver a cidade em 3D. Clique sobre pesquisar para seguir.
Ao clicarmos sobre pesquisar, podemos localizar museus, compras, restaurantes, café e hotéis. Também podemos ver os endereços que localizamos recentemente. Clique sobre a pergunta 'Onde está papai Noel?', para seguir.
Bem bacana, não é? Agora que tal ver o nosso mapa de uma forma diferente. Leve o cursor do mouse até a parte direita da tela e clique sobre a terceira ferramenta de baixo para cima para seguir. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Estamos usando o modo estrada, clique 'Aérea' para seguir.
Bacana, não é?! Agora clique sobre o botão fechar para seguir.
Vamos conhecer o aplicativo dinheiro? Leve o cursor do mouse até a barra de tarefas e dê um clique sobre o aplicativo que possui um ícone verde.
Muito bem! Através do aplicativo dinheiro você tem acesso a muitas funções e ferramentas que vamos conhecer agora. A primeira página que vemos é a inicial, ou home, onde você tem acesso as principais notícias de hoje, a suas finanças pessoais e fotos. Agora para conhecer outra ferramenta deste aplicativo, leve o cursor do mouse até a lateral esquerda e clique sobre o ícone localizado abaixo do Home.
Aqui temos os índices dos Mercados de câmbio nacionais, como o índice IBOVESPA e também mercados mundiais. Bacana, não é? Mas agora vamos conhecer a ferramenta Moedas. No menu, essa ferramenta se encontra abaixo do ícone da estrela com uns risquinhos. Dê um clique sobre ela.
Com a ferramenta moedas podemos fazer a conversão de diversas moedas, como você pode ver em sua tela. No Exemplo, 1 dólar americano vale R$3,97. Clique sobre a próxima ferramenta para seguirmos.
Muito bem, está aqui é calculadora de financiamento, você pode calcular o valor do empréstimo, o valor da tarifa de financiamento, os juros e o tempo que leva-rá para pagar. Vamos conhecer a próxima ferramenta, clique sobre o próximo ícone para seguir.
Muito bem! Aqui podemos ver os mercados mundiais novamente, mas agora além do nome podemos ver sua localização. O ultimo ícone é do aplicativo 'Comentários do Windows', como já o conhecemos, vamos deixar como e está e fechar o aplicativo dinheiro para seguir.
O último aplicativo que iremos conhecer é muito importante no nosso dia a dia também, o 'Alarme e relógio'. Então clique sobre ele para seguir.
Muito bem! Veja que assim que o abrimos vemos um alarme programado, e ao seu lado podemos ver que ele ainda não está ativo. Para apaga-lo, basta clicar sobre ele e depois clicar sobre o ícone de uma lixeira. Mas que tal ver como adicionar outro alarme? Então leve o cursor do mouse até a parte inferior da tela e clique sobre o símbolo de adição.
Não vamos adicionar nenhum alarme, então leve o cursor do mouse até a parte superior esquerda da tela e clique sobre a seta para voltar.Agora vamos conhecer a próxima ferramenta que compõe o aplicativo 'alarme e relógio'. Clique sobre Relógio Mundial para seguir.o exemplo podemos ver o nosso horário local. Agora clique sobre timer para seguir
Isso mesmo! Aqui vemos que ele está pré-programado com o tempo de quinze segundos e meio, mas isso pode ser alterado, também podemos alterar o tamanho, clicando sobre a seta, localizada ao lado do botão que inicia a contagem. Agora clique sobre cronometro para seguir.
Aí está ele! Bem bacana, não é? Você também pode aumenta-lo clicando sobre a seta. Clique sobre o botão fechar para seguir.
Ufa! E assim terminamos a nossa aula, hoje conhecemos muito aplicativos nativos do Windows, vimos também que muitos deles podem ser usados no nosso dia a dia, espero que tenha gostado, não se esqueça de se aprofundar nos aplicativos que mais lhe agradou. E claro, ainda temos as nossa atividade socioeducativa e prática. Para sair, clique sobre o botão sair, ou feche seu botão de internet.
AULA 7
RECURSOS MULTIMIDIAS DO WINDOWS E SUAS FACILIDADES
'As pessoas podem ser realmente inteligentes ou ter habilidades diretamente aplicáveis, mas se elas não acreditarem nisso, elas não irão dar duro. ' Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10, começamos mais uma vez com uma frase bem bacana, esta é o do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Bem, nesta aula, iremos ver os recursos multimídia do Windows e suas facilidades de acesso. Então vamos começar? Para isso, leve o cursor do mouse até a área inferior da tela e clique sobre a ferramenta de pesquisa.
De um clique sobre pesquisar na web ou no Windows, para ativar a edição.
Isso mesmo, agora que a caixa de texto está habilitada, digite: 'Photo Gallery' Repetindo: 'P - H - O - T - O (Espaço) G - A - L - L - E - R - Y.' Quando terminar, pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Você está indo muito bem! Veja que assim que digitamos, aparecem os resultados de pesquisa. O Windows 10 disponibiliza um conjunto de aplicativos para edição e visualização de arquivos de fotos, músicas e filmes. Aplicativos como o Windows Live Photo Gallery, o Windows Media Player e o Windows Live Movie Maker em geral são instalados juntamente com o sistema operacional. Bem, vamos acessar ao 'Photo Gallery'? Para isso, dê um clique sobre ele.
Parabéns! Abrimos o aplicativo 'Galeria de Fotos' ou 'Photo Gallery'. Este aplicativo permite importar, organizar, editar e compartilhar fotos e vídeos, além de desempenhar a função de visualizador de fotos. Se as configurações de visualização de imagem não foram alteradas pelo usuário, ao clicar ou tocar duas vezes sobre uma imagem, automaticamente o Windows Live Photo Gallery (Ou Galeria de fotos) será iniciado exibindo seu conteúdo. Bem, leve o cursor do mouse até a imagem do cachorro e dê um clique sobre ela para habilitar as funções da Galeria de fotos.
Ótimo! Veja que clicando sobre a imagem, foi habilitado diversas opções para aplicar sobre ela. Uma dessas opções é a 'Marca de pessoa'. O Windows Live Photo Gallery permite a inclusão de marcas e legendas em imagens ou fotografias. É possível aplicar marcas para identificar pessoas, locais ou descrever o conteúdo da foto a fim de facilitar sua localização dentro de uma pasta. Vamos testar? Para isso, leve o cursor do mouse até a opção 'Marca de pessoa' e dê um clique para abrir as opções.
OK!. Vamos testar a opção de 'Marcar uma pessoa'? Então, dê um clique sobre a opção 'Marcar uma pessoa'
Muito bem! Veja que o campo para adicionar um nome está habilitado para escrever, então digite: 'cachorro'. Repetindo: 'cachorro'. Assim que terminar, pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Isso mesmo! Veja que agora foi gravado uma marca de pessoa. Você pode adicionar esta marca a todas as fotos que tem o seu cachorro, no caso. Assim, caso você queira somente ver as fotos e que ele aparece não é necessário buscar em diversas pastas. Vamos ver como isso funciona? Para isso, leve o cursor do mouse até essa marcação e dê um clique, caso necessite, clique sobre o botão ajuda.
Veja só! Agora você pode marcar a pessoa, ou no caso, o cachorro, clique sobre o círculo azul, segure botão do mouse e arraste até o círculo amarelo, depois solto o botão do mouse.
Muito bem, o cachorro já foi marcado na foto, quer confirmar, leve o cursor do mouse até ele e deixe-o descansar por alguns segundos.
Bem legal, não é? Agora que tal editarmos esta imagem? Mas antes disso vamos fechar a ferramenta marcas de pessoa. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
O Windows Live Photo Gallery disponibiliza na guia "Editar" um conjunto de ferramentas que permite corrigir cores, olhos vermelhos, exposição, aplicar retoques e etc. As alterações podem ser realizadas seguindo a ordem escolhida pelo usuário, porém, para maximizar a qualidade do resultado final, recomenda-se seguir a ordem na qual os recursos são disponibilizados nessa guia. Antes de começar a edição de uma imagem,é importante criar um backup de segurança da imagem original. Vamos fazer isso? Então, dê um clique sobre a opção 'Fazer uma Cópia' identificado por duas folhas, uma possui linhas azuis.
OK! Assim que é clicado sobre a opção de fazer uma cópia, é aberto uma nova caixa de diálogo para darmos um nome ao arquivo e o local onde ele será salvo. Que tal deixa esse nome mesmo? Então, leve o cursor do mouse até o botão 'Salvar' e dê um clique sobre ele.
Isso mesmo! Agora que criamos um backup, podemos realizar qualquer edição na imagem sem se preocupar em perder a original. Bem, que tal testarmos a opção de Ajuste automático? Para isso, dê um clique sobre a opção, identificada aqui por uma imagem com um bastão mágico. Essa opção está ao lado de 'CORTE'.
Muito bem! Por meio da ferramenta Ajuste automático, é possível aplicar ajustes em uma fotografia mediante um conjunto de configurações predefinidas pelo próprio aplicativo. Vamos ver quais configurações estão definidas? Dê um clique sobre a opção 'Configurações' para continuar.
Você está indo muito bem! Veja que são 4 opções de ajustes, sendo elas autoexplicativas; Endireitar, Redução de ruído, Cor e Exposição. Além dessas, temos também um controle deslizante para controlar o valor (Qualidade) da imagem. Bem, vamos deixar a qualidade como está, e, ativar a opção 'Redução de ruído'. Para isso, dê um clique sobre a caixa de seleção da mesma.
Muito bem! Agora que está tudo definido, vamos voltar para a janela principal? Dê um clique sobre o botão 'Ok' ou pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Ótimo! Agora que o ajuste está configurado como desejado, dê um clique sobre o 'Ajuste Automático'.
Veja só! A imagem ficou com um tom mais frio. E já que começamos a fazer modificações, que tal aplicar um Efeito? O Windows Live Photo Gallery disponibiliza uma galeria de efeitos com diferentes opções de filtros que podem ser aplicados em fotografias e imagens. Bem, para visualizar o efeito, não precisamos aplica-lo, só precisamos passar o mouse em cima do efeito que desejar. Deixe o cursor do mouse descansar por alguns segundos sobre o primeiro efeito, preto e branco, para continuar.
Isso mesmo! Vamos ver o próximo? Para prosseguir localize e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Que tal aplicarmos esse novo efeito que apareceu na nossa imagem? Para isso, dê um clique sobre ele.
Parabéns! Esse efeito é o 'Tom Sépia', fotos antigas tinham esse tipo de tom. Vamos ver como podemos retocar uma imagem caso seja necessário? Para isso, leve o cursor do mouse até a opção 'Retocar' e dê um clique. Essa opção está sendo identificada por uma imagem com um pincel.
OK! Veja que assim que selecionamos a ferramenta, uma caixa de diálogo aparece na parte inferior da janela dando dicas de como aplicar o retoque nas imperfeições da imagem. Muito interessante, não é mesmo? Com ela podemos tirar as indesejadas espinhas que surgem em nosso rosto. Bom, aprendemos a aplicar um efeito na imagem, agora precisamos aprender a tirar. Para isso, é simples, dê um clique sobre a opção 'Reverter para original' logo ao lado do grupo de efeitos.
Parabéns! O efeito foi removido. Fácil, não? Vamos ver outra ferramenta? Dê um clique sobre a opção 'Cor', localizada do lado esquerdo da ferramenta 'Efeitos'.
Muito bem! Veja só, aqui temos duas opções, Ajustar a cor automaticamente e também predefinições para escolher. A ferramenta 'Ajustar' Cor permite corrigir e melhorar as cores das fotografias e imagens. Vamos testar as predefinições? Deixe o cursor do mouse descansar sobre a última opção da primeira coluna.
Veja só! Assim que colocamos o mouse em cima da opção, ela é aplicada automaticamente a imagem para demonstração. DICA: Podemos utilizar essas opções de cor não só para correção, mas também para criar efeitos diferentes na imagem, assim como de 'Sépia', 'Preto e Branco' e etc. Bem, agora vamos aprender a cortar a imagem? Para isso, dê um clique sobre a opção 'Corte' identificada no grupo 'Ajustes'.
Você está indo muito bem! Veja que assim que clicamos sobre a ferramenta, é criado um retângulo e uma área escura em sua volta marcando onde será cortado. Vamos ver se existe predefinições de proporção? Para isso, dê um clique sobre a seta indicada na parte inferior do botão da ferramenta 'Corte'.
Isso mesmo! Além da opção de Proporção que procurávamos, existem também opções como 'Aplicar corte' utilizada para finalizar o corte que foi configurado na imagem. 'Girar quadro' utilizado para girar o quadro caso deseje fazer uma mudança rápida no corte configurado e por fim 'Cancelar corte' caso não queira mais utilizar a ferramenta de corte. Bem, leve o cursor do mouse até a opção 'Proporção' e deixe o cursor do mouse descansar por alguns segundos, para seguir.
Ótimo! Vamos testar uma destas proporções? Que tal a última opção, 'Quadrado'? Para isso, dê um clique sobre ela.
Muito bem! Assim que é clicado sobre ela, o corte é ajustado sobre a imagem de acordo com a proporção escolhida. Agora, vamos ajustar esse corte na imagem? Para isso, clique e mantenha pressionado sobre a área de corte, depois arraste para direita, deixando somente o cachorro na foto, depois solte o botão do mouse.
Isso mesmo! Bem, já que ajustamos o corte como desejado, vamos aplica-lo? Para isso, leve o cursor do mouse novamente sobre a opção 'Corte' e dê um clique sobre ele para exibir seu menu de opções.
OK! Clique sobre 'Aplicar corte' para continuar.
Parabéns! A imagem foi cortada com sucesso! Você está indo muito bem. Já que aprendemos a cortar, vamos ver como podemos girar a foto, para isso, leve o cursor do mouse até opção 'Girar para a esquerda' e dê um clique, depois solte o botão do mouse.
Muito bem! Uma imagem pode ser girada para a direita ou para a esquerda por meio do Windows Live Photo Gallery. Essa ferramenta que utilizamos foi 'Girar para a esquerda', vamos ver o girar para a direita!? Então, dê um clique sobre a ferramenta logo abaixo da que clicamos anteriormente para continuar.
Isso mesmo! A imagem voltou ao normal. Bom, acho que já vimos muitas opções da aba 'Editar'. Vamos ver o que temos em 'Criar'? Para isso, dê um clique sobre esta aba para continuar.
Ótimo! Através da aba 'Criar' é possível publicar imagens em redes sociais por meio do Windows Live Photo Gallery. Além das opções de publicação em redes sociais, temos também a opção de 'Definir imagem como plano de fundo', um jeito rápido de realizar essa ação Agora vamos conhecer a aba exibir, dê um clique sobre ela para seguir.
Através da opção 'Exibir' o Windows Live Photo Gallery permite exibir fotografias e imagens em uma apresentação de slides. É possível aplicar um tema à apresentação a fim de torná-la mais atraente. Dê um clique sobre a ferramenta 'Apresentação de slides' para continuar.
Muito bem! Veja, temos várias opções de 'Apresentação de slide', para diversos gostos. Bem, acho que vimos várias ferramentas do Windows Live Photo Gallery. Vamos fechar a janela para ver o próximo recurso de multimídia? Dê um clique sobre o botão fechar para seguir.
Opa! Perceba que temos uma mensagem avisando que nossas edições foram salvas, mas caso seja necessário é possível reverte-las. Clique sobre ok para continuar.
Excelente trabalho! Agora que fechamos a janela, vamos abrir o Windows Live Movie Maker? Dê um clique sobre o botão 'Iniciar' para seguir.
Você está indo muito bem! Entre os blocos de início que podemos visualizar, localize o do Windows Live Movie Maker, ele está ao lado do Microsoft Edge, dê um clique sobre ele para abrir o programa.
Isso mesmo! O Windows Live Movie Maker é o editor de vídeos padrão do Windows. Por meio dele, é possível criar e personalizar filmes a partir de vídeos e fotos. O conteúdo de áudio e vídeo pode ser editado no programa ao adicionar títulos e transições de vídeos. Bem, vamos ver como adicionar um vídeo? Para isso, dê um clique sobre o campo branco a direita.
Muito bem! Para adicionar vídeos e fotos no Windows Live Movie Maker, é preciso que eles estejam salvos em algum local do computador.O vídeo que vamos utilizar está localizado na pasta Downloads do nosso usuário. Vamos inseri-lo? Para isso, dê um duplo clique sobre o vídeo.
Parabéns! O vídeo foi inserido com sucesso na linha do tempo do Movie Maker. Outra maneira de adicionar conteúdo é arrastar as imagens ou os vídeos e soltá-los na linha do tempo do programa. Bem, agora que o vídeo foi inserido, vamos aprender a inserir um título e créditos? Para isso leve o cursor do mouse até a guia início e dê um clique no botão 'adicionar Título', ele está minimizado entre o grupo de fermentas 'Adicionar', caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Excelente trabalho! Podem-se inserir textos e descrições nos filmes editados ou criados no Movie Maker, como títulos, legendas e créditos. Veja as especificações de cada tipo de texto: Título: O texto é exibido como um novo item na linha do tempo, antes da foto ou do vídeo selecionado. Ele é exibido com um plano de fundo de cor sólida que o usuário escolher. Legenda: O texto é exibido sobre os vídeos ou as fotos do filme. Créditos: É exibido como um novo item de texto no final da linha do tempo e, são exibidos sobre um plano de fundo de cor sólida com o texto em destaque. Veja também que assim que inserimos o título, automaticamente é aberto uma nova guia, 'Formato', com opções adicionais para atribuir ao título. Bom, agora que já vimos como inserir e editar um Título, vamos ver a Legenda? Para isso, leve o cursor do mouse até a guia 'INÍCIO' e dê um clique sobre ela.
Ótimo! Antes de inserir a legenda, precisamos colocar a barra da linha do tempo no vídeo. Então, leve o cursor do mouse até o marcador e dê um clique sobre ele.
Isso mesmo! Agora que a barra está em cima do vídeo, dê um clique sobre 'Legenda', também localizada no grupo 'Adicionar'. É o segundo quadradinho pequeno ao lado da ferramenta Instantâneo.
Parabéns! A legenda foi inserida com sucesso ao vídeo. Veja que a legenda é colocada em cima da imagem sem nenhum plano de fundo sólido. Vamos digitar uma legenda? Que tal escrever 'Aluno Legal'? Mas antes, localize e pressione a tecla 'Delete' do seu teclado para apagar o texto.
Muito bem! Assim que estiver pronto, digite: Aluno Legal. Repetindo, digite: Aluno Legal. Quando terminar, pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Você está indo muito bem! Agora temos uma legenda. Muito interessante, não é mesmo? Vamos ver agora como inserir o 'Crédito'? Clique sobre a guia início para seguir.
Agora dê um clique sobre a opção 'Créditos', também minimizado no grupo 'Adicionar'
Ótimo! Veja que é exibido um menu com diversas opções de crédito. Com essas opções podemos inserir os créditos individualmente por: Diretor, Estrelando, Local e Trilha, ou então, inserir o Crédito ao todo. Como apenas estamos testando, clique somente sobre a opção 'Créditos' para continuar.
Isso mesmo! Observe que o crédito é inserido no final do vídeo ou imagem. E assim como o título, ele é um texto com um background sólido no seu fundo. Vamos deixar como está e conhecer outro recurso deste aplicativo? Para isso, dê um clique sobre a guia 'Inicio' para continuar.
Muito bem! O Recurso que iremos ver é o adicionar música ao vídeo. Vamos lá? Para isso dê um clique sobre a opção 'Adicionar uma música' na categoria 'Adicionar'.
Veja que temos duas opções, adicionar uma música e adicionar uma música ao ponto atual, clique sobre adicionar uma música.
Agora dê um duplo clique sobre a pasta músicas aluno legal, para abrir.
A música que iremos escolher será a '02'. Então, dê um duplo clique sobre ela para inseri-la na linha do tempo.
Parabéns! Veja que a música foi inserida acima do vídeo, nesta barrinha verde. A música proporciona grande apelo emocional em um filme, podendo ser adicionada de maneira simples e rápida no Movie Maker. É possível inserir músicas de diferentes formatos, como MP3, WMA e WAV. Agora vamos ver como adicionar um tema ao filme sem que tenha dor de cabeça com configurações? Para isso, leve o cursor do mouse até a guia 'Temas de filme automático' e dê um clique sobre o segundo tema contando da esquerda para a direita.
Parabéns! Agora que terminamos, vamos ver como salvar? Para isso, leve o cursor do mouse até a aba 'Arquivo' e dê um clique sobre ela.
OK! Agora deixe o cursor do mouse descansar sobre a opção 'Salvar filme' para continuar.
Veja que temos diversas opções para salvar filme, e a opção que iremos utilizar será a 'Para Computador'. Então, dê um clique sobre ela para continuar.
Isso mesmo! É aberto a caixa de diálogo 'Salvar Filme'. Nela podemos escolher a pasta onde queremos salvar o arquivo e qual nome queremos dar a ele. Bem, vamos deixar esse nome mesmo? Então, dê um clique sobre 'Salvar' para continuar.
Ótimo trabalho! Uma barra será aberta mostrando quanto tempo falta para o arquivo ser salvo. No seu dia a dia aguarde até que o salvamento seja completo. Pressione a tecla 'Enter' do seu teclado para adiantar essa etapa.
Muito bem! Assim que a etapa de salvar é finalizada, é aberto uma caixa de diálogo informando se queremos 'Reproduzir', 'Abrir pasta' ou 'Fechar' o vídeo que salvamos. Clique sobre fechar para seguir.
Parabéns! Bem agora que salvamos e fechamos o nosso vídeo vamos as 'Facilidades de Acesso' que o Windows 10 nos disponibiliza, conheceremos os aplicativos que compõe o pacote de acessibilidade. Vamos lá?! Clique sobre o botão iniciar para seguir.
Localize a opção Todos os aplicativos e dê um clique para abrir.
Clique sobre a vogal A para abrirmos a opção de localização através das iniciais.
Isso mesmo! Agora clique sobre a F de facilidades de acesso para seguir.
Aí está a pasta que procurávamos, dê um clique sobre a pasta facilidades de acesso para abrir.
Como podemos visualizar, o pacote 'Facilidade de Acesso' é composto por aplicativos, que conheceremos agora. Vamos abrir o primeiro da lista, dê um duplo clique sobre a opção 'Lupa' para abrir.
A 'Lupa', é uma ferramenta que permite ampliar uma parte, ou toda a tela do computador, facilitando assim a visualização de textos e imagens. Dê um clique sobre ela para exibir suas configurações.
Isso mesmo! Aqui podemos ver em azul os botões 'Reduzir' e 'Ampliar', ao lado dos botões temos a exibição da porcentagem, que no momento é de 100%. Vamos o restante das configurações. Clique sobre o botão 'Modo de exibição' para seguir.
O modo 'Tela inteira' exibe a tela inteiramente ampliada. O modo 'Lente' simula o uso de uma lupa. E o modo 'Ancorado' fixa uma área com a lupa na parte superior da área de trabalho. Vamos deixar como está, no modo 'Tela inteira'. Leve o cursor do mouse até o botão 'Ampliar' para seguir. Ele está ao lado do botão que contém o sinal de subtração.
Muito bem! O zoom aqui sempre será de 100 em 100%. O próximo aplicativo que conheceremos é uma ferramenta de acessibilidade para deficientes visuais, antes de continuar, clique sobre o botão 'Fechar' da ferramenta 'Lupa'.
O Narrador é um aplicativo que lê os acontecimentos realizados na tela, ele foi projetado para operar tanto na 'Área de trabalho', nas 'Configurações do Sistema' como em outros diversos programas. Para facilitar eu deixei o ícone em nossa barra de tarefas. Leve o cursor do mouse até lá e clique sobre o ícone de um computador com um pequeno balão de diálogo, para abrir as configurações do aplicativo 'Narrador'.
E é essa é narração que você ouvirá no seu computador, através dessa janela que é exibida em sua tela é possível fazer algumas configurações na voz ouvida, como deixar a voz mais lenta ou rápida, o seu volume, densidade e muito mais. Para seguir clique sobre a última opção exibida, 'Sair'.
Bem, você deve estar utilizando uma ferramenta muito comum para fazer essa aula, não é? Não sabe do o que estou falando?! Eu estou falando do teclado do seu computador, sem ele fica bem difícil executar ações no computador, contudo o Windows é um sistema operacional que também é projetado para telas sensíveis ao toque, sendo assim possui o 'Teclado Virtual' como uma das facilidades de acesso. Novamente deixei na barra de tarefaso teclado virtual. Leve o cursor do mouse até lá e clique sobre o ícone do computador com um pequeno teclado, para seguir.
Isso mesmo! O 'Teclado Virtual' pode ser usado com o mouse ou com outro dispositivo de apontamento. Bem, e que tal usarmos este teclado para encerrar a nossa aula? Então localize a tecla Windows e dê um clique sobre ela. Caso necessite clique sobre o botão ajuda.
Agora é só desligar, bem legal, não é? Bem, a nossa aula termina aqui, espero que tenha gostado e não se esqueça de fazer os exercícios e atividades práticas e socioeducativas. Para sair clique sobre o botão 'sair' ou feche se navegador de internet.
AULA 8
SISTEMA, MONITOR E UNIDADES DE ARMAZENAMENTO
'Se você achar que vai criar alguma coisa que não vai agregar valor nenhum, não crie. Primeiro você tem que vender a empresa para você. '. Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula do curso de Windows 10. Começamos a aula com uma frase do Ricardo Sayon, médico pediatra que fundou a loja de brinquedos Ri Happy. Nesta aula, iremos configurar o sistema e o monitor, ver as resoluções disponíveis e também ver como funciona as unidades de armazenamento. Então vamos começar? Para isso, leve o cursor do mouse até a barra de tarefas da tela e clique sobre 'Pesquisar', representado por uma lupa.
Agora clique sobre a caixa de texto para ativar a edição.
Muito bem! Veja que o campo de texto já está habilitado para edição. Assim que estiver pronto, digite: Sistema. Repetindo: Sistema. Quando terminar, localize e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Ótimo! Agora clique sobre a opção 'Sistema'
Parabéns! Acessamos ao sistema. A pasta Sistema exibe as informações relativas ao sistema operacional. Por meio dessa pasta, é possível gerenciar todos os dispositivos do computador como peças e outros itens. Ainda permite realizar configurações simples e complexas no sistema operacional. DICA: Essa caixa de diálogo também pode ser acessada por meio da janela do Painel de Controle nos modos de exibição Ícones Grandes ou Ícones Pequenos. Bem, vamos aprender a alterar o nome do Computador? Leve o cursor do mouse até a opção 'Configurações avançadas do sistema' e clique sobre essa opção, logo a esquerda da janela.
Isso mesmo! Ao instalar o Windows 10, são realizadas diversas operações; uma delas é a definição de um nome para o computador, muito importante porque possibilita distinguir o computador dentro de um grupo de trabalho, fortalecendo sua segurança. Você sabe ou se lembra qual é o nome do nosso computador? Para isso, leve o cursor do mouse até o botão 'Alterar' e dê um clique sobre ele.
Muito bem! Foi exibido a caixa de diálogo Alterações de Nome/Domínio do Computador. Veja só o nome que está. Para realizar alteração, basta apagar o que está escrito e escrever o nome que desejar? Bem, no nosso caso não iremos alterar esse nome. Então, leve o cursor do mouse até o botão 'Cancelar' e dê um clique sobre ele.
Ótimo! Vamos ver o que temos na aba Hardware? Leve o cursor do mouse até ela e dê um clique.
Isso mesmo! Veja que temos duas opções disponíveis nessa aba: Gerenciador de Dispositivos, opção usada para ter acesso a lista de todos os dispositivos de hardware instalados no computador e alterar as propriedades de qualquer um dos dispositivos. E a opção Configuração de instalação do Dispositivo, esta é usada para dar o comando ao Windows de baixar o software de driver para seus dispositivos dando informação detalhadas sobre eles. Vamos para próxima aba? Leve o cursor do mouse até a aba 'Avançado' e dê um clique sobre ela.
Muito bem! No grupo Desempenho temos a opção de realizar a configuração no sistema avançado de efeitos visuais, agendamento de processador, uso de memória e memória virtual. No grupo abaixo, 'Perfis de usuário', temos a opção de configurar a área de trabalho relativas à entrada. E por último o grupo 'Inicialização e Recuperação', com ele temos a opção de informações sobre inicialização do sistema, falha do sistema e depuração. Bom, vamos a próxima aba? Clique sobre 'Proteção do Sistema' para continuar.
Ótimo! Na aba proteção do sistema, começamos com Restauração de sistema, com esta função é possível desfazer alterações no sistema revertendo o computador para um ponto de restauração anterior. Na caixa abaixo temos 'Configurações de Proteção', observa-se as unidades disponíveis para possível ativação de proteção do sistema. Um pouco mais abaixo, temos opções complementares para o sistema de restauração, como gerenciar espaço e excluir pontos de restauração, ou ainda criar um ponto de restauração nas unidades com proteção de sistema ativadas. Muito interessante, não é mesmo? Bem, vamos a última aba? Clique sobre ela para avançar.
Isso mesmo! Essa última aba temos a opção de Assistência Remota. Utilizada para realizar ou receber assistências de um convidado para ajudar a resolver problemas. Para deixar permitido tal assistência, basta acessar o botão 'Avançada'. Vamos acessá-lo? Dê um clique sobre o botão 'Avançada' para seguir.
Parabéns! Fazendo o acesso a essa opção, podemos definir limites para o uso da assistência remota no computador. Vamos desabilitar o Controle Remoto? Leve o cursor do mouse até a caixa de seleção e dê um clique sobre o ícone da lateral da frase "Permitir que este computador seja controlado remotamente" para desativar.
Excelente trabalho! Agora o controle remoto está desativado. Além de ter a opção de ativar/desativar o controle remoto, temos como definir o tempo máximo pelo qual o convite pode ficar aberto. Interessante, não é mesmo? Bem, agora clique sobre o botão 'OK' para continuar.
Muito bem! Voltamos a essa caixa de diálogo. Agora vamos aprender a configurar Monitores? Para isso, leve o cursor do mouse até o botão 'OK' e dê um clique.
OK! Precisamos fechar também essa janela. Clique sobre o botão 'fechar' localizado na parte superior direita da janela para seguir.
Parabéns! Bom, para realizarmos o acesso a configuração de monitores é bem simples. Vamos lá? Leve o cursor do mouse no centro da tela e dê um clique com o botão direito para abrir um menu suspenso.
Isso mesmo! Agora clique sobre 'Configurações de Exibição' para avançar.
Muito bem! A resolução de tela é a capacidade do nível de detalhes de uma imagem digital no qual um componente eletrônico é capaz de suportar. A resolução de tela está relacionada ao nível de tecnologia da placa de vídeo do computador e também à tecnologia e ao tamanho do monitor. Quanto maior o nível de detalhe em uma imagem, maior é a resolução utilizada na tela. Bem, vamos ver como alterar a resolução. Clique sobre 'configurações de vídeo avançada' para seguir.
Isso mesmo! Agora leve o cursor do mouse até a caixa de listagem 'Resolução' e dê um clique sobre ela.
Veja só! Essas são as resoluções disponíveis para o monitor que utilizamos. A resolução mais alta que podemos obter nele é de 1366x(por)768. Uma resolução consideravelmente alta. CURIOSIDADE: Você sabia que a maior resolução de monitor para computador disponível no mercado é de 8K? São simples 8192x4608 de resolução com mais de 37milhões de pixels. Muito interessante não é mesmo? Já imaginou mexer no computador em uma tela gigante como essa? Bem, como não iremos alterar a resolução do nosso monitor, clique sobre qualquer área fora da caixa de listagem para fechá-la.
Ótimo! As outras opções que temos disponíveis nesta tela são: calibragem de cores, texto cleartype, dimensionamento avançado de texto e outros itens e propriedades do adaptador de vídeo. Bem, vamos ver como alterar o tamanho do texto da tela? Para isso, leve o cursor do mouse até a terceira opção descrita e dê clique para seguir.
Muito bem! É possível alterar o tamanho do texto na tela, para facilitar sua visualização. Além do texto, os principais ícones da área de trabalho, das janelas e das caixas do sistema também são alterados. IMPORTANTE: Quando realizado essa alteração, o computador irá exibir uma caixa de diálogo perguntando se deseja reiniciar o sistema para fazer tal alteração.Então, lembre-se, você deve salvar todos seus arquivos antes de realizar essa alteração de tamanho. Caso deseje aplicar essa alteração em algum item especifico, basta seleciona-lo através da barra de listagem. Agora, leve o cursor do mouse até caixa de listagem 'Barras de título' e dê um clique sobre ela para expandi-la.
Isso mesmo! Veja que existem 6 opções de itens. Barras de título, menus, caixas de mensagem, títulos de paleta, ícones e dicas de ferramentas. Não iremos selecionar nenhum deles, então, clique sobre a opção 'Barra de título' novamente.
OK! Agora que já sabemos como configurar a resolução e tamanho dos itens no vídeo. Vamos ver o que é ClearType? Para isso, antes temos que fechar esta janela. Clique sobre o botão fechar para seguir.
Muito bem, agora leve o cursor do mouse até a segunda opção descrita e clique sobre 'texto ClearType'.
ClearType é uma tecnologia de software desenvolvida pela Microsoft que aperfeiçoa a qualidade de leitura do texto em monitores LCD existentes, como telas de laptop, telas de Pocket PC e monitores de tela plana. Bem, já que a opção está ativa vamos avançar? Leve o cursor do mouse até a opção Avançar e clique sobre ela.
Vamos continuar? Leve o cursor do mouse até a opção 'Avançar' e dê um clique.
Veja só! Essas duas caixas de texto são para escolhermos qual o tipo de texto queremos configurar para o Windows. Você consegue perceber a diferença entre eles? Sim, o texto da esquerda está mais falho e com um brilho 'colorido' fino em suas arestas, dando assim uma visão ruim do texto. Bem, vamos ficar com o texto já selecionado mesmo. Dê um clique sobre o botão 'Avançar'
Veja que temos mais um exemplo para selecionar, vou realizar a escolha para você, então para seguir localize e pressione a tecla enter do seu teclado.
Parabéns! O Windows concluiu o ajuste de texto no monitor que escolhemos. No seu dia a dia, você é livre para escolher o exemplo de texto que achar melhor para sua visão. Vamos fechar essa caixa de diálogo? Dê um clique sobre o botão 'Concluir'
Muito bem! Vamos agora trabalhar com a para 'este Computador'? Para isso, devemos antes fechar aba de configurações. Dê um clique sobre o botão 'Fechar' identificado na parte superior da janela.
Ótimo! O trabalho com diversos tipos de arquivos e a disseminação das informações são tarefas indispensáveis para quem trabalha com computador. Todos os dados da máquina são gravados no disco rígido, mas também podem ser gravados em CDs, DVDs ou pen drive. Bom, agora que estamos na área de trabalho podemos fazer acesso a Pasta Computador. Leve o cursor do mouse até o atalho 'este Computador' logo abaixo da pasta 'aluno legal' e dê um clique sobre ele.
Parabéns! A pasta Computador possibilita visualizar todas as unidades de disco rígido, unidades de CD, DVD ou Blue Ray, também os locais de rede do sistema e dispositivos de armazenamento removíveis, como pen drives, por exemplo. Na guia Computador, onde estamos, é possível visualizar as propriedades do sistema, abrir e renomear discos ou locais de rede, acessar mídias, mapear unidades de rede, adicionar locais de rede, gerenciar o computador, desinstalar programas, entre outras opções. Vamos ver o que temos de opção na guia 'Arquivo'? Leve o cursor do mouse até ela e dê um clique.
Isso mesmo! A pasta Computador também possui a guia Arquivo, que permite abrir novas janelas, executar o Prompt de comando ou o Windows PowerShell, excluir históricos, exibir ajuda e fechar pastas. Clique sobre qualquer área fora do quadro da guia 'Arquivo'.
Muito bem! Agora clique sobre a guia exibir. Leve o cursor do mouse até ela e dê um clique.
Ótimo! Na guia Exibir é possível alterar o layout da pasta de diversas maneiras, classificar por, e também fazer mudança do painel de navegação. Vamos mudar o estilo de exibição dos arquivos? Para isso, leve o cursor do mouse até a opção 'Lista' e dê um clique sobre ela.
Muito bem! Veja que agora o modo de exibição está mais limpo, não é mesmo? Bom, agora vamos ver a última guia? Veja que essa última guia não está aparecendo no layout, para aparecer precisamos selecionar algum disco. Vamos fazer isso? Leve o cursor do mouse até o Disco Local (C:) e dê um clique.
Parabéns! Veja que agora a guia 'Gerenciar' apareceu. Essa guia apresenta opções para proteger e gerenciar discos e mídias. Bom, vamos agora ver como podemos detectar erros de disco? Para isso, leve o cursor do mouse novamente sobre o Disco Local (C:) e dê um clique com o botão direito do mouse.
Muito bem! CURIOSIDADE: O disco rígido é o principal componente que armazena os dados do computador. Nele são armazenados todos os arquivos e o sistema operacional da máquina. Os dados são gravados de forma magnética no disco para serem acessados quando houver necessidade. Bem, leve o cursor do mouse até a opção 'Propriedade' e dê um clique.
Isso mesmo! Aqui temos informações como o espaço de disco livre, espaço de disco usado, capacidade e opção para realizar uma 'Limpeza de Disco'. Bom, vamos acessar a guia 'Ferramentas'? Dê um clique sobre a guia 'Ferramentas' para seguir.
Ótimo! O disco rígido é um componente bastante seguro, contudo, algumas ações realizadas no computador podem causar erros no disco, como quedas de energia, programas instalados ou desinstalados incorretamente ou infecção de vírus. Erros no disco podem danificar arquivos pessoais ou do sistema operacional, gerando falhas no sistema. Por meio do Windows 10, é possível detectar e reparar erros no disco, sanando problemas que podem atingir o sistema futuramente. Vamos ver como otimizar uma unidade de disco? Para isso, leve o cursor do mouse sobre o botão 'Otimizar' e dê um clique.
Muito bem! Quando o computador salva os dados no disco, ele o faz de modo aleatório, marcando de forma magnética o local do disco onde o dado é gravado. Dessa forma, os dados não ficam dispostos de maneira contínua no disco, mas, sim, separados em diversos discos magnéticos. Ao apagar dados do disco, o computador também deixa espaços vagos nos locais onde os dados foram apagados, surgindo, então o termo 'Fragmentação de disco'. Com o disco fragmentado, o computador demora mais tempo para salvar, copiar, abrir e excluir arquivos, tornando-se lento. Para solucionar esse problema, utiliza-se a ferramenta Otimizar. Ela coleta os dados do disco e os reposiciona de maneira contínua, aumentando a velocidade de leitura de dados. Então, vamos continuar? Leve o cursor do mouse até o botão 'Fechar' e dê um clique sobre ele.
OK! Vamos ver agora como executar uma limpeza do Disco? Para isso, leve o cursor do mouse até o botão 'Fechar' dessa caixa de diálogo também.
Veja só! Voltamos para o 'Meu computador'. Agora que estamos aqui, podemos ver como executar a limpeza do disco. Vamos lá? Clique sobre o Disco Local (C:) para selecionar.
Isso mesmo! Voltamos para a guia 'Gerenciar' É nela que temos acesso a opção 'Limpeza'. IMPORTANTE: A limpeza do disco elimina arquivos desnecessários do computador, como arquivos de programas desinstalados, arquivos depositados na Lixeira, páginas e arquivos utilizados pelos navegadores da Internet, entre outros. Para manter o computador rápido e eficiente, é preciso realizar a limpeza de disco regularmente. Dê um clique sobre 'Limpeza' para continuar.
Veja que foi exibido uma caixa de diálogo chamada 'Limpeza de Disco'. Ela calcula a quantidade de arquivos que podem ser removidos do computador. No campo 'Arquivos a serem excluídos' marque os tipos de arquivos que deseja excluir. No nosso caso possuímos dois deles selecionados. Sendo um com nada e outra com dados temporários da Internet. Vamos habilitar a lixeira também? Leve o cursor do mouse até a caixa de seleção da Lixeira e dê um clique sobre ela.
Ótimo! Vamos confirmar a limpeza? Para isso, dê um clique sobre o botão 'OK'
Veja só, há uma caixa diálogo perguntando se desejamos mesmo excluir estes arquivos. Vamos confirmar? Dê um clique sobre o botão 'Excluir arquivos' para continuar.
Muito bem! Os arquivos foram excluídos com sucesso. No seu dia a dia,você deve aguardar que o sistema termine de realizar a limpeza para continuar, pode demorar ou também pode ser rápido. Além de conseguir limpar o disco 'manualmente' como fizemos, podemos também agendar essa limpeza. Vamos ver como? Para isso leve o cursor do mouse até 'Pesquisar', localizada na barra de tarefas e dê um clique.
Isso mesmo! Veja que o campo de texto já está habilitado para digitar. Quando estiver pronto, digite: Agendar. Assim que terminar, localize e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Parabéns! Veja só o resultado. Dê um clique sobre 'Agendar Tarefa' para continuar.
Muito bem! Abrimos a caixa de diálogo 'Agendador de Tarefas'. É possível agendar a limpeza do disco no Windows 10, para que seja realizada em uma data e em um período de tempo específico. Ao automatizar essa tarefa, não será preciso lembrar-se de realizar a limpeza do disco e serão minimizadas as chances de ocorrerem problemas no computador. Vamos então fazer esse agendamento? Para começar, leve o cursor do mouse até o grupo 'Ações', do lado direito da tela, e dê um clique sobre a opção 'Criar Tarefa básica' para continuar.
Ótimo! Fizemos acesso ao Assistente para Criação de Tarefa básica. Veja que logo abaixo já nos é apresentado o campo nome e descrição para que possamos dar um nome e uma descrição a tarefa. Vamos então atribuir um nome? Assim que estiver pronto, digite: Limpeza. Repetindo: Limpeza. Quando terminar, leve o cursor do mouse até o botão avançar e dê um clique sobre esse botão para avançar para próxima etapa.
OK! Aqui é onde iremos configurar quando irá iniciar a tarefa e quantas vezes por dia. No nosso caso iremos deixar do jeito que está. Então, vamos avançar? Leve o cursor do mouse até o botão 'Avançar' e dê um clique sobre ele.
Muito bem! Essa parte que estamos é uma das mais importante. Agora iremos escolher qual o tipo de ação queremos executar. Um programa, envio de e-mail ou exibição de uma mensagem. Como vamos fazer uma tarefa de limpeza, nós vamos escolher 'Um programa'. Então, dê um clique sobre o botão 'Avançar' para continuar.
Parabéns! Definimos que será iniciado um programa pela tarefa, agora precisamos escolher que programa. Você pode procurar este programa usando o botão 'Procurar' ou então digitar o seu caminho, caso saiba de cor. No nosso caso vou realizar esta tarefa. Para seguir, localize e pressione a tecla 'Enter' do seu teclado.
Isso mesmo! CURIOSIDADE: Você sabe o que é a extensão .exe? .exe é a abreviação de EXEcutar, EXEcutável, ou seja, é uma extensão de arquivos que podem ser EXEcutados por computadores que estejam executando o sistema operacional da Microsoft Windows. Muito interessante não é mesmo? Bem, agora que o caminho foi digitado, vamos avançar! Dê um clique sobre o botão 'Avançar' para continuar.
Muito bem! Veja só, podemos ver o resumo geral do que será a tarefa que estamos criando, agora é a hora de verificarmos se está tudo como desejamos. Bem, como temos a certeza de que está tudo como desejado, vamos prosseguir com a criação da tarefa. Clique sobre o botão 'Concluir' para continuar
A tarefa foi criada com sucesso. Você pode fazer isso com qualquer programa .exe, basta achar o seu caminho e o selecionar. Agora clique sobre o botão fechar do agendador de tarefas.
Parabéns! Chegamos ao fim de mais uma aula do curso de Windows 10. Espero que tenha gostado, não deixe de estudar e não se esqueça de fazer as atividades práticas e os exercícios. Até a próxima aula! para sair, leve o cursor do mouse e clique sobre o botão Sair, ou se preferir feche seu navegador de internet.
AULA 9
CONFIGURAÇÕES DE SEGURANÇA
'Sonhe mais do que as pessoas achem ser prático. Espere mais do que os outros acham ser possível.' Olá! Seja bem-vindo a última aula do Windows 10. Começamos nossa aula com uma citação de Howard Schultz, fundador da cafeteria Starbucks. Além de bem bacana, esta frase tem tudo a ver com reflexão, o último aspecto que compõe uma pessoa resiliente. E claro, nesta aula também iremos aprender a configurar o a segurança do sistema, como verificar o status de segurança e Firewall. Vamos começar? Para isso, leve o cursor do mouse até a área inferior da tela e clique sobre pesquisar.
Muito bem, agora clique sobre a caixa de texto para ativar a edição.
Isso mesmo! IMPORTANTE: Todo computador que possui acesso à rede pública ou privada está sujeito a riscos. Os maiores riscos para os usuários de um computador são: roubo de senhas e informações sigilosas, exposição de arquivos confidenciais e perda de hardware ou software devido a vírus. Agora digite: painel de controle, repetindo, digite: painel de controle. Depois pressione a tecla ENTER de seu teclado para confirmar a ação.
Em seguida, clique sobre o 'Painel de Controle'.
Veja só! Abrimos a caixa de diálogo 'Painel de Controle'. Agora localize o grupo 'Sistema e Segurança'. Assim que localizar, clique sobre 'Verificar o status do computador', para avançar.
OK! Estamos em 'Central de Ações'. Clique sobre a seta que aponta para baixo, localizada na seção 'Segurança', assim você vai visualizar todos os programas de segurança instalados e seus status de funcionamento.
Veja só! O Windows possui diversas opções de segurança para proteger seus usuários. Todos os programas que realizam a segurança do sistema possuem configurações que podem ser alteradas. Ao modificar esses programas, a segurança do Windows será modificada automaticamente. Agora podemos visualizar os programas de segurança instalados. Bem, já que está tudo ativado, vamos ver como configurar segurança da internet? Para isso, dê um clique sobre o botão 'Fechar' da janela.
Muito bem! Agora leve o cursor do mouse novamente até o canto inferior esquerdo da tela e clique sobre a opção 'Pesquisar' para avançar.
OK! Assim que o cursor começar a piscar, digite: Alterar as configurações de segurança. Repetindo, digite: Alterar as configurações de segurança.
Agora clique sobre 'Alterar as configurações de segurança' para seguir.
Parabéns! Abrimos a caixa de diálogo 'Propriedades da Internet. A Internet é uma rede aberta, por meio da qual milhões de pessoas se conectam para trocar informações e arquivos. Devido à alta capacidade de disseminar informação e à falta de legislação aplicável em muitos países, a Internet não é um ambiente seguro, trafegando os mais variados tipos de vírus e outros programas maliciosos. Vamos então ver como configurar algumas opções? Então, dê um clique sobre o controle deslizante na vertical e arraste ele para cima até o final do controle para máxima segurança
Isso mesmo! Agora ele está configurado na máxima segurança. Vamos agora configurar a segurança para sites confiáveis? Para isso, dê um clique sobre essa opção.
Muito bem! Site confiáveis são sites que temos a confiança de que não danificarão o computador ou seus arquivos. Como são sites confiáveis, vamos deixar o nível permitido baixo. Então, para isso, dê um clique sobre o controle deslizante e arraste ele para o final da barra, depois disso solte o botão do mouse.
Ótimo! Veja que assim que baixamos o nível de segurança, o Windows nos mostra o que aquele nível de segurança ofereçe. Bom, agora vamos ver a segurança de Sites Restritos? Para isso, dê um clique sobre esta opção para continuar.
Isso mesmo! Os sites restritos são para sites que talvez danifiquem o computador ou seus arquivos. Veja que para ele a segurança está alta. A maior garantia possível de segurança. Para que essa segurança funcione, devemos cadastrar o site que queremos que sejam restritos. Vamos ver como fazer isso? Para isso, dê um clique sobre o botão 'Sites'.
Veja só! Abrimos uma nova caixa de diálogo. Para adicionar um site na zona de restrição, basta colocar o link do site no campo de texto e clicar sobre o botão 'Adicionar'. Logo abaixo irá mostrar o site, ou sites que estão restritos. Bem, vamos voltar para caixa de diálogo anterior? Para isso, dê um clique sobre o botão 'Fechar'.
Muito bem! Vamos agora aprender a bloquear ou permitir pop-up? IMPORTANTE: Você sabeo que é pop-up? Eu irei te explicar: Pop-up é uma pequena janela exibida no navegador da Internet que aparece sobre o site em exibição. Essas janelas são abertas frequentemente ao visitar um site, em geral são criadas por anunciantes. Bem, vamos acessar aba para realizar o bloqueio de pop-up? Para isso, dê um clique sobre a aba 'Privacidade'.
O bloqueador de pop-ups é um recurso que possibilita limitar ou bloquear a maioria dessas janelas indesejáveis. Também é possível determinar o nível de bloqueio dos pop-ups. Por padrão, o bloqueador de pop-ups é ativado automaticamente. Para desativá-lo ou reativá-lo basta clicar sobre a caixa de seleção 'Ativar Bloqueador de Pop-ups'. E para alterar suas propriedades, acesse o botão 'Configurações' logo a direita. Vamos ver isso? Leve o cursor do mouse até o botão 'Configurações' e dê um clique.
Veja só! Nessa caixa de diálogo temos a mesma opção que mostramos em 'Sites Restritos'. Só que aqui colocamos os sites que queremos que não sejam bloqueados. Para colocar um site que deseje, basta colar seu link na caixa de texto 'Endereço do site com permissão' e por fim clicar sobre o botão 'Adicionar'. Agora clique sobre o botão 'Fechar' para continuar.
Parabéns! Agora vamos ver como podemos definir a atualização automática do Windows? Então leve o cursor do mouse até o botão iniciar e dê um clique sobre ele.
Muito bem! Agora localize a opções 'configurações" e dê um clique sobre ela
Agora encontre o grupo atualização e segurança e dê um clique para abrir.
Certo! No Windows 10, não é preciso procurar por atualizações ou correções no sistema, pois o Windows Update é capaz de instalar atualizações importantes assim que elas são disponibilizadas pela Microsoft. Vamos clicar sobre 'opções avançadas' para vermos quais as opções disponíveis? Então, dê clique sobre esta opção para seguir.
Veja que temos um caixa de listagem com as opções de como as atualizações devem ser feitas clique sobre ela para abrir as opções.
Muito bem! É possível configurar o Windows Update para instalar todas as atualizações recomendadas automaticamente, configurar para que o sistema exiba notificações das atualizações quando elas são disponibilizadas. Clique sobre a opção recomendada pelo o Windows para seguir.
Ótimo! Veja que existe outras duas seções. Exibir histórico de Atualizações e Escolher como as atualizações serão obtidas. Clique sobre a primeira opção citada para seguir.
Parabéns! Voltamos para a área de trabalho. Agora vamos ver o que é o Firewall? Para isso leve o cursor do mouse até a área inferior da tela e clique sobre pesquisar.
Muito bem, agora clique sobre a caixa de texto para ativar a edição.
Ótimo! Para termos acesso ao software Firewall precisamos acessar ao painel de controle. Então, digite novamente: painel de controle, repetindo, digite: painel de controle. Depois que terminar de digitar, pressione a tecla ENTER para seguir.
Em seguida, clique sobre o 'Painel de Controle'.
Muito bem! CURIOSIDADE: Você sabe de onde surgiu o esse sistema ou software Firewall? O Firewall fruto de uma necessidade de criar restrições de acesso entre as redes existentes, com políticas de segurança que parte do protocolo TCP/IP. Criado no final dos anos 80, época da expansão das redes acadêmicas e militares, que culminou com a formação da ARPANET e posteriormente a internet e a popularização dos primeiros computadores, tornando-se fáceis a invasão da comunidade hacker. Muito interessante, não é mesmo? Bem, dê um clique sobre a opção 'Sistemas e Segurança' para acessarmos o Firewall.
OK! Agora clique sobre 'Firewall do Windows' para avançar.
O Firewall é um software que impede que hackers e alguns malwares acessem o seu sistema por meio da Internet. Esse software verifica todas as informações vindas da Internet e da rede interna do computador, e então permite, ou não, que elas sejam transmitidas ao sistema. Veja só, um dos Firewalls está desabilitado, vamos habilita-lo para que não haja nenhum problema de invasão nas redes públicas do computador. Vamos lá? Dê um clique sobre a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows para avançar.
Isso mesmo! Como temos duas redes que são usadas, temos também duas opções de Firewall. Veja que uma delas está desativada. Vamos ativar? Para isso, dê um clique sobre a caixa de seleção 'Ativar o Firewall do Windows' da seção 'Configurações de redes privadas'.
Muito bem! Agora o Firewall de redes privadas está ativo. Veja que quando o Firewall é ativado, duas sub opções ficam disponíveis para serem ativadas e desativadas. A primeira sub opção ativa-se para ter uma segurança mais rígida no sistema, ela irá bloquear todas as conexões de entradas, inclusive as que estejam na lista de aplicativos permitidos, ou seja, essa opção pode prejudicar em casos onde o usuário irá acessar o site que deseja e que necessita de permissão de entrada para conectar e bloqueará. Bom, você aprendeu a ativa um Firewall. Agora iremos ver como desativar. Na segunda seção 'Rede publicas' dê um clique sobre 'Desativar o Firewall do Windows'
38. Certo! Agora vamos confirmar essa alteração. Clique sobre o botão 'OK' para avançar.
Veja só! Uma das redes está em vermelho indicando que o seu Firewall está desativado. vamos ver se você sabe com ativar novamente? Para isso, dê um clique sobre a opção 'Ativar ou Desativar o Firewall do Windows'.
Aqui estamos novamente. Agora, se você lembra como ativar o Firewall clique sobre a opção correta, ou clique sobre o botão ajuda.
Ótimo! Agora clique sobre o botão 'OK' para confirmar a alteração.
Parabéns! Todas as redes estão seguras. Vamos ver agora como podemos abrir uma porta no Firewall do Windows e para que serve essa opção. Para isso, dê um clique sobre a opção 'Configurações avançadas' para continuar.
43. Muito bem! Abrimos uma nova caixa de diálogo para a configuração avançada do Firewall. Aqui é possível abrir portas no Firewall do Windows e assim receber informações por meio dele. Ao jogar online, talvez seja preciso abrir uma porta para o jogo, a fim de que suas informações cheguem ao computador sem que sejam barradas. Vamos acessar a Regras de Entrada e ver o que temos lá? Então, leve o cursor do mouse até essa opção e dê um clique sobre ela.
Ótimo! possível abrir portas no Firewall do Windows para receber informações por meio dele. Um exemplo é ao jogar online, talvez seja preciso abrir uma porta para o jogo, a fim de que suas informações cheguem ao computador ou servidor. Vamos aprender a criar uma nova regra? Leve o cursor do mouse até o botão 'Nova Regra' do grupo de ações e dê um clique sobre essa ação.
Isso mesmo! Veja que abrimos uma nova caixa de diálogo 'Assistente para nova regra de entrada'. Veja que existem quatro tipos de regras que podemos criar. Programa: Regra que controla conexões para um programa. Porta: Regra que controle conexões para uma porta TCP ou UDP. Predefinido: Regra que controla conexões para uma experiência do Windows. E Personalizado: Regra personalizada para usuário avançado. Bem, iremos usar a regra 'Programa'. Já que ela está selecionada, dê um clique sobre o botão 'Avançar' para continuar.
46. Parabéns! Aqui iremos selecionar o programa que queremos aplicar a regra. Vamos lá? Dê um clique sobre 'Procurar' para procurar o programa.
Certo! Veja que abriu a caixa de diálogo 'Abrir'. Dê um clique sobre a primeira pasta de arquivos 'Arquivos de Programa'.
OK! O programa que iremos utilizar será o Internet Explorer. Você já identificou esta pasta? Sim! É antepenúltima pasta que aparece na coluna 'Nome'. Dê um clique sobre essa pasta para seguir.
Ótimo! Veja que o próprio programa identifica todos os tipos de arquivos 'Executáveis'. Veja com cuidado, nessa pasta existem cinco arquivos .exe (E - X - E) e, apenas o último deles é o arquivo que realmente irá executar o programa. Observe-se isso pelos nomes dos arquivos. Todos possuem algo além do nome do próprio programa (Real: Internet Explorer ou Iexplore). Entendido? Bem, então vamos lá. Dê um duplo clique sobre o arquivos executável'Iexplore.exe' para continuar.
Isso mesmo! Agora foi configurado um caminho para a regra se aplicar ao programa. Vamos avançar? Quando estiver pronto, dê um clique sobre o botão 'Avançar'.
Muito bem! Aqui iremos escolher a ação que deve ser tomada quando uma conexão corresponde a uma condição especifica. Devemos especificar a ação executada quando uma conexão atender às condições especificadas na regra. Observe que temos 3 ações. Assim como a descrição abaixo já explica sua função, nós deixaremos como está, então dê um clique sobre o botão 'Avançar'.
Certo! Veja que aqui temos 3 opções para quando a regra se aplica. Devemos especificar os perfis aos quais essa regra se aplica, mas primeiro vou listá-lo; Domínio: Aplica-se quando um computador está conectado ao seu domínio corporativo. Particular: Aplica-se quando um computador está conectado a um local de rede privada, como residência ou local de trabalho. E por fim Público: Aplica-se quando um computador está conectado a um local de rede pública. Bom, agora que entendemos cada perfil, vamos agora desmarcar o perfil 'Particular'. Não queremos que a regra se aplique quando estivermos com o computador conectado na rede privada do trabalho. Então, dê um clique sobre a opção 'Particular' para desmarcar a opção.
Ótimo! Agora clique sobre o botão 'Avançar'.
Isso mesmo! Veja só! Já estamos na seção de especificar o nome e a descrição desta regra. Vamos fazê-lo? Veja que o campo de texto já esta habilitado, quando estiver pronto, digite: Acesso de entrada Internet Explorer. Repetindo Acesso (espaço) de (espaço) entrada (espaço) Internet (espaço) Explorer. Assim que terminar, dê um clique no campo 'Descrição', logo abaixo. OK! Nesse campo não iremos escrever nada, o próprio título diz o que é a nossa regra. Então, dê um clique no botão 'Concluir' por fim finalizar essa nova regra.
Parabéns! Veja que a regra foi criada com sucesso! Ela é a terceira regra da lista de regras de entrada. Agora que aprendemos como criar uma nova regra, vamos ver como faz para desativa-la? Observe que no painel de grupo a direita em uma seção com o nome da regra que criamos. Nessa seção temos diversas opções possíveis para aplicar sobre a regra, e a primeira opção é Desabilitar Regra. Dê um clique sobre essa opção para desabilita-la.
Muito bem! Observe que agora o ícone da regra está cinza, e também a coluna 'Habilitado' está informado que essa regra NÃO está habilitada. Vamos aprender agora como 'Excluir' uma regra? Veja que junto da opção que acabamos de utilizar, temos a opção 'Excluir' identificada com um X vermelho. Essa é a opção de Excluir regras. Vamos exclui-la? Dê um clique sobre essa opção 'Excluir' para continuar
Certo! Foi exibido uma nova caixa de diálogo informando se temos a certeza de que desejamos excluir essa regra. Como temos a certeza de que SIM! Dê um clique sobre o botão 'Sim' para continuar.
Parabéns! A regra foi excluída com sucesso. Vamos ver agora como podemos permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows? Para isso, dê um clique sobre o botão 'Fechar' dessa janela.
Ótimo! Voltamos para essa página novamente. Mas por um bom motivo. Para acessar o que queremos devemos clicar sobre a opção 'Permitir um aplicativo ou recurso através do Firewall do Windows'. Então, dê um clique sobre essa opção para continuar.
Isso mesmo! Foi aberto uma nova caixa de diálogo. Aqui podemos adicionar, alterar, permitir ou remover portas e aplicativos. É possível permitir um aplicativo por meio do Firewall do Windows, para que dessa forma, o programa faça as alterações desejadas no computador sem ser bloqueado. Mas antes de selecionar o aplicativo, temos que ativar esta configuração. Para isso clique sobre 'alterar configurações'
Bom, então vamos selecionar um aplicativo? Para isso, precisamos identificar o aplicativo que queremos aplicar. Então, clique sobre a barra de rolagem da caixa e arraste ela para baixo até o marcador identificado por um 'Dedo'. Quando chegar em sua ponta, solte o botão do mouse.
Muito bem! Os aplicativos que iremos permitir serão dois: 'Gerenciamento Remoto do Windows' e 'Gerenciamento Remoto do Windows (compatibilidades)'. Primeiro vamos selecionar o 'Gerenciamento Remoto do Windows'. Para isso, dê um clique sobre sua caixa de seleção.
Certo! Agora dê um clique sobre a opção logo abaixo 'Gerenciamento Remoto do Windows (Compatibilidade)' para continuar.
Parabéns! As opções agora estão selecionadas. Vamos confirmar a alterações realizadas nessa caixa de diálogo? Então, dê um clique sobre o botão 'OK' para continuar.
Certo! Voltamos aqui novamente. Clique sobre o botão 'Fechar' da janela para fecharmos essa janela.
Parabéns! Chegamos ao fim do nosso curso. Espero que tenha gostado, não deixe de estudar e não se esqueça de fazer as atividades práticas e os exercícios de fixação. Agora para sair, leve o cursor do mouse e clique sobre o botão Sair, ou se preferir feche seu navegador de internet.

Mais conteúdos dessa disciplina