Buscar

Resposta aos exercícios Aula 3

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
Descrição
Questão discursiva:
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade.
Segundo da Matta, “ As ciências sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados. A matéria-prima das ciências sociais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com a sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores. Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Podemos, obviamente, reconstruir realidades (ou pedaços de realidade), mas jamais clamar que nossa reconstrução é a ‘verdadeira’, que foi capaz de incluir todos os fatos e que compreendemos perfeitamente bem todo o processo em questão. Nossas reconstruções são sempre parciais, dependendo de documentos, observações, sensibilidade e perspectivas. Os fatos que formam a matéria-prima das ciências sociais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados.” (Roberto da Matta, Relativizando. Uma introdução à Antropologia Social).
Questão de múltipla escolha:
As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. A Antropologia tem como principal preocupação a análise:
A) Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais. (resposta certa).
B) Dos mecanismos de criação e legitimação do poder.
C) Das relações estabelecidas entre os diversos fenômenos sociais
D) Das relações econômicas que se estabelecem entre os Estados Nacionais.
E) Das concepções filosóficas dominantes em determinada sociedade.

Continue navegando