Buscar

Resposta aos exercícios Aula 4

Prévia do material em texto

A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
Descrição
Questão discursiva:
A tentativa da Alemanha de criar uma sociedade multicultural "fracassou completamente", disse a chanceler alemã Ângela Merkel no sábado, esquentando ainda mais os debates sobre imigração e Islã que tem dividido seu partido conservador. Falando numa reunião de jovens membros do seu partido Democratas Cristãos (CDU), Merkel disse que permitir que pessoas de origens culturais diferentes vivam lado a lado sem integrá-las não funcionou num país que é o lar de quatro milhões de muçulmanos. "Essa abordagem (multicultural) fracassou, fracassou completamente", disse Merkel durante encontro em Potsdam, no sul de Berlim. Merkel está sendo pressionada pelo CDU a tomar uma posição mais dura com os imigrantes que não se mostrarem dispostos a se adaptar à sociedade alemã, e suas declarações pareciam ter a intenção de apaziguar seus críticos. Ela disse que muito pouco havia sido exigido dos imigrantes no passado e repetiu seu discurso habitual de que eles precisam aprender alemão para poder estudar e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. O debate sobre estrangeiros na Alemanha foi afetado pela publicação de um livro do exmembro do banco central Thilo Sarrazin que acusa imigrantes muçulmanos de terem reduzido o nível de inteligência da sociedade alemã. Sarrazin foi criticado por suas posições e retirado do Bundesbank, mas seu livro se revelou bastante popular e sondagens mostraram que a maioria dos alemães concordavam com o cerne de seus argumentos. Merkel tem tentado acomodar os dois lados do debate, com um discurso duro em torno da integração, mas também dizendo aos alemães que eles precisam aceitar que as mesquitas se tornaram parte do cenário do país. (http://oglobo.globo.com/mundo/angela-merkel-dizque-multiculturalismo-alemao-fracassou-2939085#ixzz4HVrxZ8Qo).
A matéria acima retrata as contradições de um fenômeno contemporâneo chamado multiculturalismo.
(i) Em que consiste esse fenômeno?
O termo multiculturalismo se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em determinados estudos antropológicos e sociológicos que tentam explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente convivem entre si. Este tipo de circunstância esteve presente no passado com vários resultados a serem observados, mas também pode ser explorado de forma significativa hoje. De fato, a globalização pode ser entendida em grande parte como um processo de inúmeras culturas que interagem entre si. Com o tempo, vamos saber onde esta situação pode chegar, mas no momento ela se encontra presente e suas consequências podem ser especuladas do ponto de vista positivo como também do negativo.
No passado, o multiculturalismo se refletiu em diversas civilizações com seu próprio conjunto de manifestações culturais. Elas se referem a várias situações, integrando desde o idioma até a religião, passando por sua forma de relacionamento, pelo modo de produção econômica apresentada, pelo grau e forma de desenvolvimento artístico, etc. Quando estas civilizações interagem entre si podem acontecer vários fenômenos, entre aqueles que apresentam uma convivência pacífica. Em certas ocasiões, inclusive, pode acontecer que a interação cause um tipo de processo que elimine gradualmente as diferenças e gere uma espécie de cultura comum.
Um caso típico aconteceu em Roma. De fato, como esta civilização mantinha contato com muitas outras, chegou certo momento a incorporar muitos dos avanços e das características culturais de outros povos. Assim, aceitaram-se deuses, formas de produzir arte, algumas instituições, etc., de outros povos vizinhos que poderiam ser conquistados. Isto fez com que o multiculturalismo criasse uma espécie de cultura que reunia elementos desta variedade.
Hoje com a globalização, podemos observar como um processo semelhante acontece diante de nossos olhos. Desta vez não é administrado por um grupo em particular, mas por causa das profundas transformações tecnológicas e econômicas que as distâncias se tornam cada vez menores e aproximam diferentes culturas que antes eram esquecidas. Esta circunstância se refere ao multiculturalismo de modo que apresenta muitas variantes culturais de povos com histórias diferentes, mas também por um tipo de homogeneidade que acontece gradualmente embora de forma constante. Sem dúvida, este tipo de processo se aprofundará no futuro.
 (ii) Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade brasileira em que se verifique o reconhecimento desse fenômeno.
Algumas das principais ações realizadas pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e seus parceiros exemplificam excelentemente políticas públicas criadas e colocadas à disposição da sociedade brasileira pela primeira vez em mais de 500 anos de “fundação da América Portuguesa” durante os Governos de Lula e Dilma. 
Essas são:
Caravana da Igualdade Racial
Com o objetivo de ampliar o diálogo e firmar parcerias com estados, municípios e sociedade civil, para fortalecer a pauta da igualdade racial em todo o país, a Caravana Pátria Educadora para Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo teve início em abril de 2015 e esteve em sete estados (Pará, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Acre). Entre as principais atividades da Caravana está a promoção do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), debates com representantes da sociedade civil, e assinatura de acordos com estados e municípios. 
Disque100 – Denúncias de Racismo
O Disque 100 é um serviço do governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos, e desde dezembro de 2015 passou a contar com dois módulos novos: um para receber denúncias de violações contra a juventude negra, mulher ou população negra em geral; e outro módulo específico para receber denúncias de violações contra comunidades quilombolas, de terreiros, ciganas e religiões de matriz africana. Coordenado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, o Disque 100 se junta a outros instrumentos oferecidos pelo governo, como a Ouvidoria da Igualdade Racial, no combate ao racismo.
Mercado de Trabalho
Em maio de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego passou a incentivar a inserção da população negra no mercado de trabalho, por meio da portaria n° 709, que determina que as políticas, programas e projetos desenvolvidos pelo ministério contemplem ações de incentivo à inclusão do segmento.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicou em julho a Resolução 746, que estabelece o preenchimento obrigatório do campo cor ou raça em todas as contratações feitas por programas que foram financiados pelo fundo. Com isso, a partir de agora teremos informações sobre quem está sendo contratado, com a estratificação por raça, auxiliando a identificar com precisão os locais onde é preciso direcionar as políticas públicas.
Povos Ciganos
Em 2015 foi constituído um Grupo de Trabalho Interministerial para formulação, monitoramento e avaliação do I Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos (2016-2019), que conjugará as ações do Governo Federal nas áreas de educação, saúde, cultura, garantia de direitos e desenvolvimento social, entre outras.
Também neste ano, uma parceria da Secretaria de Patrimônio da União com o Governo do Distrito Federal promoveu a cessão de duas áreas para comunidades ciganas no Distrito Federal. Conjugadas à oferta de outras políticas públicas, a cessão de áreas para acampamentos se torna uma importante ação de garantia de direitos e acesso a serviços para ciganos, beneficiando 134 famílias.
Questão de múltipla escolha:
Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturaise acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
A) Impõe restrições para o exercício da interculturalidade.
B) Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais.
C) Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.
D) Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.
E) Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país. Resposta certa

Continue navegando