Buscar

Exercícios de fixação 01

Prévia do material em texto

Ir para o conteúdo principal
Expandir
Alternar para o modo tela cheia
Recente
TATIANE MELO DA SILVA 
 Voltar a disciplina
0. Aula Ao Vivo 1 - 09/10
1. Aula Ao Vivo 2 - 19/10
2. Aula Ao Vivo 3 - 01/11
3. Plano de Ensino
4. Aula 1
5. Aula 2
6. Aula 3
7. Aula 4
8. Aula 5
9. Aula de Revisão
10. Exercícios Comentados
11. Material Complementar
12. Fórum
13. Exercício de Fixação 1
Exercício de Fixação 1 (E1)Questionário
14. Exercício de Fixação 2
15. Exercício de Fixação 3
16. Avaliações
17. Fale com o tutor
Navegação do questionário
12345678910
Terminar revisão
História da Educação
Painel
Minhas disciplinas
História da Educação
Exercício de Fixação 1
Exercício de Fixação 1 (E1)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	domingo, 11 Nov 2018, 12:13
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 11 Nov 2018, 13:01
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil. O país deixava de ser uma simples colônia para se tornar a rede do Império português. Muitas mudanças ocorreram nessa época. Sendo uma delas a exigência à reformulação do pensamento educacional. Instituições de ensino superior e técnico precisavam ser abertas no Brasil, devido aos filhos da elite (brasileira e europeia) recém-chegada, não poderiam mais cursar o ensino superior na Europa. Surgiram, assim, as primeiras instituições. Esse fato aconteceu devido:
I-À exigência feita pelo povo.
II-Aos conflitos na Europa.
III-Para atender uma fatia da população.
IV-Pelo desemprego que imperava.
V-Á exigência feita pelo governo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, V
b. I, II, III, IV.
c. II, IV .
d. II, III.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Com a invasão da França em Portugal, os filhos da elite da Colônia e da Coroa não poderiam mais ir até a Europa para cursar o ensino superior e para atender a essa pequena população é que foram criadas as instituições de ensino superior e técnicas. Página 26.
e. II apenas.
Feedback
A resposta correta é: II, III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Chartier (1998), antes de 1980, a história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições. Sem ater-se às particularidades individuais, marginalizadas por gênero e classe. O último procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. A chamada Nova História enfrentou o desafio de provocar um afastamento das ciências sociais. Revendo seus conceitos e mudando as antigas visões para outras, como a preocupação com as redes de sociabilidade, as situações vividas e as estratégias singulares. De acordo com o que foi abordado sobre a Nova História, como podemos definir a abordagem da Micro-história? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
Escolha uma:
a. Como um estudo minucioso da sociedade, partindo sempre das grandes multidões.
b. Como abordagem dos estudos sociais como privilégio para os menos favorecidos da época.
c. Nenhuma das alternativas define o solicitado.
d. Como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala.
Conteúdo:
Nova História e história da educação. A micro-história é o estudo de objetos selecionados na história. Por exemplo:
um pesquisador não consegue estudar a história de todas as escolas de um estado. Ele escolhe uma determinada escola, para estudar o seu caso específico e, dentro desta análise, faz as possíveis relações com o sistema educacional desse estado. Página 13.
e. Como uma abordagem dos grandes discursos, privilegiando as posições predominantes da sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muito se fala e se estuda sobre a presença dos jesuítas na história da educação. No entanto, outras ordens religiosas católicas tiveram importante participação no processo educacional ocorrido em território brasileiro. Parte deste silêncio sobre as demais ordens religiosas se deve ao fato de haver uma abundância de fontes historiográficas sobre os jesuítas e, em contraponto, uma aparente escassez de fontes sobre as demais ordens religiosas. No entanto, quebrando os paradigmas e rompendo o silêncio sobre o assunto, autores como Sangenis (2004) apontam para a atuação de outras ordens religiosas. Diante dessa temática, assinale a alternativa que apresenta a outra ordem que merece destaque na história da educação no período da colonização:
Escolha uma:
a. Os Capuchinhos.
b. Os Somascos.
c. Os Franciscanos.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Foram os franciscanos os fundadores da primeira escola em território brasileiro, os iniciadores das missões junto aos indígenas, os sistematizadores de línguas nativas, os idealizadores de uma Igreja autenticamente ameríndia, os estudiosos de nossa história, da flora e da fauna, os propagadores de um cristianismo confraternizante, os promotores da educação e da cultura. A participação franciscana, na América e no Brasil, é tão expressiva que aludir ao terceiro franciscano Cristovão Colombo, descobridor deste Continente, ou a Frei Henrique Soares, que, em nossa terra, plantou a primeira cruz, parece-nos mera referência retórica (SANGENIS, 2004, [s.p.]). Página 32.
d. Os Sabatistas.
e. Os Menonitas.
Feedback
A resposta correta é: Os Franciscanos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Logo no início da República Velha, conhecida também como Primeira República, em 1890, Benjamim Constant troca a tradição humanista pelos princípios positivistas. Assim, foram implantadas algumas leis e reformas dentro do campo educacional, essas proporcionaram pontos positivos e negativos em prol à educação, como por exemplo: A Lei Rocha Vaz 1925 incorporou na escola primária e secundária moral e cívica como disciplinas obrigatórias. Já a reforma de Carlos Maximiliano, 1915, um de seus objetivos foi criar o vestibular para ingressar no curso superior. Com base nos dois exemplos citados acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F com relação algumas leis e reformas que ocorreram no período da República 1889 a 1930.
( )Reforma Epitácio Pessoa, 1901, ensino secundário continuava preparando para o ensino superior; o ensino secundário passava a ter seis anos de duração; continuava a liberdade de ensino.
( )Lei Orgânica Rivadávia Corrêa, 1911, ofereceu autonomia aos estabelecimentos de ensino; os quais voltaram a ministrar um ensino parcelado, o que pode ser considerado um retrocesso, fim do caráter oficial do ensino; volta dos exames de admissão para o ensino superior, o estado não controlava a emissão de títulos e diplomas.
( )Reforma de Carlos Maximiliano, 1915, cancelou as alterações de 1911, terminou com o ensino parcelado, obrigou a conclusão do curso secundário para ter acesso ao curso superior.
( )Lei Rocha Vaz, 1925, última lei antes da Era Vargas, era contrária às ideias da Escola Nova, considerada reacionária e conservadora, o Estado controlava ideologicamente através de inspeções e autorizações.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. V, F, F, V.
c. V, V, V, V.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Reforma Epitácio Pessoa 1901, o ensino secundário continuava preparando para o ensino superior, o ensino secundário passava a ter seis anos de duração, continuava a liberdade de ensino. Lei Orgânica Rivadávia Corrêa, 1911, ofereceu autonomia aos estabelecimentos de ensino, osquais voltaram ministrar um ensino parcelado, o que pode ser considerado um retrocesso, fim do caráter oficial do ensino, volta dos exames de admissão para o ensino superior, o estado não controlava a emissão de títulos e diplomas. Reforma de Carlos Maximiliano, 1915, cancelou as alterações de 1911, terminou com o ensino parcelado, obrigava a conclusão do curso secundário para ter acesso ao curso superior. Lei Rocha Vaz, 1925, última lei antes da Era Vargas, era contrária às ideias da Escola Nova, considerada reacionária e conservadora, o Estado controlava ideologicamente através de inspeções e autorizações. Página 30 a 33.
d. F, F, V, V.
e. V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao final do séc. XV e início do séc. XVI, a economia e o comércio estavam mudando e, com isso, o pensamento educacional. Uma nova configuração de sociedade estava surgindo. Um fator que contribuiu para tal transformação foi a revolução tecnológica oportunizada pela invenção da imprensa, por Gutenberg, que ao produzir literatura em maior escala, permitiu o acesso ao conhecimento. O que antes estava restrito ao campo religioso passou a ser manuseado pelos leigos. A burguesia, classe em ascensão, tinha o desejo de ser alfabetizada para conseguir ler os textos clássicos e religiosos. Nesse contexto, surgiram movimentos contrários à Igreja Católica, que seriam chamados de:
Escolha uma:
a. Reforma Agostiniana.
b. Reforma Protestante.
Conteúdo:
Grandes Navegações e a Reforma Protestante. O primeiro deles foi liderado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, que, em 1517, declarou-se descontente com as práticas católicas (como a venda de indulgências) e escreveu 95 teses como forma de denunciar a corrupção que observava. A Reforma Protestante condenava a avareza, a usura e o paganismo. Também criticava a Igreja quanto a não deixar os seus fiéis fazerem a leitura e tirarem a sua própria interpretação dos textos sagrados. Lutero começou a traduzir a Bíblia para o alemão e incentivou a sua leitura. A Reforma não mudou apenas a forma como enxergar a religião, ela conseguiu mexer com as ditas estruturas educacionais, já que a leitura e a escrita não eram mais privilégio dos religiosos. Página 25.
c. Reforma Católica.
d. Reforma Predicado.
e. Reforma Franciscana.
Feedback
A resposta correta é: Reforma Protestante..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em agosto de 1549, foi fundada, na Bahia, a primeira escola de “ler e escrever” no Brasil. Primeiramente, havia a necessidade de alfabetizar os indígenas na língua portuguesa, para, então, transmitir a doutrina católica. Após esta primeira fase, os jesuítas dariam oportunidade para decidir entre o ensino médio e o ensino profissionalizante. Manuel da Nóbrega mandava construir aldeias de catequização próximas das cidades e vilas portuguesas. Essas aldeias eram habitadas pelos indígenas e padres jesuítas e tinham três objetivos: doutrinário, econômico e político. Relacione as colunas de acordo com cada objetivo, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
I-Objetivo doutrinário.
II-Objetivo econômico.
III-Objetivo político.
( )Visava instituir o hábito do trabalho como princípio fundamental na formação da sociedade brasileira.
( )Visava utilizar os índios convertidos contra os ataques dos índios selvagens e, também, dos inimigos externos.
( )Que visava ensinar a religião e a prática cristã aos índios. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. I, III, II.
c. Todas estão incorretas
d. III, I, II.
e. II, III, I.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Apesar de querer inserir o indígena no processo produtivo do trabalho, a Companhia de Jesus sempre defendeu a liberdade dos nativos. Porém, não fazia frente contrária à escravatura por causa da relação com a Coroa Portuguesa. Neste sentido, até certo ponto, o padre Manuel da Nóbrega ficou conhecido como grande defensor dos indígenas. Coube a ele a contribuição da fundação de diversas escolas no Brasil (cinco de instrução elementar:
São Paulo de Piratininga, Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente e Espírito Santo;
e três colégios:
Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro). Página 27.
Feedback
A resposta correta é: II, III, I..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Ministério da Educação e Saúde Pública foi criado em 1930 e nomeou Francisco Campos como seu responsável. Em 1931, foi realizada a reforma do Ensino Secundário, que pretendia preparar o aluno para a entrada na universidade e prepará-lo para os setores da sociedade. Tendo como parâmetro os fundamentos apresentados, analise cada alternativa que segue, destacando aquela que melhor apresenta a divisão do ensino seriado e de frequência obrigatória:
Escolha uma:
a. Grupo Escolar, Ensino Médio e Ensino Superior.
b. Grupo Escolar, 1º ciclo do ensino secundário, 3º Ciclo do ensino regular.
c. Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino básico, 2º Ciclo do ensino básico.
d. Ciclo do ensino, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário.
Conteúdo:
(Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário (pré-universitário). Esse sistema acabou sendo popularmente conhecido como 452. Página 53.
e. Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário.
Feedback
A resposta correta é: Grupo Escolar, 1º Ciclo do ensino secundário, 2º Ciclo do ensino secundário..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação jesuítica nasceu com a intenção de ser contra as ideias protestantes. A então chamada Companhia de Jesus almejava converter as pessoas ao Cristianismo. Possuindo um caráter de milícia, eram soldados de Cristo em prol da fé católica. Desejavam a pregação da fé católica, confissão e catequização, porém, este cenário ao longo do tempo, demonstrou que a Companhia de Jesus tinha outras intenções além das religiosas. Sobre esse assunto, marque V para as alternativas que julgar verdadeiras e F para as falsas. Após, escolha a alternativa que corresponde a ordem correta das respostas.
( )Para os jesuítas, ensinar os indígenas foi algo fácil, uma vez que estava atrelada a capacidade destes povos à subordinação.
( )Os jesuítas tinham a funcionalidade de não somente evangelizar os nativos, mas também, educar para se tornarem pessoas civilizadas (segundo os europeus).
( )Os jesuítas contribuíram com os planos do Rei em transformar a estrutura da sociedade presente na colônia.
( )A ordem jesuítica atendia apenas aos interesses da igreja, ficando fora das intenções que o Estado pretendia.
( )O ensino não pretendia mudar politicamente a sociedade, era alheio à realidade social e estritamente voltado para a filosofia. Atendia aos interesses portugueses e não incitava uma nova organização dentro desta sociedade fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo.
Assinale a alternativa que está correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, F, V.
Conteúdo:
Educação jesuítica. Para os jesuítas, ensinar os indígenas foi algo fácil, uma vez que estava atrelada a capacidade destes povos à subordinação. Esta alternativa é falsa, pois a tarefa de catequizar os índios foi difícil devido a sua falta de subordinação aos europeus. Os jesuítas tinham a funcionalidade de não somente evangelizar os nativos, mas também, educar para se tornarem pessoas civilizadas (segundo os europeus);
Os jesuítas contribuíram com os planos do Rei em transformar a estrutura da sociedade presente na colônia;
A ordem jesuítica atendia apenas aos interesses da igreja, ficando fora das intenções que o Estado pretendia;
Esta alternativa está errada, pois os interesses da ordem jesuítica estavam atrelados também às intenções do Estado. A alternativa está correta, pois O ensino não pretendia mudar politicamente a sociedade, era alheio à realidade social e estritamente voltado para a filosofia. Atendia aos interesses portugueses e não incitava uma nova organização dentro desta sociedade fundada na agricultura rudimentare no trabalho escravo. Página 26 e 27.
b. F, F, V, V, V.
c. V, F, V, F, F.
d. F, F, V, V, F.
e. V, V, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F, V..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Aproximadamente há trinta anos, ocorreu, gradativamente, uma mudança no foco de pesquisa da história e, consequentemente, da história da educação. Anteriormente, a história era pensada apenas pelo viés econômico e quantitativo. Não havia outras fontes para o seu estudo, a não ser as oficiais ¬(lembramos que as fontes históricas são os relatos do passado). Documentos escritos, imagens, monumentos, objetos arqueológicos e entrevistas podem ser considerados pistas do que já aconteceu. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Os historiadores analisam muitas fontes para construir sua narrativa, no entanto, para a história tradicional, apenas as fontes oficiais poderiam ser consideradas confiáveis.
b. A chamada Nova História enfrentou o desafio de provocar um afastamento das ciências sociais. Revendo seus conceitos e mudando as antigas visões para outras, como a preocupação com as redes de sociabilidade, as situações vividas e as estratégias singulares.
c. A história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. O último discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições.
Conteúdo:
Nova História e história da educação. De acordo com Chartier (1998), antes de 1980, a história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista:
o estruturalista e o estatístico. O primeiro discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições. O último procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas:
a seriação. Página 12 e 13.
d. A micro-história entra como a abordagem do normal, do excepcional e das particularidades, pois, sendo ela um estudo das sociedades, estes novos objetos devem ser examinados em pequena escala.
e. Os historiadores analisam muitas fontes para construir sua narrativa, no entanto, para a história tradicional, apenas as fontes oficiais poderiam ser consideradas confiáveis.
Feedback
A resposta correta é: A história dominante estava fundamentada por dois pontos de vista: o estruturalista e o estatístico. O primeiro procurava dar à história um tom de ciência social, ao aplicar procedimentos de contagens e estimativas numéricas: a seriação. O último discorria acerca dos grandes discursos, da história das estruturas e das normas coletivas, bem como utilização de sistemas de posições..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os adversários políticos dos jesuítas os acusavam de tornarem o pensamento intelectual uniforme, dogmático e abstrato. Criticavam a ausência das ciências e das línguas modernas (como o francês) no plano de estudo e rejeitavam o excesso de literatura e retórica (AZEVEDO, 1976, p. 48). O pensamento iluminista que ganhava força na Europa ajudou a reforçar a necessidade de se acabar com o modelo de educação jesuíta. Segundo Shigunov Neto e Maciel (2008), as causas da expulsão dos jesuítas foram políticas/ideológicas e educacionais. Sendo assim, leia as sentenças a seguir marque F para as falsas e V para as alternativas verdadeiras:
( )Política - os jesuítas representavam um empecilho aos interesses do Estado Moderno, além de ser detentora de grande poder econômico, cobiçado pelo Estado.
( )Política - a necessidade da educação formar um novo homem - o comerciante e o homem burguês, e não mais o homem cristão -, pois os princípios liberais e o movimento iluminista trazem consigo novos ideais e uma nova filosofia de vida.
( )Educacional - a necessidade da educação formar um novo homem - o comerciante e o homem burguês, e não mais o homem cristão -, pois os princípios liberais e o movimento iluminista trazem consigo novos ideais e uma nova filosofia de vida.
( )Educacional - os jesuítas representavam um empecilho aos interesses do Estado Moderno, além de ser detentora de grande poder econômico, cobiçado pelo Estado.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. V, V, F, F.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando