Buscar

AULA 06 HUSSERL E A FENOMENOLOGIA FILOSOFIA DA CIENCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 06 HUSSERL E A FENOMENOLOGIA- FISIOLOGIA DA CIENCIA 
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	201803496681
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
		
	
	Comte
	
	Maritain
	
	Althusser
	
	Gramsci
	
	Heidegger
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
		
	
	Redução.
	
	Positivação.
	
	Negação.
	
	Elevação.
	
	Ampliação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
		
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
		
	
	Razão
	
	Pessoa
	
	Intencionalidade
	
	Verdade
	
	Ideologia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
		
	
	indutivo
	
	positivo
	
	materialista dialético
	
	Fenomenológico
	
	dedutivo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
		
	
	Positivista
	
	Fenomenológica
	
	Marxiana
	
	Marxista
	
	Personalista
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
		
	
	Positivismo
	
	Gestalt 
	
	Personalismo 
	
	Fenomenologia 
	
	Marxismo 
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
		
	
	intuição do tempo.
	
	percepção; 
	
	alienação; 
	
	imaginação; 
	
	recordação; 
	
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Fenomenologia. 
	
	
	Impressionismo.
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Heideggerismo. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		3.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade. 
	
	
	julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Para --------------, a consciência é sempre intencional
e não pode ser considerada como uma simples realidade natural entre outras. Ela é sempre a consciência é sempre consciência intencional, não pode ser isolada como algo em si, pois é sempre consciência de alguma coisa, assim como toda 'coisa' não pode ser isolada como uma coisa em si, pois ela se faz presente sempre para uma consciência. É sempre a partir da intencionalidade da consciência que se reúne sujeito e objeto e que os fenômenos se fazem presentes como tais. 
	
	
	
	Comte 
	
	
	Husserl 
	
	
	Habermas 
	
	
	Foucault
	
	
	Hegel 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A Fenomenologia, segundo Husserl, apresenta como um primeiro problema a questão da questionabilidade do conhecimento como pode o conhecimento estar certo de sua consonância com as coisas que existem entre si. Daí, poder dizer que... 
	
	
	
	Não interessando as causas dos fenômenos,a atitude consiste em descobrir as relações entre as coisas. Para isso, elaboravam-se determinadas estratégias (questionários, escalas de atitudes, escalas de opinião, tipos de amostragem etc.) e se privilegiava a estatística. O que interessava era verificar como se produziam as relações entre os fatos 
	
	
	É necessário defender o caráter hipotético de todo conhecimento científico e propôs o método hipotético-dedutivo. 
	
	
	Há que se observar que questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção cética em relação a ele. Na verdade, a fenomenologia parte da idéia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível. 
	
	
	Em outras palavras, só será verdadeiro aquilo que puder ser verificável, confrontado com o dado. 
	
	
	Assim, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Personalismo
	
	
	Marxiana
	
	
	Marxismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Postivismo
	
	
	
	
		
	
		7.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Positivismo
	
	
	Neotomismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Tomismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Marxismo
	
	
	Realismo
	
	
	Empirismo
	
	
	Personalismo
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	
	
		
	
		2.
		Para Heidegger, filósofo alemão, Husserl só se perde quando faz do(a) ______________ das essências que revelam o que está por trás da atitude natural, o leimotiv da fenomenologia, pois para ele o ponto essencial (ponto de partida) deve ser a vivência (Erlebnis), concreta, histórica e viva. 
	
	
	
	Desocultamento.
	
	
	Revelação.
	
	
	Ocultamento.
	
	
	Desobstrução.
	
	
	Obstrução.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Podemos dizer que são constituitivos da fenomenologia de Husserl, exceto: 
	
	
	
	a intencionalidade;
	
	
	a preocupação com os fenômenos.
	
	
	a doutrina universal das essências; 
	
	
	a autoridade de Deus;
	
	
	a suspensão do juízo da atitude natural; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
	
	
	
	Comte
	
	
	Heidegger
	
	
	Gramsci
	
	
	Althusser
	
	
	Maritain
	
	
	
	
		
	
		5.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	
	
		
	
		6.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	alienação; 
	
	
	imaginação; 
	
	
	percepção; 
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	recordação; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
	
	
	
	Ampliação.
	
	
	Positivação.
	
	
	Elevação.
	
	
	Negação.
	
	
	Redução.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
	
	
	
	dedutivo
	
	
	materialista dialético
	
	
	Fenomenológico
	
	
	positivo
indutivo
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
	
	
	
	Intencionalidade
	
	
	Ideologia
	
	
	Pessoa
	
	
	Razão
	
	
	Verdade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
	
	
	
	Gestalt 
	
	
	Fenomenologia 
	
	
	Marxismo 
	
	
	Personalismo 
	
	
	Positivismo
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	
	
		
	
		3.
		Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
	
	
	
	Marxiana
	
	
	Positivista
	
	
	Marxista
	
	
	Fenomenológica
	
	
	Personalista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Personalismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Marxiana
	
	
	Postivismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	
	
		
	
		5.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		6.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Neotomismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Tomismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Heideggerismo. 
	
	
	Impressionismo.
	
	
	Fenomenologia. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade. 
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Para --------------, a consciência é sempre intencional e não pode ser considerada como uma simples realidade natural entre outras. Ela é sempre a consciência é sempre consciência intencional, não pode ser isolada como algo em si, pois é sempre consciência de alguma coisa, assim como toda 'coisa' não pode ser isolada como uma coisa em si, pois ela se faz presente sempre para uma consciência. É sempre a partir da intencionalidade da consciência que se reúne sujeito e objeto e que os fenômenos se fazem presentes como tais. 
	
	
	
	Foucault
	
	
	Comte 
	
	
	Habermas 
	
	
	Husserl 
	
	
	Hegel 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Marxismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Empirismo
	
	
	Realismo
	
	
	Personalismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A Fenomenologia, segundo Husserl, apresenta como um primeiro problema a questão da questionabilidade do conhecimento como pode o conhecimento estar certo de sua consonância com as coisas que existem entre si. Daí, poder dizer que... 
	
	
	
	Em outras palavras, só será verdadeiro aquilo
que puder ser verificável, confrontado com o dado. 
	
	
	É necessário defender o caráter hipotético de todo conhecimento científico e propôs o método hipotético-dedutivo. 
	
	
	Assim, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. 
	
	
	Há que se observar que questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção cética em relação a ele. Na verdade, a fenomenologia parte da idéia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível. 
	
	
	Não interessando as causas dos fenômenos,a atitude consiste em descobrir as relações entre as coisas. Para isso, elaboravam-se determinadas estratégias (questionários, escalas de atitudes, escalas de opinião, tipos de amostragem etc.) e se privilegiava a estatística. O que interessava era verificar como se produziam as relações entre os fatos 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
	
	
	
	Maritain
	
	
	Gramsci
	
	
	Comte
	
	
	Althusser
	
	
	Heidegger
	
	
	
	
		
	
		5.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	
	
		
	
		6.
		Para Heidegger, filósofo alemão, Husserl só se perde quando faz do(a) ______________ das essências que revelam o que está por trás da atitude natural, o leimotiv da fenomenologia, pois para ele o ponto essencial (ponto de partida) deve ser a vivência (Erlebnis), concreta, histórica e viva. 
	
	
	
	Desobstrução.
	
	
	Obstrução.
	
	
	Desocultamento.
	
	
	Ocultamento.
	
	
	Revelação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	imaginação; 
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	alienação; 
	
	
	percepção; 
	
	
	recordação; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Podemos dizer que são constituitivos da fenomenologia de Husserl, exceto: 
	
	
	
	a doutrina universal das essências; 
	
	
	a suspensão do juízo da atitude natural; 
	
	
	a preocupação com os fenômenos.
	
	
	a intencionalidade;
	
	
	a autoridade de Deus;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
	
	
	
	dedutivo
	
	
	materialista dialético
	
	
	positivo
	
	
	indutivo
	
	
	Fenomenológico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
	
	
	
	Ampliação.
	
	
	Positivação.
	
	
	Elevação.
	
	
	Redução.
	
	
	Negação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Marxiana
	
	
	Marxismo
	
	
	Postivismo
	
	
	Personalismo
	
	
	
	
		
	
		5.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
	
	
	
	Gestalt 
	
	
	Fenomenologia 
	
	
	Positivismo
	
	
	Marxismo 
	
	
	Personalismo 
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	
	
		
	
		6.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
	
	
	
	Verdade
	
	
	Razão
	
	
	Intencionalidade
	
	
	Pessoa
	
	
	Ideologia
	
	Gabarito Coment.
7.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
	
	
	
	Marxiana
	
	
	Marxista
	
	
	Positivista
	
	
	Fenomenológica
	
	
	Personalista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Neotomismo
	
	
	Tomismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Fenomenologia. 
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Heideggerismo. 
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Impressionismo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade. 
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	
	julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Realismo
	
	
	Empirismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Personalismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	
	
		
	
		6.
		Para Heidegger, filósofo alemão, Husserl só se perde quando faz do(a) ______________ das essências que revelam o que está por trás da atitude natural, o leimotiv da fenomenologia, pois para ele o ponto essencial (ponto de partida) deve ser a vivência (Erlebnis), concreta, histórica e viva. 
	
	
	
	Obstrução.
	
	
	Ocultamento.
	
	
	Desobstrução.
	
	
	Revelação.
	
	
	Desocultamento.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	imaginação; 
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	recordação; 
	
	
	alienação; 
	
	
	percepção; 
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	201803496681
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
		
	
	Heidegger
	
	Gramsci
	
	Althusser
	
	Maritain
	
	Comte
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Para --------------, a consciência é sempre intencional e não pode ser considerada como uma simples realidade natural entre outras. Ela é sempre a consciência é sempre consciência intencional, não pode ser isolada como algo em si, pois é sempre consciência de alguma coisa, assim como toda 'coisa' não pode ser isolada como uma coisa em si, pois ela se faz presente sempre para uma consciência. É sempre a partir da intencionalidade da consciência que se reúne sujeito e objeto e que
os fenômenos se fazem presentes como tais. 
		
	
	Comte 
	
	Hegel 
	
	Habermas 
	
	Foucault
	
	Husserl 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Fenomenologia, segundo Husserl, apresenta como um primeiro problema a questão da questionabilidade do conhecimento como pode o conhecimento estar certo de sua consonância com as coisas que existem entre si. Daí, poder dizer que... 
		
	
	Não interessando as causas dos fenômenos,a atitude consiste em descobrir as relações entre as coisas. Para isso, elaboravam-se determinadas estratégias (questionários, escalas de atitudes, escalas de opinião, tipos de amostragem etc.) e se privilegiava a estatística. O que interessava era verificar como se produziam as relações entre os fatos 
	
	Em outras palavras, só será verdadeiro aquilo que puder ser verificável, confrontado com o dado. 
	
	Há que se observar que questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção cética em relação a ele. Na verdade, a fenomenologia parte da idéia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível. 
	
	Assim, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. 
	
	É necessário defender o caráter hipotético de todo conhecimento científico e propôs o método hipotético-dedutivo. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
		
	
	Verdade
	
	Pessoa
	
	Intencionalidade
	
	Razão
	
	Ideologia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
		
	
	positivo
	
	dedutivo
	
	Fenomenológico
	
	indutivo
	
	materialista dialético
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
		
	
	Marxiana
	
	Fenomenológica
	
	Marxista
	
	Positivista
	
	Personalista
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
		
	
	Marxismo 
	
	Gestalt 
	
	Fenomenologia 
	
	Positivismo
	
	Personalismo 
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
		
	
	Positivação.
	
	Elevação.
	
	Redução.
	
	Negação.
	
	Ampliação.
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Podemos dizer que são constituitivos da fenomenologia de Husserl, exceto: 
	
	
	
	a preocupação com os fenômenos.
	
	
	a autoridade de Deus;
	
	
	a doutrina universal das essências; 
	
	
	a intencionalidade;
	
	
	a suspensão do juízo da atitude natural; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		3.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Marxiana
	
	
	Personalismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Postivismo
	
	
	
	
		
	
		4.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade. 
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	
	julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias
regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Fenomenologia. 
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Heideggerismo. 
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Impressionismo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Tomismo
	
	
	Neotomismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Empirismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Personalismo
	
	
	Realismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	imaginação; 
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	percepção; 
	
	
	recordação; 
	
	
	alienação; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	
	
		
	
		3.
		Para Heidegger, filósofo alemão, Husserl só se perde quando faz do(a) ______________ das essências que revelam o que está por trás da atitude natural, o leimotiv da fenomenologia, pois para ele o ponto essencial (ponto de partida) deve ser a vivência (Erlebnis), concreta, histórica e viva. 
	
	
	
	Desocultamento.
	
	
	Ocultamento.
	
	
	Desobstrução.
	
	
	Obstrução.
	
	
	Revelação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
	
	
	
	materialista dialético
	
	
	positivo
	
	
	indutivo
	
	
	dedutivo
	
	
	Fenomenológico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
	
	
	
	Fenomenológica
	
	
	Marxiana
	
	
	Personalista
	
	
	Positivista
	
	
	Marxista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
	
	
	
	Personalismo 
	
	
	Marxismo 
	
	
	Fenomenologia 
	
	
	Gestalt 
	
	
	Positivismo
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	
	
		
	
		7.
		"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
	
	
	
	Althusser
	
	
	Maritain
	
	
	Gramsci
	
	
	Heidegger
	
	
	Comte
	
	
	
	
		
	
		8.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
	
	
	
	Verdade
	
	
	Ideologia
	
	
	Razão
	
	
	Pessoa
	
	
	Intencionalidade
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
	
	
	
	Negação.
	
	
	Elevação.
	
	
	Redução.
	
	
	Ampliação.
	
	
	Positivação.
Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Para --------------, a consciência é sempre intencional e não pode ser considerada como uma simples realidade natural entre outras. Ela é sempre a consciência é sempre consciência intencional, não pode ser isolada como algo em si, pois é sempre consciência de alguma coisa, assim como toda 'coisa' não pode ser isolada como uma coisa em si, pois ela se faz presente sempre para uma consciência. É sempre a partir da intencionalidade da consciência que se reúne sujeito e objeto e que os fenômenos se fazem presentes como tais. 
	
	
	
	Foucault
	
	
	Comte 
	
	
	Hegel 
	
	
	Habermas 
	
	
	Husserl 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A Fenomenologia, segundo Husserl, apresenta como um primeiro problema a questão da questionabilidade do conhecimento como pode o conhecimento estar certo de sua consonância com as coisas que existem entre si. Daí, poder dizer que... 
	
	
	
	Há que se observar que questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção cética em relação a ele. Na verdade, a fenomenologia parte da idéia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível. 
	
	
	Em outras palavras, só será verdadeiro aquilo que puder ser verificável, confrontado com o dado. 
	
	
	Assim, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. 
	
	
	Não interessando as causas dos fenômenos,a atitude consiste em descobrir as relações entre as coisas. Para isso, elaboravam-se determinadas estratégias (questionários, escalas de atitudes, escalas de opinião, tipos de amostragem etc.) e se privilegiava a estatística. O que interessava era verificar como se produziam as relações entre os fatos 
	
	
	É necessário defender o caráter hipotético de todo conhecimento científico e propôs o método hipotético-dedutivo. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Postivismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Marxiana
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Personalismo
	
	
	
	
		
	
		5.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade. 
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		7.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Heideggerismo. 
	
	
	Impressionismo.
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Fenomenologia. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Neotomismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Tomismo
	
	
	Positivismo
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Empirismo
	
	
	Personalismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Realismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	
	
		
	
		3.
		Podemos dizer que são constituitivos da fenomenologia de Husserl, exceto: 
	
	
	
	a autoridade de Deus;
	
	
	a preocupação com os fenômenos.
	
	
	a suspensão do juízo da atitude natural; 
	
	
	a intencionalidade;
	
	
	a doutrina universal das essências; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão,
das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
	
	
	
	Maritain
	
	
	Gramsci
	
	
	Heidegger
	
	
	Comte
	
	
	Althusser
	
	
	
	
		
	
		5.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
	
	
	
	Fenomenologia 
	
	
	Positivismo
	
	
	Marxismo 
	
	
	Gestalt 
	
	
	Personalismo 
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento, o é na medida em que ela, enquanto consciência transcendental, constitui as significações e na medida em que conhecer é pura e simplesmente apreender (no plano empírico) ou constituir (no plano transcendental) os significados naturais e espirituais".
	
	
	
	
		
	
		6.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	
	
		
	
		7.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	imaginação; 
	
	
	percepção; 
	
	
	recordação; 
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	alienação; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Qual a atitude filosófica consiste essencialmente na tarefa de descrição das estruturas puras que permitem o aparecer de qualquer fenômeno possível, assim, ela visa descrever os atos puros da consciência e a sua correlação (dada mediante a intencionalidade) com a objetividade e a experiência? 
	
	
	
	Positivista
	
	
	Personalista
	
	
	Marxiana
	
	
	Marxista
	
	
	Fenomenológica
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Husserl influenciou filósofos como Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty que utilizaram também o seu método. Estamos pensando em qual método? 
	
	
	
	indutivo
	
	
	positivo
	
	
	materialista dialético
	
	
	Fenomenológico
	
	
	dedutivo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa", diz Husserl, tal tema era ensinado por Brentano, cujos cursos foram freqüentados por Husserl, isto quer dizer a consciência pode imprimir um certo traço definitivo chamado:
	
	
	
	Intencionalidade
	
	
	Ideologia
	
	
	Pessoa
	
	
	Razão
	
	
	Verdade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Para Heidegger, filósofo alemão, Husserl só se perde quando faz do(a) ______________ das essências que revelam o que está por trás da atitude natural, o leimotiv da fenomenologia, pois para ele o ponto essencial (ponto de partida) deve ser a vivência (Erlebnis), concreta, histórica e viva. 
	
	
	
	Revelação.
	
	
	Desocultamento.
	
	
	Ocultamento.
	
	
	Obstrução.
	
	
	Desobstrução.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Na prática da fenomenologia efetua-se o processo de _____________ fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenômeno. Trata dos aspectos que são essenciais do fenômeno, ou seja, é o estudo das essências, aspirando apreendê-las nos seus momentos fundamentais, através da intuição. 
	
	
	
	Elevação.
	
	
	Redução.
	
	
	Negação.
	
	
	Positivação.
	
	
	Ampliação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Podemos dizer que tal corrente filosófica se identifica com o movimento de reatualização do conservadorismo nas décadas de 60/70 no Serviço Social... 
	
	
	
	Neotomismo
	
	
	Tomismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Estruturalismo
	
	
	Positivismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
	
	
	
	Heideggerismo. 
	
	
	Husserlianismo. 
	
	
	Impressionismo.
	
	
	Positivismo. 
	
	
	Fenomenologia. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O que Husserl propõe como redução fenomenológica? 
	
	
	
	Estudar o fenômeno a partir da sua ética pessoal 
	
	
	Se afastar ou "colocar entre parênteses" seu valores e deias sobre o fenômeno, buscando compreender a sua essência 
	
	
	Se afastar do ambiente físico em que o fenômeno aconteceu 
	
	
	Buscar a essência dos fenômenos a partir de experimentos laboratoriais 
	
	
	Investigar o fenômeno a partir da cultura na qual o pesquisador está inserido 
	
Explicação: 
Pensemos sobre a explicação de Merleau-Ponty acerca da fenomenologia: "A Fenomenologia realiza uma redução ("transcendental") que suspende o "preconceito do mundo" e dá acesso ao acontecimento pré-empírico da abertura do mundo". 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Segundo Husserl, a fenomenologia é uma corrente filosófica que se sustenta na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. Sendo assim é correto afirmar que a fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	apresenta a evolução histórica da razão. 
	
	
	entende a realidade como externa e dissociada da consciência que a percebe . 
	
	
	busca compreender as "essências", ou seja, os significações que a razão atribui à realidade.
julga que a consciência não possui intencionalidade na sua relação com os objetos.. 
	
	
	concorda com as teses relativistas, pois não acredita na existência de proposições universalmente válidas. 
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Para --------------, a consciência é sempre intencional e não pode ser considerada como uma simples realidade natural entre outras. Ela é sempre a consciência é sempre consciência intencional, não pode ser isolada como algo em si, pois é sempre consciência de alguma coisa, assim como toda 'coisa' não pode ser isolada como uma coisa em si, pois ela se faz presente sempre para uma consciência. É sempre a partir da intencionalidade da consciência que se reúne sujeito e objeto e que os fenômenos se fazem presentes como tais. 
	
	
	
	Foucault
	
	
	Husserl 
	
	
	Habermas 
	
	
	Hegel 
	
	
	Comte 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Fenomenologia, segundo Husserl, apresenta como um primeiro problema a questão da questionabilidade do conhecimento como pode o conhecimento estar certo de sua consonância com as coisas que existem entre si. Daí, poder dizer que... 
	
	
	
	Não interessando as causas dos fenômenos,a atitude consiste em descobrir as relações entre as coisas. Para isso, elaboravam-se determinadas estratégias (questionários, escalas de atitudes, escalas de opinião, tipos de amostragem etc.) e se privilegiava a estatística. O que interessava era verificar como se produziam as relações entre os fatos 
	
	
	Há que se observar que questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção cética em relação a ele. Na verdade, a fenomenologia parte da idéia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível. 
	
	
	Em outras palavras, só será verdadeiro aquilo que puder ser verificável, confrontado com o dado. 
	
	
	Assim, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. 
	
	
	É necessário defender o caráter hipotético de todo conhecimento científico e propôs o método hipotético-dedutivo. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social?
	
	
	
	Postivismo
	
	
	Personalismo
	
	
	Marxiana
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Marxismo
	
	
	
	
		
	
		4.
		É uma abordagem filosófica que também se apresenta como um método de interpretação da realidade. O seu fundador é o filósofo Edmund Husserl, estamos tratando da
	
	
	
	Personalismo
	
	
	Fenomenologia
	
	
	Marxismo
	
	
	Realismo
	
	
	Empirismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Como diz Urbano Zilles "a influência da Fenomenologia de Edmund Husserl(1859-1938) foi tamanha que hoje se tornou difícil avaliá-la em toda a sua extensão e profundidade. A recepção de sua obra começou pouco antes da Primeira Guerra Mundial e teve certo apogeu na década de 1920. Nessa época surgiram Escolas que desenvolveram alguns aspectos de sua concepção, como é o caso da ontologia existencial de Martin Heidegger e a ética dos valores de Max Scheler". Além desses autores citados, há dois outros filósofos do século XX que foram influenciados por Husserl. São eles:
	
	
	
	Agostinho e Tomás de Aquino
	
	
	Adorno e Benjamin
	
	
	Comte e Durkheim
	
	
	Sartre e Merleau-Ponty
	
	
	Bourdieu e Giddens
	
	
	
	
		
	
		6.
		São constitutivos da fenomenologia de Husserl: 
	
	
	
	pressuposição da realidade dada, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, método experimental e dedutivo.
	
	
	doutrina particular das essências, suspensão do juízo da atitude natural, método experimental. 
	
	
	método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. 
	
	
	há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências 
	
	
	
	
		
	
		7.
		Husserl nas pesquisas lógicas, estuda os objetos ideais, as categorias e os atos cognitivos fundamentais. São eles, exceto: 
	
	
	
	intuição do tempo.
	
	
	imaginação; 
	
	
	percepção; 
	
	
	recordação; 
	
	
	alienação; 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Podemos dizer que são constituitivos da fenomenologia de Husserl, exceto: 
	
	
	
	a doutrina universal das essências; 
	
	
	a intencionalidade;
	
	
	a autoridade de Deus;
	
	
	a suspensão do juízo da atitude natural; 
	
	
	a preocupação com os fenômenos.
	
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA  
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		"A forma mais baixa que podemos conceber de um universo de homens é chamada de "man", mundo em que nos deixemos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anônimos, das opiniões vagas, dos respeitos humanos, das relações mundanas, do "diz-que-diz-que" cotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anônimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem a vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do ¿man¿ não constitui, nem em nós, nem um todo". Mounier está criticando o filósofo
	
	
	
	Comte
	
	
	Althusser
	
	
	Maritain
	
	
	Gramsci
	
	
	Heidegger
	
	
	
	
		
	
		2.
		"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, paixão, etc), com os quais visa algo. As essências ou significações são objetos percebidos de certa maneira pelos atos intencionais da consciência". Estamos tratando de qual vertente teórica do Serviço Social? 
	
	
	
	Gestalt 
	
	
	Marxismo 
	
	
	Positivismo
	
	
	Fenomenologia 
	
	
	Personalismo 
	
Explicação: 
Fenomenologia é a ciência que trata dos fenômenos, para Husserl, "a fenomenologia é uma descrição da estrutura específica do fenômeno (fluxo imanente de vivências que constitui a consciência) e, como estrutura da consciência enquanto consciência, ou seja, como condição de possibilidade do conhecimento,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando