Buscar

Prova Flex Economia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:431975) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8571912
	1.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores serão as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixos os preços de um determinado produto, menor será a quantidade de famílias prestes a consumir esta mercadoria. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Suponha que um determinado país apresente os seguintes dados referentes aos seus gastos públicos:
I- Receita com cobrança de impostos = 1.050 bilhões.
II- Despesas operacionais = 906 bilhões.
III- Despesas com os juros da dívida pública = 153 bilhões.
Com estas informações, é possível afirmar que este país possui:
	 a)
	Déficit primário de 144 bilhões e um superávit nominal de 297 bilhões.
	 b)
	Déficit primário de 144 bilhões e um superávit nominal de 9 bilhões.
	 c)
	Superávit primário de 144 bilhões e um déficit nominal de 9 bilhões.
	 d)
	Superávit primário de 144 bilhões e um déficit nominal de 297 bilhões.
	3.
	O governo nacional precisa ter um plano econômico a curto e longo prazo. Assim, esses planos em economia são conhecidos como Metas Conjunturais e Metas Estruturais. Sobre esse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos econômicos de um Estado são classificados através de três metas: Estatuais, Conjunturais e Estruturais.
II- Em termos econômicos, as economias que têm seu sustento principal nas atividades agrícolas são mais desenvolvidas. Logo, sob essa perspectiva, a Revolução Industrial possibilitou o surgimento de metas econômicas baseadas nessas atividades agrícolas.
III- As metas estruturais mexem com as mudanças na atividade econômica no longo prazo, visando melhorar as condições de investimento em capital e logística nos setores: primário (atividade agrícola e extrativa), setor secundário (atividade industrial) e setor terciário (serviços em geral, como transportes, comércio, educação, setor bancário etc.).
IV- No curto prazo, a economia precisa de certas ferramentas para atingir metas, tais como de inflação ou de desemprego. Esse tipo de metas são conhecidas como conjunturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir: 
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir. 
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir. 
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Por política econômica entende-se o conjunto de ações tomadas por um governo para atingir determinados fins econômicos, sejam eles de curto ou longo prazos. No campo das ações de longo prazo, a Política Econômica busca promover o crescimento econômico, e, em países como o Brasil, notórios pela sua expressiva desigualdade social, ela também tem por objetivo promover uma distribuição de renda relativamente justa. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central do Brasil é o órgão responsável por controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, que, por sua vez, determina a taxa de juros.
II- O aumento da oferta monetária devido à política monetária do Banco Central do Brasil leva a um aumento da taxa de juros do mercado.
III- Os meios de pagamento são todos os depósitos à vista nos bancos comerciais e também o papel-moeda que está em circulação.
IV- Uma situação de baixa inflação é proporcionada quando há uma oferta monetária menor do que a taxa de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Acerca da demanda e procura, utiliza-se o conceito de elasticidade com o objetivo de medir a sensibilidade, seja da demanda ou da procura, com relação aos preços praticados pelo mercado sobre um determinado produto ou serviço. Sobre a Elasticidade da Procura, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando o consumo de um produto cai muito, em conjunto com uma elevação pequena nos preços, afirma-se que ele apresenta uma procura inelástica. 
II- Quando o consumo de um produto permanece praticamente inalterado, mesmo com uma elevação significativa nos preços, a sua procura é considerada elástica. 
III- Normalmente, os produtos essenciais, para os quais não existem substitutos próximos, apresentam procura inelástica. 
IV- Os produtos supérfluos costumam apresentar procura inelástica. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. As políticas de curto prazo são: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre essas políticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Política Fiscal compreende a Política de Gastos Públicos, visando ao controle dos gastos do governo. Do outro lado, a Política Tributária implica a arrecadação de impostos.
(    ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
(    ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
(    ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	 b)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursosarrecadados.
	 c)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	 d)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	9.
	Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo. 
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta. 
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda. 
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	 a)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	 b)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	 c)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	 d)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.

Continue navegando