Buscar

Exemplo de Roteiro de Entrevista de Vídeo

Prévia do material em texto

Aluno: Thalia da Silva Tavares
RU: 1800067
PAP: Marília-SP
Entrevista disponível em: https://youtu.be/MafsghVgkWc
Roteiro Entrevista
Pergunta: O que é educação inclusiva para você?
Resposta: É quando tudo o que engloba a educação é igualitário, desde a formação de todos os envolvidos neste processo, como também as condições estruturais e educacionais.
Pergunta: Na sua formação acadêmica você teve preparação suficiente para lidar com alunos em processo de Inclusão?
Resposta: Basicamente não, o que eu tive de inclusão na graduação foi apenas a matéria de LIBRAS que teve duração de 1 ano, e no último ano nos estágios eu tive a oportunidade de fazer parte de um projeto onde lidávamos com escolas que tinham alunos em processo de inclusão, mas de forma superficial, nunca se aprofundando em como lidar com cada aluno nos mais variados tipos de inclusão.
Pergunta: Os recursos e materiais que o governo, o estado e a escola disponibilizam são suficientes para o processo de aprendizagem do aluno com deficiência?
Resposta: Não nenhum dos órgãos governamentais disponibilizam recursos suficientes, a infraestrutura das escolas não é corretamente adaptada para alunos com deficiências motoras, não possuindo recursos para acessibilidade, quase não existem materiais em braile tão pouco intérpretes para os alunos, também nesse aspecto as APAE’s e as AEE’s que deveriam atender em contra turno quase não se vê, e quando se tem não possui uma correlação efetiva dos materiais com o do ensino regular.
Pergunta: Na sua opinião quais são as maiores dificuldades para lidar com estes alunos?
Resposta: A maior dificuldade para mim é atender a todos de forma igualitária, pois fora o aluno em inclusão eu possuo mais 34 alunos, sendo cada um deles com suas características e necessidades individuais, e como o aluno em inclusão acaba necessitando de mais cuidados eu acabo meio que não atendendo a todos (Acredito que isso poderia ser resolvido, ou com salas menos numerosas, ou com acompanhante para todo o aluno em inclusão).
Pergunta: Como é a harmonia entre o aluno em inclusão e os demais?
Resposta: Neste aspecto não encontro muitos problemas, procuro sempre fazer dinâmicas de grupo e outras atividades que fazem com que todos os meus alunos entendam que o diferente não quer dizer ruim e sim bom.
Pergunta: Como você caracteriza a postura da escola em relação a este aluno?
Resposta: A escola possui limitações quanto ao espaço físico, e não recebe verba e nem autorização para realizar mudanças nestes aspectos, porém, eles procuram sempre adaptar-se aos alunos, e desta maneira todo o plano anual da escola é revisado para que possa ser inclusivo e adaptado a todos, portanto a cada início de ano letivo eles fazem um levantamento com os país e todos os envolvidos no processo de aprendizagem para descobrirem como podem fazer adaptações.
Pergunta: No que tende ao papel do professor como você acredita que se pode facilitar o processo de Inclusão?
Resposta: Eu acredito que para facilitar este processo é necessário um diálogo constante entre todos os indivíduos que participam do cotidiano escolar deste aluno, sendo dever do professor sempre conversar com o aluno para saber como ele se sente e como se pode facilitar a vivência dele na escola, bem como, incluir o aluno em todas as atividades que são desenvolvidas, tanto individuais, quanto em conjunto.

Continue navegando