Buscar

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: IMPORTÂNCIA DE SUA ANÁLISE

Prévia do material em texto

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: IMPORTÂNCIA DE SUA ANÁLISE
Kely Haas
Diante as diversas instabilidades e inseguranças no ambiente empresarial, as corporações buscam informações válidas, precisas, de qualidade e principalmente em tempo real. Essas informações advêm, na maioria das vezes, por meio das demonstrações contábeis, as quais apresentam um diagnóstico econômico e financeiro da empresa. No entanto, os dados numéricos coletados e apresentados, por si só, não representam grande valia aos stakeholders, uma vez que se faz necessária sua análise. 
Nesta perspectiva, as análises e demonstrações financeiras se revelam como principais indicadores do sucesso ou fracasso de uma empresa. Nelas, se encontram informações ocultadas, as quais devem ser interpretadas da forma mais acertada, de modo que os gestores tenham á disposição informações necessárias e verídicas para as tomadas de decisão. 
Assim, a análise correta das demonstrações financeiras propicia o monitoramento do progresso da empresa, possibilitando novos investimentos e/ou, quando necessários, ajustes e alterações na condução dos negócios. Além disso, assegura aos investidores e credores o retorno financeiro.
Contudo, a análise decorrida desleixadamente ocasiona sérios riscos à empresa e demais interessados. Pode-se mencionar, por exemplo, o caso da Badesul, a qual sofreu calote de R$140 milhões com empréstimos de risco, uma vez que “[...] multiplicou exponencialmente a liberação de financiamentos, principalmente para clientes de risco, negligenciando a exigência de garantias de pagamento e subestimando a fragilidade das operações (ROLLSING, 2016)”, além disso, Lopes, ex-presidente do Badesul afirmava que não houve erro na concessão de crédito. Isso ocorre muitas vezes pelo ocultamento na análise de aspectos que podem afetar a empresa como, por exemplo, o meio social e econômico.
	De uma maneira ou outra, se faz necessário um estudo mais aprofundado, tendo em vista outros mecanismos além dos demonstrativos, como o relatório de administração (RA), notas explicativas, contexto político, social e econômico. Outro aspecto importante é analisar os índices de exercícios anteriores e compará-los com os dos concorrentes de mesmo porte ou ramo.

Continue navegando