Buscar

APS Estrutura e Função AV1

Prévia do material em texto

2. a) Neste exame, foram realizados dois cortes transversais. 
b) Com os relatos do paciente e com avaliação física, surgiu a hipótese de que a lesão poderia ser no tronco encefálico, para verificar o grau da lesão, se era um tumor maligno ou benigno e quais as estruturas exatas haviam sido lesionadas, foi necessário fazer uma ressonância magnética. A melhor opção para verificar se as estruturas laterais ao tronco foram danificadas, foi através do corte transversal. Com a ressonância foi verificado que o paciente tinha glioma (tumor derivado da glia) do tronco encefálico.
c) 
d) As células que constituem o Sistema Nervoso são: Os neurônios e as neuroglias.
e) O nervo é um feixe de fibras nervosas formadas por axônios, onde os axônios podem estar envoltos pela bainha de mielina e células de Schwann, que estão revestidas por uma lâmina basal.
f) Os músculos da face funcionam a partir de informações do córtex motor, para as informações chegarem até os músculos, elas passam por dois hemisférios, contralateral e ipsilateral, depois elas precisam passar pelo núcleo dos nervos da face que está localizado na ponte do tronco encefálico, também encontramos subdivisões específicas deste núcleo que irá passar informações para músculos diferentes, isso explica porque algumas lesões são mais graves que outras, pois se atingir a porção terminal dos nervos, irá atingir apenas alguns locais específicos. Por isso, pacientes com glioma no tronco encefálico costumam a ter déficits na face, na maioria dos casos são mais aparentes, porém este só apresentou perda lenta e progressiva da força muscular da hemiface direita, desvio acentuado da rima bucal para o lado esquerdo, apagamento do sulco nasolabial, dificuldade para fechar o olho e diminuição do lacrimejamento do lado direito e dificuldade também de enrugar a fronte do lado direito da face.
g) Quando um estímulo despolariza a membrana até um limiar, é gerado um potencial de ação, esse potencial gera uma despolarização da membrana, onde íons de sódio são colocados para dentro da célula por um processo de difusão simples, assim a célula passa a ter mais cargas positivas do que negativas, logo em seguida começa a repolarização, onde o íon de potássio começa a sair da célula com o intuito de chegar ao estado de repouso da célula.
h) As sinapses elétricas ocorrem através de junções comunicantes, que possibilitam a passagem de íons entre as células, gerando uma conexão elétrica e a transmissão de impulsos nervosos. As sinapses químicas ocorrem a partir da chegada de um potencial de ação ao terminal axônico, onde ficam as vesículas sinápticas que liberam por exocitose os neurotransmissores que vão encontrar com os receptores da membrana pós-sináptica, e vai promover a abertura ou fechamento dos canais iônicos. As sinapses elétricas transmitem as informações mais rápido que as químicas, porém são mais difíceis de controlar.
i) O artigo se trata do tratamento cirúrgico e prognóstico de 47 pacientes com diferentes tipos de tumores no tronco encefálico, todos derivados da célula da glia (gliomas), que passaram por procedimentos cirúrgicos. As sequelas mais frequentes do pós-operatório foram disfunção cerebelar, lesão dos nervos cranianos e disfagia. Após a cirurgia aumentou o tempo de sobrevida dos tumores malignos, em pacientes com glioma difuso, não houve sobrevida média acima de cinco anos, porém alguns sobreviveram mais tempo, já nos outros casos, não houve casos de progressão e nem de morte durante o tempo de observação. 
Artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30213445
Bibliografia:
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10.ed. Porto alegre, RS: Artmed, 2016.
 JUNQUEIRA, Luiz Uchoa, CARNEIRO, José. Histologia Básica, 12ª edição. Guanabara Koogan, 2013. [Minha Biblioteca]. Capítulo: Tecido nervoso 
DÂNGELO José Geraldo, FATTINI Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2007. Capítulo: Sistema Nervoso 
MOORE, Keith; DALLEY, Arthur F; AGUR, Anne M.R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014 [Minha Biblioteca]. 
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
Slides de estrutura e função.

Continue navegando