Buscar

Surgimento do capitalismo

Prévia do material em texto

Surgimento do capitalismo e sua contemporaneidade
O capitalismo é um sistema econômico e social que se baseia no acúmulo de capital cujos meios de produção são de propriedade privada. Sua origem se deu nas trocas de excedentes de produção entre os feudos que aconteciam por meio de uma classe social denominada burguesia. 
Essas trocas foram evoluindo é o que hoje chamamos de comércio, e com isso novos produtos foram sendo criados e vindo junto a eles a necessidade de consumi-los. 
Essa necessidade gerou trabalho para as pessoas, mas em compensação os indivíduos que são inseridos no modo de produção capitalista costumam acumular capitais de maneiras e proporções diferentes gerando então uma desigualdade social.
Atualmente uma das principais formas de acúmulo de moedas são os investimentos que a indústria cultural faz em seus produtos, uma vez que, somos levados pela vontade de consumir mais do que precisamos, em razão de que, na nossa sociedade quanto mais as pessoas possuem mais elas são valorizadas e essa nossa arrogância em querer tudo só para a gente reflete na perda do nosso dinheiro e no lucro das empresas maiores.

Continue navegando