A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação I   Individual FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	8,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	 a)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	 b)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	 c)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	 d)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	2.
	Na atividade econômica há os agentes econômicos, que são: as empresas, as famílias (os consumidores), o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente: as famílias.
(    ) As Famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O Mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	3.
	Nas primeiras décadas do século XX, começava-se a praticar nas atividades econômicas dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. Deste modo, polarizaram-se duas grandes tendências econômicas. Logo após a crise de 1929, começou uma nova era, na qual novas teorias econômicas procuravam uma aproximação entre esses dois grandes pensamentos econômicos - o socialismo e o capitalismo - atingindo, assim, uma nova visão do sistema capitalista, mas com sensibilidade social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado desta mistura dos sistemas econômicos é uma convergência, na qual existem direitos sociais, respeito ao trabalhador e é aceita a propriedade privada dos meios de produção.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado não tem nenhuma intervenção na economia.
(    ) O resultado desta mistura é o desenvolvimento das atividades econômicas através da crença da ordem natural das leis do mercado, em que o Estado intervém nas decisões econômicas, em especial nas questões sociais.
(    ) O resultado desta mistura é a definição que o valor de uma mercadoria ou serviço depende, principalmente, da utilidade e a raridade, quanto especial esse produto pode ser.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Na economia de um país, há problemas e oportunidades a serem resolvidos, o que se conhece como Problemas Econômicos Fundamentais e que implicam três grandes tipos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O que e quanto produzir.
II- Como produzir.
III- Para quem produzir.
(    ) Quais bens e serviços serão produzidos? Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a produzir, de primeira necessidade ou de luxo? De preferência, bens e serviços para a população ou para o serviço militar?
(    ) Para quem serão produzidas as mercadorias e os serviços? Preferencialmente para a classe média? A tendência é que as empresas produzam bens e serviços para quem tem renda.
(    ) Quais são as técnicas a serem adotadas? As matérias-primas, de onde poderão ser fornecidas? Para se produzir, precisa-se mais de capital humano ou de bens de capital (maquinaria e equipamentos)? Que técnicas e tecnologias serão adotadas? Quais os insumos a serem utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas no uso de capital (máquinas e equipamentos) ou no uso da mão de obra?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, com a publicação de sua obra Uma Investigação sobre a Causa da Riqueza das Nações, no ano de 1776, marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sugeriu claramente que os governos realizassem gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
(    ) Queria reformar drasticamente o capitalismo sem destruir o controle do Estado, fazendo o que foi considerado na época uma Revolução Conservadora.
(    ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho, e que o fundamento moral da sociedade capitalista é a busca do interesse próprio.
(    ) Teve sucesso quanto ao funcionamento de suas ideias, mas estas tiveram como consequência o superávit das contas públicas e a deflação.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	O Fluxo Circular de Renda trata de um esquema que serve para resumir a forma como ocorre a inter-relação entre os agentes econômicos, sejam eles unidades de produção, unidades familiares, o setor externo ou o Estado. Considerando os vazamentos e as injeções do Fluxo Circular da Renda, analise as seguintes sentenças:
I- Os vazamentos representam recursos desviados do sistema econômico decorrentes de processos de corrupção política. 
II- As injeções podem ser os recursos captados no exterior, via empréstimo, para resolver problemas econômicos internos do governo.
III- Para evitar crises econômicas, os vazamentos precisam ser substancialmente menores que os gastos do governo e empréstimos do setor bancário.
IV- Os vazamentos representam a parcela da renda das famílias não destinadas ao consumo, recursos que podem ser reinjetados na economia quando esta começar a enfraquecer.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Os estudos da Economia revelam que, para satisfazer as necessidades diárias dos indivíduos, é necessária a constante produção de bens econômicos. Os "bens econômicos" são aqueles que exigem certo esforço humano para sua obtenção. Diferente dos "bens livres", que possuem quantidade infinita e não exigem (ou quase não exigem) nenhum esforço para sua obtenção. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diferenciação entre bens materiais e serviços é uma classificação bastante utilizada para distinguir bens econômicos.
(    ) Os bens materiais são aqueles intangíveis, os quais não podem ser atribuídos pesos e medidas.
(    ) Os bens econômicos têm como característica básica a existência de um preço específico.
(    ) Um dos tipos de bens econômicos são os serviços,