Buscar

CASO CONCRETO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA - CCJ0252 
Título Caso Concreto 1 
Descrição Estudo de Caso: 
 Ipea lança publicação sobre tendências mundiais para os próximos 15 anos (Jornal do Commercio, Rio de janeiro, 24/03/2016) 
 O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira (14) o livro Megatendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? A obra trata de assuntos que devem moldar o contexto mundial nos próximos anos nas áreas de população, geopolítica, ciência e tecnologia, economia, meio ambiente e foi organizada pela coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica, Informação e Documentação do Ipea, Elaine Coutinho Marcial. 
 Entre as referências do estudo estão o ex-senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ecológico Al Gore e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, cuja obra aborda a transição das sociedades do mundo moderno para o mundo pós-moderno. 
 Muitos dos problemas que enfrentamos hoje é porque no passado não olhamos para o futuro no longo prazo. Ou não nos preparemos para evitar que ocorressem ou para que estivéssemos mais bem preparados para essa ocorrência?, disse Elaine. [...] 
 A obra está disponível no site do Ipea. Na questão ambiental, por exemplo, o livro destaca que o modelo econômico vigente, associado ao comportamento de cidadãos e de países, é agressivo ao meio ambiente, provoca poluição do ar, desmatamento, perdas ecossistêmicas nos meios marinho e de costa, enfim, degradação, de forma geral. Para os autores, se não houver rupturas nos padrões de consumo e diminuição na geração de resíduos, esse modelo continuará conduzindo à escassez de recursos naturais nos próximos anos. 
 O estudo mostra ainda que, em decorrência da taxa de natalidade decrescente e do aumento da expectativa de vida, observa-se a tendência de envelhecimento populacional, sobretudo na Ásia, nos países do Leste Europeu e nos países do Sul da Europa, com efeito potencialmente negativo sobre o crescimento econômico, em virtude da diminuição da população em idade ativa. Esse envelhecimento pressiona os serviços de saúde e previdência social. 
 Estamos em um momento de grandes mudanças. E as grandes mudanças, às vezes, nos deixam um pouco incomodados e inseguros em relação a esse processo, É, na verdade, um momento de grandes oportunidades, mas, com boas informações, conseguimos fazer boas escolhas e, com isso, construir o país que tanto almejamos?, afirmou Elaine Marcial. 
 Durante o lançamento da obra, que está disponível no site do Ipea, foi anunciada também a criação da Plataforma Brasil 2100, um espaço de diálogo 
permanente entre a sociedade civil e o Estado, para construção de cenários levando em consideração quatro dimensões: social, econômica, territorial e político-institucional. A plataforma deve ser lançada ainda neste ano. 
 Ainda esperamos muito por governos, que são fundamentais. O Estado também é fundamental, mas a sociedade precisa tomar a dianteira de algumas discussões, e não esperar que os dirigentes que estão sendo cobrados para gerar resultado de curto prazo tomem a inciativa de mais longo prazo?, disse o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Marcio Gimene. 
 Indagações: 
Comentar sobre o conceito de escassez levando em conta o fato da população estar envelhecendo e existir a falta de recursos para investimentos em saúde e previdência social. 
Sabendo que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são limitados é fácil presumir que em algum momento esses recursos se tornariam escassos, tendo em vista que uma pessoa poderá possuir mais de uma necessidade, esta se adequa ao tempo e espaço que é vivenciado. A maioria dos recursos produtivos são voltados para a população economicamente ativa esquecendo assim dos que possuem mais idade. 
 Como utilizar o Direito para estimular investimentos em áreas sociais com menor retorno em vez de setores com alta rentabilidade, mas com inclusão social reduzida. 
Pode ser usada as normas que influenciam na economia para ajudar no estímulo desses investimentos. 
 Pontos a serem abordados: 
 O aluno deverá comentar a partir do texto os aspectos que os recursos são escassos (fatores de produção), mas a demanda da sociedade é crescente. 
Por sua vez, a questão jurídica é importante para direcionar recursos para áreas com impacto social. Tributos e incentivos fiscais que afetam essa distribuição é um dos campos com intensa participação do Direito. 
Poderá ser consultado o site www.ipea.gov.br. 
QUESTÕES PARA A AULA Questão 1: 
 É característica do Sistema Socialista ou economia centralizada em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas: 
a) pelos fatores de produção. 
b) pelas forças de mercado. 
c) pela livre iniciativa. 
d) pela propriedade privada. 
e) por um órgão central de planejamento. 
Questão 2: 
 São considerados fatores de produção e suas remunerações respectivas com EXCEÇÃO: 
a) do Rendimento e da Iniciativa. 
b) da Terra e do Aluguel. 
c) do Trabalho e do Salário. 
d) do Capital e do Juro. 
e) da Capacidade Empresarial e do Lucro. 
Questão 3: 
 O sistema capitalista ou economia de mercado é regido: 
a) por um órgão central de planejamento. 
b) pela propriedade pública dos fatores de produção. 
c) pelas forças de mercado. 
d) pelo pensamento econômico. 
e) pela força da mão-de-obra. 
Questão 4: 
As regras propostas para nosso sistema capitalista de produção estão baseadas: 
a) na base definida na engenharia de produção. 
b) em preceitos constitucionais que ordena a alocação de recursos escassos. 
c) na física quântica. 
d) na matemática e estatística associada à economia. 
e) no plano empresarial estatal.

Outros materiais