Buscar

Prova Flex mercado e capital

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jaciara Caroline Soares (1172451)
	Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:431951) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8641622
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Quando o governo gasta mais do que arrecada, não resta outra alternativa a ele senão o lançamento de títulos. A arrecadação do governo é feita através de impostos, desembolsados para investimentos como saúde, educação e outras áreas de infraestrutura. Os títulos lançados têm a finalidade de cobrir o déficit público. Uma vez lançados estes títulos, há uma promessa de pagamento para o investidor de que será devolvido ao proprietário do título o valor emprestado devidamente acrescido de juros. Títulos públicos são considerados de baixo risco, e podem ser de curto, médio e longo prazo. Sobre as instituições que emitem estes títulos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tesouro Nacional.
(    ) Bolsa de Valores.
(    ) Governo estadual e municipal.
(    ) Banco Central.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	O Conselho Monetário Nacional tem como responsabilidade estabelecer regras e diretrizes para um bom desempenho do sistema financeiro nacional. Com o objetivo de manter a estabilidade da moeda e limites para sua emissão, orienta e controla todas as instituições financeiras, como também o mercado de capitais e controle cambial. Coordena as políticas monetárias, visando a manter o equilíbrio e a estabilidade do desenvolvimento econômico e social do país. Estas são algumas das responsabilidades do Conselho Monetário Nacional, sendo ele o órgão de poder máximo do sistema financeiro. Com relação aos componentes que fazem parte do Conselho Monetário Nacional, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Presidente do Banco Central.
(    ) Ministério do Planejamento.
(    ) Ministério do Trabalho e Emprego.
(    ) Ministério da Fazenda.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Entre as alternativas de aplicação disponíveis no mercado estão os títulos públicos, os certificados de depósito bancário, os recibos de depósito bancário, as letras de câmbio, entre outros. Contudo, uma destas modalidades é extremamente útil para a condução das políticas macroeconômicas no país. Com relação aos títulos públicos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A emissão de títulos públicos tem como um de seus objetivos saldar as dívidas federais quando há um superávit nas contas públicas.
	 b)
	Os títulos públicos podem ser separados entre fiscais e monetários, representando os títulos que financiam o déficit público e os que servem de instrumento à política monetária.
	 c)
	Normalmente, os títulos públicos possuem taxas de juros mais altas, pois apresentam maiores riscos, uma vez que o Governo Federal pode facilmente vir à falência.
	 d)
	Os títulos públicos são aqueles emitidos pelas empresas, mas que ficam em poder do público por tempo indeterminado.
	4.
	O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por autoridades monetárias, como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central do Brasil, e também por autoridades de apoio, tais como a Comissão de Valores Imobiliários. Cada uma destas instituições possuem funções específicas para o bom funcionamento das políticas econômicas brasileiras. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Conselho Monetário Nacional é considerado o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, pois é o único responsável por tomar decisões econômicas.
(    ) Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e Presidente do Banco Central dividem a composição do Conselho Monetário Nacional.
(    ) Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional é autorizar a emissão de papel moeda, um dos instrumentos para aumentar ou reduzir o volume de dinheiro em circulação na economia.
(    ) As áreas em que o Conselho Monetário Nacional atua com funções executivas referem-se à política cambial e às operações de pagamento e recebimentos das instituições financeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Para equilibrar o sistema financeiro, são emitidos títulos por instituições financeiras, com a função de transferir recursos de uma instituição para outra. Quem tem dinheiro sobrando, empresta para quem está em falta, uma grande parte destas transações são geralmente feitas durante um dia, garantindo, assim, a flutuação da taxa no mercado, mantendo a liquidez do sistema. Quando grandes empresas aplicam seus recursos nas instituições financeiras, elas, na maioria das vezes, negociam as taxas de juros com referências no ?custo do dinheiro? usado pelos bancos entre si. Esta taxa exigida pelas empresas em suas aplicações serve para evitar a flutuação nas taxas de mercado e da moeda. Qual é o nome dado para esta operação?
	 a)
	Certificado de Depósitos Interbancário ? CDI.
	 b)
	Crédito direto ao Consumidor ? CDC.
	 c)
	Sistema Especial de Liquidação e Custódia ? SELIC.
	 d)
	Câmara e Custódia de Liquidação - CETIP.
	6.
	Assim como os governos federal, estadual e municipal emitem títulos públicos, os bancos disponibilizam títulos privados, as empresas (sociedades anônimas), por sua vez, também emitem títulos com o objetivo de captar recursos para desenvolvimento de projetos, satisfazendo de maneira econômica as necessidades financeiras da empresa, evitando, assim, empréstimos bancários com taxas de juros expressivas ou operações significativas a curto prazo. Qual o nome dado a este título de crédito emitido pelas sociedades anônimas?
	 a)
	Debêntures.
	 b)
	Títulos Financeiros.
	 c)
	Títulos Empresariais.
	 d)
	Repasse de Recursos.
	7.
	O mercado financeiro tem papel fundamental na economia, envolvendo todas as transações financeiras do país; é o mercado em que os recursos transcendem da economia e estão voltados para financiamentos empresariais. O sistema financeiro, de acordo com Ramos, Koerich e Santos (2011), é o conjunto de instituições (agentes intermediários) que propiciam condições para que os recursos dos poupadores (agentes superavitários) sejam transferidos para os investidores (agentes deficitários), ou seja, constitui-se no elo entre poupança e investimento. As autoridades monetárias têm como função estabelecer normas e controlar o volume de moeda em circulação. O órgão máximo do sistema financeiro é o Conselho Monetário Nacional. Sobre as principais atribuições do Conselho Monetário, analise as sentenças a seguir:
I- Zelar pela solvibilidade das instituições financeiras e pela liquidez.
II- Monitorar o fluxo dos capitais estrangeiros.
III- Regular a política fiscal, cambial e política monetária.
IV- Ajustar os meios de pagamentos às verdadeiras necessidades da economia. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, Iury B.; KOERICH, Norbert A., SANTOS, Paulo R. O. Mercado de capitais. Indaial. Uniasselvi, 2011.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Os Acordos de Basileia são um conjunto de acordos bancários firmados entre vários bancos centrais de todo o mundo para prevenir o risco de crédito, criando exigências mínimas de reserva de capital. São organizados e publicados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (BCBS). Os acordos são coordenados no Banco de CompensaçõesInternacional (BIS) na cidade de Basileia, Suíça, que é uma organização que reúne bancos centrais de vários países. Sobre os Acordos da Basileia, analise as sentenças a seguir:
I- O terceiro acordo da Basileia foi publicado no início dos anos 2000, procurando criar um padrão internacional para a regulação bancária.
II- Os acordos de Basileia foram criados para proteger tanto os bancos quanto seus clientes do risco de quebra econômica. Trata-se de uma série de recomendações para regulamentações no setor bancário.
III- O acordos da Basileia foram instituídos no momento da crise financeira de 2008, que enfraqueceu a economia global, evidenciando as deficiências do sistema financeiro.
IV- O primeiro acordo - Basileia I - firmado ao final da década de 1980, teve por justificativa principal para sua criação o risco relacionado ao crédito e aos ativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	O mercado financeiro trabalha baseado nos conceitos de títulos públicos e CDI (Certificados de Depósito Interbancário). Quando o governo gasta mais do que arrecada, necessita emitir títulos para cobrir a sua dívida, cujos títulos são negociados no mercado financeiro. Sobre os títulos públicos e os CDI, analise as sentenças a seguir:
I- As taxas cobradas pelos bancos comerciais (nos empréstimos, cheque especial, entre outros serviços) estão relacionadas às taxas dos títulos públicos e dos CDI.
II- Os títulos públicos são emitidos tanto pelos bancos comerciais quanto pelo Banco Central do Brasil.
III- Existe uma relação direta entre as taxas do serviço de leasing, oferecido pelos bancos, e as taxas dos títulos públicos e dos CDI.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	A meta traçada para a taxa Selic é um instrumento fundamental para a condução da política monetária brasileira. O Banco Central, por meio de um Comitê específico, procura organizar a atividade econômica controlando o nível de moeda em circulação e a taxa básica de juros. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Comitê de Política Monetária do Banco Central reúne-se mensalmente para decidir qual meta será traçada para a taxa Selic diária dos próximos 30 dias.
(    ) Cabe ao Comitê de Política Monetária (Copom), durante suas reuniões, definir a "taxa Selic meta", como forma de organizar estratégias futuras para a economia nacional.
(    ) Quando o Copom define a taxa meta da Selic com uma variação positiva com relação ao período anterior, a taxa de juros dos títulos públicos tende a se reduzir.
(    ) A Selic diária decorre do volume de dinheiro em circulação na economia, gerando maior ou menor liquidez na economia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando