Buscar

Avaliando aprendizado sociologia juridica 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805716966)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
		
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	sistema de escolha de legisladores
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	 
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
	
	moralização do processo eleitoral
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805717504)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os elementos listados abaixo, quais deles contribuem para a eficácia da norma.
		
	 
	Os fatores instrumentais, que dependem da atuação dos órgãos de elaboração e de aplicação do direito, fatores referentes à situação social.
	
	A invalidade de uma norma jurídica.
	
	A desatualização da lei
	
	A antecipação da lei à realidade social existente
	
	O misoneismo: aversão às inovações ou transformações do status quo, velhos hábitos, costumes, privilégios de grupos que impedem que lei seja aplicada
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805717344)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A autonomia da Sociologia Jurídica é hoje reconhecida, pois é uma ciência com objeto próprio (o direito como fato social), métodos e leis. Antigamente essa autonomia era questionada porque alguns autores a enquadravam como uma parte especial da Sociologia, enquanto outros a confundiam como a própria Ciência do Direito. Sendo assim, para cada sujeito a Sociologia Jurídica e Judiciária tem sua importância. Leia atentamente as alternativas e marque somente aquela em evidencia a importância da Sociologia Jurídica e Judiciária para o CIDADÃO.
		
	
	Possibilita a aplicação mais compatível do direito com as necessidades sociais, pois ao assim agir poderá valer-se de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o direito acompanhar a evolução social;
	 
	Possibilita saber-quais os limites para a atuação do direito estatal e extra-estatal diante do sistema oficial de normas, na perspectiva de sua inclusão social e, como, a partir do conhecimento do papel dos diversos instrumentos humanos ligados à Justiça, conseguir a facilitação do acesso à justiça para que grupos excluídos da sociedade atinjam um grau maior de cidadania.
	
	Comporta uma visão maior e mais real do fenômeno jurídico. Mostra que o direito não é somente um amontoado de normas estáticas que devem ser aplicadas independentemente de qualquer finalidade ou objetivo.
	
	Fornece os elementos sociais existentes e as relações entre eles existentes, necessários para a elaboração de leis.
	
	Permite entender que , a realidade social dinâmica em permanente evolução, à qual as normas devem se acertar, senão findam perdendo sua finalidade, tornando-se ineficazes e obsoletas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805717163)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, assumiu na última semana o cargo de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça e prometeu manter a linha de atuação de sua antecessora, a ministra Eliana Calmon. Para Falcão, as funções desempenhadas pelo Conselho são irreversíveis e o "estilo" de Calmon, embora diferente do seu, deu certo. "Temos que tirar as maçãs podres que infelizmente existem no Poder Judiciário", afirmou. As informações são do jornal. (www.conjur.com.br) 10.09.2012. Pergunta-se: O CNJ é o mais novo membro do:
		
	
	Superior Tribunal de Justiça
	
	Poder Legislativo
	
	Poder Executivo
	
	Supremo Tribunal Federal
	 
	Poder Judiciário
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805717233)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Constituição Federal prevê que cada um dos Poderes proceda a funções de controle e fiscalização em relação aos demais. Nesse contexto, por exemplo, o Legislativo tem o poder de fiscalização das contas públicas, sendo nisso auxiliado por um órgão associado. Este órgão associado ao Poder Legislativo é o (a):
		
	
	Ministério Público.
	 
	Tribunal de Contas.
	
	Defensoria Pública.
	
	Controladoria Geral da União.
	
	Vara de Fazenda Pública.

Continue navegando

Outros materiais