Buscar

História dos Sistemas Operacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Sistemas Operacionais
Histórico
A primeira geração de computadores eram gigantes que ocupavam salas inteiras e necessitavam do auxílio de humanos. Isto lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, os quais ditavam o que seria realizado através do próprio hardware.
Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso. 
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos
*
Sistemas Operacionais
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). 
Os sistemas operacionais eram específicos para cada máquina.
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS, desenvolvido no MIT. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objetivo era suportar centenas de usuários. Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics, que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix (ver próximo parágrafo).
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
Na década de 1960, uma equipe de desenvolvedores da AT&T Bell Labs resolveu trabalhar em um software mais objetivo e simplificado do que aquele que era utilizado nos mainframes da época. Após alguns anos, mais precisamente em 1969, o resultado foi o sistema operacional proprietário apelidado de UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada).
De início, o sistema foi programado especificamente para um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Apesar de se tratar de um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades.
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM. 
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
IBM e Microsoft fariam, ainda, uma parceria para o desenvolvimento de um sistema operacional multitarefa chamado OS/2. Após o fim da breve parceria a IBM seguiu sozinha no desenvolvimento do OS/2.
*
Sistemas Operacionais
Histórico (cont...)
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um núcleo de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direção ao tão conhecido Linux foi dado naquele momento.
*
*
Sistemas Operacionais
Licenças de SOs atuais
GNU/GPL: GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. 
*
Sistemas Operacionais
Licenças de SOs atuais
BSD: A licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas operacionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do Unix). Apesar dela ter sido criada para os sistemas BSD, atualmente vários outros sistemas são distribuídos sob esta licença. Esta licença impõe poucas restrições quando comparada aquelas impostas por outras licenças, como a GNU General Public License ou mesmo as restrições padrão determinadas pelo copyright, colocando-a relativamente próxima do domínio público. (De fato, a licença BSD tem sido chamada de copycenter, ou "centro de cópias", em comparação com o copyright padrão e o copyleft da licença GPL: "Leve até o copycenter e faça quantas cópias quiser.
*
Sistemas Operacionais
Licenças de SOs atuais
Closed Source: A licença não permite acesso ou mesmo distribuição do código fonte. Geralmente, significa que só o programa binário é distribuído e a licença não permite nenhum acesso ao código fonte. 
*
Sistemas Operacionais
Exemplos de SOs atuais
 Windows Family (2008, 7, 8) – Desktop / Mobiles (8)
 Mac OSX (Mountain Lion) (Desktop)
 Linux (Desktop) – (Red Hat, Slackware, Ubuntu, Mint, Madriva....)
 FreeBSD (Desktop)
 OPenBSD (Desktop)
 Android (Mobiles)
 Chrome OS (Nuvem)
 Firefox OS (Mobiles)
 XBOX OS (embarcado)
 Orbis OS (embarcado)
 Ubuntu Touch (Mobiles)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais