A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
EX 19 Sociedade Contemporanea

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O neoliberalismo é o modelo de ação política preferido da globalização, especialmente porque esse modelo vai ao encontro dos interesses dos grandes empresários e das corporações transnacionais. O neoliberalismo tem desdobramentos econômicos e políticos e afeta a vida diária das populações do mundo.
Qual das opções a seguir traz um exemplo das consequências políticas do neoliberalismo?
Escolha uma:
a. Protecionismo estatal na economia.
b. Fortalecimento da proteção social estatal sobre o trabalho.
c. Abertura de novas empresas públicas.
d. Diminuição dos investimentos em programas sociais. 
Feedback
Sua resposta está correta.
O neoliberalismo se fundamenta na não intervenção do Estado na economia e no fim do Estado de bem-estar social. Isso implica que os investimentos públicos em programas sociais diminuem consideravelmente. Por sua vez, flexibiliza-se a proteção estatal sobre o trabalho, e o Estado vende ativos públicos, ao invés de comprar novos.
A resposta correta é: Diminuição dos investimentos em programas sociais..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto a seguir (IBARRA, 2011, p. 238):
“A globalização neoliberal é uma das transformações históricas de ordem econômica internacional que se expressam sucessivamente no regime colonial, o padrão ouro, o acordo de Bretton Woods e a supressão atual das fronteiras comerciais. Em todos esses esquemas distintos existem, evidentemente, relações de dominação entre os países centrais e a periferia, mas também há acordos indispensáveis para a convivência pacífica e a ordem das transações econômicas entre nações. ”
IBARRA, David. O neoliberalismo na América Latina. Rev. Econ. Polit., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 238-248, 2011.
A partir da leitura, analise as afirmativas e as classifique com V, de verdadeiras, ou com F, de falsas.
 I. (  ) O autor do texto apresenta pontos negativos e positivos da globalização.
II. (  ) O autor relaciona o neoliberalismo com algumas características da globalização.
III. (   ) Não há relação entre o padrão ouro e a globalização neoliberal.
IV. (  ) O texto mostra que os países periféricos têm relações de poder desiguais com os países centrais.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta,
Escolha uma:
a. F, V, F, V.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. V, V, F, V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
O texto mostra de fato que a globalização tem pontos positivos e negativos. A afirmação II é verdadeira, porque o autor promove uma reflexão sobre globalização e neoliberalismo. A afirmação III é falsa, porque a globalização implicou no crescimento do neoliberalismo. A afirmação IV é verdadeira, pois o texto mostra que há uma relação de poder entre países desenvolvidos e os países da periferia do capitalismo.
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Primeiro, leia o texto a seguir, de Gomes, Reis e Espíndola (2014, p. 292):
“Na área de Relações Internacionaisjá é quase senso comum destacar o impacto dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 para os EUA e as consequências daí decorrentes. Frente a tal conjuntura, a resposta do governo norte-americano, então capitaneado pelo republicano George W. Bush (2001-2008), pautou-se pelo que se convencionou chamar Doutrina Bush, a qual, em linhas bastante gerais, propugnava uma postura externa ofensiva, recorrendo ao uso da força de forma preventiva para neutralizar quaisquer ameaças, presentes ou futuras. Nesse sentido, as principais traduções político-militares daquilo que viria a ser conhecido como Guerra ao Terror foram as intervenções no Afeganistão em outubro de 2001, cujo governo era considerado cúmplice de Osama Bin Laden, e no Iraque em março de 2003, a partir de alegadas - mas nunca comprovadas - provas da produção de armas de destruição em massa pelo regime de Saddam Hussein, assim como de suas ligações com a Al Qaeda.” 
GOMES, Aureo de Toledo; REIS, Rossana Rocha; ESPINDOLA, Tainah. Terrorismo e Estados Falidos: uma análise de discurso crítica. Opin. Publica, Campinas, v. 20, n. 2, p. 291-310, 2014. 
Sobre o texto, o que é correto afirmar?
I - O texto é uma crítica à forma pela qual o governo americano lidou com o terrorismo.
II - O texto mostra como o governo americano colocou fim ao terrorismo.
III - A Doutrina Bush foi a forma escolhida pelo governo americano para lidar com o terrorismo.
Agora assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas
b. As afirmativas II e III estão corretas.
c. As afirmativas I e III estão corretas. 
d. As afirmativas I e II estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmação I está correta porque o texto é certamente uma crítica à política externa americana e à forma pela qual lida com o terrorismo. A afirmação III está também correta porque, de fato, ocorreu a opção pela Doutrina Bush.
A resposta correta é: As afirmativas I e III estão corretas..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para responder essa questão, leia o texto a seguir, de Squeff e Rodrigues (2016, p. 52):
“A temática acerca dos deslocados do clima, também nominados como descolados ambientais, teve sua origem, quando o Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) entendeu necessário considerar a aplicabilidade do conceito de refugiados a fim de enfrentar o problema dos fluxos maciços de migrantes na região centro-americana. Para tanto, foram adotados critérios com base na Convenção da Organização da Unidade Africana Regendo Aspectos Específicos dos Problemas de Refugiados na África de 1969 e nos relatórios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, culminando assim, na Declaração de Cartagena sobre os Refugiados (adotada pelo “Colóquio sobre Proteção Internacional dos Refugiados na América Central, México e Panamá: Problemas Jurídicos e Humanitários”, realizado em Cartagena, em novembro de 1984)”.
SQUEFF, Tatiana; RODRIGUES, Dulcilene Aparecida. M. Da sociedade do risco à deflagração do fenômeno dos refugiados do clima: a exclusão da tutela jurídica como uma questão de racismo ambiental. Revista Videre, Dourados, MS, v. 8, n.16, 1. 2016. 
O texto faz menção aos deslocados do clima, que também podemos chamar de refugiados ambientais.
Entre as opções a seguir, qual apresenta exemplo de país que tem produzido muitos refugiados devido a problemas climáticos e ambientais?
 
Escolha uma:
a. Síria.
b. Portugal.
c. Afeganistão.
d. Haiti. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Depois do terremoto que destruiu o Haiti e desmoronou sua estrutura social, muitos haitianos têm buscado refúgio no Brasil. Como foi um problema climático que provou essa situação, então são chamados de refugiados ambientais.
A resposta correta é: Haiti..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Guerra Fria nunca se manifestou efetivamente como um conflito armado. Ela se caracteriza por oposições ideológicas e pela corrida armamentista e espacial, especialmente entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética. A polarização ideológica, contudo, marcou esse período do século XX pelo fantasma de uma possível terceira Guerra Mundial.
Considerando tudo isso, qual dicotomia ideológica fundamentou a Guerra Fria?
Escolha uma:
a. Capitalismo X Socialismo. 
b. Socialismo X Comunismo.
c. Liberalismo X Welfare State.
d. Liberalismo X Neoliberalismo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A dicotomia ideológica que fundamentou a Guerra Fria, especialmente entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, é aquela da oposição entre capitalismo x socialismo. Para os países capitalistas, o socialismo representava série ameaça, pois significaria o fim da propriedade privada.
A resposta correta é: Capitalismo X Socialismo..