Buscar

Atividade+Avaliativa+ +Direito+da+Seguridade+Social

Prévia do material em texto

ADRIANA ALVES DE OLIVEIRA
DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL (AVA)
 ATIVIDADE DISCURSIVA
Anápolis, GO
2018
ADRIANA ALVES DE OLIVEIRA
DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL (AVA)
 ATIVIDADE DISCURSIVA
Atividade Discursiva apresentada à disciplica de Direito da Seguridade Social (AVA) ao Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Anápolis, como requisito parcial necessário à obtenção do título de graduação em Direito.
Tutora: Rafaela Costa
Anápolis, GO
2018
Imagine a seguinte situação: Maria é segurada do INSS e recebe um benefício no valor de 3 salários mínimos. Em um determinado mês, a autarquia, por equívoco, depositou 4 salários mínimos na conta da beneficiária. Verificado o erro, Maria foi chamada à agência do INSS. Nessa ocasião, foi solicitada que ela devolvesse os valores percebidos, pedido este recusado pela segurada.
Nesse caso, qual deve ser o procedimento do INSS para reaver o valor pago indevidamente?
Escreva um texto de 5 a 10 linhas apontando o procedimento a ser tomado pela INSS, bem como o fundamento legal que ampara esse mesmo procedimento. Após escrever o seu texto, releia-o cuidadosamente verificando se ela está bem fundamentada e clara para que analisará a sua resposta.
Existe a possibilidade de a Previdência Social cobrar do segurado a devolução de valores recebidos indevidamente e encontra-se resguardada em três fundamentos: o poder/dever de autotutela da Administração Pública; o respeito ao princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse particular; e a vedação ao enriquecimento sem causa do segurado. 
Com o advento da Lei nº 13.494/2017 possibilitou-se a inscrição em dívida ativa dos créditos decorrentes de benefício previdenciário ou assistencial pago indevidamente ou além do devido, sendo assim a restituição de tais valores pode ocorrer através de ação de cobrança ou da própria execução fiscal.

Continue navegando