Buscar

Características do Monopolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Características
Monopolista é formador de preço: ele escolhe o preço pelo qual seu produto será comercializado. Existem barreiras à entrada e à saída de firmas. Diferença entre concorrência perfeita e monopólio: o monopolista diminui sua produção, aumenta seu preço, o que aumenta o seu lucro. Há aumento de excedente do produtor, que acaba sendo maior que a diminuição do excedente do consumidor. Há, portanto, peso morto. Diferentemente da estrutura concorrencial, a receita marginal não é constante. Ela é decrescente. Isso significa dizer que quando o monopolista aumenta a sua produção, o preço pelo qual as mercadorias são vendidas cai. O fato de ele ser monopolista não significa que ele pode cobrar o preço que quiser pelo produto. Ele deve levar em consideração o preço que o mercado está disposto a pagar. Quanto maior a oferta do produtor, menor a disposição a pagar por parte dos consumidores. Se a demanda cruza o eixo da quantidade em q1, a Rmg vai cruzar em , exatamente no ponto médio.
O monopolista escolhe o nível de produção como qualquer outra empresa, maximizando seu lucro de modo que a Rmg = Cmg (ponto B)
Relação das curvas Rmg e Demanda
Demanda: P = 11 – Q
A RT, neste caso, será tal que:
RT = P. Q
RT = (11 – Q)Q
RT = 11Q.Q2
É a partir da RT que encontramos a Rmg, utilizando um processo matemático simples que envolve 3 passos:
Eliminar da fórmula RT todos os componentes que não estão na função de Q
‘Derrubar’ o expoente de Q que passará a multiplicar essa variável
Subtrair 1 do expoente de Q para saber qual será o novo expoente dessa variável.
RT = 11Q.Q2
Utiliza-se as duas parcelas, pois ambas possuem Q
Derrubo o 1 da primeira parcela e o 2 da segunda, que passam a multiplicar seus respectivos componentes: 11.1.Q x 2.Q;
Subtraio 1 dos expoentes. Para a primeira temos: 1 – 1 = 0, na segunda 2 – 1 = 1,
Rmg = 11.1.Q0 – 2Q1 –> assim: Rmg = 11.1.1 – 2Q, ou Rmg = 11 – 2Q
Atenção!! A demanda (P = 11 – Q) e a Rmg (Rmg = 11 – 2Q) tem o mesmo coeficiente linear, que é igual a 11. O coeficiente angular da Rmg é o dobro do coeficiente da demanda.
Se o governo regulamentar o mercado, definindo um preço teto que o monopolista pode cobrar, esse preço passará a ser a Rmg do monopolista, já que ele deixa de ser um formador de preços e passa a ser obrigado a utilizar o preço teto estabelecido pelo governo.
Excedentes
Excedente do consumidor: tudo aquilo que o consumidor está disposto a desembolsar e não desembolsa. É a diferença entre o preço de reserva de cada unidade e o preço efetivamente pago.
 Excedente do produtor: tudo aquilo que o produtor recebe a mais, por cada unidade, em relação ao custo marginal dessa mesma unidade.
 A somatória d excedente do produtor e do consumidor é chamada de excedente de mercado e corresponde à medida de bem-estar utilizada para avaliar a eficiência das diferentes estruturas de mercado.
O monopolista, quando diminui a produção, aumenta o preço, criando peso morto.
Monopólio natural: água, luz
Apresenta todas as características de um monopólio tradicional com uma característica adicional: A barreira à entrada neste mercado é chamada barreira natural.
Ctme = Cfme + Cvme
O Cfme é decrescente. Como é ele quem determina o comportamento do Ctme, para os casos de monopólio natural, o Ctme é também decrescente.
Sinônimo para monopólio natural = monopólio que atendia integralmente a demanda com custos médios decrescentes.
Monopólio: Fichamentos
PINDYCK, Robert. Microeconomia. Capítulo 10: Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio.
O monopólio é um mercado no qual existe apenas um vendedor, mas muitos compradores. O monopsônio é exatamente o oposto: um mercado com muitos vendedores, mas apenas um comprador.
Receita média e receita marginal do monopolista
A Receita Média é exatamente a curva da demanda de mercado. Para poder escolher o nível de produção capaz de maximizar os lucros, o monopolista deve também conhecer a receita marginal: a variação de receita resultante da variação da produção em uma unidade.
Decisão de produção do monopolista
Para que o monopolista consiga maximizar os lucros, uma empresa precisa determinar o nível de produção de tal forma que a receita marginal seja igual ao custo marginal.
Efeito de um imposto
Um imposto sobre a produção pode também ter sobre o monopolista um efeito diferente daquele que teria se incidisse em um setor competitivo. No monopólio, o preço às vezes pode apresentar elevação superior ao valor do imposto.
Fontes do poder de monopólio
O determinante definitivo do poder de monopólio é, portanto, a elasticidade da demanda da empresa. Três fatores determinam a elasticidade da demanda de uma empresa:
A elasticidade da demanda de mercado: como a demanda da própria empresa será pelo menos tão elástica quanto a demanda do mercado, a elasticidade da demanda do mercado limita o potencial de poder de monopólio;
O número de empresas atuando no mercado: se existirem muitas empresas, será pouco provável que qualquer uma delas tenha possibilidade de influenciar significativamente no preço do mercado;
A interação entre as empresas: mesmo que apenas duas ou três empresas estejam atuando no mercado, nenhuma delas terá possibilidade de elevar o preço com lucro caso exista uma agressiva concorrência entre elas, com cada empresa procurando capturar a maior fatia possível de mercado.

Continue navegando