Buscar

Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Redação Individual
	Prova:
	5964863
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Revolução Neolítica, há 12 mil anos aproximadamente, foi um dos pontos mais significativos da trajetória humana sobre o planeta Terra, pois o homem vai deixando de ser nômade, passando a ser sedentário. Dessa maneira, a relação homem x natureza estreitou-se, sendo caracterizada por um maior domínio da espécie humana sobre as forças da natureza. A percepção sobre a natureza e sobre o homem vai mudando diante do conceito de propriedade que paulatinamente vai se estabelecendo. Esse processo de sedentarização das comunidades humanas não se deu de maneira uniforme, pois alguns grupamentos humanos ainda demorariam muitas centenas de anos. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: O NOMADISMO E O SEDENTARISMO, apontando as principais diferenças, tais como: principais atividades, artefatos, economia, moradia, propriedade e regime de liderança.
	Resposta Esperada:
Principais atividades: no nomadismo estavam a caça, a pesca e a coleta de frutos; no sedentarismo, estavam a agricultura e a pecuária.
Artefatos: no nomadismo consistiam de lascas de osso e pedra; no sedentarismo, consistia de cerâmica, cestaria, tecelagem.
Moradia: no nomadismo consistia nas cavernas, cabanas, tendas; no sedentarismo, consistia em pequenas casas de tijolos de barro.
Economia: o nomadismo era caracterizado pela atividade produtora; o sedentarismo era caracterizado pela atividade coletora.
Propriedade: no nomadismo, consistia em instrumentos de caça e pesca de uso comum pelo grupo; no sedentarismo, consistia em extensões de terra, teares, moendas.
Regime de liderança: no nomadismo, baseava-se na família patriarcal; no sedentarismo, baseava-se num líder masculino no clã em alternância com um regime matrifocal.
Parte inferior do formulário

Outros materiais