Buscar

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II
1a Questão (Ref.:201504229434)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o instituto da recuperação judicial, assinale a alternativa correta. 
		
	 
	Não são exigíveis do devedor as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.
	
	O prazo de suspensão do curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário ,é automaticamente prorrogável por mais 180 dias.
	
	Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido , exerça regularmente suas atividades há mais de 5 (cinco) anos e que não tenha, há menos de 2 (dois) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
	
	Os credores do devedor em recuperação judicial não conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso.
	
	Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes e vencidos na data do pedido da recuperação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504251584)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A decretação da falência:
		
	 
	Decretação de falência leva à extinção de execuções suspensas durante a recuperação judicial
	
	NDA
	
	Não suspende o curso da prescrição de todas as ações e execuções face ao devedor
	
	Não previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência em relação ao mesmo devedor
	
	Não suspende as atividades empresariais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502462604)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da legislação em vigor referente ao processo de recuperação judicial, Assinale a afirmativa correta:
		
	 
	d) O juiz decretará falência, caso o devedor não apresente o plano de recuperação no prazo de 60 dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação.
	
	e) O plano de recuperação apresentado pelo devedor, em hipótese alguma, poderá sofrer alterações.
	
	a) O juiz somente poderá conceder a recuperação judicial do devedor cujo plano de recuperação tenha sido aprovado pela unanimidade dos credores em assembleia geral de credores.
	
	c) Caso o devedor não apresente o plano de recuperação no prazo legal, será intimado a fazê-lo e, somente, após, caso não seja apresentado, haverá a convolação em falência.
	
	b) O devedor poderá desistir do pedido de recuperação judicial a qualquer tempo, desde que antes da concessão da recuperação judicial pelo juiz, bastando, para tanto, comunicar sua desistência ao juízo da recuperação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504324613)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	( questão adaptada de concurso)Sobre direito falimentar, é correto afirmar:
		
	
	A vis attractiva do juízo universal da falência abrange todas as ações sobre bens, interesses e negócios do falido, ressalvadas apenas as causas trabalhistas.
	
	A recuperação extrajudicial depende da aprovação de todos os credores de cada espécie de crédito abrangido pelo plano de recuperação.
	
	Na classificação dos créditos da falência, os créditos tributários, independentemente de sua natureza e constituição, excetuadas as multas tributárias, preferem a todos os demais.
	
	A fim de preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos da empresa, inclusive os intangíveis, pode o juiz determinar a manutenção do devedor no exercício de suas atividades quando decretar a falência.
	 
	Não pode requerer recuperação judicial o devedor que exerça suas atividades há menos de 2 (dois) anos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502462596)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sociedade empresária XYZ Hotéis S.A. teve sua falência decretada. Na correspondente sentença, foi autorizada a continuação provisória das atividades da falida com o administrador judicial, fato esse que perdurou por um período de 10 (dez) meses. Como são juridicamente qualificados os titulares dos créditos trabalhistas relativos a serviços prestados durante esse interregno posterior à decretação da falência?
		
	
	a) Credores especiais
	 
	b) Credores extraconcursais
	
	d) Credores concursais
	
	c) Credores concorrentes prioritários
	
	e) Credores reivindicantes
	
	1a Questão (Ref.:201504229469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos prazos da Lei nº. 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 40 (quarenta) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados.
	
	Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 10 (dez) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados. 
	 
	Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 15 (quinze) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados; 
	
	Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 20 (vinte) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados; 
	
	Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 30 (trinta) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados;
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504327153)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quem pode pedir recuperação judicial: 
		
	
	tanto o devedor quanto o credor
	 
	a empresa devedora
	
	todos os envolvidos no processo: administrador judicial, credor, devedor, comitê de credores e juiz
	
	o administrador judicial
	
	apenas os credores
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504326520)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo precisa de um veículo automotor para entregar os produtos de seu estabelecimento aos clientes, mas não tem numerário para adquiri-lo. Ele foi aconselhado por sua advogada a celebrar um contrato de arrendamento mercantil. Assinale a opção que indica as faculdades do arrendatário ao final desse contrato.
		
	
	Subarrendar o bem a terceiro, renovar o contrato ou exercer opção de compra.
	
	Subarrendar o bem a terceiro ou exercer opção de compra
	
	Devolver o bem ao arrendador ou exercer opção de compra.
	
	Devolver o bem ao arrendador ou renovar o contrato
	 
	Devolver o bem ao arrendador, renovar o contrato ou exercer opção de compra.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502462602)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O prazo para o credor apresentar ao administrador judicial a sua habilitação ou a sua divergência quanto ao crédito relacionado é de 15 (quinze) dias, contados da:
		
	
	d) decisão do julgado publicado em jornal de grande circulação.
	
	a) publicação do despacho do deferimento do processamento da recuperação judicial.
	
	b) intimação por via postal, com aviso de recebimento.
	 
	c) publicação do Edital.
	
	e) realização da Assembléiapara a Constituição do Comitê de Credores.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502458535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da atuação do Ministério Público e a Lei de Recuperação Judicial de Empresas e Falências, assinale a alternativa correta:
		
	 
	o Ministério Público pode impugnar o quadro geral de credores e promover a ação revocatória dos atos praticados com a intenção de prejudicar credores;
	
	o Ministério Público deve ser intimado pessoalmente para opinar sobre a indicação do administrador judicial;
	
	o Ministério Público nunca atua em qualquer fase dos processos de recuperação judicial ou falências;
	
	o Ministério Público deve participar em todas as fases do processo sob pena de nulidade dos atos praticados;
	
	o Ministério Público deve emitir parecer sobre a fixação de remuneração do administrador judicial.
	
	1a Questão (Ref.:201504326941)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta
		
	 
	O prazo para protesto do cheque é de 24 horas após decorrido o seu prazo de apresentação.
	
	O prazo para protesto do cheque é de 24 horas após o prazo de sessenta dias, independete da praça de emissão.
	
	 O prazo para protesto no cheque é de 24 horas a contar da sua emissão, eis que se trata de uma ordem de pagamento a vista.
	 
	Nenhuma das anteriores
	
	O prazo para protesto é de 24 horas após decorrido o prazo de trinta dias da emissão, independente do cheque ter sido emitido na mesma praça.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504320931)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta quanto ao regime jurídico aplicável às Letras de Câmbio e Notas Promissórias. 
		
	 
	A cobrança judicial do crédito mencionado em uma nota promissória contra o devedor principal independe do prévio protesto do título. 
	
	O Aval dado em uma nota promissória tem os mesmos efeitos jurídicos de uma fiança prestada em um contrato de mútuo.
	
	A cláusula "à ordem" expressa no título, define a responsabilidade solidária de todos os garantidores do direito de crédito nele mencionado. 
	
	O endosso em uma nota promissória pode ser feito com a cláusula de sem garantia, o que impede a realização de novos endossos.
	
	O Sacado de uma Letra de Câmbio e o Emitente de uma nota promissória são os devedores principais dos respectivos créditos e possuem a mesma responsabilidade em face do beneficiário. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502452906)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a assertiva INCORRETA quanto aos requisitos essenciais de validade que o cheque deve conter:
		
	
	Expressão "cheque".
	
	Nome do sacado, data e lugar da emissão.
	 
	Indicação do lugar do pagamento e da época do vencimento.
	
	Ordem incondicional para pagamento de quantia determinada.
	
	Assinatura do emitente ou de seu mandatário com poderes especiais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504315519)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com a clássica definição do jurista italiano Cesare Vivante, expressa no art. 887 do Código Civil, título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele mencionado. A respeito da classificação dos títulos de crédito analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.
I. Os títulos de crédito devem sempre atender em sua emissão a um padrão obrigatório, de modelo vinculado quanto à disposição formal dos elementos essenciais à sua criação.
II. Quanto à circulação, os títulos são ao portador ou nominativos, subdividindo-se estes em à ordem e não à ordem.
III. Quanto à estrutura, os títulos de crédito se classificam em ordem de pagamento e promessa de pagamento; na ordem, o sacador do título de crédito manda que o sacado pague determinada importância, enquanto na promessa o sacador assume o compromisso de pagar o valor do título.
 
		
	 
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502462585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as regras do direito cambiário, assinale a opção incorreta:
		
	
	b) A letra de câmbio é ordem de pagamento e a nota promissória promessa de pagamento.
	 
	c) O cheque é considerado título de crédito causal, visto que se vincula à relação jurídica que lhe deu origem e o endosso da nota promissória não vincula o endossante como co-obrigado pelo pagamento do título, por ser uma promessa de pagamento.
	
	a) São figuras intervenientes da letra de câmbio, sacador, sacado e tomador e na nota promissória o emitente e o beneficiário.
	
	e) À cláusula "não à ordem" lançada no título de crédito, não impede a circulação do crédito, apenas impõe que o título de crédito vai ser transmissível pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de crédito.
	
	d) O cheque é ordem de pagamento à vista, mas a jurisprudência admite o dano moral para cheque pós-datado.
	
	1a Questão (Ref.:201502452909)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta a respeito da disciplina dos Títulos de Crédito constante do Código Civil.
		
	
	O portador do título à ordem com série regular e ininterrupta de endossos é considerado legítimo possuidor, exceto se o último for em branco.
	
	O pagamento de título de crédito pode ser garantido por aval total ou parcial.
	
	O devedor pode opor ao endossatário de endosso-mandato as exceções que tiver contra ele.
	
	A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, acarreta a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
	 
	O endossante não responde pelo cumprimento da prestação constante do título, ressalvada cláusula expressa em contrário, constante do endosso.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504192512)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com o artigo 887, do Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Sobre os títulos de crédito é incorreto afirmar que: 
		
	
	E) nenhuma das alternativas
	
	A) No artigo 887, do Código Civil, estão presentes os três elementos essenciais de um título de crédito: a autonomia das obrigações, a literalidade e a cartularidade.
	
	B) O título de crédito é um bem móvel e como tal está sujeito aos princípios gerais que regem os bens móveis, cabendo, por exemplo, constituir um penhor sobre o crédito ali representado.
	 
	D) Os títulos de crédito são títulos de apresentação e, pelo princípio da cartularidade, a apresentação do documento é essencial para o exercício dos direitos.
	 
	C) Em decorrência do princípio da autonomia o avalista em documento apartado responderá da mesma maneira que o avalizado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502452501)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A entrega a B determinado título de crédito com endosso próprio. Esse ato
		
	 
	gera a transferência da posse e da propriedade do título de crédito.
	 
	transfere a posse, mas não a propriedade do título de crédito.
	
	legitima a propriedade sem que ocorra transferência da posse do título de crédito para terceiro.
	
	permite apenas do direito de transferência apenas para cobrança do título.
	
	descaracteriza o título de crédito.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502462574)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva.
	
	Atos consubstanciados em documentos apartados não influenciam no conteúdo das obrigações retratadas no título.
	
	Quanto à ordem, oendosso pode ser lançado pelo endossante no verso do próprio título, ou se for no anverso constará a expressão "por endosso"
	
	De acordo com o entendimento consolidado do STJ a nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da liquidez do título que a originou.
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504318497)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A transferência de título ao portador
		
	
	d) deve ser registrada na Junta Comercial.
	
	  c) só pode ser realizada por instrumento público.
	 
	a) se faz por simples tradição.
	
	b) não é legalmente possível.
	
	  e) apenas é válida com a assinatura do avalista.

Continue navegando