Buscar

trabalho de filosofia

Prévia do material em texto

Introdução
O presente trabalho versa sobre os conceitos socráticos da educação musical e sua influência na vida das pessoas. Platão (através das palavras de Sócrates) discute o uso da música no modelamento do caráter do cidadão. As idéias e ideais de Platão e Sócrates se homogenizam durante a história grega, parecia assim, que Sócrates era porta voz de Platão.
Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Aprendeu a arte paterna, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza.
Concepção Socrática da música e o poder da música na vida social.
Para Sócrates e Platão a música era um dos pilares centrais da vida de uma pessoa e de uma sociedade. Através da música poderia estimular uma sociedade a agir de diversas formas, modificando o comportamento e pensamento.
Sócrates, no que diz respeito à música foi entusiasmado por Dâmon, o Areopagita, considerado o primeiro pensador que introduz metodologicamente a música na 
educação grega. Além deste pensador ter causado uma enorme influência 
em Sócrates, também influenciou Platão.
Sócrates , certa vez disse:” –Tal será o caráter do nosso guerreiro.Mas como educá-lo e instruí-lo? O exame dessa questão pode ajudar-nos a descobrir o objeto de todas as nossas pesquisas, isto é, como surgem a justiça e a injustiça em uma cidade(...) Mas que educação lhe proporcionaremos? Será possível encontrar uma melhor que aquela que foi descoberta ao longo dos tempos? Ora,para o corpo temos a ginástica e para a alma a música.”
Logo após, Sócrates fala sobre a importância da música preceder a ginástica na formação do indivíduo,sabendo que a alma que molda o corpo e não o contrário.Platão dizia que a música era capaz de atingir profundamente um cidadão,podendo moldá-lo para o bem ou para o mal.O uso correto da educação musical iria amenizar as mudanças de humor de uma pessoa e afastá-lo de vícios,atraindo as boas virtudes.
Na sua visão, é por meio das artes, em especial, da música, que se pode formar bons cidadãos para uma sociedade ideal .Sustentava que as composições executadas,tanto pelos citaras quanto pelos aulos (uma espécie de flauta),teria o poder de transformar a moral humana de acordo com o controlador da mesma,logo ter o poder de controlar a vida na cidade grega, a Polis .Foi tentando criar um sistema para o controle de cada estilo musical exercia sobre os cidadãos,os separou em dois grupos:Os que auxiliavam na formação dos cidadão da República, e os que poderiam atrapalhar essa formação,assim atender ao interesse do estado.
A música naquela época,estava presente em praticamente quase todas as manifestações da vida social da Grécia,como festas religiosas, ou profanas,jogos esportivos,teatros,funerais e até mesmo nas guerras.
Percebe-se assim, o grande poder que a arte tinha, notando sua forte possibilidade
Influenciadora no nosso comportamento, logo, na nossa personalidade. Foi acreditando
nisso que Platão em seu conceito socrático em relação a música, insistiu que a arte, em especial a música, deveria fazer parte na educação dos cidadãos jovens da república procurando manter apenas os modos musicais que exaltavam o bem, além de conduzir a alma corretamente ao governo de suas paixões e ao encontro de sua razão. Tais modos musicais ajudariam a fixar na alma a harmonia em lugar da discórdia.
Considerações finais
A concepção socrática, tentou introduzir certos modos musicais da república aos mais jovens, por pensar que os estilos musicais como Líricos e Frígios no início da formação dos jovens poderia enfraquece-los, com uma personalidade frágil e de fácil domínio.Assim tanto Sócrates quanto Platão,utilizavam o estilo Dórico,que contribuiu com uma formação de personalidade forte aos jovens cidadãos, sendo difíceis de serem controlados pela tirania.Também achavam que os primeiros momentos da vida humana, a alma deveria somente receber uma educação somente para o bem e o belo,assim que esses valores estivessem entranhados na personalidade do indivíduo ,ele poderia até conhecer outros estilos musicais,ou seja, outros valores,ajudando-o assim a enfrentar os obstáculos da vida,o tornando um cidadão ideal,podendo tomar a melhor decisão em relação aos fatos da vida.
Notamos que na sociedade atual, a música continua exercendo o seu domínio social,seja em qualquer lugar que estejamos, lá está a música presente, ela pode nos dá a paz ou a guerra.Concordo com Platão ao dizer que a música pode moldar um caráter e a personalidade do indivíduo,ela realmente tem esse poder de transformação comportamental.
Após ler o texto:”Algum lugar entre fitas de cabelo e arco-íris”:Como até a canção mais curta pode mudar o mundo. De Anne Torkelson(Jogos Vorazes e a filosofia cap II), é inevitável a percepção no trecho onde Katniss Everdeen canta uma canção de ninar durante os últimos momentos de vida de Rue , esse momento faz com que Rue receba a morte tranquilamente, porém, ao mesmo tempo, deixa Katniss inconformada com a injustiça, e esse momento toca toda uma sociedade, deixando-os revoltados e comovidos pelo que assistiram.
A música durante todo a história de Jogos Vorazes é utilizada de forma subliminar,em alguns momentos , para tranqüilizar os habitante dos distritos, outras para estimular o espírito guerreiro e de sobrevivência, e em outras para comemorar a vitória e assim por diante...
É possível assim constatar a visão filosófica socrática durante o texto, demonstra que realmente a música pode influenciar o comportamento de um povo ou de um indivíduo.
Na sociedade contemporânea temos a percepção diária de movimentos sociais ligados a música,ela não serve só para o entretenimento,ela pode ser utilizada alterando o comportamento de uma forma positiva ou negativa, a exemplo temos o movimento do FUNK, onde em sua maioria os jovens são erotizados, estimulados ao uso de drogas, e um aprendizado de um vocabulário” pobre”.Por incrível que pareça se torna um linguajar único entre os que ouvem o mesmo estilo musical.
Mas a música pode também sensibilizar as pessoas, tornando-as solidárias, há alguns anos um Jingle “WE ARE WORLD” ou “ USA FOR AFRICA”, tocou ao coração do mundo inteiro em ajudar a população da África,muitas pessoas compraram o cd e assim colaboraram no combate a miséria na África naquele período.
Não é por acaso que os filmes utilizam temas musicais, as campanhas publicitárias, campanhas políticas, festas,cultos religiosos,preparo militar e diversos eventos nos quais envolvam a sociedade.
Realmente Platão e Sócrates tinham toda razão quando diziam que a música pode transformar a alma do cidadão.
A música é a forma mais sublime de mobilização em massa.
Fontes de pesquisa:
 1-Texto: “Algum lugar entre fitas de cabelo e arco-íris“:
Como até a canção mais curta pode mudar o mundo (Anne Torkelson)
Dunn,George A;Michaud,Nicolas.Jogos Vorazes e a Filosofia-.Rio De Janeiro:2013
2-Filme: Jogos Vorazes -2012(baseado no livro da autora Suzanne Collins) Dirigido por: Gary Ross
3-Platão e a República(Ed.Nova Cultural,1997 )
4-Filme Sócrates - O Filósofo-1971- Direção de Roberto Rosselline

Continue navegando

Outros materiais