Buscar

PPS 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Meios de ampliação da 
Atenção Básica
Allyson Diógenes
Anyelen Remigio
Fernanda Quezado
Francileide Prado
Sérgio Éberson
 
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral.
Princípios e Diretrizes gerais da Atenção Básica
PNAB é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS, como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.
PNAB- Política Nacional da Atenção Básica
Ser base
Ser resolutiva
Coordenar o cuidado
Ordenar as redes
Funções da Atenção Básica
Equipes de atenção básica
Consultórios de rua
Núcleo de apoio a saúde da família (NASF)
Ubs fluviais
Esf para populações ribeirinhas
Programa de Saúde na Escola (PSE)
Academia de saúde
Melhor em casa
Unidades móveis
Estratégias de Ampliação
PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA
 A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. 
CONSULTÓRIO DE RUA
 É uma proposta que procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica. 
 
UBS FLUVIAIS
ESF POPULAÇÕES RIBEIRINHAS
 As Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e as Unidades Básicas de Saúde Fluviais estão direcionadas para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantanal Sul Matogrossense, respectivamente.
ESFR: equipes que desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) construídas/localizadas nas comunidades pertencentes a regiões a beira de rios e lagos cujo acesso se dá por meio fluvial; 
 ESFF: equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). 
PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE:
 Desde 2011, o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de polos do Academia da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
MELHOR EM CASA:
 constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida no domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada às Redes de Atenção à Saúde. 
O MS com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais, implantou o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM). 
A UOM é de uso exclusivo dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família e serve de apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dessas equipes. 
UNIDADES ODONTOLÓGICAS MÓVEIS
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado
A implementação das RAS aponta para uma maior eficácia na produção de saúde, melhoria na eficiência da gestão do sistema de saúde no espaço regional, e contribui para o avanço do processo de efetivação do SUS
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINITÉRIA DA SAÚDE
 ( WWW.SAUDE.GOV.BR/BVS)
BIBLIOGRAFIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais