Buscar

A Metamorfose

Prévia do material em texto

“A Metamorfose” , Kafka
Este livro conta a história de Gregor Samsa, um jovem que trabalhava como caixeiro viajante, uma profissão da qual não gostava, por considerar extremamente exaustante e nada interessante.
Contudo, como era o único responsável pelo sustento da sua casa e família, via-se impossibilitado de se demitir e era o mais cumpridor possível, aliás, aquele era o seu emprego há cinco anos e nunca havia faltado.
Porém, certa manhã, acorda após um sono sobressaltado e vê-se transformado num monstruoso inseto, o que o impede se deslocar para a firma.
Passadas algumas horas, os seus pais e a sua irmã Grete, com quem vivia, tal como o seu patrão bateram à porta do quarto de Gregor, estranhando o facto de este ainda lá permanecer.
Ao descobrirem o que lhe tinha acontecido, reagiram com medo, incredulidade e surpresa.
Ao consciencializarem-se de que aquela situação era irreversível, o patrão despediu-o de imediato, a mãe tornou-se apática e sem qualquer esperança, o pai começou a tratá-lo com desprezo e rigidez, enquanto que a irmã, mostrou ser a mais corajosa e a menos preconceituosa, uma vez que foi a única que tentou enfrentar a situação: era ela que levava comida ao quarto do irmão e cuidava dele.
 Mas, à medida que o tempo ia passando, cuidar do inseto ia-se tornando, cada vez mais, um fardo para a família, até que a irmã deixou de ter qualquer preocupação quer com a sua alimentação quer com a limpeza do quarto e já ninguém fazia qualquer tipo de esforço para manter alguma comunicação com ele.
No final, a sua irmã Grete, que tinha arranjado um emprego e, por isso, tinha o tempo limitado, revolta-se, afirmando que já não consegue suportar a situação, sugerindo a ideia de se livrarem de Gregor e conseguiu o apoio do pai.
No entanto, nada disso foi necessário, dado que Gregor, que estava bem consciente do seu estado, tinha escutado a conversa da irmã, pelo que, cada vez mais triste, foi deixando de se alimentar, o que levou à sua morte.
Após a sua morte, a vida do resto da família foi refeita e voltaram a ter estabilidade económica.
Na minha opinião, este livro é uma crítica à sociedade atual, na medida em que esta restringe o valor do ser humano ao que ele produz e às aparências, visto que a partir do momento em que Gregor sofre a metamorfose e deixa de trazer dinheiro para casa, apesar da sua essência permanecer a mesma, perde todo o valor para a família. E, no meu entender a metamorfose é o resultado da resistência de Gregor ao seu desejo de deixar o emprego na firma, pelo que considero que uma das lições de vida que o livro nos dá é a de que devemos sempre seguir os nossos sonhos e fazer apenas aquilo de que gostamos.

Continue navegando