Buscar

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
Profª Brasiliana Sulamita 
Dupla: Michelle Santos 
 Robéria Nunes 
EXTINÇÃO DE SOCIEDADE: 
A pessoa jurídica pode ser extinta: (a) pelo encerramento da liquidação, com pagamento das obrigações e rateio do ativo remanescente. É executada uma prestação de contas e, em caso e aprovação, a liquidação é dada como encerrada. (b) pela incorporação, fusão ou cisão com a versão de todo patrimônio em outras sociedades, de acordo com os artigos 216 e 219 da Lei 6.404 de 1976. 
INCORPORAÇÃO: 
A Incorporação caracteriza-se com a forma acentuada de capitalismo moderno, de acordo com o art. 227 a antiga Lei das Sociedades Anônimas, a incorporação corresponde a operação na qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outras, incluindo no processos todos os direitos e obrigações. O art. 1.116 do Código Civil, Lei 10.406/2002, complementa que sucede as empresas incorporadoras todos os direitos e obrigações, devendo todas aprova-las mediante seus respectivos tipos. 
O processo envolve as entidades incorporadas e as incorporadoras. 
A aprovação obedece ás regras específicas dos tipos societário, que correspondem as sociedades simples, as de comandita simples e as e nome coletivo. A aprovação dos sócios também deverá ser unânime.

Continue navegando