Buscar

Síndrome de Waardenburg e sua relação com a morfologia

Prévia do material em texto

Síndrome de Waardenburg e sua relação com a morfologia :
Embriologia
A Síndrome de Waardenburg é uma doença rara com herança autossômica dominante caracterizada pela perda de audição associada a alterações pigmentares (cabelo, pele e olhos) e defeitos em tecidos derivados da crista neural. 
A crista neural se origina a partir do processo de neurulação, que é a formação do tubo neural, uma vez que durante a formação desse tubo, em embriões de cerca de três semanas e meia, na região de fusão das pregas neurais, células se desprendem da superfície e migram para as laterais do tubo neural, essas células constituem a crista neural, que se forma até no mínimo quatro semanas e meia, no encéfalo, e durante muito mais tempo na medula espinhal. 
O desenvolvimento da crista neural é de extrema importância para o embrião, pois se não ocorrer de forma (desenvolvimento defeituoso; neurocristopatia) acarreta a síndrome de Waardenburg. Como exemplo a migração anormal ou diferenciação de células da crista neural durante o desenvolvimento embrionário, que provoca a síndrome de Waardenburg tipo 4 (shah).

Continue navegando