Buscar

ETICA NA SAUDE TESTES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA NA SAÚDE
1 - O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de: 
- Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
Explicação:
Apesar do conhecimento das crueldades que aconteciam nos campos de concentração e do Código de Nuremberg, continuaram ainda a realização de pesquisas com seres humanos que feriam os princípios éticos fundamentais. Foi criada então, em 1964 na Finlândia, a Declaração de Helsinki, que é dividida em: princípios básicos, pesquisa médica combinada com cuidados profissionais e pesquisa biomédica não-terapêutica envolvendo seres humanos (MELO; LIMA, 2004).
2 - De acordo com a resolução 196/ 96, um "Sujeito de pesquisa seria: 
- Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas
Explicação:
A Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde é o documento que, ainda hoje, representa a legislação regulatória geral vigente na referência à pesquisa com seres humanos. Nasceu de um amplo debate entre a comunidade científica e representantes da sociedade civil, e foi elaborado pelo Ministério da Saúde com o intuito de normatizar as diretrizes de todas as pesquisas que envolvessem seres humanos no território nacional. Um sujeito de pesquisa, ou participante de pesquisa, é o indivíduo que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob esclarecimento e autorização de seu responsável legal, aceita ser pesquisado.
3 - A resolução 196/96 que define um conjunto de normas e diretrizes responsáveis pela regulamentação dos aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Esta Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os quatro referenciais básicos da Bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado. No que se refere as seus termos e resoluções é incorreto afirmar: 
- Desconsiderar o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa e/ou seu representante legal 
4 - Lucio está desenvolvendo uma pesquisa com um tipo de material que ainda tem propriedades desconhecidas e os pesquisadores precisam usar equipamentos especiais para lidarem com o material. Lucio está oferecendo todo o suporte aos pesquisadores, que estão utilizando os equipamentos especiais. Se correlacionarmos a caso de Lucio com o Princípio da Precaução, podemos afirmar que: 
- Lucio está agindo corretamente, pois não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
Explicação:
Se uma pesquisa é feita para testes é porque existem riscos na utilização de medicações e/ou ferramentas as quais se desejam utilizar. Se os riscos fossem extintos ou já estivessem controlados não precisava haver pesquisa.
5 - A resolução 196/96 do CNS integra ao ordenamento jurídico brasileiro os princípios bioéticos internacionalmente consagrados: as pesquisas envolvendo seres humanos devem atender às exigências éticas e científicas fundamentais. Os princípios bioéticos são:
- Beneficência, autonomia, não maleficência e justiça
Explicação:
Os quatro princípios básicos (ou Pilares) da Bioética são: BENEFICÊNCIA (fazer o bem, com foco no benefício do paciente); NÃO-MALEFICÊNCIA: evitar o mal; propõe a obrigação de não infligir dano intencional; AUTONOMIA: as pessoas têm liberdade de decisão sobre a sua vida; autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ele pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas; duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. A pessoa deve ser livre para decidir e deve ter as informações necessárias para isto; JUSTIÇA: cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou por ação de seus atos; casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes de modo diferenciado
6 - Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque: 
- É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento
7 - A Reunião de Asilomar teve como objetivo: 
- tratar de assuntos relacionados aos experimentos com código genético 
8 - A Resolução 196/196 do Conselho nacional de Saúde foi criada com o intuito de: 
- Normatizar pesquisas com seres humanos
9 - O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com freqüência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles o campo ético deveria investigar as características: 
- do bem
10- A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana: 
- Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral. 
11 - Podemos atribuir à expressão maiêutica: 
- Podemos atribuir à expressão maiêutica:
12- O campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos, denomina-se:
- Bioética
13- M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
- Princípio do duplo efeito
14 - Sobre a Resolução 466/12, que trata sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As pesquisas envolvendo seres humanos são consideradas admissíveis quando o risco se justificar pelo benefício esperado. II) Nas pesquisas na área da saúde, mesmo que constatada a superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s), não é necessário que o pesquisador ofereça a todos os benefícios do melhor regime. III) Os participantes da pesquisa que venham a sofrer danos de natureza física, exclusivamente, resultantes de sua participação na pesquisa, previstos ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, não têm direito à indenização.
- Apenas I está correto.
15 - Qual o primeiro documento que surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas, ou seja, determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais? 
- Código de Nuremberg
16 - De modo geral, podemos resumir os aspectos vinculados
à questão da doação de órgãos a um conjunto de princípios éticos gerais, nos quais se vinculam, intrinsecamente, as questões dos transplantes. A estes princípios éticos gerais agregam-se princípios do Biodireito, próprios para as situações de transplantes. Dentre estes, o que determina que a seleção dos receptores só pode ser feita mediante critérios médicos é nomeado como 
- Princípio da Não Discriminação
17 - Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se: 
- Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
18 - Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação: 
- Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal. 
19 - Sabe-se que, na década de 80, os abortos clandestinos no Brasil podem ter chegado a 4 milhões por ano. Uma série de fatores se combinou para reduzir esse número. Entende-se que, os mais efetivos para a redução deste número foram: 
- o aperfeiçoamento dos métodos anticoncepcionais e a disseminação no país de políticas de planejamento familiar. 
	Na Antiguidade Clássica o entendimento de ética está ligado ao homem, seu autoconhecimento e ao modo de viver com sabedoria e encontrar a felicidade. Dentre as opções, assinale a alternativa CORRETA para o filósofo que defende esta concepção:
	
	
	
	Descartes.
	
	Platão.
	
	Kant.
	 Certo
	Sócrates.
	
	Hegel.
	
	Mario Sérgio Cortela define uma conduta ética como:
	
	
	
	uma conduta similar a de um senhor com Azheimer;
	
	uma conduta que não respeite às normas sociais vigentes;
	 Certo
	uma conduta que respeite as normas sociais vigentes;
	
	uma conduta individual, desconsiderando as normas do grupo.
	
	uma conduta similar a de um bebê de 1 ano;
	
	(SRH/Prefeitura de Curitiba/ Concurso: 2003/Cargo: Médico Clínico Geral) Os princípios básicos da Bioética NÃO incluem:
	
	
	
	Justiça.
	
	Autonomia.
	 Certo
	Religião.
	
	Não maleficência.
	
	Beneficência.
	
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
	
	
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	separar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 Certo
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
]
	Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente:
	
	Ter formação superior em nível de PHD, grau filosófico, cursado no exterior.
	
	Conseguir patrocínio financeiro de uma indústria farmacêutica.
	
	Ter formação em bioética ou contratar um estatístico para aplicação dos medicamentos.
	 Certo
	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
	
	Contratar mil pessoas que serão submetidas ao tratamento experimental.
	
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
	
	 Certo
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	 De modo geral, podemos resumir os aspectos vinculados à questão da doação de órgãos a um conjunto de princípios éticos gerais, nos quais se vinculam, intrinsecamente, as questões dos transplantes. A estes princípios éticos gerais agregam-se princípios do Biodireito, próprios para as situações de transplantes. Dentre estes, o que determina que a seleção dos receptores só pode ser feita mediante critérios médicos é nomeado como:
	
	
	Princípio da Gratuidade.
	
	Princípio da Solidariedade.
	
	Princípio da Confidencialidade.
	
	Princípio da Autonomia.
	 Certo
	Princípio da Não Discriminação.
	Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
	
	 Certo
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	No final da década de 1970 um evento mobilizou a opinião pública acerca das questões éticas da reprodução assistida. Esse evento foi:
	
	
	O emprego de células tronco em técnicas laboratoriais.
	
	A legalização do aborto em diversos países ocidentais.
	 Certo
	O nascimento do primeiro bebê de proveta.
	
	O sucesso do projeto Genoma, que permitiu conhecer os genes humanos.
	
	A clonagem do primeiro mamífero.
	
	Um casal decidiu manter material criopreservado para posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
	
	
	
	A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
	
	Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.
	
	É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
	
	O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
	 Certo
	É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
	O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com freqüência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. Para Aristóteles o campo ético deveria investigar as características:
	
	
	do mau
	
	do belo
	
	do estético
	
	do mal
	 Certo
	do bem
	Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família.
Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
	
	 Certo
	Imoral
	
	Ético
	
	Ideal
	
	Amoral
	
	Moral
	O campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos, denomina-se:
	
	
	Moral
	
	Amoral
	 Certo
	Bioética
	
	Antiética
	
	Imoral
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
	
	
	os mais econômicos
	
	os mais fortes
	
	os mais poderosos
	
	os mais ricos
	 Certo
	os mais fracos
	Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
	
	 Certo
	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
	
	Todas as pesquisas desenvolvidas ganharão bolsa de incentivo do CNPQ.
	
	A Universidade vai investir nos alunos e vai ganhar retorno financeiro.
	
	A universidade ganhará prestígio junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Federais.
	
	O reitor da universidade ganhará prestígio junto ao comité de bioética do Governo.
	De acordo com a resolução 196/ 96, um "Sujeito de pesquisa seria:
	
	
	Pesquisadores que realizam experimentos com seres humanos
	 Certo
	Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas
	
	Um decreto no qual consta todas as informações sobre a pesquisa e os direitos das partes envolvidas na pesquisa
	
	Pessoas que são forçadas a participarem de experimentos
	
	Animais que sofreram em experimentos ilegais
	Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
	
	
	Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
	 Certo
	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
	A doação de órgãos realizada através da vontade expressa do doador quando em vida é denominada:
	
	 Certo
	Voluntária.
	
	Religiosa.
	
	Involuntária.
	
	por Consentimento Presumido.
	
	Compulsória.
	Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
	
	
	Autoriza adoção apenas para casais homoafetivos masculinos e exclui a possibilidade de reprodução assistida para casais homoafetivos femininos, oque impede o casal em questão de ampliar a família.
	
	Autoriza apenas a adoção para casais homoafetivos femininos e masculinos, excluindo qualquer tipo de técnica de reprodução assistida, mesmo que para mulheres independentes.
	
	Autoriza que mulheres com problemas para engravidar se utilizem de técnicas de reprodução assistida, o que não é o caso do casal em questão.
	 Certo
	Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	Acerca da reprodução humana e assistida, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	Existem aspectos éticos vinculados ao consentimento informado e à seleção de sexo da criança.
	 Certo
	A Resolução CFM 1358/92 institui que, a doação deve ser gratuita e não tem obrigatoriedade de preservar o anonimato entre receptores.
	
	Existem cerca de vinte diferentes critérios para o estabelecimento do início da vida humana.
	
	Existem aspectos éticos vinculados à doação de espermatozoides, óvulos, embriões, à seleção dos embriões com bases na evidência da possibilidade de doenças congênitas e à maternidade substitutiva.
		A partir do séc. XVIII a valorização da ciência produziu progressos nos estudos das patologias e medicamentos, dentro do ambiente hospitalar, ficando em segundo plano:
	
	
	
	As técnicas no tratamento das doenças.
	Certo
	
	O conforto espiritual que humaniza o ambiente.
	
	
	O estudo das patologias.
	
	
	Qualquer interesse pelo desenvolvimento de pesquisa.
		Marcos é um profissional de saúde preocupado com a humanização da unidade hospitalar em que atua. Para ele um trabalho bem sucedido depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. Marcos está:
	
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	
	Errado, pois os dois aspectos valorizados por ele não tem qualquer relação com a humanização em saúde.
	
	
	Correto, pois sua intenção é positiva, embora os dois aspectos apresentados por ele para um trabalho bem sucedido não tem qualquer fundamento para a humanização hospitalar.
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade técnica do profissional.
	Certo
	
	Correto, pois estes dois aspectos são essenciais na humanização em saúde.
		A concepção de que presenciar maus-tratos, abusos ou comportamentos degradantes e não os denunciar ou evitar transforma o profissional de saúde em cúmplice de crime contra o outro é:
	
	Certo
	
	Um princípio definido pela Resolução 37/194 da ONU.
	
	
	Um equívoco, uma vez que o profissional de saúde não tem poder de polícia.
	
	
	Uma jurisprudência que vem sendo contestada pelo Supremo Tributal Federal.
	
	
	Uma conduta ética desejável, mas que não pode ser exigida obrigatoriamente do profissional.
	
	
	Uma orientação do Ministério da Saúde para os profissionais que atuam em hospitais públicos.
		Um paciente idoso e lúcido, mas que, ao levar um tombo, fraturou o fêmur, ficando imobilizado no leito, em termos das políticas públicas de saúde é classificado como:
	
	
	
	pessoa em risco de vida iminente.
	
	
	pessoa sem autonomia.
	
	
	pessoa com deficiência.
	
	
	pessoa desequilibrada emocionalmente.
	Certo
	
	pessoa com necessidade especial.
	Explicação:Pessoa com Necessidade Especial (PNE) é a pessoa com necessidades especiais, independentemente deste paciente ter algum tipo de deficiência ou limitação permanente. Um idoso acidentado pode apresentar necessidades especiais temporárias.
		A principal questão ética envolvida no trato com idosos, diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o individuo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. A família, visando o bem estar do idoso, procura intermediar as relações da pessoa com o médico ou com as instituições.
Esta intermediação só pode ser aceita quando:
	
	
	Certo
	
	Há a comprovação da incapacidade mental do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	A família tiver posse de algum documento legal que a autorize a representar o idoso em situações jurídicas.
	
	
	A decisão do idoso demonstra estar em discordância do que a família admite como sendo o melhor para ele.
	
	
	O posicionamento do idoso não estiver em conformidade com o parecer clínico.
	
	
	O idoso não possuir condições financeiras para sustentar suas decisões.
	Explicação:Quando há a comprovação da incapacidade mental do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando