Buscar

Introdução à Programação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução à Programação
Organização do Computador: 
Gabinete (CPU- Central Processing Unit) usualmente constituído por vários núcleos de processamento
Memória RAM responsável por armazenar e recuperar informações de curto prazo
 Dispositivos de Entrada de dados e Dispositivos de Saída de dados realizam operações de entrada de dados (teclado, mouse, webcam), saída de dados (monitor, caixas de som) ou ambos (HD,SSD).
Funcionamento Básico: para que um programa seja executado é necessário carrega-lo na memória (RAM), suas instruções são executadas por um (ou mais) núcleos.
Linguagens de Programação São programas que interpretam e traduzem para a linguagem binária do computador um conjunto específico de instruções, que servem para dar ordens e comandar o funcionamento da máquina. Através das linguagens de programação, são construídos programas diversos que propiciam diferentes aplicações, sendo conhecidos como programas aplicativos. Ou seja, ela proporciona a interação a que realiza entre a linguagem dos humanos e a linguagem das máquinas, tendo o compilador ou interpretador como ferramenta tradutora entre as linguagens.
Software Este termo é utilizado para indicar a parte funcional, lógica de um computador, e se refere aos programas. É dividido em: sistemas operacionais, linguagens de programação e programas aplicativos.
Sistema Operacional: é um conjunto de programas que supervisiona e controla a operação de um computador. Ao ligarmos o computador, aquele que é carregado na memória do micro para poder exercer o controle do mesmo. Esta operação tem o nome de boot, ou inicialização.Assim, as complexas tarefas de controle da máquina são efetuadas pelo sistema operacional, deixando para o usuário simplesmente a escolha de o que deve ser feito. Exemplos:LINUX, MAC OS, WINDOWS.
Programas Aplicativos: ajudam o usuário a fazer o seu trabalho, como escrever uma carta, fazer um balanço ou um gráfico.
Programação usando ALICE: um programa é uma sequencia detalhada de instruções computacionais que transforma dados de entrada em dados de saída.
Os programas podem ser implementados através de construções básicas:
Sequência: as instruções são executadas uma após a outra
Seleção ou condição: as instruções podem ser executadas ou não dependendo de alguma condição
Repetição: instruções ou conjunto de instruções podem ser repetidos por um número determinado de vezes ou até que uma condição seja satisfeita.
Modularização: permite o agrupamento e reuso de trechos grandes e/ou importantes do programa.
ALICE é um ambiente de programação baseado em objetos. Assim, todos os seres, construções, etc; são considerados objetos e podem ser manipulados pelo programa. 
Características de ALICE: Linguagem de Programação baseada em Java;Esconde a sintaxe da linguagem, facilitando a assimilação dos conceitos de programação; Facilita o desenvolvimento de animações e Jogos; Desenvolvido em conjunto entre a Universidade de Carnegie Mellon e a Pixar.
Passos para construir um programa usando ALICE:
Cenário: construa a cena inicial e posicione os atores(objetos) no cenário.es de implementá-las.
Projeto: planeje as ações antes de implementá-las.
Implementação: construa o programa através das instruções (métodos que manipulam os objetos)
Teste: execute o programa e faça ajustes se necessário.
Motivos para usá-la: Mais fácil de aprender que as linguagens convencionais; Não há erros de sintaxe; Compartilhar o que foi criado.
A “arte” de programar relevam critérios para combinar os elementos (sequência, seleção, repetição, decomposição) de um programa: eficiência de execução rápida, elegância( outras pessoas conseguem entender facilmente as intenções do programador), eficácia, segurança e confiabilidade.
Instrução=nome do método + argumento. Ex: mover para frente a 2 metros
Se não for definido o tempo de xecução da instrução, demorará 1segundo.
MÉTODOS De sequência:
Move (move) Turn;( vira); roll (roda); resize(redimensiona); say (diz); think (pensa); play sound (toca som); move to (move para); move toward (move em direção a); move away from (move fugindo de); orient to (vira-se para); turn to face (vira para ficar de frente); point at (aponta para); set point of view to (fixa ponto de vista para); set pose (fixa pose); stand up (levanta).
Lembre-se: os métodos usam o ponto de vista do objeto!
Time sharing ( compartilhamento de tempo): O processador executa a um conjunto de tarefas 1 a 3 e retorna a 1; Se ele fizer esse ciclo rapidamente, o usuário terá a sensação de execução simultânea
• Paralelismo (execução realmente Simultânea): Vários processadores; Vários núcleos (cores) de processamento; Gerenciamento eficaz da execução das tarefas
IF-ELSE(Comandos de condição): antes de executar um comandos (ou comandos), verifica-se uma condição. Dependendo dessa condição, o comando é executado ou não.
• LOOP (FOR) –comando de repetição: Sabemos quantas vezes as ações serão repetidas.
• WHILE –comando de repetição: Não sabemos a priori (antes de executar) quantas vezes teremos que repetir as ações. E O número de repetições pode depender de fatores como: distância até um objeto; tamanho; número de objetos; etc.
MOVIMENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS OBJETOS: É possível estabelecer a duração de cada movimento (em segundos) e seu estilo (abrupto, gentil)..
Movimentos do objeto Cada objeto possui um ponto de referência (“centro”), a partir de onde são calculados sua posição e seus movimentos (teste também o “move to”)
Câmeras É possível “instalar” diversas câmeras no objeto. E trocar o ponto de vista para uma das câmeras
Luz É possível alterar a posição de emissão da luz.

Continue navegando