Buscar

Sistemas de Arquivos e RAID

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é um arquivo?
R: Um arquivo ou ficheiro de computador é um recurso para armazenamento de informação, que está disponível a um programa de computador e é normalmente baseado em algum tipo de armazenamento durável.
Como arquivos podem ser organizados?
R: Organização não estruturada, organização indexada.
Qual a diferença entre os métodos de acesso a registros sequencial, direto e indexado?
R: Sequencial a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo. Acesso direto é mais eficiente que o sequencial, permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição através do número do registro, que é a posição relativa ao início do arquivo, não existe restrição à ordem em que os registros são lidos ou gravados, sendo sempre necessário especificar o número do registro, possível apenas quando o arquivo é definido com registros de tamanho fixo. Acesso indexado é o mais sofisticado dos métodos tem como base o acesso direto, o arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros.
Qual a finalidade das chamadas de sistemas (system calls) de I/O (E/S)?
R: Podemos definir chamadas de sistemas como funções, porém, são funções específicas que invocam o sistema operacional para que este faça algo, como a criação de um processo.
O que é alocação contígua de blocos e quais benefícios a desfragmentação pode proporcionar quando essa técnica.
R: A alocação contígua consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos no disco. A desfragmentação pode solucionar o problema da fragmentação reorganizando todos os arquivos no disco de maneira que só exista um único segmento de blocos livres.
Descreva quais são os tipos de proteção de acesso a arquivos existentes e quais suas principais vantagens?
R: Senha de acesso, mecanismo simples de implementação. Grupo de usuários, utilizada em muitos sistemas operacionais. Lista de controle de acesso, lista associada ao arquivo onde são especificados quais os usuários e os tipos de acesso permitido.
O que é a técnica chamada de buffer cache?
R: Tem o objetivo de minimizar o problema de acesso que muito lento em discos.
Quais as etapas de um checagem de consistência de um file system (arquivo de sistemas)?
R:Verificação de inodes, blocos e tamanhos.
	 Verificação da estrutura de diretórios.
	 Verificação da conectividade dos diretórios.
 Verificação do contador de referências.
 Verificação de informação do sumario de grupos.
Como funcionam os sistema de arquivos baseados em Journaling? Quais sua vantagem? O que tentam garantir?
R: Um sistema de arquivo journaling é aquele que mantém um log, normalmente circular de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. 
Compare RAID 0, RAID1, RAID5, RAID 0+1.
R: O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. O RAID 1 usa espelhamento para armazenar seus dados em duas ou mais unidades. RAID 10 ou RAID 1+0, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro espelhados para depois serem segmentados, As aplicações do RAID 5 podem ser variadas, sendo que é amplamente utilizado em servidores e storages com grande número de discos o que o torna ideal pequenas e médias empresas que precisam de grande capacidade e segurança.
Se temos 4 discos de 400GB, que tipo de arranjos poderiam ser feitos? E qual o espaço liquido e como fica a organização em RAID 0, RAID1 e RAID 0+1.
R: RAID 0 -> Eu teria um armazenamento total de 1.6 terabyte e os dados seriam fracionados entre os 4 HDs, sendo que, caso algum tenha seu funcionamento comprometido não seria possível acessar tais dados. Vantagem é a velocidade.
	RAID 1 -> Vantagem é seu espelhamento, ou seja, tudo que houver no disco A também é espelhado pelo disco B, caso um destes pare de funcionar eu ainda tenho acesso aos dados. Vantagem é a segurança.
RAID 10 -> Contem características do RAID 0 e 1, sempre é usado com mais de 4 discos e em pares, onde metade armazena dados e outra metade armazena cópia da mesma. Vantagem segurança, desvantagem é o preço elevado.
Se temos 3 discos, sendo um de 100GB, outro de 200GB, outro de 300GB, quais arranjos poderiam ser feitos. E qual o espaço liquido e como fica a organização em RAID 0, RAID1 e RAID 0+1.
	R: RAID 0 -> Teria 300GB
		 RAID 1 -> Espelhamento dos 3 discos, sendo 100GB de armazenamento
 Espelhamento de 2 discos, sendo 200GB de armazenamento 
 RAID 10 -> Impossível, deve-se usar pares.
Se temos 20 discos, sendo 5 de 100GB, 7 de 200GB, 8 de 300GB, quais arranjos poderiam ser feitos. E qual o espaço liquido e como fica a organização em RAID 0, RAID1 e RAID 0+1.
	R: RAID 0 -> É possível 20 de 100GB, 15 de 200GB 
	RAID 1 -> Espelhamento os 20 HDs sendo de 100GB, 15 HDs espelhamento de 200GB
RAID 10 -> é possível 20 HDs com armazenamento de 1000 terabytes para dados e 1000 terabytes para espelhamento, 14 HDs com armazenamento de 1400 terabytes para dados e 1400 para espelhamento.

Outros materiais