Buscar

Atividade em sala – John Maynard Keynes e a Escola Keynesiana..docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Política
Atividade em sala – John Maynard Keynes e a Escola Keynesiana.
Docente:
Discente:
Questões.
1 – Como os clássicos explicavam o desemprego, uma vez que, segundo suas teorias, não poderia existir desemprego involuntário nem permanente?
R: Os clássicos diziam que a causa do desemprego era a rigidez do monopólio dos sindicatos que impediam a flexibilidade dos salários, e monopólio das empresas que impediam a concorrência perfeita. E como dizia Pasinetti, estes clássicos se referem a um mundo ideal ou ate mítico que não é o mundo do capitalismo industrial.
2 – Qual o contexto em que surgiu a teoria de Keynes?
R: No contexto de uma economia em recessão onde o desemprego de mao-de-obra e fatores produtivos é enorme,com grande queda da rede nacional.
3 – Qual a diferença básica entre a lei de Say neoclássica e o princípio da demanda efetiva de Keynes?
R: Para Keynes quem determina o volume da produção e, portanto, o volume do emprego é a demanda efetiva que não é apenas a demanda efetivamente realizada, mas ainda o que se espera seja gasto em consumo mais o que se espera seja gasto em investimento. Para o esquema neoclássico as variações da demanda são causadoras de variações de preços. E o sistema de preço passa, então, ao primeiro plano, determinando a produção.
4 – Em relação à política econômica, descreva a análise keynesiana sobre a atuação do estado na economia.
R: Sem investimento por parte dos empresários o governo tem que aumentar seus gastos mas para fazer isso terá que aumentar os impostos ou contrair as dividas. Para eliminar o desemprego o caminho mais lógico é aumentar o déficit orçamentário. Entao o governo tem a opção de cortar gastos ou aumentar impostos.
5 – Qual a avaliação que o texto faz sobre os resultados das políticas keynesianas?
R: No texto fala que essas políticas foram muito eficientes.Que essa política saberia usar de maneira criteriosa sua capacidade de criar gastos.

Continue navegando