Buscar

Caso Civil 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL
Professora. Isabela Neto das Chagas
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 1
a)     É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Sim. Pois é por meio das relações obrigacionais que estrutura-se a economia, sendo assim o ramo dos direitos patrimoniais, está voltado para as relações de valor econômico. 
b)     Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Sim. Conforme o jurista brasileiro, Miguel Reale estes são princípios basilares do Código Civil, além da operabilidade.Princípio da Eticidade: De acordo com o princípio da eticidade, a ética e a boa-fé ganham nova valorização. A boa-fé deixa ocampo das ideias, da intenção boa-fé subjetiva, e ingressa no campo dos atos, das práticas delealdade boa-fé objetiva. Esta é concebida como uma forma de integração dos negócios jurídicos emgeral, como ferramenta auxiliar do aplicador do Direito para preenchimento de lacunas, de espaçosvazios deixados pela lei. Em suma, este princípio atua no CC/2.002, para guiar o Direito com o corretoideal exemplar.Princípio da Sociabilidade:Pelo princípio da socialidade, rompe-se com o caráter individualista e egoístico do Código Civil de 1916.Nesse sentido, todos os institutos de Direito Privado passam a ser analisados dentro de uma concepçãosocial importante, indeclinável e inafastável. Deve-se ter como parâmetro o Texto Maior: a CF/88 e seuspreceitos fundamentais - regras implícitas ou explícitas que protegem a pessoa humana e promovam obem comum, o equilíbrio contratual, a justiça social, igualdade material, sempre buscando amaterialização da dignidade da pessoa humana.
c)     Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
 Sim, existem diferenças que podem ser vislumbradas na definição de cada acepção:Obrigação decorrente do Dever Jurídica é a relação jurídica transitória, existente entre um sujeito ativo, denominado credor, e outro sujeito passivo, o devedor, e cujo objeto consiste em uma prestação situada no âmbito dos direitos pessoais, positiva ou negativa. Havendo o descumprimento ou inadimplemento obrigacional, poderá o credor satisfazer-se no patrimônio do devedor, como as decorrentes de um contrato de locação.Dever social, moral ou religioso são normas de conduta nas quais não existem sanções, para o não cumprimento.Responsabilidade é um dever jurídico secundário decorrente do descumprimento do dever jurídico primário, pois é resultante da violação de determinado direito, através da prática de um ato contrário ao ordenamento jurídico: lei, contrato, ato ilícito e ato unilateral; como por exemplo, a obrigação de indenizar terceiros por prejuízos causados pela falta do devido dever de cuidado.Ônus reais é a garantia de direito real (gravame) dirigida ao bem imóvel sob a forma de hipoteca. Avalista e Fiador: garantia pessoal. Anticrese: garantia sob a forma de produção. Art. 1225 CC. Penhora: vinculada ao juízo.Estado de sujeição ou sujeição jurídica se constitui um poder jurídico do titular do direito, geralmente, se relaciona ao direito potestativo de outrem, sem correspondência a qualquer outro dever, como no caso de contrato de locação. 
Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
Obrigação alimentar decorrente de parentesco. Lei
Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. Ato Ilícito
Pagar uma recompensa. Ato unilateral
Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. Contrato
Pagar uma  nota promissória. Contrato 
Questão Objetiva
Assinale a alternativa correta:
a)     A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
b)     A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
c)     A servidão é uma espécie de obrigação ?propter rem? uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade.
d)     A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
e)     O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.

Outros materiais