Buscar

Passes e recebimento de bola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Iniciação de Handebol 
PEGADA DE BOLA:
Sendo a bola o elemento principal para o desenvolvimento do jogo, e considerando que toda atividade é centralizada em torno da bola, é necessário que o atleta saiba domina-la de uma maneira simples e correta, procurando aperfeiçoar seus movimentos para assegurar a posse da mesma. O método mais conveniente é o de pegá-la com uma ou ambas as mãos procurando, porém a eficácia no seu domínio. Nas pegadas devemos sempre procurar uma adaptação das mãos á bola o que se faz com as mãos estendidas, dedos bem separados e ligeiramente curvos e fechando os fortemente e rapidamente em volta desta, logo ao contacto com ela.
 
 	RECEBIMENTO:
 A bola pode ser recebida parada ou em deslocamento, com uma ou ambas as mãos, conforme a altura em que a bola nos chega, as mãos devem se colocar de uma maneira que permita uma melhor adaptação e segurança no recebimento da mesma. O modo de segurar a bola é apenas uma parte do recebimento.
	QUATRO TIPOS DE RECEBIMENTO: Bolas médias, Bolas altas, Bolas baixas, Bolas laterais.
BOLAS MÉDIAS E ALTAS: os polegares e os indicadores estarão voltados para dentro, quase que tocando entre si, dedos bem separados e voltados para cima.
BOLAS BAIXAS: os polegares estarão voltados para fora, dedos bem separados e voltados para baixo.
BOLAS LATERAIS: O jogador afasta uma das pernas lateralmente (direita ou esquerda), variando a posição das mãos na dependência da altura em que esta vai ser recebida, obedecendo-se a mesma orientação técnica no recebimento de bolas altas, médias e baixas.
PASSES
CONCEITO: é a movimentação de bola através dos elementos de uma mesma equipe tendo com finalidade principal atingir o gol adversário.
O Passe é um elemento básico de toda construção das jogadas, e o meio utilizado para que a bola chegue ao companheiro. A arte do Passe é uma das habilidades imprescindíveis ao jogador de Handebol como desporto coletivo deve este ser jogado com um perfeito entendimento e num trabalho de absoluta cooperação entre os componentes de uma equipe. O Passe sendo um elemento básico na construção de jogadas deve ser: preciso, seguro, rápido, oportuno e inteligente, de modo a assegurar o máximo a posse da bola para sua equipe e evitar que esta vá pertencer ao adversário, a não ser depois de um arremesso com possibilidade de gol. Os Passes podem ser realizados com uma das mãos (usado mais comumente) ou com as duas mãos (muito raramente).Os Passes quanto à trajetória da bola podem ser classificados em:
Passes Diretos: quando a bola descreve uma trajetória em linha reta entre quem executa e quem recebe.
Passes parabólico: é aquele que é passado com a bola descrevendo uma parábola, antes de chegar ao companheiro, sendo executado quando se tem um adversário pela frente.
Passes picado: é aquele que é executado quando se tem um adversário pela frente, quando a bola toca o solo junto ao pé do marcador, antes de chegar ao recebedor.
 
Segundo à forma MECÂNICA DE EXECUÇÃO DO PASSE, eles podem ser:
Passe com duas mãos de cima da cabeça.
Passe com as duas mãos a altura do peito.
Passe com as duas mãos por baixo.
Passe simples com uma das mãos a altura do ombro.
Passe por baixo com uma das mãos.
Passe lateral com uma das mãos.
Passe de frente picado
Passe com salto.
Passe por trás da cabeça
Passe com reversão (para trás)
 
PRINCÍPIOS IMPORTANTES NA EXECUÇÃO DO PASSE:
Explica a técnica dos passes mais comum, julgamos necessário frisar agora uma série de princípios que devem ser observados por todos aqueles que pretendem se tornar um bom passador.
1- Intencionalidade do passe não se deve passar só por passar. A bola deve sair da mão do passador levando uma intenção.
	2- Deve-se usar de preferência o passe de trajetória reta.
	3- Sempre que possível, deve-se fazer o passe para o espaço livre à frente do companheiro. O passe atrás do companheiro, ou mesmo sobre ele, provoca sempre paradas e voltas que atrasam o atacante na sua corrida em direção ao gol, perdendo-se muitas vezes segundos preciosos e, excelentes oportunidades.
	4- Os passes nunca devem ser telegrafados. Deve-se sempre procurar iludir o adversário quanto à nossa intenção. Quando se pretende passar para um determinado companheiro nunca se deve correr, driblar, ou mesmo olhar diretamente para ele.
	5 - Há sempre um momento ótimo para se efetuar um passe. É quando o adversário vem em nossa direção para nos dar combate. Entretanto, não se deve deixar que ele se aproxime muito, pois isto facilitará a sua intervenção.
	6 - Os recebedores devem esconderem-se atrás dos marcadores. Por mais hábil que seja o passador, ele nada poderá fazer se você não procurar colocar-se de modo conveniente, deslocando-se no momento oportuno, procurando uma abertura por onde possa receber.
	7- Os passes curtos devem ser preferidos aos passes longos.
	8- Os passes devem ser adequados à situação do momento: picado contra homens altos, altos contra homens baixo, força bem dosada em relação a distância.
	Aqui ficaram uma série de princípios que se forem convenientemente aplicados pode aumentar consideravelmente a habilidade dos jogadores e dar aqueles que não possuem o mesmo talento neste particular, uma maior desenvoltura neste elemento primordial do jogo. Muitos jogadores têm tendência a não dar o passe importância que ele merece. Muitas vezes preferem vencer com fintas e corridas desnecessárias, os obstáculos que o adversário lhe opõe. Esquecem-se que o ideal é movimentar a bola, fazendo-a correr tanto possível. Um bom passe vence rapidamente qualquer distancia muito mais rapidamente que o mais veloz dos jogadores. É preciso então, desenvolver tanto quanto possível a habilidade do passe em nossos jogadores, pois um quadro que passa rápido e eficientemente, dificilmente é contido.
	
_1090745407/ole-[42, 4D, 36, 76, 00, 00, 00, 00]
_1090747468/ole-[42, 4D, AE, 29, 02, 00, 00, 00]
_1090745287/ole-[42, 4D, 56, 98, 00, 00, 00, 00]

Continue navegando