Buscar

REGULAMENTO TCC 2016 (1) (1)

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO mAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE GRAGUAÇÃO EM ENGENHARIA
mARIA CLARA PESTANA CALSA
trabalho de conclusão de curso
MANUAL de normatização para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em ENGENHARIA 
RECIFE
2018
�
INTRODUÇÃO 
Este documento objetiva orientar e normatizar as atividades relacionadas à elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Engenharia no Centro Universitário Maurício de Nassau – Graças.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório ao graduando em Engenharia e se realiza no último semestre do Curso, através da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. A atividade compreende ao planejamento, execução e defesa pública de trabalho relacionado à área de Engenharia, por meio do qual o aluno desenvolverá a sistematização das habilidades, competências e conhecimentos adquiridos ao longo do Curso. 
O TCC poderá ser desenvolvido sob as seguintes formas: Monografias, Projetos, Estudo de caso, Desenvolvimento de Equipamentos ou Protótipos, de acordo com a natureza da área profissional, os fins do curso e a legislação vigente.
O TCC deve ser elaborado sob a supervisão de um Professor Orientador, pertencente ao corpo docente do Curso de Engenharia da UNINASSAU e devidamente formalizado como tal na Coordenação do Curso. 
Poderão realizar a disciplina de Trabalho de conclusão de curso todos os alunos que estiverem devidamente matriculados na respectiva disciplina integrante da Matriz Curricular do Curso de Engenharia. A elaboração e apresentação dos trabalhos devem observar os critérios científicos, acadêmicos e profissionais em sua execução, conforme detalhado neste manual. 
ATRIBUIÇÕES
. Compete ao aluno:
Frequentar as reuniões convocadas pelo professor-Orientador;
Manter contatos quinzenais com o seu professor-orientador, para discussão do trabalho acadêmico em desenvolvimento.
Cumprir o calendário divulgado pela Coordenação do Curso, para entrega dos projetos de TCC ou monografias;
Elaborar a versão final do seu TCC ou Monografia, obedecendo às normas e instruções deste regulamento e a outras, aprovadas pelos órgãos colegiados; 
Entregar a versão final impressa e em mãos ao orientador e professores da banca com até 7 que antecedem à data da defesa;
Comparecer em dia, hora e local determinados pela Coordenação do Curso, para apresentar e defender o seu TCC, perante banca examinadora.
Encaminhar a versão com as correções sugeridas pela banca (se houver) ao coordenador do Curso, bem como assinatura do termo para disponibilização no REPOSITORIVM de documentos.
Os alunos de cada curso serão submetidos ao processo de orientação, para efeito de escolha do tema e elaboração do trabalho escolhido, a partir da matrícula na disciplina correspondente ao TCC;
2.2. Compete ao professor-orientador:
Orientar os acadêmicos na escolha do tema e na elaboração e execução do TCC, sob o trabalho acadêmico escolhido;
Participar de reuniões, convocadas pelo Coordenador do Curso, para análise do processo do TCC, assim como da avaliação dos alunos e do processo abrangente de sua formação profissional;
O professor deve ter um controle dos relatórios periódicos, parciais e finais, sobre o desempenho e a avaliação dos alunos, com vistas ao TCC;.
Marcar dia, hora e local da realização do TCC, mediante a apresentação do trabalho de conclusão de Curso escolhido, perante banca examinadora.
Designar a banca examinadora, sendo exclusividade do professor orientador. 
Não aceitar orientar alunos que procuram o professor, faltando um mês para o prazo de defesa, salvo exceções de orientadores que não puderam orientar mais, por motivos que deverão ser justificados pelo próprio ex-orientador.
3. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Os trabalhos relativos à elaboração e defesa do trabalho compreendem as seguintes fases, concomitantes ou sucessivas:
Estar em condição matricular que permita o desenvolvimento do TCC;
Elaboração da versão preliminar do TCC ou Monografia, para discussão e análise com o professor-orientador;
Elaboração do trabalho, respeitado o cronograma estabelecido com o orientador;
Entrega do Trabalho final ao orientador devidamente organizado, segundo padrão estabelecido pela coordenação do curso, em 01 (uma) via impressa e uma via em mídia (CD-ROM), em data a ser determinada pela coordenação do Curso;
Defesa perante banca examinadora.
Entrega da versão final para depósito no REPOSITORIVM.
O aluno deve apontar o orientador da sua monografia até o 30ª dia após o início do semestre, depositando junto ao professor da disciplina de TCC, a carta de aceite de orientação devidamente preenchida.
Ao assinar a carta oficial de orientação do TCC, o professor estará aceitando a indicação para a orientação.
Após a aprovação do TCC pelo professor-orientador, a Coordenação do Curso marcará data, hora e local para sua defesa perante banca examinadora.
Parágrafo único. A critério da Coordenação do Curso poderá ser dispensada a defesa oral e pública do trabalho, exigindo-se neste caso, parecer e atribuição dos conceitos, por escrito, dos membros da respectiva banca examinadora.
4. BANCA EXAMINADORA
Os membros das bancas examinadoras, a contar da data de sua designação, têm o prazo de quinze dias para procederem à leitura e análise dos trabalhos acadêmico-científicos que irão julgar.
A banca examinadora deve ser composta, obrigatoriamente por:
a.Um Orientador;
b.Um professor do curso;
c.Um professor que não componha o corpo docente do curso, mas que atue em cursos de área afim ou correlata com pós-graduação, exceto parente, chefe do aluno, ou recém formado.
Na defesa, após exposição inicial de 20 (vinte) minutos pelo aluno, cada examinador disporá do tempo de 10 (dez) minutos para fazer a sua arguição, tendo o aluno igual período para a resposta.
Após as arguições serão atribuídas às notas, obedecendo-se ao sistema de notas individuais por examinador, levando-se em conta, entre outros critérios, o conteúdo do Trabalho e a defesa apresentada pelo aluno.
Para ser aprovado, o aluno deverá defender o TCC, perante banca examinadora designada pela Instituição, nas datas e horários estabelecidos pela Coordenação do Curso, e, obter média da nota da 2ª avaliação (média da nota da apresentação e do texto escrito perante banca), e nota da 1ª avaliação (nota atribuída pelo orientador) igual ou superior a 7,0 (sete).
Para efeito de cômputo da nota da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, serão obedecidos os seguintes critérios:
a - O aluno será aprovado na disciplina se possuir nota igual ou superior a 7,0 (sete);
b - Será considerado reprovado o aluno que não possuir a nota prevista na alínea anterior;
c - Na avaliação do Trabalho serão considerados os seguintes percentuais: 30% (trinta por cento) para a apresentação, e, 70% (setenta por cento) para o conteúdo.
Os alunos aprovados pela banca deverão apresentar novo exemplar do TCC, em meio digital, no prazo máximo de 15 (quinze) dias após a apresentação e aprovação, com as correções sugeridas pela Banca Examinadora, bem como o comprovante de sua submissão no REPOSITORIVM. 
Após a defesa do TCC, aluno deverá entregar em mídia Arquivo em pdf, contendo o trabalho conforme normas de confecção do curso, sem que este contenha as seções capa, contra-capa e verso com a ficha catalográfica, ou seja, não poderá ser adicionado a estes os elementos constantes dos Anexos 3, pois estes serão preenchidos automaticamente na submissão ao Repositório. 
A nomeação dos arquivos deve ser feita da seguinte forma: Arquivo SOBRENOME.pdf (sobrenome do aluno). As notas referentes ao TCC serão divulgadas após a entrega da versão final do TCC ao coordenador e assinatura do termo que trata o item acima.
O aluno aprovado em todas as demais disciplinas da grade curricular obrigatória, porém, reprovado no Trabalho Conclusão de Curso, será matriculado, no semestresubsequente, como aluno especial, em disciplina isolada, de Trabalho de Conclusão de Curso.
Os casos omissos e as interpretações deste Regulamento devem ser resolvidos pela Direção Acadêmica e, em grau de recurso a Direção e em instância final, ao Conselho Superior da Instituição.
Este regulamento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Superior da Instituição, revogando-se as disposições em contrário.
5. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O TCC poderá ser desenvolvido sob as seguintes formas: Monografias, Projetos, Análise de Caso, Artigo Científico, Protótipos, Desenvolvimento de Equipamentos, de acordo com a natureza da área profissional, os fins do curso e a legislação vigente.
O TCC apresenta um estudo sobre um tema específico diretamente relacionado à Engenharia, que contribua para o desenvolvimento científico da área.
 O trabalho deve ser feito na forma de texto acadêmico, conforme normas da ABNT vigente. Deve conter de 40 a 60 páginas. O objetivo é preparar o aluno para o aprofundamento na área acadêmica, bem como incentivar a análise conceitual e teórica na área de Engenharia. 
Os termos metodológicos do TCC deverão respeitar as normatizações previstas em publicação oficial do Centro Universitário UNINASSAU, como forma de garantir padronização metodológica para as produções teóricas publicadas e aprovadas pela instituição, mediante processo definido neste regulamento. 
5.1 Estrutura geral 
O TCC deve ser composto pelos seguintes elementos estruturais, normatizados pela ABNT/NBR 14742:2005.
	ELEMENTO
	OPÇÃO
	Pré-textuais
	
	Capa
	Obrigatório
	Folha de rosto
	Obrigatório
	Dedicatória
	Opcional
	Agradecimento
	Opcional
	Epígrafe
	Opcional
	Resumo
	Obrigatório
	Abstract
	Obrigatório
	Lista de Ilustrações 
	Obrigatório
	Lista de Tabelas 
	Obrigatório
	Lista de abreviaturas 
	Opcional
	Lista de símbolos 
	Opcional
	Sumário 
	Obrigatório
	Elementos Textuais
	
	Introdução
	Obrigatório
	Objetivo
	Obrigatório
	Referencial Teórico
	Obrigatório
	Metodologia
	Obrigatório
	Resultados e Discussão
	Obrigatório
	Conclusão 
	Obrigatório
	Elementos Pós-Textuais
	
	Referências Bibliográficas
	Obrigatório
	Anexos
	Opcional
	Apêndices
	Opcional
	Glossário
	Opcional
5.2 Informações técnicas básicas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso
-Folhas: Papel branco tamanho A 4 (21,0 x 29,7 cm). 
-Fontes: Times New Roman ou Arial corpo 12. 
-Espaços entre linhas: 1,5 (um e meio), exceto para os itens Resumo, Abstract e Referências Bibliográficas. 
-Espaços entre parágrafos: 1 “enter”. 
-Margens: Esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm, superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm. 
-Citações Bibliográficas: conforme ABNT vigente.
�
APÊNDICE A - SUGESTÃO DE ESTRUTURA PARA MODALIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA 
MONOGRAFIA (40 a 60 páginas) 
1. Introdução
 
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
2.2. Objetivos Específicos 
3. Fundamentação Teórica

4. Metodologia
4.1. Local de estudo
4.2. Coleta de dados 
4.3. Análise dos dados 
5. Resultados e Discussão 
5. Conclusão
 
6. Referências Bibliográficas
PROJETO (60 a 80 páginas)
1. Introdução
 
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
2.2. Objetivos Específicos 
3. Fundamentação Teórica

4. Metodologia
4.1. Local de estudo
4.2. Coleta de dados 
4.3. Análise dos dados
5. Estudo de caso
6. Apresentação do projeto 
6.1. Descrição do projeto
6.2. Análise de custo
6.3. Cronograma de execução 
7. Considerações Finais
 
8. Referências Bibliográficas
ESTUDO DE CASO (40 a 60 páginas)
1. Introdução
 
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
2.2. Objetivos Específicos 
3. Fundamentação Teórica

4. Metodologia
4.1. Local de estudo
4.2. Coleta de dados 
4.3. Análise dos dados
5. Estudo de caso
6. Considerações Finais
 
7. Referências Bibliográficas
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS OU PROTÓTIPOS (60 a 80 páginas)
1. Introdução
 
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral
2.2. Objetivos Específicos 
3. Fundamentação Teórica

4. Metodologia
6. Apresentação do Equipamento ou Protótipo
6.1. Descrição do Equipamento ou protótipo
6.2. Análise de custo
6.3. Cronograma de execução 
7. Considerações Finais
 
8. Referências Bibliográficas

Continue navegando