Buscar

NEUROTRANSMISSORES

Prévia do material em texto

NEUROTRANSMISSORES
Os neurotransmissores são secretados em grandes quantidades pelas células pré-sinápticas, o que maximiza a probabilidade de o neurotransmissor se ligar a um receptor na célula pós-sináptica. É responsável por impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promover respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas. 
 
Principais tipos de neurotransmissores:
Acetilcolina
A acetilcolina (ACh) é o principal neurotransmissor do SNP na junção neuromuscular (onde o neurônio motor faz contato com a célula muscular esquelética e no cérebro. Os neurônios que liberam ACh são chamados de neurônios colinérgicos. Os corpos celulares dos neurônios colinérgicos cerebrais estão concentrados em relativamente poucas áreas, porém seus axônios estão amplamente distribuídos.
Aminas biogênicas
As aminas biogênicas são pequenas moléculas com carga elétrica, sintetizadas a partir de aminoácidos e que contêm um grupo amino (R–NH2). As aminas biogênicas mais comuns são a dopamina, a norepinefrina, a serotonina e a histamina. A epinefrina, outra amina biogênica, não é um neurotransmissor comum no SNC, mas é o principal hormônio secretado pela medula suprarrenal. A norepinefrina é um importante neurotransmissor tanto nos componentes central quanto periférico do sistema nervoso.
Por exemplo:Catecolaminas
.Dopamina (DA)
.Norepinefrina (NE)
.Epinefrina (Ep)
Serotonina (hidroxitriptamina)
Histamin
Aminoácidos neurotransmissores
Além dos neurotransmissores sintetizados a partir de aminoácidos, diversos aminoácidos funcionam, eles próprios, como neurotransmissores. Embora os neurotransmissores aminoácidos quimicamente se enquadrem na categoria das aminas biogênicas, tradicionalmente são incluídos em uma categoria própria. Os neurotransmissores aminoácidos são, até agora, os neurotransmissores mais prevalentes no SNC, afetando quase todos os neurônios nesse local
Aminoácidos excitatórios; por exemplo, glutamato
Aminoácidos inibitórios; por exemplo, ácido gama-aminobutírico (GABA) e glicina
Neuropeptídios
Os neuropeptídios são compostos por dois ou mais aminoácidos unidos por ligações peptídicas Os neuropeptídios são formados de maneira diferente dos outros neurotransmissores, os quais são sintetizados nas terminações axônicas por bem poucas etapas mediadas por enzimas. Os neuropeptídios, em contraste, derivam de grandes proteínas precursoras, as quais apresentam pouca, se alguma, atividade biológica inerente. A síntese desses precursores, direcionada pelo RNA, ocorre nos ribossomos, os quais existem apenas no corpo celular e grandes dendritos do neurônio, muitas vezes a uma distância considerável das terminações axônicas ou varicosidades onde os peptídios são liberados.
Por exemplo, opioides endógenos, ocitocina, taquicininas
Referencias: Vander fisiologia humana 14ºedição

Continue navegando