Buscar

TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
	A apresentação oral é um discurso que ocorre em uma comunicação com um expositor e um auditório, cujo objetivo é transmitir um saber, em um determinado tempo e espaço. A exposição oral propicia ao ouvinte e ao expositor a troca de conhecimentos, permite a exploração de várias fontes, a seleção de informações em função do tema e deve ter esquemas de apoio à apresentação oral.
Como montar a apresentação oral? 
	Uma sequência lógica e eficiente da estrutura da apresentação oral é descrita a seguir: 1. Abertura: o expositor faz o primeiro contato com o auditório, cumprimenta as pessoas e legitima sua condição de especialista. 
2. Introdução do tema: apresentação e delimitação do tema, chamando a atenção do público ouvinte. 
3. Apresentação do plano da exposição: torna claro o percurso usado para apresentar o tema em questão. 
4. Desenvolvimento da exposição: apresentação do tema e subtemas a ele relacionados. 
5. Fase de síntese: retomam-se os tópicos mais importantes da exposição. 
6. Conclusão ou mensagem final: pode ser a conclusão ou a introdução de uma nova questão para os ouvintes pensarem ou o espaço aberto para um debate. 
7. Encerramento: agradecimento ao público; fala do mediador da exposição (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004).
Como montar os slides? 
Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para essa finalidade. Dentre elas, há: 
• PowerPoint: é o instrumento mais empregado do mundo e faz parte do pacote Office, podendo ser usado em todos os computadores existentes, além de ser de fácil manuseio. 
• Prezi: voltado para apresentações animadas rapidamente, hospedando tudo na nuvem de armazenamento, mas é necessária conexão com a internet para utilizá-lo. 
• Apresentações do Google: O Google Docs é usado na nuvem de armazenamento e é semelhante ao PowerPoint e tem integração com o programa da Microsoft. 
• Haiku Deck: é uma ferramenta simples e prática, com muitos padrões predefinidos 
• Acrobat Presentations: também funciona na nuvem e permite fácil exportação para PDF. 
• Genially: é parecido com o Prezi, foca na interatividade e nos movimentos e tem grande impacto visual.
• Ashampoo Presentations: tem muitos modelos de slides predefinidos. 
Preparo de slides: como estruturar cada slide? 
	Separamos algumas dicas de como preparar bons slides: 
a) Quantidade de slides: não deve haver excesso de slides. Em média, cada slide deve tomar de 30 segundos a 1 minutos para ser apresentado. Assim, 60 é o número máximo de slides em uma apresentação de 30 minutos. O ideal seria 45 slides ou 1,5 slides por minuto. 
b) Erros de ortografia: são inadmissíveis pela plateia que está vendo uma apresentação. Sempre faça a revisão de ortografia e gramática disponível no word e PowerPoint, porém não confie cegamente, observe se as propostas de alteração são pertinentes. 
c) Cor da fonte: azul e verde são as mais difíceis de ler. 
d) Tipos de fonte: não use mais que dois estilos na apresentação inteira. Vale destacar que Arial e Times New Roman são as mais usadas. As fontes mais informais podem ser empregadas, dependendo do público-alvo e do assunto. 
e) Tamanho da fonte: não use uma fonte muito pequena, tamanhos 20-22 são interessantes para textos e para o título use 28-29. Não use letras maiúsculas desnecessariamente. 
f) Cor de fundo: evite fundos que distraiam a plateia. As cores devem contrastar fundo claro com fonte escura, como a cor preta. 
g) Imagens distorcidas: as imagens usadas em PowerPoint devem ter pelo menos 900×720 pixels. Imagens maiores que o tamanho do slide podem ser reduzidas, porém o aumento de sua dimensão fará com que a resolução fique ruim. 
h) Quantidade de texto: nunca coloque textos longos, pois os slides são guias da apresentação, por isso são apresentados em tópicos com os pontos importantes, figuras, tabelas e gráficos. Não coloque mais que 5 linhas por slides.
i) Efeitos especiais: animações, ruídos, etc. devem ser usados somente se contribuírem de fato para o objetivo da apresentação, caso contrário cansam a plateia (IMAGINE, 2016).
Cuidados na apresentação
	Como realizar a apresentação? 
• Preparação: estude o assunto com profundidade, ensaie muito frente ao espelho, controlando o tempo, e apresente para os colegas mesmo que sejam de outra área. Uma boa apresentação é aquela em que todos entendem a mensagem transmitida, então não aborde o que não domina ou desconhece. 
• Aparência: vista-se bem, seja clássico na escolha de suas roupas e você não errará nunca. Para as mulheres: nada de transparências, saias curtas, decotes, alcinhas, brincos grandes, maquiagem pesada, roupa colada. Para os homens: barba feita, camisa, sapato, calça comprida, paletó e gravata. Esqueça o tênis e a camiseta polo. 
• Tempo das apresentações: dependendo do assunto, de 30 minutos a 1 hora. 
• Não leia os slides: evite decorar seu discurso. Os slides são guias, não o foco da apresentação, mas, sim, o que você fala. 
• Volume da voz: todos devem ouvir o que você fala, então caso você não tenha potência vocal para o tamanho do auditório, use microfone. Uma fala mecânica e sem vibração, parecida com uma ladainha ou um discurso recitado, fará a plateia dormir. Evite também os exageros, pois picos de entusiasmo podem
fazer você parecer um animador de auditório. Se usar microfone, o braço que o segura deve ficar imóvel. 
• Linguagem: deve ser o Português culto e técnico, não seja informal demais. 
• Postura: não fale com as mãos no bolso, nem fique duro como um robô. Também não pareça um helicóptero, movendo os braços sem parar. Ande pelo palco (mas não demais), olhe as pessoas nos olhos, mas não olhe apenas para uma única pessoa. Seja harmônico em seus movimentos. Tenha um porte de quem se sente seguro, não curve os ombros e nem olhe para baixo, só que também é preciso evitar parecer arrogante. 
• Tenha um plano B: imagine se na hora da apresentação a internet tiver um problema? Se o pen drive não funcionar? Se o e-mail não abrir? Salve todo o material que precisa na nuvem, no pen drive, no seu e-mail, em um CD. Faça cópias impressas da sua apresentação, caso nada disso funcione. 
• Não destaque os seus erros: não peça desculpas por estar com problemas ou por não ter se preparado devidamente para falar (IMAGINE, 2016).
	Conhecer o receptor da mensagem é muito importante para a sintonia e compreensão. Se as experiências físicas, mentais e emocionais das pessoas intervenientes forem similares a comunicação será mais eficiente.
Resumindo...
	Sugerimos que organize slides para cada tópico, com o título do assunto, mas sem ultrapassar cinco linhas por slide. Além disso, é importante agregar figuras, tabelas e gráficos para ilustração.
	A preparação de uma apresentação oral, usando o PowerPoint, por exemplo, deve conter (de forma básica):
• Apresentação com o título, seu nome e o logo da instituição.
• Objetivo da apresentação e os tópicos apresentados. 
• Conclusão.
• Encerramento com o agradecimento e espaço para questionamento dos participantes.
	Em apresentações e palestras você terá a necessidade de montar slides que servirão como guia, então segue um material de leitura interessante:
Referências
VENTURA, Ricardo. Slides: qual a melhor ferramenta para criara sua apresentação? Disponível em: <http://serpalestrante.com.br/slides-melhor-ferramenta/#sthash. trz6pfBJ.dpuf>. Acesso em: 14 dez. 2016.
Conheça mais sobre a comunicação oral, a partir da leitura do artigo “A comunicação oral”. Disponível em: <http://w3.ualg.pt/~jmartins/tecnicascomunicacao/ComunicacaoOral.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.
Veja também <http://slideplayer.com.br/slide/371964/> e <https://www.download.p4c.philips. com/files/r/ri2160_01/ri2160_01_dfu_brp.pdf> para informações sobre como montar seus slides

Continue navegando