Buscar

Questões Kurose Capitulo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

R1. Relacione cinco aplicações da Internet não proprietárias e os protocolos de camada de aplicação que elas usam.
R: A aplicação web utiliza o protocolo HTTP. Aplicação de transferência de arquivos utiliza o protocolo FTP. Aplicação de correio eletrônico utiliza o protocolo SMTP. Aplicação de acesso a terminal remoto utiliza o protocolo Telnet. Aplicação de servidor remoto de arquivos utiliza o protocolo NFS.
R2. Qual é a diferença entre arquitetura de rede e arquitetura de aplicação?
R: A arquitetura de rede envolve todas as camadas de protocolos e serviços utilizadas para prover a comunicação entre duas ou mais aplicações. Já a arquitetura de aplicação é projetada por um desenvolvedor da aplicação e determina como será organizada nos sistemas finais.
R3. Para uma sessão de comunicação entre um par de processos, qual processo é o cliente e qual é o servidor? 
R: O processo de cliente é o que inicia a comunicação e o processo de servidor é o que aguarda a comunicação. 
R4. Em uma aplicação de compartilhamento de arquivos P2P, você concorda com a afirmação: “não existe nenhuma noção de lados cliente e servidor de uma sessão de comunicação”? Justifique sua resposta. 
R: Não. Todas as comunicações têm um lado cliente e um lado servidor, mesmo no compartilhamento de arquivos P2P, um dos pares será o servidor e o outro o cliente.
R5. Que informação é usada por um processo que está rodando em um hospedeiro para identificar um processo que está rodando em outro hospedeiro? 
R: A informação usada é o número da porta de destino e o endereço IP.
R6. Suponha que você queria fazer uma transação de um cliente remoto para um servidor da maneira mais rápida possível. Você usaria o UDP ou o TCP? Por quê? 
R: Usaria o protocolo UDP pois ele não precisa de resposta do cliente para enviar a comunicação, levando menos tempo para enviar os dados, porém ele não envia a confirmação de que os dados foram entregues.
R7. Com referência à Figura 2.4, vemos que nenhuma das aplicações relacionadas nela requer “sem perda de dados” e “temporização”. Você consegue imaginar uma aplicação que requeira “sem perda de dados” e seja também altamente sensível ao atraso?
R: Não existe aplicação para isso. Nenhum protocolo de transporte suporta esse tipo de aplicação, pois o TCP garante a entrega porém aumenta o atraso dela, e o UDP não garante a entrega porém é mais rápido.
R11. Por que HTTP, FTP, SMTP, POP3 rodam sobre TCP e não sobre UDP? 
R: Porque esses protocolos necessitam de integridade de seus dados e apenas o protocolo TCP garante uma conexão confiável para que os dados cheguem ao seu destino.
R12. Considere um site de comércio eletrônico que quer manter um registro de compras para cada um de seus clientes. Descreva como isso pode ser feito com cookies. 
R: Quando o cliente acessa o site pela primeira vez, é gerado um número de identificação para o cliente no registro do banco de dados da empresa, e esse número é gerenciado pelo navegador. Toda vez que o cliente acessar uma página dentro desse site, o navegador consulta o arquivo de cookies e extrai o número de identificação para o site. Dessa forma, é possível monitorar todas as atividades do cliente no site, mesmo sem o Login do cliente, ele saberá quais páginas ou produtos o usuário visitou, a ordem que os fez e os horários. 
R13. Descreva como o cache Web pode reduzir o atraso na recepção de um objeto requisitado. O cache Web reduzirá o atraso para todos os objetos requisitados por um usuário ou somente para alguns objetos? Por quê?
R: O cache Web pode reduzir o atraso na recepção de um objeto desejado, pois ele possui cópias de objetos recentemente requisitados, tornando desnecessário a comunicação com o servidor original, reduzindo o tempo de resposta para a requisição do cliente; O cache Web reduz o atraso apenas para objetos requisitados pelo usuário, pois ele verifica se já possui uma cópia do objeto, tornando o acesso mais rápido para o usuário.
P4. Considere a seguinte cadeia de caracteres ASCII capturada pelo Wireshark quando o navegador enviou uma mensagem HTTP GET (ou seja, o conteúdo real de uma mensagem HTTP GET). Os caracteres <cr><lf> são retorno de carro e avanço de linha (ou seja, a cadeia de caracteres em itálico <cr> no texto abaixo representa o caractere único retorno de carro que estava contido, naquele momento, no cabeçalho HTTP). Responda às seguintes questões, indicando onde está a resposta na mensagem HTTP GET a seguir.
GET /cs453/index.html HTTP/1.1<cr><lf>Host: gai a.cs.umass.edu<cr><lf>User-Agent: Mozilla/5.0 ( Windows;U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.7.2) Gec ko/20040804 Netscape/7.2 (ax) <cr><lf>Accept:ex t/xml, application/xml, application/xhtml+xml, text /html;q=0.9, text/plain;q=0.8,image/png,*/*;q=0.5 <cr><lf>Accept-Language: en-us,en;q=0.5<cr><lf>AcceptEncoding: zip,deflate<cr><lf>Accept-Charset: ISO -8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7<cr><lf>Keep-Alive: 300<cr> <lf>Connection:keep-alive<cr><lf><cr><lf> 
a. Qual é a URL do documento requisitado pelo navegador? 
R: http://gaia.cs.umass.edu/cs453/index.html
b. Qual versão do HTTP o navegador está rodando? 
R: A versão do HTTP é 1.1
c. O navegador requisita uma conexão não persistente ou persistente? 
R: O navegador requisita uma conexão persistente, pois na linha header indica “Connection: keep-alive”
d. Qual é o endereço IP do hospedeiro no qual o navegador está rodando? 
R: O endereço IP não é informado na mensagem HTTP.
e. Que tipo de navegador inicia essa mensagem? Por que é necessário o tipo de navegador em uma mensagem de requisição HTTP? 
R: É o navegador Mozilla Firefox na versão 5.0. O tipo de navegador é necessário para que o servidor possa encaminhar diferentes versões do mesmo objeto para diferentes tipos de navegadores.
P5. O texto a seguir mostra a resposta enviada do servidor em reação à mensagem HTTP GET na questão anterior. Responda às seguintes questões, indicando onde está a resposta na mensagem. 
HTTP/1.1 200 OK<cr><lf>Date: Tue, 07 Mar 2008 12:39:45GMT<cr><lf>Server: Apache/2.0.52 (Fedora) <cr><lf>Last-Modified: Sat, 10 Dec2005 18:27:46 GMT<cr><lf>ETag: “526c3-f22-a88a4c80”<cr><lf>AcceptRanges: bytes<cr><lf>Content-Length: 3874<cr><lf> Keep-Alive: timeout=max=100<cr><lf>Connection: Keep-Alive<cr><lf>Content-Type: text/html; charset= ISO-8859-1<cr><lf><cr><lf><!doctype html public “//w3c//dtd html 4.0 transitional//en”><lf><html><lf> <head><lf> <meta http-equiv=”Content-Type” content=”text/html; charset=iso-8859-1”><lf> <meta name=”GENERATOR” content=”Mozilla/4.79 [en] (Windows NT 5.0; U) Netscape]”><lf> <title>CMPSCI 453 / 591 / NTU-ST550A Spring 2005 homepage</title><lf></head><lf> <muito mais texto do documento em seguida (não mostrado)>
a. O servidor foi capaz de encontrar o documento com sucesso ou não? A que horas foi apresentada a resposta do documento? 
R: Sim, o código de status 200 OK indica que o servidor conseguiu encontrar o documento. A resposta foi apresentada às 12:39:45 GMT.
b. Quando o documento foi modificado pela última vez? 
R: O documento foi modificado pela última vez no sábado dia 10 de dezembro de 2005, ás 18:27:46 GMT.
c. Quantos bytes existem no documento que está retornando? 
R: Há 3874 bytes no documento.
d. Quais são os 5 primeiros bytes do documento que está retornando? O servidor aceitou uma conexão persistente?
R: Os primeiros 5 bytes do documento são: “<!doc”. O servidor aceitou uma conexão persistente, indicado pelo campo “Connection: Keep-Alive”

Outros materiais