Buscar

Questões Kurose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Suponha que o primeiro segmento seja perdido, mas o segundo chegue a B. No reconhecimento que B envia a A, qual será o número de reconhecimento?
R: Será 150. Isto, caso o segmento anterior ao segmento com número de sequência 150 já tenha sido confirmado. O TCP sempre envia no campo de confirmação o próximo byte em sequência (isto é, em ordem), por ele esperado.
2. Os hospedeiros A e B estão se comunicando por meio de uma conexão TCP, e o hospedeiro B já recebeu de A todos os bytes até o byte 126. Suponha que A envie, então, dois segmentos para B sucessivamente. O primeiro e o segundo segmentos contêm 80 e 40 bytes de dados. No primeiro segmento, o número de sequência é 127, o número de porta de partida é 302, e o número de porta de destino é 80. O hospedeiro B envia um reconhecimento ao receber um segmento do hospedeiro A.
a. No segundo segmento enviado do hospedeiro A para B, quais são o número de sequência, da porta de origem e da porta de destino?
R: No segundo segmento do hospedeiro A para o B, o número de sequência é 289, a porta de origem é 503 e o número da porta de destino é 80. Isto se justifica porque o primeiro segmento tem 40 bytes e a sequência é acrescida deste valor, ou seja, passa de 249 para 289. As portas de origem e destino dependem da direção de envio dos pacotes, de A para B a origem é 503 e o destino é 80, na direção contrária (B para A) a porta de origem é 80 e destino 503, este mesmo raciocínio justifica a definição das portas origem e destino neste item bem como nos itens b e c.
b. Se o primeiro segmento chegar antes do segundo, no reconhecimento do primeiro segmento que chegar, qual é o número do reconhecimento, da porta de origem e da porta de destino?
R: Se o primeiro segmento chega antes do segundo, na confirmação da recepção do primeiro o valor é 289, a porta de origem é 80 e o número da porta de destino é 503. A justificativa é que o TCP sempre confirma o último pacote recebido corretamente e na ordem esperada.
c. Se o segundo segmento chegar antes do primeiro, no reconhecimento do primeiro segmento que chegar, qual é o número do reconhecimento?
R: Se o segundo segmento chega antes do primeiro, na confirmação da recepção o valor é 249, a porta de origem é 80 e o número da porta de destino é 503. A justificativa é que o TCP sempre confirma o último pacote recebido corretamente e na ordem esperada.
3. Imagine que o hospedeiro A envie ao hospedeiro B, por uma conexão TCP, um segmento contendo 16 bytes de dados e com número de sequência 60. Nesse mesmo segmento, qual o número contido no campo de confirmação?
R:
4. Para que serve o campo “Janela de Recepção” (ou “RcvWindow”) no cabeçalho do segmento TCP?
R: O campo “Janela de Recepção” no cabeçalho do segmento TCP é usado pelo mecanismo de controle de fluxo com o objetivo de não sobrecarregar o receptor com mais dados do que ele pode receber. O controle de fluxo funciona da seguinte forma: O receptor anuncia o espaço livre em seu buffer para o transmissor através do campo janela de recepção (RcvWindow) presente no cabeçalho de cada segmento enviado. Ao receber essa informação, o transmissor limita sua janela de transmissão, ou	 seja, a quantidade de dados ainda não reconhecidos, ao tamanho informado no campo. Dessa forma, o receptor não é afogado pelo transmissor.
5. Explique como funciona o processo de estabelecimento de uma conexão TCP. Explique como funciona o processo de estabelecimento de uma conexão UDP
R:
6. Descreva o mecanismo de estabelecimento e término de conexão do protocolo TCP.
R:

Outros materiais