Buscar

Simulado.8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Arnaldo funcionário público, aposentado, ao observar que havia muitas crianças e adolescentes, em idade escolar, perambulando pelas ruas do bairro onde se reside, preocupado com a situação levou o problema para o conselho tutelar do bairro e este representado por Joana procurou a direção da escola nas proximidades, que através da diretora resolveu analisar a possibilidade de abrir novas vagas para matrícula desses alunos. Com essa medida, Arnaldo, Joana e a diretora da escola Jéssica auxiliaram os pais desses alunos assegurando-lhes o que estabelece o ECA no que tange a:
		
	 
	 acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
 
	
	preservação dos vínculos escolares.
 
	
	obrigação de matricularem os filhos na rede regular de ensino, independente da distância de sua residência.
 
	
	necessidade de saúde, educação e alimentação das crianças e adolescentes.
 
	
	proteger seus filhos de possíveis aliciadores.
	
Explicação:
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O dirigente de estabelecimento de ensino fundamental comunicará, ao Conselho Tutelar as situações expressas na Lei 8069/90, sob pena de não o fazendo, responder à infração administrativa prevista no art. 245 do ECA.Pergunta-se :Diante desse dever, o dirigente deverá observar, com constância, se os alunos matriculados no estabelecimento de ensino....... Identifique e marque a resposta correta dentre as opções a seguir: I- sofrem maus tratos; II- estão vacinados adequadamente; III- se o lunch caseiro que vai para escola é balanceado; IV- se há reiteração de faltas injustificadas por aluno; V- se há visitação constante aos serviços odontológicos;
		
	 
	I e IV;
	
	IV e III
	
	III e II;
	
	II e III;
	
	V e IV
	
Explicação: GABARITO: A resposta correta está na letra A itens I e IV de acordo com o que consta no art.56, itens I e II do ECA(Lei 8069/90), in verbis:"Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:I - maus-tratos envolvendo seus alunos;II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;III - elevados níveis de repetência.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Acerca das disposições do ECA relacionadas à viagem do menor, analise as assertivas abaixo: I - Tanto a criança quanto o adolescente podem viajar livremente, sem autorização, dentro do território nacional II - As regras relacionadas à viagem internacional se aplicam indistintamente à criança e ao adolescente III - O ECA prevê regras diferencias para crianças e adolescentes em relação à viagem dentro do território nacional É correto o que se afirma:
		
	
	Em todas as assertivas
	
	Em nenhuma das assertivas
	
	Apenas nas assertivas II e III
	
	Apenas nas assertivas I e III
	 
	Apenas na assertiva III
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as prevenções especiais previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As emissoras de rádio e TV somente exibirão ao público infanto-juvenil programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
	
	O ECA garante o acesso de qualquer criança ou adolescente às diversões e espetáculos públicos considerados adequados, independentemente de estarem acompanhados de seus pais ou responsáveis.
	
	A função de regulamentar os programas, produtos, diversões e espetáculos públicos não é do Poder Público.
	
	No que diz respeito às revistas e outras publicações, o ECA não estabeleceu expressamente restrições à sua comercialização quando consideradas impróprias ou inadequadas ao público infanto-juvenil.
	
	Quanto à venda ou locação de fitas de programação em vídeo, o legislador preocupou-se com o risco de sua utilização indevida impondo restrições, porém não previu pena de responsabilidade em caso de violação a estas restrições.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O ECA prevê que as emissoras de rádio e televisão somente poderão exibir, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Segundo este Estatuto, esta restrição é classificada como uma:
		
	
	Ato infracional.
	
	prevenção geral
	
	Infração administrativa.
	
	Medida socioeducativa.
	 
	Prevenção especial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas I e III.
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	João e Maria, ambos adolescentes, com dezessete e dezesseis anos, respectivamente, resolvem realizar uma viagem para comemorar o aniversário de um ano de namoro. Como destino, o jovem casal elege Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro, e efetua a reserva, por telefone, em uma pousada do balneário. Considerando a normativa acerca da prevenção especial contida na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O titular da pousada, ou um de seus prepostos, pode, legitimamente e fundado na legislação especial que tutela a criança e o adolescente, negar-se a promover a hospedagem do jovem casal, já que ambos estão desacompanhados dos pais ou responsável e desprovidos, igualmente, da autorização específica exigida pelo ECA.
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe amplamente a viagem de menores de dezoito anos. Para que a mesma seja possível, os pais devem estar acompanhando seus filhos, inclusive para que a hospedagem seja possível
	
	A proibição da legislação especial refere-se apenas às crianças, na definição do ECA consideradas como as pessoas de até doze anos de idade incompletos, sendo, portanto, dispensável que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou responsáveis, ou, ainda, autorizados por estes para a regular hospedagem.
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescenteproíbe apenas a hospedagem de crianças e adolescentes em motel, desacompanhadas de seus pais ou responsável, sendo permitida a hospedagem em hotéis ou estabelecimentos congêneres, uma vez que estes são obrigados a manter regularmente o registro de entrada de seus hóspedes.
	
	O casal poderá hospedar-se na pousada reservada sem quaisquer restrições, já que ambos são maiores de dezesseis anos e, portanto, relativamente capazes para a prática desse tipo de ato civil, não podendo ser exigido que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis nem que apresentem autorização destes.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Objetivando a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, o legislador constitucional utilizou-se da educação como instrumento de transformação social e, deste modo, destinou um capítulo para regulamentá-la (arts. 205 a 214, CRFB), sendo assim, em relação ao tema é correto afirmar que:
		
	
	A preocupação do legislador em esclarecer que a educação se constitui apenas numa obrigação do Estado e não da família.
	
	O art. 205 da CRFB não demonstra a preocupação do legislador em esclarecer que a educação não se constitui apenas numa obrigação do Estado, e sim numa obrigação conjunta do Estado e da família.
	
	A preocupação do legislador em esclarecer que a educação se constitui apenas numa obrigação da família.
	
	O art. 205 da CRFB é caracterizado tão somente um dever do Estado.
	 
	O art. 205 da CRFB demonstra a preocupação do legislador em esclarecer que a educação não se constitui apenas numa obrigação do Estado, e sim numa obrigação conjunta do Estado e da família.

Outros materiais