Buscar

Embalagens de Refrigerante: PET, Vidro ou Lata?

Prévia do material em texto

Refrigerante 
Segundo o decreto 6871/2009, o refrigerante é a bebida gaseificada, obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcar. 
No mercado encontramos refrigerantes em embalagens PET, vidro ou latas de alumínio. 
Antigamente a embalagem mais utilizada, era a de vidro, onde o consumidor entregava a embalagem vazia e recebia uma cheia de refrigerante, ou seja, pagava-se somente pelo liquido. Para muitos consumidores a embalagem de vidro é a preferida, pois ela impede a saída do gás, mantendo o sabor tão apreciado. Porém sua fragilidade, peso e alto custo diminuíram sua utilização.
As garrafas PET, são responsáveis pelo acondicionamento de 80% dos refrigerantes vendidos no Brasil. Apesar de serem 100% recicláveis, são consideradas um dos principais resíduos urbanos. Mas são ambientalmente corretas, é necessários a intensificação do trabalho de coleta e reciclagem para sanar o problema.
 No processo de produção e distribuição do refrigerante, o PET é considerado uma embalagem ideal, pois evita desperdícios em todas as fases da cadeia. O PET contém barreiras de gases, é leve, resistente, seguro e inquebrável. 
As latas de alumínio trazem muitas vantagens para o consumidor: elas gelam mais rapidamente a bebida quando colocada no congelador, tem tamanho compacto e as latas podem ser recicladas inúmeras vezes. Também impedem a entrada de luz 
Conclusão
	 A embalagem PET é considerada melhor para o produto refrigerante, pois evita desperdícios no processo e é ambientalmente correta.
Referências
CRUZ, Graziela Fregonez Baptista Fabricação de Refrigerantes Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – REDETEC, 2012. 
Conselho Regional de Química – IV Região. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/refrigerantes>. Acesso em 12/06/2017.

Continue navegando