Buscar

CONTEXTO HISTÓRICO E FILOSOFICO3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
	Resposta Esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.
�
	2.
	O filósofo Sócrates é considerado um "divisor de águas" na história da filosofia grega e um marco de referência no pensamento pedagógico. Procurando inverter a prática habitual de ensino na qual o aluno pergunta e o professor responde, Sócrates desenvolveu um método que levava seus alunos ao questionamento. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a proposta pedagógica de Sócrates chamada "maiêutica".
	Resposta Esperada:
A filosofia socrática tinha por fundamento o método de ensino que valoriza o autoconhecimento. Assim, o indivíduo, ao perceber a sua falta de conhecimento ou ignorância sobre algum assunto, prepara-se, motiva-se a aprender mais e a se superar, pois quem acha que já sabe tudo se fecha para novos aprendizados. O método socrático chamado de maiêutica era uma analogia com a atitude da parteira para as mulheres. O objetivo era fazer um ?parto de ideias", no qual o educador ajuda o educando a ter suas próprias ideias ou ser agente do seu próprio desenvolvimento. Sócrates compreendia seu papel como um parteiro, cuja finalidade era dar à luz novos conhecimentos e desenvolver a capacidade intelectual. O modelo da maiêutica quebra a lógica de que o professor sabe tudo e transmite o conhecimento. O que ocorre é que nesse modelo o aluno se torna agente participante em seu desenvolvimento intelectual.

Outros materiais