Buscar

Desenvolvimento Vegetal e Clima

Prévia do material em texto

1 EXPLIQUE COMO FUNCIONA O CRESCIMENTO DE UMA PLANTA NAS TEMPERATURAS DE 20 E 35ºC. E DIGA QUAL A TEMPERATURA IDEAL PARA O CRESCIMENTO
Na temperatura de 20º a planta apresenta um baixa respiração, um elevado crescimento vegetativo, desenvolvimento lento, tardio, apresenta células grandes e por consequência boas colheitas.
Na temperatura de 35º a planta apresenta elevada taxa de respiração, com baixo crescimento vegetativo, desenvolvimento rápido, precoce, apresenta células pequenas e por consequência más colheitas.
A temperatura ideal para o crescimento homogêneo da planta é na faixa de 25 a 30º, pois estão situados na faixa ótima de crescimento, onde a respiração e a fotossíntese se equilibram no decorrer do dia. Mas para isso a planta não pode ultrapassar as temperaturas base inferior e superior, pois pode leva-la a morte do tecido vegetal
2 NHF
É a quantidade de horassem que a temperatura do ar permanece abaixo de um valor critico 97 ou 13º). Tempo este necessário para(espécies frutíferas de clima temperado de folhas cadulciformes quebrar a dormência proveniente do repouso, o qual é derivado do período de baixas temperaturas( mais ou menos por volta do inicio de maio e fim de setembro), para assim na sequencia poder dar inicio a um novo ciclo reprodutivo/vegetativo.
Logo, consequentemente se a dada cultura não atingir seu NHF necessário para que comece um novo ciclo, a cultura poderá sofres vários danos, pois os hormônios não estarão bem regulados, assim então, a planta poderá apresentar problemas no decorrer do cilco, como: queda das gemas de frutíferas, atraso e irregularidade na floração, florescimento irregular e prolongado.
Para solucionar esse problema se usa DORMEX, uma substancia que faz com que a planta estique seu período de repouso, deste modo, os hormônios( acido abcsico e etileno) quando pararem de atuar na dormência voltara de forma regulada e a cultura terá seu desenvolvimento homogeneamente. É recomendado também fazer antes da implantação da cultura um levantamento a respeito dos dados climatológicos da região, e um estudo sobre necessidades da planta, para que não tenha prejuízo a longo prazo
QUAL A INFLUENCIA DA TEMPERATURA DO AR NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL?
Afeta diretamente o desenvolvimento das plantas. Como ocorrem simultaneamente fica difícil distingui-las, porem o crescimento da planta é regulado por ela.
Deste modo, cada cultura possui uma necessidade de horas a uma determinada temperatura para que seja atingido um determinado estádio fenológico.
Logo, cada cultura apresentara uma constante térmica, onde cada espécie necessitará de um x de horas de energia para atingir um determinado estádio fenológico ou maturação representando assim um x graus dias.
QUAL A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO DE GRAUS DIAS NO DESENVOLVIMENTO DE PRAGAS?
É possível medir a duração do ciclo da praga, desde o estádio do ovo até a fase adulta
QUAL A IMPORTANCIA DA ET NA AGRICULTURA?
A evapotranspiração é importante na agricultura, pois é um dado que medido corretamente, é de suma importância para que possamos fazer um correto manejo de irrigação, proporcionando assim uma maior racionalização de agua no mundo.
A RESPEITO DA ETo E DA EtR QUA A IMPORTANCIA E DIFERENÇA?
	Na EtR nossa cultura de referencia pode ser com ou sem restrição hídrica, no entanto, na ETo nossa cultura de referencia é somente sem restrição hídrica, ambas sofrem ação das condições metereologicas, porem somente a ETO é diagnosticada diretamente pelas condições metereologicas.
CITE OS FATORES DETERMINANTES DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO E DE EXEMPLOS:
Os fatores determinantes da evapotranspiração são os fatores do clima, os fatores da cultura e os fatores de manejo do solo. Nos fatores do clima a ETo, Etr eETc são afetadas por ele. Nos fatores da cultura, podemos citar a altura da planta, o albedo, a área foliar, o tipo de cultura e a profundidade das raízes. Ela afeta a ETo e ETR. Nos fatores de manejo do solo, podemos citar o uso de cobertura morta no do solo, os impedimentos físicos e químicos, a densidade de plantio e a orientação de plantio. Ela compreende a ETR
REFERENTE AOS METODOS DE AVALIAÇÃOEVAPOTRANSPIRAÇÃO, COMENTE QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM:
Método do lisímetro, método de thorthwaite e tanque classe A
O método do lisimetro é medido com tanques vegetados, se baseando em abrir um buraco no solo com profundidade de mais ou menos 1 m e colocar uma balança em baixo do solo retirado e avaliar posteriormente a quantidade de agua que variou de um período a outro, determinando assim a ET.
O método de thornthwaite se baseia unicamente na medida da temperatura do ar, onde ele mede a evapotranspiração e aplica um fator de correção para deixa-la adequada
O método do tanque classe A, consiste em medir a evaporação de agua em um tanque, baseando-se como referencia a evaporação de um lago
SOBRE BALANÇO HIDRICO, QUAIS SÃO AS FONTES DE ENTRADA E SAIDA DA AGUA NA LAVOURA?
Entrada: precipitação, escoamento superficial, drenagem lateral, ascensão capilar, orvalho e irrigação.
Saída: drenagem lateral, drenagem profunda, escoamento superficial, evapotranspiração
O BH é uma importante informação climatológica, logo auxilia diretamente no correto planejamento agrícola
QUAL A DIFERENÇA DO CONCEITO AGRONOMICO E POPULAR A RESPEITO DA GEADA?
Agronômico: é um fenômeno atmosférico que provoca a morte de planta ou partes da planta devido a presença de baixas temperaturas que acarretam no congelamento dos tecidos vegetais. Havendo ou não formação de gelo sobre a superfície das plantas.
Popular: geada é quando ocorre formação de gelo sobre as superfícies expostas ao relento durante a noite.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE GEADAS QUANTO A SUA FORMAÇÃO?
Geada de advecção, de radiação, geadas mistas e geada de canela.
De vento ou de adveção: ocorre em noites onde há ventos fortes, constantes e com temperatura muito baixa. Ela provoca a morte do tecido vegetal na face atingida pelo vento, devido ao ressecamento da superfície.
De radiação: ocorre o resfriamento muito intenso da superfície, que perde muita energia durante as noites de ceu limpo, sem vento e com baixa umidade sob o domínio do ar frio e seco.
Mista: se caracteriza pela geada de vento e de radiação sucessivamente
De canela: é provocada pela brisa catabalica que sopra mais abaixo em noites de intenso resfriamento da superfície, provocando o congelamento da seiva nos vasos condutores do caule das plantas, próximo ao solo. Consequentemente a parte superior também morre, pois não haverá o suprimento da parte inferior.
QUANTO AO ASPECTO VISUAL, QUAIS OS TIPOS DE GEADA?
Geada branca: é quando a geada de radiação ocorre e a concentração de vapor dágua é suficiente para que haja a condensação do vapor dágua na superfície, e posteriormente seu congelamento. Isso ocorre, pois a temperatura de orvalho esta acima de 0º. Ela é menos severa, pois com a condensação e o posterior congelamento, ocorrem liberações de calor para a superfície, provocando resfriamento o que faz com que a temperatura mínima não seja tao baixa.
Geada negra: é quando ocorre geada de radiação e concentração de vapor dágua é muito baixa. Neste caso a temperatura letal é atingida antes mesmo que ocorra a condensação. A temperatura de orvalho é menor que a temperatura letal. Assim então, ocorre a morte do tecido vegetal, mesmo sem que haja gelo na superfície da planta. Ela é mais severa, pois atinge temperaturas muito baixa.
QUAIS SÃO OS FATORES DE FORMAÇÃO DE GEADA?
Macroclimaticos: altitude, latitude, continentalidade e massas polares
Topoclimaticos: exposição do terreno, configuração do terreno
Microclimáticos: cobertura do solo
QUAIS SÃO OS FATORES AGRAVANTES DA GEADA?
Vegetação de porte alto a jusante (acumulo de ar frio) e vegetação de porte baixo a montante (fornece o escoamento do ar frio)
QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DA GEADA?
Planejamento, utilização de cultivares resistentes
Medidas topoclimaticas: localização correta das culturas no campo de acordo com a exposiçãoe configuração do terreno.
Medidas macroclimaticas: utilização de materias de cobertura ou de plástico que alteram o microclima e o balanço de radiação da cultura
A CURTO E LONGO PRAZO, COMO PODEMOS AMENIZAR OS EFEITOS DA GEADA?
Curto prazo: devemos manter o solo descoberto nas entrelinhas, eliminar obstáculos ao escoamento do ar frio e utilizar cobertura nas mudas e plantas
Longo prazo: sistemas agroflorestais com sombreamento de 20 a 30% da área
QUAIS SÃO AS FORMAS DE COMBATE A GEADA?
Uso de aquecedores ( a gas, óleo diesel, carvão mineral), para promover o aquecimento das plantas. De preferencia quanto mais quantidade tiver e mais próximo ao solo melhor.
Uso de irrigação: a agua depositada na superfície irá congelar e protegera planta da temperatura letal, pois o gelo funcionará como isolante térmico
Uso de ventiladores: fornecem o revolvimento do ar, misturando o r frio estagnado da superfície com o ar mais quente que está mais alto. De preferencia os ventiladores tem que estará uma boa altura do solo para que consiga proporcionar inversão térmica.
Uso de nebulizadores: utilização de uma neblina artificial a qual é feita através da queima de 100kg de serragem seca, com 6kg de óleo diesel e 10kg de nitrato de amônio. Esta queima pode ser feita em tuneis ou em valas, a neblina tem como objetivo diminuir a emissão de ondas longas da superfície do solo, diminuindo assim a perda de calor. Essa queima compreende aproximadamente uma are de 50ha e num período de mais ou menos 30min, é recomendado utilizar o nebulizador quando a temperatura atingir 2º.

Continue navegando

Outros materiais