Buscar

Objetiva Direito Tributário. Nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/12 - Direito Tributário
Carrazza, citado por Silva (2012), traçou importantes ensinamentos sobre a legalidade da tributação. Segundo o autor, “o princípio da legalidade é um das mais importantes colunas sobre as quais se assenta o edifício do Direito Tributário. A raiz de todo ato administrativo tributário deve encontrar-se numa norma legal, nos termos expressos do art. 5°, II, da Constituição da República”.
De acordo com Carrazza, analise o trecho a seguir e, após, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas.
“Criar um ______________ é descrever abstratamente sua hipótese de incidência, seu sujeito ativo, seu sujeito passivo, sua base de cálculo e sua alíquota. Em suma, é editar, pormenorizadamente, a _________________. Esta norma, por injunção do princípio da legalidade, repitamos, há que ser sempre vinculada à lei ordinária (só as normas jurídicas dos empréstimos compulsórios, dos impostos da competência residual da União e das novas contribuições sociais, a que alude o art. 195, § 4° da CF, devem ser veiculadas por intermédio de lei complementar). Portanto, as exigências do ___________________ são cumpridas quando a lei delimita, concreta e exaustivamente, o fato tributável.” (CARRAZZA, 2007, p. 245 - 246)
Nota: 10.0
	
	A
	tributo – norma jurídica tributária – princípio da legalidade tributária.
Você acertou!
De acordo com Carrazza (2007, p. 245 - 246), citado por Silva (2012, p. 48), “criar um tributo é descrever abstratamente sua hipótese de incidência, seu sujeito ativo, seu sujeito passivo, sua base de cálculo e sua alíquota. Em suma, é editar, pormenorizadamente, a norma jurídica tributária. Esta norma, por injunção do princípio da legalidade, repitamos, há que ser sempre vinculada à lei ordinária (só as normas jurídicas dos empréstimos compulsórios, dos impostos da competência residual da União e das novas contribuições sociais, a que alude o art. 195, § 4° da CF, devem ser veiculadas por intermédio de lei complementar). Portanto, as exigências do princípio da legalidade tributária são cumpridas quando a lei delimita, concreta e exaustivamente, o fato tributável.
	
	B
	princípio da legalidade tributária - norma jurídica tributária – tributo.
	
	C
	sujeito passivo – obrigação tributária – tributo.
	
	D
	imposto - obrigação tributária – tributo
Questão 2/12 - Direito Tributário
A atuação estatal necessária é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia.
 
De acordo com o contexto abordado, analise e assinale a alternativa que indica corretamente o item ao qual é feito menção na afirmativa acima.
Nota: 10.0
	
	A
	Contribuição social de seguridade social
	
	B
	Taxas
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 164), a atuação estatal necessária nas taxas é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia.
	
	C
	Contribuição de intervenção no domínio econômico
	
	D
	Contribuição, multas, contribuição de melhoria
Questão 3/12 - Direito Tributário
Sobre lucro presumido, o que é correto afirmar? Analise as sentenças abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Representa uma forma de tributação simplificada do Imposto de Renda. O art. 13 da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, prevê as pessoas jurídicas que poderão optar por esse regime.
II. O contribuinte pode obter vantagens do ponto de vista econômico.
III. Podem ocorrer parcelamentos previstos pela legislação tributária pertinente.
IV. Não conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributações.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 235), lucro presumido representa uma forma de tributação simplificada do Imposto de Renda. O art. 13 da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, prevê as pessoas jurídicas que poderão optar por esse regime.
	
	B
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Questão 4/12 - Direito Tributário
Leia o texto abaixo.
O art. 14 da Lei nº 9.718/1998 elenca as pessoas jurídicas obrigadas a promoverem a apuração do IR pelo lucro real. Estas pessoas são as:
I. que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior.
II. que, autorizadas pela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto.
III. que, no decorrer do trimestre, não tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2º da Lei nº 9.430, de 1996.
IV. que explorem as atividades de securitização de créditos imobiliários, financeiros e do agronegócio. (Incluído pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010)
 
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Somente as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as sentenças I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 238), pessoas jurídicas que, no decorrer do trimestre, não tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2º da Lei nº 9.430, de 1996, não são obrigadas promover a apuração do IR pelo lucro real.
Questão 5/12 - Direito Tributário
Analise as sentenças abaixo referentes ao Direito Tributário e ao caráter de sobreposição. Após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Art. 110. A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela Constituição Federal, pelas Constituições dos Estados, ou pelas Leis Orgânicas do Distrito Federal ou dos municípios para definir ou limitar competências tributárias.
II. A missão do CTN é irradiar comandos aos poderes públicos – União, estados, Distrito Federal e municípios – para que possam legislar observando as prescrições em referida legislação.
III. A lei tributária está a sacramentar não só a competência outorgada aos entes da Federação, mas a limitar o alcance que cada Poder Público poderia lançar mão na instituição de seus tributos.
IV. O direito tributário conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributação; essas expressões não são definidas em outras legislações. 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.192-199). O direito tributário não conceitua o que é receita ou faturamento para fins de tributação, essas expressões vêm definidas em outras legislações. É o que se chama direito de sobreposição
Questão 6/12 - Direito Tributário
A diferenciação entre __________________ e __________________ começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambas tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas ___________________ é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquanto que na ___________________ somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
 
Assinale a alternativa que contém os itens que completam corretamente as lacunas do trecho apresentado.
Nota: 10.0
	
	A
	taxas – contribuição – taxas – contribuição de melhoria
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 164), a diferenciação entre taxas e contribuição começa, assim, na hipótese da norma. Sendo ambas tributos vinculados a uma atuação estatal, distinguem-se pelo fato de que a atuação estatal necessária nas taxas é o serviço público específico e divisível ou o exercício do poder de polícia, enquantoque na contribuição de melhoria somente obra pública beneficiadora do imóvel pode configurar a atuação estatal, imprescindível ao surgimento da obrigação.
	
	B
	taxas – contribuição – taxas – contribuição social de seguridade social
	
	C
	taxas – contribuição – taxas – contribuição de intervenção no domínio econômico
	
	D
	taxas – contribuição – multas – contribuição de melhoria
Questão 7/12 - Direito Tributário
Em relação ao planejamento tributário, analise as sentenças abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. O planejamento tributário, ao sofrer influências dentro dos contextos histórico, social e temporal, não deve ser medido para o fim a que foi destinado.
II. Contrariamente ao que se possa imaginar, o planejamento tributário não se limita ao aspecto preventivo da tributação, vale dizer; é o estudo adequado com o objetivo de aproveitamento de lacunas legais, benefícios isencionais e incentivos tributários, de maneira a obter preventivamente alguma economia nesse campo.
III. O planejamento tributário contempla atitudes repressivas, promoção de ações administrativas e judiciais com apoio a recuperar tributo indevidamente pago ou, pago a maior, como forma de diminuir o custo operacional em determinada atividade.
IV. O planejamento tributário deve ser compreendido como meio a salvaguardar antecipadamente a ação fiscal, não praticando o fato gerador do tributo, ou em caráter repressivo, quando ajuíza demanda fiscal com o escopo de questionar determinada incidência tributária, desaguando, evidentemente, na pretensão do cidadão/contribuinte em proteger-se de menor onerosidade tributária.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 192 e 193). Apenas a proposição I está errada, o correto é: O planejamento tributário, ao sofrer influências dentro dos contextos histórico, social e temporal, deve ser medido para o fim a que foi destinado.
Questão 8/12 - Direito Tributário
Analise as sentenças abaixo referentes à evasão e à elisão fiscal e ao marco temporal. Após, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
I.cNão se pode conceber aparência de licitude sob qualquer prisma se a conduta (omissa ou comissiva) fora praticada com infração legal.
II. Não há como sustentar conduta meio lícita para justificar a economia fiscal obtida.
III. O critério temporal é o que melhor se amolda ao que pode ser identificado como evasão ou elisão.
IV. O aspecto temporal não é o que melhor traduz a cisma ; entre o legal e o ilegal no âmbito do planejamento tributário, vale dizer; a ação preventiva do agente econômico não necessita ser trabalhada de modo a evitar o fato gerador do tributo, a tipificar a elisão na consecução da licitude de ato jurídico.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 192 e 193) O aspecto temporal é o que melhor traduz a cisma entre o legal e o ilegal no âmbito do planejamento tributário, vale dizer, a ação preventiva do agente econômico deve ser trabalhada de modo a evitar o fato gerador do tributo a tipificar a elisão, na consecução da licitude de ato jurídico.
Questão 9/12 - Direito Tributário
Analise a citação abaixo.
“_________________, desde que não viole expressa ou implicitamente a Constituição Federal ou as normas gerais do Direito Financeiro da União, pode regular o quantum do tributo, a época e forma do pagamento, a competência administrativa dos órgãos e repartições que devem lançar, cobrar, fiscalizar etc., enfim, todos os pormenores impróprios daquelas normas gerais ou por elas não previstos. No silêncio delas, a norma geral do Estado tem caráter supletivo (CF, art. 8, parágrafo único). (BALEEIRO, 2004, p. 75 - 76, grifo do original)
A qual expressão Derzi, citado por Silva (2012), se refere? Assinale a alternativa que corresponde ao correto preenchimento da lacuna da citação apresentada:
Nota: 10.0
	
	A
	O Novo Sistema Tributário Nacional
	
	B
	A Competência Tributária
	
	C
	A Administração Pública
	
	D
	A Legislação Plena
Você acertou!
Conforme Baleeiro (2004), citado por Silva (2012, p. 35), “a Legislação Plena, desde que não viole expressa ou implicitamente a Constituição Federal ou as normas gerais do Direito Financeiro da União, pode regular o quantum do tributo, a época e forma do pagamento, a competência administrativa dos órgãos e repartições que devem lançar, cobrar, fiscalizar etc., enfim, todos os pormenores impróprios daquelas normas gerais ou por elas não previstos. No silêncio delas, a norma geral do Estado tem caráter supletivo (CF, art. 8, parágrafo único).
Questão 10/12 - Direito Tributário
De acordo com os conteúdos aplicados no livro da disciplina, assinale a alternativa que apresenta os itens que preenchem corretamente as lacunas do trecho a seguir.
Algumas diretrizes importantes podem servir para tentar diminuir a vaguidade da palavra confisco, contida no Texto Republicano como limitação ao dever de tributar. Uma delas é a ______________________, ou seja, o tributo instituído não deve ser insuportável, deve ser proporcional como forma de inibir o abuso do Poder Público no exercício de suas funções. A outra é a ____________________, como medida limitadora à ação normativa do Poder Legislativo.
Nota: 10.0
	
	A
	capacidade contributiva – razoabilidade
	
	B
	proporcionalidade – escassez da vinculação
	
	C
	razoabilidade – vedação do tributo
	
	D
	proporcionalidade – razoabilidade
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 79), algumas diretrizes importantes podem servir para tentar diminuir a vaguidade da palavra confisco, contida no Texto Republicano como limitação ao dever de tributar. Uma delas é a proporcionalidade, ou seja, o tributo instituído não deve ser insuportável, deve ser proporcional como forma de inibir o abuso do Poder Público no exercício de suas funções. A outra é a razoabilidade, como medida limitadora à ação normativa do Poder Legislativo.

Continue navegando